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Aparecida de Goiânia terá polo de micro e pequenas empresas

Com cer­ca de 600 mi­lhões de ha­bi­tan­tes, Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia - se­gun­da mai­or ci­da­de do Es­ta­do de Go­i­ás - con­se­gue ga­ran­tir seu de­sen­vol­vi­men­to e apri­mo­rar as pos­si­bi­li­da­des pa­ra o em­pre­en­de­do­ris­mo e in­dus­tri­a­li­za­ção. Com ca­rac­te­rís­ti­cas im­por­tan­tes pa­ra o em­pre­en­de­do­ris­mo, a ci­da­de é ho­je uma das mais pro­mis­so­ras do Pa­ís. Mes­mo em tem­po de cri­se, a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção apa­re­ci­den­se vem me­lho­ran­do sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te, ten­do em vis­ta aos avan­ços da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. E, cla­ro, nes­ses pri­mei­ros seis mes­es de ges­tão do pre­fei­to Gus­ta­vo Men­da­nha é pos­sí­vel no­tar o quan­to a ci­da­de vem ga­nhan­do no­to­ri­e­da­de, ha­ja vis­ta a exe­cu­ção e inau­gu­ra­ção de obras im­por­tan­tes pa­ra o mu­ni­cí­pio.

Em au­diên­cia com uma co­mi­ti­va do Fó­rum Jo­vem de Li­de­ran­ças Em­pre­sa­ri­ais de Go­i­ás no úl­ti­mo dia (5) na se­de da Pre­fei­tu­ra de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, o pre­fei­to Gus­ta­vo Men­da­nha for­ta­le­ceu o in­te­res­se do Mu­ni­cí­pio em dar agi­li­da­de no pro­ces­so e “ba­teu o mar­te­lo” afir­man­do que Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia te­rá, em pou­cos mes­es, seu po­lo de mi­cro e pe­que­nas em­pre­sas. O mu­ni­cí­pio só tem a ga­nhar com a pro­pos­ta da no­va ins­ta­la­ção, que por sua vez, pre­ten­de ser um cen­tro lo­gís­ti­co e ge­rar em­pre­go e ren­da. São em­pre­sas que aguar­dam ape­nas os ter­mos le­gais da lei pa­ra in­ves­ti­rem na ci­da­de e que, por­tan­to, con­cla­mam agi­li­da­de da Pre­fei­tu­ra de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia na to­ma­da de de­ci­são.

Gus­ta­vo Me­da­nha com­pro­me­teu-se a apo­i­ar à re­a­li­za­ção de even­tos que in­cen­ti­vem o em­pre­en­de­do­ris­mo na ci­da­de, so­bre­tu­do en­tre os jo­vens, e a co­or­de­nar es­tu­do so­bre a vi­a­bi­li­da­de de um po­lo des­ti­na­do às mi­cro e pe­que­nas em­pre­sas. Des­ta­cou tam­bém a in­ter­lo­cu­çã­o­fre­quen­te com o Se­brae, que se­gun­do ele, é “um par­cei­ro de pri­mei­ra ho­ra” pa­ra a po­pu­la­ção e in­ves­ti­do­res. A prin­cí­pio, a pro­pos­ta agra­dou a co­mi­ti­va de em­pre­sá­rios e pre­si­den­tes mem­bros do fó­rum jo­vem. O en­con­tro con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de em­pre­sá­rios e re­pre­sen­tan­tes de ins­ti­tu­i­ções li­ga­das ao seg­men­to do em­pre­en­de­do­ris­mo em Go­i­ás, tais co­mo a As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al do Es­ta­do de Go­i­ás (ACI­EG jo­vem), Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de Go­i­ás (FI­EG jo­vem), Sin­di­ca­to da In­dús­tria da Cons­tru­ção no Es­ta­do de Go­i­ás (SIN­DUS­CON jo­vem), Or­dem dos ad­vo­ga­dos de Go­i­ás ( OAB jo­vem) AM­CHAM, As­so­cia­ção co­mer­cial in­dus­tri­al de Aná­po­lis ( ACIA jo­vem) CDL jo­vem, As­so­cia­ção Co­mer­cial In­dus­tri­al de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia (ACI­AG jo­vem) Fe­de­ra­ção das As­so­cia­ção de Jo­vens Em­pre­en­de­do­res ((FA­JE) além As­so­cia­ção dos Jo­vens Em­pre­en­de­do­res e Em­pre­sá­rios de Go­i­ás (AJE-Apa­re­ci­da), en­tre ou­tros.

