Home / Opinião

OPINIÃO

É Vapt-Vupt. Um atendimento que une eficiência e amor ao que se faz

“ Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual”.

Pierre Nouy

Gosto de lidar com pessoas e mesmo não sendo uma tarefa fácil falar de atividades humanas e seus processos, falarei da importância deste serviço de atendimento diferenciado; que, na tradução exata da palavra, vem nos mostrar o verdadeiro sentido de “Excelência em Atendimento”.

Fui ao dicionário e obtive a seguinte explicação:

(é um nome feminino, com a qualidade do que é excelente – possui alto grau de bondade ou perfeição; isto é, superioridade) - por excelência: com primazia sobre todos.

Notamos que a primazia em termos de serviços é um atendimento único,  ou seja, o cidadão em primeiro lugar.

A multiplicidade dos serviços oferecidos para os usuários, formam um leque de opções disponíveis que permitem que seus problemas sejam  resolvidos em qualquer das atividades disponibilizadas, por atendentes, treinados e competentes.

No tocante aos serviços internos, são todos treinados, competentes, com uma liderança competente, que tem como  primazia atender seus usuários.

Com convicção, digo que estes atendentes são como aqueles três personagens muito conhecido nossos: “Os Três Mosqueteiros”.  Explico: eles prezam pela fidelidade, pela cortesia, perseverança e sentido de equipe. Representam a grande esperança de solucionar os problemas de todos aqueles que procuram por estes serviços. Não é à toa que o lema dos mosqueteiros, sempre foi: “Um por todos, e todos por um.”

Ser um atendente vapt-vupt é ser diferenciado, detalhista,  dinâmicos em seus processos. E, é esta diferença; que faz destes serviços, um serviço: “Cartão Postal”.

É o “Atendimento - Sorriso”, que é uma constante. Vamos ser francos; não é agradável ser recebido com um sorriso que se traduz em: “Bom dia, ou boa tarde, em que posso ajuda-lo?”

Agora, no dia a dia, com todos os problemas de praxe, todos se empenham em resolvê-los. Cada usuário tem a sua peculiaridade: tem os risonhos, os zangados, os preocupados, os apressados, e até aqueles que confundem as coisas. Mas, seja quem for, entra em cena aquele sorriso acolhedor; e este acolhimento está explícito em:

Satisfação do serviço bem feito, no gostar do que se faz, no até amanhã ou quem sabe num até breve.

Faz-se mister, lembrarmos com carinho, dos idealizadores que implantaram esse serviço de referência, pois, foram suas atitudes corajosas, sólidas, visão de futuro, exemplos de trabalho e dignidade que permitiu que um desejo se tornasse realidade. Hoje, essa realidade, se traduz em aprovação por aqueles que usam desses serviços.

Buscar a excelência sempre foi um desafio, e a adoção de uma filosofia com uma prática de excelência, como instrumento de transformação no setor público, tem de levar em consideração as especialidades decorrentes da natureza das atividades realizadas.

Falar em excelência no atendimento implica em estabelecer um sistema eficaz que garanta a coesão e uniformidade no atendimento em geral.

É definir bem os clientes – que são os diversos usuários dos serviços públicos e dos resultados por eles esperados, bem como o total gerenciamento das informações, através de indicadores de desempenho, de ações planejadas e o acompanhamento. É preocupar-se constantemente com o “fazer o certo - da primeira vez’, como compromisso consigo e com o cidadão.

Portanto, viram a diferença? Dentro de todo esse processo dinâmico, é a família vapt-vupt, quem dá o tom.

Gigantes pela própria natureza, és forte...”. Ser atendente vapt-vupt é ser gigante em suas ações, é ter princípios edificados; é ser forte em qualquer situação -  independente de qualquer que seja.

Ao encerrar este texto, não poderia deixar de lembrar que dia a dia dos atendentes vapt-vupt’s, são como um semear de bons serviços, e este semear lembra um poema de Cora Coralina, diz assim:

“Saiu o semeador a semear. Semeou o dia todo, e a noite o apanhou ainda com as mãos cheias de sementes. Ele semeava tranquilo, sem pensar na colheita, porque muito tinha colhido do que os outros semearam.

Jovem seja você esse semeador.

Semeia com otimismo,  semeia com idealismo as sementes vivas da Paz e da Justiça”.

E vamos à luta!.

(Cezar Tadeu S. Veiga, administrador de empresas, especialista em Docência Universitária, especialista Andragógico em Gestão de Pessoas. Site: www.formador.com.br – 999063173 e 999080218)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias