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OPINIÃO

Pesquisas  trazem modelos que mostram a veracidade dos escritos de Chico Xavier

Nes­se ar­ti­go dis­cu­to as pes­qui­sas do  lin­güis­ta Ale­xan­dre Ca­ro­li, da Uni­camp, so­bre os po­e­tas psi­co­gra­fa­dos  no Par­na­so de Além Tú­mu­lo,  e li­vros do au­tor Hum­ber­to de Cam­pos, ex-jor­na­lis­ta, mem­bro emé­ri­to da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras.  O ci­en­tis­ta da lin­gua­gem/li­te­ra­tu­ra apli­ca mo­de­los ma­te­má­ti­cos pa­ra com­pa­rar o es­ti­lo dos au­to­res quan­do vi­vos e de­pois sob a pe­na psi­co­grá­fi­ca de Chi­co Xa­vi­er.

Achei  tam­bém mui­to in­te­res­san­te es­ta re­por­ta­gem  do Di­á­rio da Ma­nhã, (dis­po­ní­vel  gra­tui­ta­men­te em https://im­pres­so.dm.com.br/edi­cao/20170704/pa­gi­na/6) on­de um sis­te­ma com­pu­ta­cio­nal po­ten­te ava­liou os es­cri­tos de Chi­co Xa­vi­er e con­fir­mou que eram pro­ve­ni­en­tes de "vá­ri­as pes­so­as di­fe­ren­tes". Os es­ti­los eram mui­to di­fe­ren­tes pa­ra pro­vir de uma só pes­soa (tam­bém pu­bli­ca­do em Su­pe­rin­te­res­san­te). Tais es­tu­dos ba­tem com a pes­qui­sa do lin­guis­ta da Uni­camp , Ale­xan­dre Ca­ro­li, que pes­qui­sou os mes­mos es­cri­tos, con­clu­in­do ci­en­ti­fi­ca­men­te (usan­do tam­bém aná­li­ses ma­te­má­ti­cas) que os au­to­res es­pi­ri­tua­is man­ti­nham o mes­mo es­ti­lo de quan­do eram vi­vos. Nos es­tu­dos de Ca­ro­li, dis­po­ní­vel na in­ter­net, acon­te­ceu al­go mui­to in­te­res­san­te : o es­ti­lo psi­co­gra­fa­do de Au­gus­to dos An­jos, via Chi­co Xa­vi­er, não es­ta­va ba­ten­do com o es­ti­lo de­le en­quan­to vi­vo, es­tu­da­do por Ca­val­can­ti Pro­en­ça , im­por­tan­te crí­ti­co li­te­rá­rio. En­tão Ca­ro­li foi es­tu­dar pro­fun­da­men­te o ca­so e o inu­si­ta­do acon­te­ceu : Ca­val­can­ti Pro­en­ça ha­via se en­ga­na­do nos cál­cu­los que es­tu­da­vam o es­ti­lo de Au­gus­to do An­jos !!!, e, por is­so, na ver­da­de, o es­ti­lo de­le en­quan­to en­car­na­do ba­tia exa­ta­men­te (com mui­tos da­dos ma­te­má­ti­cos) com o es­ti­lo en­quan­to de­sen­car­na­do. En­tão, o que era um er­ro do Chi­co Xa­vi­er trans­fo­mou-se, na ver­da­de, num er­ro do Ca­val­can­ti. E as­sim foi pro­va­do ci­en­ti­fi­ca­men­te que o es­ti­lo de Au­gus­to en­car­na­do e de­sen­car­na­do ba­ti­am por com­ple­to (si­la­ba­ção , mé­tri­ca, de­cai­men­to de sí­la­bas tô­ni­cas, cor­te­jo rít­mi­co , etc, etc).

Abai­xo eu ci­to al­gu­mas con­clu­sões de A. Ca­ro­li, que tam­bém po­dem ser vis­tas na gra­vu­ra que ilus­tra o ar­ti­go. Aqui ci­to a par­te do tra­ba­lho de Ca­ro­li on­de ele dis­cu­te a dis­cre­pân­cia que o gran­de crí­ti­co li­te­rá­rio Ca­val­can­ti  Pro­en­ça  achou  en­tre a obra en­car­na­da e a obra de­sen­car­na­da de Au­gus­to dos An­jos. Ca­ro­li es­ta­va com­pa­ran­do  o apa­re­ci­men­to dos seis ti­pos de si­bi­lan­tes (que são fo­ne­mas “sê” que, nes­te ca­so, apa­re­cem nas úl­ti­mas sí­la­bas tô­ni­cas dos ver­sos) nas obras en­car­na­das/de­sen­car­na­das. Ve­jam bem a com­ple­xi­da­de da coi­sa, só de si­bi­lan­tes, (ou se­ja, fo­ne­mas “sê”, apa­re­cen­do na úl­ti­ma sí­la­ba tô­ni­ca)  são Seis ti­pos... Pois bem, Ca­val­can­ti  Pro­en­ça achou que um de­ter­mi­na­do ti­po de si­bi­lan­te, o ti­po “f”, era o que mais ocor­ria no Au­gus­to en­car­na­do, e Ca­ro­li achou, em seus es­tu­dos, que era o que me­nos ocor­ria. Por­tan­to, ha­ve­ria uma fla­gran­te dis­cre­pân­cia en­tre o Au­gus­to en­car­na­do e  o de­sen­car­na­do. Aí Ca­ro­li des­cre­ve o de­sen­ro­lar de su­as pes­qui­sas: “...na com­pa­ra­ção das ocor­ren­cias dos seis ti­pos de si­bi­lan­tes, no­tei que, pe­los nú­me­ros de Ca­val­can­ti, o ti­po “f” era o que mais ocor­ria no “Eu” (li­vro en­car­na­do) Já no Par­na­so (li­vro de­sen­car­na­do) o ti­po f era o que me­nos ocor­ria. Por cau­sa des­sa gran­de di­ver­gên­cia, re­con­tei em “Eu” quan­tas ve­zes ocor­re  de o vo­cá­bu­lo fi­nal dos ver­sos , sen­do oxí­to­no, ter­mi­nar em “s” ou “z”. O re­sul­ta­do de meu es­tu­do de­mons­trou  que ha­via um equí­vo­co no nú­me­ro de Ca­val­can­ti: o ti­po “f”, no li­vro en­car­na­do, na ver­da­de, ocor­re ape­nas 80 ve­zes”. Is­so ocor­re o ti­po “f” em úl­ti­mo lu­gar (6º) na fre­qüên­cia dos si­bi­lan­tes em Au­gus­to dos An­jos en­car­na­do. Ora, com a cor­re­ção, o Au­gus­to de­sen­car­na­do equi­pa­ra-se com­ple­ta­men­te com o de­sen­car­na­do, pois nes­te úl­ti­mo a fre­qüên­cia re­la­ti­va de si­bi­lan­tes es­tá exa­ta­men­te em 6º lu­gar...!

Is­so é um mí­ni­mo de­ta­lhe, en­tre mi­lha­res de ou­tros de­ta­lhes al­ta­men­te téc­ni­cos na me­tri­fi­ca­ção/si­la­ba­ção/ri­ma­ção das de­ze­nas de po­e­tas psi­co­gra­fa­dos. Co­mo que uma pes­soa com 4º ano pri­má­rio in­com­ple­to, tra­ba­lhan­do o dia to­do pa­ra sus­ten­tar-se, te­ria tem­po, for­ma­ção aca­dê­mi­ca, etc, pa­ra Plagiar to­dos es­tes de­ta­lhas al­tis­si­ma­men­te téc­ni­cos?? Psi­qui­a­tri­ca­men­te é im­pos­sí­vel pa­ra uma men­te , nes­sas cir­cun­stan­cias, ter uma tal en­ver­ga­du­ra (nem dis­cu­to aqui os que di­zem que is­so é um fe­nô­me­no pa­to­ló­gi­co, ti­po his­te­ria, dis­so­ci­a­ção, etc, de tão pri­mi­ti­va que é es­se mo­do de pen­sar).

Eu, par­ti­cu­lar­men­te, já es­tu­dei pra­ti­ca­men­te to­dos os li­vros mais im­por­tan­tes de Chi­co Xa­vi­er, in­clu­si­ve os po­é­ti­cos, os es­ti­los são com­ple­ta­men­te di­fe­ren­tes de um au­tor pa­ra ou­tro. Por exem­plo, o es­ti­lo de An­dré Lu­iz é mui­to lím­pi­do, ci­en­tí­fi­co, de­ta­lhis­ta, qua­se que um re­la­to mé­di­co dos acon­te­ci­dos (P.ex., Nos­so Lar, Os Men­sa­gei­ros, Mis­si­o­ná­rios da Luz, etc), fa­zem pen­sar. Já os de Em­ma­nu­el (p.ex., Re­nún­cia, Há dois mil anos,  Ave Cris­to, 50 anos de­pois, etc) são mui­to mais ar­tís­ti­cos, emo­ti­vos, chei­os de gran­des lan­ces ro­mân­ti­cos e afe­ti­vos, fa­zem cho­rar.

Os po­e­tas que ele psi­co­gra­fa (que se ajun­ta­rem to­dos os li­vros, p.ex. Par­na­so de alem tu­mu­lo, An­to­lo­gia dos Imor­tais,  Vol­ta Bo­ca­ge, Re­tor­nam Can­tan­do, etc, dão mais de 100), ca­da um tem um es­ti­lo e uma es­ti­lís­ti­ca com­ple­ta­men­te di­fe­ren­te (in­clu­si­ve com nú­me­ro de sí­la­bas, acen­tu­a­ção, fo­ne­ti­ca, se­man­ti­ca, etc, tu­do mui­to as­si­mé­tri­co). Mes­mo pa­ra o mai­or ge­nio se­ria im­pos­sí­vel.

Mui­tos  ale­gam frau­de e se per­gun­tam por que Chi­co Xa­vi­er não psi­co­gra­fa­va coi­sas “di­fí­ceis”, por exem­plo, ci­en­tí­fi­cas, ma­te­má­ti­cas, ou­tras lín­guas, mé­di­cas, etc. Pois es­tão en­ga­na­dos :  Chi­co Xa­vi­er psi­co­gra­fou mui­tos li­vros "téc­ni­cos", p.ex. , Evo­lu­ção em dois mun­dos (me­di­ci­na), me­ca­nis­mos da me­di­u­ni­da­de (fi­si­ca), ca­mi­nho da luz (an­tro­po­lo­gia/his­to­ria), Bra­sil Co­ra­ção do Mun­do, etc. Psi­co­gra­fou in­clu­si­ve em in­glês. Alem de mais de 100 po­e­tas di­fí­ceis, man­ten­do to­da tec­ni­ci­da­de de­les. Eu, um in­te­lec­tu­al, nao con­si­go pla­gi­ar nem um... E não eram “plá­gios ama­do­res”. Co­mo Ca­ro­li mos­tra, Chi­co “pla­gi­a­va” até o nú­me­ro de sí­la­bas de um po­e­ma (p.ex., to­dos os po­e­mas de Au­gus­to dos An­jos em de­cas­sí­la­bos), “pla­gi­a­va” não só es­ti­lo, mas to­dos os mo­de­los ma­te­má­ti­cos que um po­e­ma tem. Os ci­en­tis­tas da li­te­ra­tu­ra sa­bem que um po­e­ma não é al­go sim­ples. Por exem­plo, ca­da au­tor tem uma pre­di­le­ção pa­ra um ti­po de sí­la­ba tô­ni­ca, ce­su­ras, he­mis­tí­qui­os, etc. Chi­co, 4o ano fun­da­men­tal in­com­ple­to pla­giou mais de 500 au­to­res...

Al­guns de­tra­to­res da psi­co­gra­fia ci­tam crí­ti­cos li­te­rá­rios, re­la­ti­va­men­te des­co­nhe­ci­dos, ao meu ver, que de­ni­grem o fe­nô­me­no da psi­co­gra­fia. Eu res­pon­de­ria: Os es­tu­dos le­xi­co­gra­fi­cos so­bre Chi­co Xa­vi­er não são ama­do­res. A nao ser que Ale­xan­dre Ca­ro­li, R. Ma­ga­lhã­es Jr. , Ber­nar­do Elis, Mon­tei­ro Lo­ba­to, Eli­as Bar­bo­sa, etc, lin­guis­tas/li­te­ra­tos fa­mo­sos, se­jam "ama­do­res".

O li­vro A Ca­mi­nho da Luz, es­cri­to em 1932, por exem­plo,  “pro­fe­ti­zou” a Se­gun­da Guer­ra, in­clu­si­ve o ex­ter­mi­nio ju­deu. Só a par­tir de 1942-43 co­me­çou o ex­ter­mi­nio ju­dai­co sis­te­má­ti­co.

Nos dois tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos mui­to in­te­res­san­tes do lin­guis­ta da Uni­camp Ale­xan­dre Ca­ro­li Nos qua­is ele faz um es­tu­do ma­te­má­ti­co da es­ti­lís­ti­ca dos au­to­res psi­co­gra­fa­dos por Chi­co Xa­vi­er e ne­les che­ga à con­clu­são de que o es­ti­lo é o mes­mo tu­do com ba­se re­pe­tin­do em mo­de­los ma­te­má­ti­cos e ci­en­tí­fi­cos de po­é­ti­ca e es­ti­lís­ti­ca.

Aci­ma já ci­tei  al­guns tre­chos des­se es­tu­do ci­en­tí­fi­co pa­ra que vo­cês pos­sam aju­dar o dis­cu­tir em ci­ma de da­dos ob­je­ti­vos e não em ci­ma de “fu­la­no acha is­so si­cra­no acha aqui­lo”.

Co­mo se vê, São Da­dos al­ta­men­te téc­ni­cos de lin­guís­ti­ca e ci­ên­cia li­te­rá­ria coi­sa que é mai­o­ria de nós aqui não tem ca­pa­ci­da­de de jul­gar,  mas acho im­por­tan­te co­lo­car pa­ra ve­rem que é coi­sa sé­ria e não achis­mo da mi­nha par­te ou fa­na­tis­mo da par­te de ou­tros.

São es­tu­dos que re­que­rem al­tos co­nhe­ci­men­tos de lin­guís­ti­ca e ci­ên­cia li­te­rá­ria co­nhe­ci­men­tos ali­ais que nem eu te­nho mas que ami­gos da área , mes­mo nao es­pi­ri­tas, me dis­se­ram ser fi­de­dig­nos.

As po­e­si­as psi­co­gra­fa­das pe­lo Chi­co além de te­rem a mes­ma es­ti­lís­ti­ca e te­mas dos au­to­res ti­nha tam­bém o mes­mo nú­me­ro de sí­la­bas e o mes­mo de­cai­men­to na sí­la­ba tô­ni­ca a mes­ma ce­su­ra do ver­so os mes­mos en­jam­be­ments. Ou se­ja são coi­sas li­te­ral­men­te ma­te­má­ti­cas que mes­mo o lin­guis­ta te­ria de pas­sar mes­es e mes­es pa­ra frau­dar com tal fi­de­dig­ni­da­de os au­to­res pro­pos­tos. Ago­ra ima­gi­ne o Chi­co Xa­vi­er fez is­so com qua­se 200 po­e­tas, só um le­va­ria mes­es ou anos, e não ti­nha nem o 4º ano do en­si­no pri­má­rio

Não é co­mo pen­sam os lei­gos sim­ples­men­te sen­tar nu­ma me­sa com lá­pis e ir co­pi­an­do po­e­si­as dos au­to­res vi­vos. Es­ses es­cri­tos são igua­is ao dos vi­vos li­te­ral­men­te ma­te­ma­ti­ca­men­te

E re­pe­tin­do co­mo dis­se­ram os gran­des li­te­ra­tos e crí­ti­cos li­te­rá­rios Mon­tei­ro Lo­ba­to, Ber­nar­do élis ,Eli­as Bar­bo­sa ,R Ma­ga­lhã­es Jú­ni­or, se tu­do is­so for um plá­gio é o mai­or plá­gio da his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de e só pe­lo plá­gio o au­tor me­re­ce­ria cem ca­dei­ras na Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras ,se­gun­do Mon­tei­ro Lo­ba­to

Eu mes­mo já li pra­ti­ca­men­te To­da obra  im­por­tan­te de Chi­co Xa­vi­er com olhar mé­di­co ,com olhar crí­ti­co e com olhar psi­qui­á­tri­co e vi inú­me­ras, mas inú­me­ras, pro­vas de con­te­ú­dos al­ta­men­te ori­gi­nais ino­va­do­res e ci­en­ti­fi­ca­men­te cor­re­tos

Há er­ros? Sim há pe­que­nos er­ros es­tou con­sci­en­te de­les e mes­mo pos­so apon­ta los. Mas são er­ros as­sim co­mo qual­quer au­tor en­car­na­do co­me­te

In­clu­si­ve li­vros es­cri­tos em in­glês li­vros es­cri­tos de trás pa­ra fren­te li­vros al­ta­men­te téc­ni­cos co­mo em me­di­ci­na ,bi­o­lo­gia, fí­si­ca ,Ma­te­má­ti­ca ,an­tro­po­lo­gia, his­tó­ria ,so­ci­o­lo­gia, ci­to co­mo exem­plos: a evo­lu­ção em Dois Mun­dos, me­ca­nis­mos da me­di­u­ni­da­de, A Ca­mi­nho da Luz ,Bra­sil Pá­tria do mun­do co­ra­ção do Evan­ge­lho, Mis­si­o­ná­rios da Luz as­sim co­mo cen­te­nas de ou­tros... ve­jam bem cen­te­nas...

(Mar­ce­lo Cai­xe­ta, mé­di­co, atu­al­men­te co­or­de­na­dor do La­bo­ra­tó­rio de Es­tu­dos e Pes­qui­sas em Psi­co­lo­gia Mé­di­ca – Hos­pi­tal As­mi­go  (psycho­lo­gi­cal.me­di­ci­[email protected]). Es­cre­ve as ter­ças, quin­tas, sex­tas, do­min­gos no Di­á­rio da Ma­nhã - Go­i­â­nia. Aces­so gra­tui­to em im­pres­so.dm.com.br)

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