A As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia (ACI­AG), di­re­ta­men­te li­ga­da a ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca da ci­da­de, atra­vés do nos­so pre­si­den­te Os­val­do Zil­li co­me­mo­ra a pro­pos­ta e sus­ten­ta o di­á­lo­go e com­pro­mis­so com em­pre­sá­rios e po­der pú­bli­co jun­to às ins­ti­tu­i­ções par­cei­ras no que tan­ge ao apoio e in­cen­ti­vo a ins­ta­la­ção, es­ti­mu­la­ção da ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca e aber­tu­ra de no­vos ne­gó­ci­os no mu­ni­cí­pio, ten­do em vis­ta a ge­ra­ção de em­pre­go, ren­da e pro­mo­ção da ci­da­de.

Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia atra­ves­sou gran­des de­sa­fi­os, o que lhe con­fi­gu­rou des­ta­que a ní­vel na­ci­o­nal co­mo ci­da­de pro­mis­so­ra, uni­ver­si­tá­ria, in­dus­tri­al e de por­tas aber­tas pa­ra no­vos in­ves­ti­do­res. Nos úl­ti­mos dez anos, o mu­ni­cí­pio ad­qui­riu cin­co po­los in­dus­tri­ais e ocu­pa o ter­cei­ro lu­gar no ranking das ci­da­des em­pre­sa­ri­ais de Go­i­ás. No ano pas­sa­do, seu Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB) fe­chou em mais de R$ 12 bi­lhões e a ar­re­ca­da­ção mu­ni­ci­pal tam­bém au­men­tou, pas­san­do de R$ 300 mi­lhões em 2009 pa­ra R$ 1 bi­lhão em 2016.

Pa­ra se ter uma ideia, se­gun­do in­for­ma­ções da Jun­ta Co­mer­cial do Es­ta­do de Go­i­ás (JU­CEG) Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia foi a que mais re­ce­beu no­vas em­pre­sas no ano pas­sa­do, de­pois da­Ca­pi­tal. Com is­so, a ci­da­de for­ta­le­ceu sua vo­ca­ção eco­nô­mi­ca pa­ra a in­dús­tria e co­mér­cio e es­tá ge­ran­do em­pre­gos. São mais de 2,2 mil in­dús­tri­as em fun­cio­na­men­to, 34 mil em­pre­sas e cer­ca de 31 mil em­pre­gos di­re­tos. Além dis­so, a ci­da­de já ul­tra­pas­sou os 42 mil CNPJ ati­vos.

Os nú­me­ros não men­tem. A re­a­li­da­de não é en­ga­no. E não é a toa que jo­vens e in­ves­ti­do­res ob­ser­vam a ci­da­de com um sen­ti­men­to que os mo­ti­va: o de em­pre­en­der ain­da mais, de fa­zer acon­te­cer e de cre­di­tar con­fi­an­ça em­pre­en­de­do­ra na ci­da­de que des­per­ta in­te­res­ses na­ci­o­nais e in­ter­na­cio­nais.

(Mai­o­ne Pa­dei­ro, pre­si­den­te da ala jo­vem da As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia (ACI­AG); mem­bro do Fó­rum Jo­vem de Li­de­ran­ças Em­pre­sa­ri­ais de Go­i­ás)

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