Home / Opinião

OPINIÃO

Comissão da mulher advogada: o empoderamento das advogadas goianas

A realidade das mulheres no mercado de trabalho nos últimos quarenta anos mudou muito no que diz respeito à inserção delas em seus postos variados no mercado de trabalho atual.

A mulher tem se destacado nos últimos anos, mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino e na advocacia também, especialmente em Goiás.

Anteriormente taxada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios, as metas e objetivos.

Dinamismo e ação, as advogadas estão por toda parte, o avanço e a inovação é fator preponderante, a frente elas lideram, ela coordena, ela inova, ela faz.

Mesmo enfrentando diversas discriminações vista como a cuidadora da casa e da família, as advogadas conseguiram superar suas dificuldades e ainda administrar seu tempo a favor de suas atividades, para que as questões familiares não entrem em conflito com questões profissionais e sociais.

Daí a Cesar o que é de Cesar, este foi resultado de uma luta pela maior participação feminina, o que pode ser considerado um estrondoso avanço.

Nesse sentido, celebramos àquelas que por sua perseverança, vem alcançando a cada dia, maior destaque em nossa sociedade. Seja na vida política nacional, na luta pelas grandes causas, na advocacia, onde em breve serão a maioria, e de maneira ampla, pela sua enorme contribuição pela construção de uma sociedade mais fraterna.

Para a mulher advogada, não será diferente, o ano de 2016 começa com o maior destaque da mulher-advogada. É a criação do provimento que cria o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada foi publicado em 2015.

A nova regra em vigor a partir deste ano, e as seccionais terão até janeiro de 2017 para adequar suas estruturas administrativas para o atendimento das exigências.

Uma conquista história da OAB, pelo Conselho Pleno da entidade e por seu Colégio de Presidentes de Seccionais. Entre diversos pontos, o documento põe como diretriz descontos na anuidade ou até total isenção às profissionais no ano em que tiverem ou adotarem filhos.

Importante destacar a luta pela igualdade de gênero é uma realidade da atual gestão. O Provimento n. 164/2015, fortalecerá a atuação das mulheres advogadas, atuantes e numerosas.

De fato, a Ordem dos Advogados do Brasil,  marca a história não apenas da advocacia, mas da democracia e igualdade das mulheres, a real aplicabilidade do princípio da isonomia prática.

O plano nos dá condições de exercer de forma justa e adequada a advocacia verdadeiro avanço e mérito a todas as advogadas brasileiras.

Como fortalecimento dos direitos humanos, a defesa das prerrogativas das mulheres advogadas a educação jurídica será prioridade, além da elaboração de propostas que apóiem a mulher no exercício da advocacia integral como a  implementação de condições diferenciadas nos serviços prestados pela Caixa de Assistência dos Advogados, que atendam a necessidades específicas da mulher advogada,  a promoção de diálogo com as instituições, visando humanizar as estruturas judiciárias voltadas às advogadas, conforme descrito em seu artigo 2º.

Uma grande conquista das mulheres advogadas, reconhecimento ao esforço contínuo de todas, da luta classista, do vigor diário, das lutas e inúmeras reivindicações, agora conquistadas. Viva a OAB MULHER!

(Lorena Ayres, advogada, articulista e comendadora)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias