Home / Opinião

OPINIÃO

Jesus Cristo combateu a exploração religiosa e o enriquecimento ilícito

Se analisarmos o Cristianismo em sua essência iremos deparar com algumas verdades incontestáveis, sobretudo, na prática de uma vida simples que visa sempre o amor, o perdão, a fé, a esperança e a humildade. Jesus Cristo deixou-nos o maior exemplo de simplicidade e chegou inclusive, a nos alertar sobre o perigo do ajuntamento demasiado de riquezas materiais : “ Não ajunteis  tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões minam e roubam; mas, ajuntai para vós outros, tesouros nos céu, onde a traça e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam e não roubam”. Mateus 6. 19-20. Ao analisarmos esses versículos proferidos por Jesus no seu Sermão do Monte, chegamos á conclusão de que, hoje, o Cristianismo tem se desvirtuado bastante dos ensinamentos básicos de Jesus em relação ao acúmulo de bens.

Segundo a Bíblia, Jesus Cristo é “o verbo que se fez carne e habitou entre nós”( João 1.14) no entanto, Jesus sendo a própria encarnação do verbo, nunca  usou de suas prerrogativas divinas para alimentar o seu ego e a sua vaidade, ele mesmo afirmou: “Porque o filho do homem veio para servir e não para ser servido (Mateus 20.28) nascido de uma virgem, Maria de Nazaré, Jesus quando nasceu ao invés de ter  sido exposto no Palácio de Herodes, ou, no grande templo de Jerusalém, o seu berço foi a manjedoura ( cocho para alimentar os animais) e os rudes pastores de Belém foram os que testemunharam a chegada do Salvador ao mundo, todavia, nenhum outro homem na terra, por mais rico ou mais nobre que pudesse ser, quando nasceu, recebeu uma cantata de uma milícia de  anjos, como Jesus recebeu no momento do seu nascimento , cujos seres angelicais cantaram em sua homenagem, naquele primeiro Natal:  “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem”. Lucas 2.14.

Qual a grande máxima do Cristianismo? “ Amar a Deus sobre todas a s coisas e ao seu próximo como a ti mesmo”.  ( Mateus 22.37-39) o amor pregado por Jesus deve ser um amor prático, isto é, quem ama deve compadecer do seu irmão, pois, Jesus também disse durante o seu sermão profético: “ Porque tive fome, e me deste de comer; tive sede , e me deste de beber; era forasteiro  e me hospedastes, porque em verdade vos digo que, sempre que fizerdes essas coisas a um dos meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.  No atual contexto de um mundo Pós-moderno, a inversão de valores parece que suplantou até mesmo os princípios básicos do Cristianismo, muitos chamados cristãos tem sido escravos de “Mamon” ( o deus do dinheiro)  e muitos “pseudos líderes religiosos tem pregado e praticado o chamado evangelho que tem como essência a prosperidade financeira, contrariando assim, um dos pilares do Cristianismo recomendados a nós, cristãos, por Jesus: “ Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça , e todas as outras coisas lhes serão acrescentadas”. Mateus 6.33.

Jesus nasceu em Belém da Judéia, mas, foi criado em Nazaré, uma singela aldeia da Galiléia; aos 30 anos, iniciou o seu ministério  e durante três anos percorreu muitas Cidades da Palestina e algumas cidades árabes , a base da pregação de Jesus consistia no arrependimento : “ O Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no Evangelho” ( Marcos 1.15 – arrependimento é uma mudança radical de pensamentos e atitudes) no amor, na paz, no perdão, e sobretudo em uma  vida marcada pela humildade e pela misericórdia para com o próximo . Interessante que, nos dias de Jesus já existia a exploração da fé por parte de muitos líderes  religiosos da época, por exemplo, um dos grupos religiosos que Jesus mais criticou foi os Fariseus, um grupo fundamentalista que atentavam para os detalhes da lei mosaica, mas, esqueciam de praticar o amor ao próximo, pois, impulsionados por um falso  moralismo, discriminavam os publicanos, os leprosos, as prostitutas, e todos aqueles que não eram judeus, Jesus os chamou de “ sepulcros caiados “ e ainda pronunciou sobre eles essas duras palavras: “Publicanos e meretrizes estão entrando primeiro que vocês ( Fariseus) no Reino dos céus”. Mateus 21.31

Conta-nos a Bíblia que,  Jesus chegou no templo e expulsou os cambistas e vendedores de animais para o sacrifício, usando um chicote, Jesus disse: ” Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado” – João 2.16. Porque Jesus expulsou os vendilhões do templo com um chicote? Porque os cambistas e comerciantes de animais que seriam sacrificados, cobravam preços exorbitantes muito além dos preços que eram vendidos fora do templo, e os vendedores em conluio com os sacerdotes, obrigavam os judeus a comprarem somente os animais que eram vendidos no saguão do templo.

Na atual conjuntura de um mundo sem escrúpulos, temos visto alguns  “ditos” segmentos  religiosos denigrindo a imagem dos verdadeiros  segmentos religiosos, sérios e éticos, pois, os falsos segmentos praticam constantemente  uma verdadeira exploração da fé, sobretudo, daqueles que se encontram desesperados e em situações difíceis ( exemplos: problemas financeiros, conjugais, e de saúde)  oferecendo “bênçãos materiais” em troca de altas ofertas e de grandes sacrifícios financeiros, onde em muitos casos, envolvem até mesmo os poucos bens  dos fiéis, como os móveis da suas casas, relógios , alianças e vales- transporte . “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e  imaculada é esta:  cuidar dos órfãos e das viúvas em suas necessidades e não se deixar corromper ( corrupção) pelo mundo” . Tiago 1.27. Enquanto Cristãos temos agido dessa forma? Que Deus tenha misericórdia de nós!

(Giovani Ribeiro Alves, Filósofo, Professor de Filosofia na Rede Pública Estadual, em Goiânia, Escritor, Poeta, Pastor da Assembleia de Deus da Vila Santa Helena, em Goiânia ( Campo de Campinas) e Articulista do Diário da Manhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias