Home / Opinião

OPINIÃO

Rouba mas faz 

A fra­se fa­mo­sa na po­lí­ti­ca na­ci­o­nal, ti­da co­mo sen­do da la­vra de Pau­lo Ma­luf, o mo­de­lo po­lí­ti­co do Bra­sil, é na ver­da­de de au­to­ria de Ad­he­mar de Bar­ros que a em­pre­gou, se­gun­do si­tes so­bre o as­sun­to, na camp­anha à pre­fei­tu­ra de São Pau­lo em 1957. Ad­he­mar já ha­via si­do Go­ver­na­dor in­di­ca­do por Ge­túr­lio Var­gas du­ran­te o Es­ta­do No­vo, e foi go­ver­na­dor por ou­tras du­as ve­zes, ago­ra em elei­ções di­re­tas. Por fim, foi cas­sa­do em 1966, acu­sa­do de cor­rup­ção. Sua his­tó­ria é con­tro­ver­sa, ten­do cri­ti­cos e ad­mi­ra­do­res ain­da ho­je. Até sua mor­te dei­xou po­lê­mi­ca ao ter um co­fre rou­ba­do on­de al­guns o acu­sam de ter guar­da­do o equi­va­len­te a 15 mi­lhões de dó­la­res en­quan­to a fa­mí­lia diz que mor­reu po­bre por não ter acu­mu­la­do for­tu­na. A úl­ti­ma das po­lê­mi­cas a seu res­pei­to é quan­to a au­to­ria des­co­nhe­ci­da do tal co­fre que al­guns atri­bu­em à ex pre­si­den­te Dil­ma Rus­sef.

Cer­to é que Ad­he­mar foi um dos pri­mei­ros mar­que­tei­ros de cam­pa­nha. Daí, a fra­se de efei­to. Fra­se de efei­to di­ta o rí­ti­mo de uma cam­pa­nha. Tem si­do as­sim ain­da ho­je, on­de o rou­bo im­por­ta me­nos que a ca­pa­ci­da­de de fa­zer. Se o go­ver­nan­te cum­pre com sua obri­ga­ção e as­fal­ta uma ro­do­via, por exem­plo, ain­da que com “as­fal­to-son­ri­sal” es­tá li­be­ra­do pa­ra pra­ti­car os des­vi­os que qui­ser. Apa­ren­te­men­te, o elei­to­ra­do não mu­dou mui­to.

A la­va­ja­to pa­re­cia ter mu­da­do um pou­co as coi­sas. Pa­re­cia es­tar pas­san­do o Bra­sil a lim­po. Ago­ra, ca­da vez mais au­men­ta os ru­mo­res que a la­va­ja­to é a cul­pa­da da cri­se fi­nan­cei­ra que atra­ves­sa­mos. É o re­no­vo do mo­te “rou­ba mas faz” já que com is­to que­rem di­zer que, sem a la­va­ja­to os po­lí­ti­cos es­ta­ri­am con­ti­nu­an­do fa­zer o que sa­bem: ad­mi­nis­trar o pa­ís ain­da que com en­ri­que­ci­men­tos ilí­ci­tos. O Bra­si­lei­ro foi acos­tu­ma­do com a idéia de que é nor­mal rou­bar. As­sim, rou­ba-se no tro­co da pa­da­ria, no pe­so na fei­ra, na mul­ta de trân­si­to. Com es­te mau há­bi­to, en­trar na po­lí­ti­ca não é de­fi­ni­ti­va­men­te uma vo­ca­ção ou au­tru­is­mo, mas um in­te­res­se em tem­bém po­der en­ri­que­cer.

Jo­es­ley Ba­tis­ta po­de vir a ser o pre­si­den­te do Bra­sil. Es­tá cla­ro que nos­sa cul­tu­ra não o im­pe­di­ria. Ho­mem ri­co, apa­ren­te­men­te bem su­ce­di­do já que su­ces­so no Bra­sil tem a ver com ri­que­za e não com ca­rá­ter, al­goz de mal­fei­to­res, tem tu­do pa­ra con­quis­tar a pre­si­dên­cia pe­lo vo­to. Bas­ta que se can­di­da­te. É de­le a fra­se “Se o Bra­sil não en­ten­des­se que o 2 era igual ao 1, o Bra­sil ia achar que a so­lu­ção era sub­sti­tu­ir o 1 pe­lo 2. Mas o 2 é do mes­mo sis­te­ma. A gen­te não te­ria a chan­ce de en­ten­der que o pro­ble­ma é es­tru­tu­ral, é plu­ri­par­ti­dá­rio” (re­vis­ta épo­ca pg 35). O pro­ble­ma é que o Bra­sil não en­ten­deu que o nú­me­ro 3 e 4 tam­bém o são. In­clu­si­ve o Sr Jo­es­ley que não te­ria fi­ca­do ri­co não fos­se seu gos­to e von­ta­de de fa­zer par­te do “es­que­ma”. Es­tá ar­re­pen­di­do? Pen­so que não já que afir­ma ca­te­go­ri­ca­men­te que só op­tou pe­la de­la­ção por não ver ou­tro ca­mi­nho. Ti­ves­se vis­to en­tão, con­ti­nu­a­ria se lo­cu­ple­tan­do.

A ver­da­de é que o Bra­si­lei­ro sem­pre con­cor­dou com o “rou­ba mas faz”, in­di­fe­ren­te com a rou­pa­gem que lhe dão. As­sim tem si­do nos­sas elei­ções. Sa­be­mos que o go­ver­nan­te é la­drão e ape­nas cum­pre com a obri­ga­ção. Mas se cum­pre com a obri­ga­ção de fa­zer obras e ad­mins­trar pa­ra o po­vo, ve­mos co­mo fa­vor re­ce­bi­do e por is­to fi­ca­mos de­ven­do o vo­to. Acon­te­ce que não é as­sim e não pre­ci­sa ser as­sim. To­dos que rou­bam ou que se be­ne­fi­ci­am ili­ci­ta­men­te da po­lí­ti­ca de­ve­ri­am ser su­ma­ri­a­men­te ba­ni­dos. E o úni­co meio de fa­zer is­to é pe­lo vo­to já que os tri­bu­nais pa­re­cem tam­bém con­ta­mi­na­dos pe­lo con­cei­to do “rou­ba mas faz” de an­tão.

A mu­dan­ça ra­di­cal do Bra­sil vi­rá na mu­dan­ça ra­di­cal do elei­tor. Ex­clu­ir sus­pei­tos, car­rei­ris­tas, in­di­ci­a­dos e cor­rup­tos é uma obri­ga­ção do po­vo, não da jus­ti­ça. O po­vo é que tem o vo­to. Elei­ções se apro­xi­mam e não po­de­mos mais es­pe­rar pa­ra ana­li­sar os can­di­da­tos. Aque­les que ti­ve­ram man­da­tos e não fo­ram se­quer de­nun­ci­a­dos, po­dem me­re­cer uma se­gun­da chan­ce. Ca­so con­trá­rio, tem que ser ex­pur­ga­do pe­lo elei­tor. De­nun­ci­a­dos, cor­rup­tos e cri­mi­no­sos, não me­re­cem nos­sos vo­tos. São 4 anos pa­ra su­por­tá-los e sus­ten­tá-los de­pois. Fa­zer obra e ad­mi­nis­trar bem não é fa­vor, é obri­ga­ção. E o po­lí­ti­co é um fun­cio­ná­rio cus­to­so: se lhe da­mos em­pre­go equi­vo­ca­da­men­te, só 4 anos de­pois pa­ra lhe dar a de­mis­são. Por is­to mes­mo, bom é o ad­mi­nis­tra­dor elei­to sa­ber que os 4 anos de man­da­to não são pa­ra usu­fru­to. São ape­nas pa­ra cum­prir avi­so pré­vio.

(Ave­lar Lo­pes de Vi­vei­ros – Cel RR PMGO)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias