Home / Opinião

OPINIÃO

Os males da corrupção na economia

O sentimento das pessoas no País é de que a corrupção e os desmandos do governo estão acelerando. Se isso se expande, a economia vai perdendo força, fica menos eficiente e bem mais defasada.

A corrupção é maléfica porque se trata de um obstáculo que altera os mercados, cria vantagens altamente desiguais, diminui as projeções dos recursos das políticas públicas, implica em deformações no campo dos negócios e fortalece a cultura do superfaturamento com as transgressões e demandas inflacionadas.

De fato, e não é novidade, a corrupção distorce especialmente a alocação dos recursos públicos. No Brasil, as consequências dessa natureza aparecem tanto no crescimento econômico quanto no desenvolvimento social; é causa de escassez, além de outros efeitos sistêmicos, que implica em crises financeiras, dívidas, etc.

A Organização para a Corrupção e Desenvolvimento Econômico (OCDE) promoveu um estudo sobre o impacto da corrupção na economia em quatro setores fundamentais para o desenvolvimento: indústrias de extração, infraestrutura, saúde e educação. Segundo a apuração, a corrupção ocorre a partir de negociações enviesadas entre agentes públicos e privados, implicando em decisões errôneas na seleção de empresas e no planejamento de investimentos; suborno na prestação de serviços, descontrole nos gastos, estimativas de demandas inflacionadas, abuso do poder em cargos públicos, etc.

Contudo, o combate a corrupção e desmandos do governo é a grande esperança e de termos uma economia mais eficiente, forte e uma democracia mais sólida. Porque a ordem natural da boa gestão é subvertida pela corrupção. Com isso, acaba-se com a busca da eficiência. E de modo extremamente importante para o restabelecimento dos pilares do desenvolvimento econômico e social, a participação e indignação da sociedade brasileira é de fundamental nesse processo de combate à corrupção. É necessário destituir aos desmandos e lutar pela melhoria do sistema político-sócioeconomico.

(Maione Padeiro, presidente da Ala Jovem da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia - Aciag jovem; membro do Fórum Jovem de Lideranças Empresariais de Goiás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias