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OPINIÃO

Criminalidade infantil da atualidade: prevista há 26 anos

O jor­nal O Glo­bo pu­bli­cou uma im­por­tan­te res­sal­va so­bre a cri­mi­na­li­da­de in­fan­til no Bra­sil. Es­ta si­tu­a­ção tem si­do alar­man­te na po­pu­la­ção bra­si­lei­ra, que tem so­fri­do com as con­se­quên­cias des­ta vi­o­lên­cia. As ru­as de ci­da­des po­pu­lo­sas, co­mo o Rio de Ja­nei­ro, tem si­do al­vos ex­plí­ci­tos des­te cri­me. Atu­al­men­te, o Es­ta­do flu­mi­nen­se é um re­fle­xo da re­a­li­da­de bra­si­lei­ra nas ru­as. Cri­an­ças e ado­les­cen­tes fa­zem de­las um pal­co de cri­mi­na­li­da­de se­gui­do de im­pu­ni­da­de.

Es­ses me­no­res in­fra­to­res pra­ti­cam cri­mes de di­ver­sas ca­te­go­ri­as. E a ca­da dia que pas­sa, os cri­mes he­di­on­dos tam­bém fa­zem par­te des­ta ro­ti­na. Es­tes, que cer­cam to­da a po­pu­la­ção pe­la dor da vi­o­lên­cia. Tais da­dos são apon­ta­dos em to­da a co­mu­ni­ca­ção bra­si­lei­ra: “Es­ta­tís­ti­cas do Ins­ti­tu­to de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (ISP) re­ve­lam que a po­lí­cia de­te­ve, de ja­nei­ro a se­tem­bro des­te ano, 6.143 cri­an­ças e ado­les­cen­tes no Es­ta­do do Rio, sen­do que 913 (14,8%) já ha­vi­am si­do apre­en­di­dos após co­me­te­rem um cri­me. Qua­se 90% des­ses in­fra­to­res vol­ta­ram pa­ra as ru­as. Se­gun­do o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Rio, 682 jo­vens (ape­nas 11% do to­tal) fo­ram le­va­dos pa­ra cen­tros de cor­re­ção. O res­tan­te cum­priu, em li­ber­da­de, al­gum ti­po de me­di­da so­ci­o­e­du­ca­ti­va.” (O Glo­bo, 12 de ou­tu­bro de 2014).

Os cri­mes pro­ve­ni­en­tes des­sa “pe­que­na” par­te da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra é uma afir­ma­ção de que a fal­ta de pu­ni­ção ace­le­ra a cons­tân­cia des­tes anos. Uma vi­o­lên­cia que se es­ten­de con­ti­nua­men­te em meio à im­pu­ni­da­de. A lei que am­pa­ra es­ses jo­vens e cri­an­ças in­fra­to­res per­mi­te que os pa­is se res­pon­sa­bi­li­zem pe­los atos de vi­o­lên­cia co­me­ti­dos pe­lo me­nor.

Acon­te­ce as­sim: quan­do a cri­an­ça ou ado­les­cen­te é fla­gra­do, pe­la po­lí­cia, ele é le­va­do à de­le­ga­cia. E du­ran­te a ocor­rên­cia, os pa­is do me­nor in­fra­tor são co­mu­ni­ca­dos à res­pei­to do fla­gran­te. Na de­le­ga­cia, o res­pon­sá­vel as­si­na um ter­mo de res­pon­sa­bi­li­da­de com­pro­me­ten­do-se a ob­ser­var aten­ta­men­te a ro­ti­na dos seus fi­lhos. Nes­se ter­mo, eles tam­bém se com­pro­me­tem a man­ter um acom­pa­nha­men­to com as­sis­ten­tes so­ci­ais.

Na as­si­na­tu­ra do ter­mo, ele de­ve tam­bém com­pro­var vín­cu­lo em­pre­ga­tí­cio, bem co­mo, a es­co­la­ri­da­de do seu fi­lho. Que de­ve es­tar ma­tri­cu­la­do nu­ma es­co­la, e fre­quen­tan­do re­gu­lar­men­te. De cer­ta for­ma, es­se in­fra­tor me­nor de 18 anos de ida­de é um ca­so iso­la­do da jus­ti­ça.

Há mais de 20 anos atrás o de­sem­bar­ga­dor Djal­ma Ta­va­res de Gou­veia te­ve uma pre­vi­são a res­pei­to des­ta on­da de cri­mes que vem as­som­bran­do a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra. Ele, que tam­bém já fo­ra Ju­iz da In­fân­cia e da Ju­ven­tu­de de Go­i­â­nia, fez um co­men­tá­rio na dé­ca­da de 1980 so­bre es­te as­sun­to que as­som­bra a po­pu­la­ção até os di­as de ho­je.

Na­que­le mo­men­to, co­mo Con­se­lhei­ro da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra e Ma­gis­tra­dos da In­fân­cia e da Ju­ven­tu­de, ele lem­brou da tra­gé­dia dos ja­ní­za­ros (do tur­co ye­ni­çe­ri, que sig­ni­fi­ca “no­va for­ça”) du­ran­te um even­to na ca­pi­tal go­i­a­na. O no­me tur­co foi da­do às cri­an­ças cris­tãs cap­tu­ra­das por is­lâ­mi­cos du­ran­te a ba­ta­lha. Elas eram man­ti­das co­mo es­cre­vas, e pos­te­rior­men­te, con­ver­ti­das ao is­la­mis­mo – um sis­te­ma re­li­gi­o­so fun­da­do no iní­cio do sé­cu­lo VII por Mao­mé; e nes­ta dou­tri­na, os mul­çu­ma­nos se­guem os en­si­na­men­tos do li­vro sa­gra­do o Al­co­rão, ten­tan­do se­guir os cha­ma­dos Cin­co Pi­la­res.

Es­tas cri­an­ças es­cra­vi­za­das cons­ti­tu­í­am a eli­te do exér­ci­to tur­co, dos “sul­tões oto­ma­nos”. Es­te exér­ci­to era for­ma­do em Oto­ma­no, que era um es­ta­do tru­co que exis­tiu en­tre 1299 e 1922, e com­pre­en­dia a Ana­tó­lia, o Mé­dio Ori­en­te, bem co­mo, par­te do nor­te da Áfri­ca e do su­des­te eu­ro­peu.

As cri­an­ças cap­tu­ra­das pe­los is­lâ­mi­cos nes­tas ba­ta­lhas eram edu­ca­das na lei is­lâ­mi­ca e na lín­gua tur­ca. Elas tam­bém apren­di­am a uti­li­zar ar­mas de acor­do com as ar­tes mi­li­ta­res. Es­ses jo­vens cres­ciam ten­do pró­prio sul­tão co­mo sua fi­gu­ra pa­ter­na, e o de­fen­dia até a mor­te, até mes­mo con­tra o seu po­vo de ori­gem. Es­te cor­po de sol­da­dos só de­vi­am le­al­da­de aos sul­tões, e lu­ta­ri­am con­tra qual­quer ini­mi­go.

A Abor­da­gem so­bre os ja­ní­za­ros por Djal­ma Ta­va­res foi ci­ta­da nu­ma re­por­ta­gem da épo­ca pe­lo o Ju­iz de Me­no­res em São Pau­lo, que tam­bém era in­te­gran­te da Co­mis­são Es­pe­ci­al do Me­nos Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, Wil­son Bar­rei­ra. A no­tí­cia foi des­ta­que no jor­nal “O Es­ta­do de São Pau­lo”: “(...) é ho­ra de aler­tar to­da a na­ção pa­ra o enor­me de­sas­tre que se vis­lum­bra, is­to é, o sur­gi­men­to de no­va ca­te­go­ria de cri­mi­no­sos, me­no­res de 18 anos, de­lin­quen­tes pro­fis­si­o­nais es­ti­mu­la­dos pe­la pre­vi­são de pe­nas bran­das. In­fe­liz­men­te, não há ne­nhum exa­ge­ro nes­ta afir­ma­ção e o tem­po se en­car­re­ga de de­mons­trá-la, há me­nos que se fa­ça al­go, pa­re­cen­do-nos pru­den­te men­ci­o­nar a ad­ver­tên­cia do ilus­tre de­sem­bar­ga­dor Djal­ma Ta­va­res de Gou­veia, do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça de Go­i­ás, quan­do no I en­con­tro do Me­nor de Go­i­â­nia (1988) lem­brou da tra­gé­dia que re­pre­sen­tou o apa­re­ci­men­to dos “ja­ní­za­ros”, nu­ma tris­te ilus­tra­ção do que po­de ser fei­to, em ter­mos de de­for­ma­ção edu­ca­cio­nal e es­pi­ri­tual com cri­an­ças e jo­vens(...)” (O Es­ta­do de São Pau­lo, 13 de ju­nho de 1990).

Djal­ma Ta­va­res men­ci­o­nou es­te fa­to no Pri­mei­ro En­con­tro do Me­nor em Go­i­â­nia, que acon­te­ceu no ano de 1988. E tra­zen­do pa­ra a con­tex­tu­a­li­za­ção bra­si­lei­ra: per­ce­be-se que, no es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro, por exem­plo, vem sur­gin­do um mo­vi­men­to de “ja­ní­za­ros ca­ri­o­cas”. Se­gun­do Ta­va­res, há mui­to tem­po es­se mo­vi­men­to vem se for­man­do, aca­ban­do por eclo­dir nas lu­tas ar­ma­das pe­lo trá­fi­co de dro­gas da atu­a­li­da­de. Atos cri­mi­no­sos he­di­on­dos são pra­ti­ca­dos na­tu­ral­men­te por jo­vens in­fra­to­res em to­do Bra­sil. Aa fal­ta de pe­nas mais se­ve­ras pa­ra o me­nor que pra­ti­ca tais cri­mes ace­le­ram o pro­ces­so de aper­fei­ço­a­men­to de­les. Cri­an­ças de ado­les­cen­tes se es­pe­cia­li­zam em co­me­ter cri­mes, e a lei que os am­pa­ram atu­al­men­te só es­tá ser­vin­do pa­ra aper­fei­ço­ar es­sa vi­o­lên­cia. Que é mú­tua: afe­ta des­de aque­les vi­ti­ma­dos pe­lo cri­me, co­mo o pró­prio me­nor in­fra­tor.

Fo­ram 26 anos des­de que es­sa dis­cus­são foi le­van­ta­da aqui na ci­da­de de Go­i­â­nia. Po­de se di­zer que Djal­ma te­ve uma “pre­mo­ni­ção” do que es­ta­ria por vir. Es­te ter­mo ci­en­tí­fi­co é uti­li­za­do pa­ra des­cre­ver a sen­sa­ção ou ad­ver­tên­cia an­te­ci­pa­da do que vai acon­te­cer. Is­so di­an­te de uma si­tu­a­ção ou fa­to que de­ve ser to­ma­do co­mo avi­so. Es­ta pa­la­vra é bas­tan­te co­nhe­ci­da no sen­so co­mum, pois é re­cor­ren­te na li­te­ra­tu­ra e/ou fil­mes que tem co­mo te­ma prin­ci­pal da ex­plo­ra­ção da ca­pa­ci­da­de so­bre­na­tu­ral de pre­ver o fu­tu­ro. Mas o ter­mo é uti­li­za­do pa­ra de­sig­nar uma su­pos­ta ocor­rên­cia de avi­sos so­bre acon­te­ci­men­tos fu­tu­ros as­so­cia­dos à re­a­li­da­de na­tu­ral.

Pre­mo­ni­ção ou não, a ex­pe­ri­ên­cia é con­cre­ta e na­da fic­cio­nal. E a ca­da dia que pas­sa fir­ma-se uma so­ci­e­da­de que já não en­xer­ga ,aos jus­ti­ça e so­lu­ção efe­ti­va pa­ra a si­tu­a­ção da cri­mi­na­li­da­de in­fan­til no Bra­sil. Os dois la­dos da his­tó­ria são ví­ti­mas re­féns do cri­me. É pre­ci­so uma mu­dan­ça já! Na nos­sa ci­da­de, no nos­so Bra­sil. As­sim que não po­de fi­car. São leis su­a­ves que am­pa­ram cri­mes na­da bran­dos, e es­co­las que mais se pre­o­cu­pam em es­ta­tís­ti­cas do que, de fa­to, com edu­ca­ção. Pa­is que ig­no­ram os fei­tos dos fi­lhos pa­ra ame­ni­zar a sua pró­pria cul­pa. En­quan­to is­so, mui­tas cri­an­ças e ado­les­cen­tes, tor­nam-se de­lin­quen­tes nas ru­as. Vi­ti­man­do ou não! Es­tão cri­an­do um exér­ci­to efe­ti­vo de cri­mi­na­li­da­de e in­fan­to ju­ve­nil co­man­da­do por adul­tos. En­tre­tan­to, mui­to se es­pe­ra do con­gres­so Na­ci­o­nal so­bre a pro­ble­má­ti­ca. Até quan­do?

(Flá­via Me­ne­zes, es­cri­to­ra e re­da­to­ra do Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na)

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