Home / Opinião

OPINIÃO

Água Branca, Regeneração, Floriano, Canto do Buriti, São João do Piauí e São Raimundo Nonato

Na caminhada que faço pelo Brasil Maçônico, mais uma vez voltei ao Piaui, neste ano, duas vezes, sendo recebido no aeroporto Petrônio Portella, pelo Grão-Mestre Estadual José Antônio Dias Soares, Grão-Mestre Honorário Francisco José e Secretário do Cerimonial do GOB-Piaui, Pedro Graciano. De imediato iniciamos a caminhada  pela região sul do Piaui, indo  próximo a divisa da Bahia, que durou de forma engrandecedora para mim, entre os dias 30 de março e 2 de abril.

Percorrendo excelentes rodovias o primeiro ponto de parada foi na Loja Maçônica “Estrela Aguabranquense” da cidade de Água Branca. Fomos recepcionados pelos irmãos do quadro da Loja, sobrinhos da Ordem DeMolay do Capítulo José Francisco de Sales 774 e pela coordenação do programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo que funciona no prédio da Loja, atendendo a mais de 150 crianças em dois turnos, contando com três orientadoras, três auxiliares e uma coordenadora, nossa sobrinha/cunhada, Francilene Tavares Sales.

O programa é conveniado com a Prefeitura Municipal de Água Branca, gestão do prefeito Jonas Moura de Araújo. Registro e agradeço a acolhida do Venerável Sabrício Santos Freitas, do Coordenador Valmir Tavares e Antônio Romano, Francisco Mendonça, Luiz Antônio, Fernando Soares, Kléber Lívio e do Mestre Conselheiro do Capítulo José Francisco de Sales, sobrinho Anderson Marcelo. Logo veio a primeira emoção das muitas que vivi nesta caminhada em que presenciei a força, união e o crescimento do Grande Oriente do Brasil no Piaui, com 57 Lojas e inúmeras obras sociais pelo estado. O coordenador Valmir Tavares, emocionado me disse: “As crianças que aqui vem em dois turnos, vem para se alimentar daquilo que não tem em casa”.

Na sequência, chegamos na cidade de Regeneração. Em ampla área e sede muito bem edificada, fomos recebidos na Loja “Tabelião Manoel Isaac Teixeira”, pelo Venerável Mestre Antônio Lopes, Conselheiro Estadual José Pereira Filho, deputado estadual Rodrigo José e irmãos Pedro Antônio, Francisco de Sousa, Raimundo Brandão, Erisvaldo Nunes e Klevis Orleans ao sabor do melhor líquido do mundo, que é a Cajuína.

Ao final do dia surge a nossa vista a histórica e polo regional, cidade de Floriano. Na noite de 30 de março, uma demonstração de alta representatividade maçônica com 4 Lojas em sessão conjunta, na sede da Loja “Igualdade Florianense”, com mais de 200 pessoas presentes entre irmãos, cunhadas e sobrinhos. A organizada sessão foi presidida pelo Grão-Mestre Estadual tendo ao seu lado o Venerável Mestre Dilson Barbosa Gomes, contando com os Veneráveis das Lojas “Vicente Luiz Ferreira”, “Princesa do Sul” e “Odeon Batista”, respectivamente, Antônio Neto, Sebastião Nunes e João Luiz.

Presentes o Grão-Mestre Estadual Adjunto Noé Holanda, Coordenador Regional Pedro Gonçalves e integrantes dos Capítulos DeMolay “João Boleto de Sousa” e “Fênix do Maranhão”, que recepcionaram os visitantes na entrada à Loja. Destaque para o grande número de cunhadas presentes, representadas pela vice-presidente da Fraternidade Feminina Estadual, Jonelma de Holanda e pela presidente da Fraternidade Feminina da Loja, Ana Lúcia. Pernoitando ainda tivemos o prazer de conhecer as instalações dos dois clubes das Lojas Maçônicas de Floriano.

Continuando a caminhada, chegamos a Canto do Buriti para sessão muito concorrida na Loja “Segredo Força e União Cantoense”, que tem como Venerável Mestre o Irmão Antonio Jonatas Valente Barreto. O Grão-Mestre Antônio José Dias presidiu o ato solene de entrega de medalhas e diplomas a irmãos conforme a previsão de concessões do GOB-Piaui. O cerimonial foi muito bem organizado pelo Irmão Pedro Graciano. No pátio da escola que acolhe 76 crianças diariamente, foi realizada uma alegre confraternização com jantar presidido pelas Fraternas da Loja que tem a frente a Presidente, cunhada Teresa Judite. Fez-se presente também a presidente da Fraternidade Feminina Estadual da Loja “Odeon Batista” e a vice-presidente da Fraternidade Feminina Estadual, Jonelma de Holanda. Nesta cidade reside o Grão-Mestre Estadual Adjunto, Noé de Holanda. Agradeço a todos, citando entre eles os irmãos Nilson Barbosa, Leonardo Holanda, João Batista Feitosa, João Luis, Átila Moura, Marcos Vinicius e Davi Cury.

No sábado, às 16 horas, sessão na Loja “União e Caridade Sanjoanense”, da Cidade de São João do Piaui, que tem como Venerável o irmão Francisco Peres, o Grão-Mestre José Antônio Dias homenageou com comendas entregues por mim e pelo Grão-Mestre Adjunto, Noé Holanda, vários irmãos de dedicação longa aos trabalhos sociais maçônicos.

Continuando a caminhada, chegamos a São Raimundo Nonato, distante 650 quilômetros de Teresina. Às 20 horas foi realizada sessão na Loja “Monteiro Lobato”, que tem como Venerável Mestre o irmão Raimundo José de Oliveira, com homenagens e condecorações aos irmãos do quadro. Presentes o Coordenador Regional João Batista, Grão-Mestre Adjunto, Noé de Holanda e o Secretário de Cerimonial, Pedro Graciano.

No dia seguinte, 2 de abril, iniciamos o retorno de 650 quilômetros, com uma parada em Canto do Buriti, para uma visita ao amplo, confortável e arborizado clube da Loja “Segredo Força e União Cantoense”, hoje ponto referencial de todos os eventos maiores, inclusive, um deles, dos maçons, que acontece há 18 anos e tornou-se a maior festa de Canto do Buriti e região, realizada todo penúltimo domingo do mês de julho, com participação de milhares de pessoas.  Em 2017, no dia 23 de julho.

Só tenho que agradecer a todo o GOB-Piaui, em franca atividade realizadora nos trabalhos do Grão-Mestre Estadual, Antônio José Dias e Adjunto, Noé de Holanda, bem como de todos os irmãos integrados e unidos.

Margeei o Parque Nacional Serra da Capivara, unidade de conservação arqueológica com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios.

Local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde se encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos.

Em todos os locais me ofereceram o líquido mais gostoso do mundo, que é a cajuína. Na próxima vez, irei à Serra da Capivara!

(Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil - [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias