Home / Opinião

OPINIÃO

O ipê artesanal da artista do cerrado

A flo­ra­da do ipê re­pre­sen­ta a re­sis­tên­cia e a su­pe­ra­ção, por­que é no au­ge do in­ver­no do cen­tro-oes­te bra­si­lei­ro, pe­rí­o­do de cli­ma qua­se de­sér­ti­co, que es­sa ár­vo­re mos­tra su­as co­res.

Es­sa a ins­pi­ra­ção mai­or da ar­tis­ta Wal­di­ra Ma­ria, que se es­pe­cia­li­zou na cri­a­ção de ipês ar­te­sa­nais pa­ra ir­ra­di­ar sua ar­te. São de­la as pe­ças que en­fei­tam o 29º Con­gres­so dos Tri­bu­nais de Con­tas do Bra­sil, que reú­ne mais de 500 pes­so­as em Go­i­â­nia, de 22 a 24 de no­vem­bro, na se­de do TCE-GO.

Quem vê de lon­ge co­lo­ri­dos ipês, mui­tas ve­zes em am­bi­en­tes fe­cha­dos nos es­pa­ços da ca­pi­tal go­i­a­na, de­ve fi­car se per­gun­tan­do co­mo es­sas ár­vo­res con­se­guem se man­ter flo­ri­das mes­mo após o in­ver­no, que é a épo­ca na­tu­ral de sua flo­ra­da. Ao se apro­xi­mar, a cons­ta­ta­ção sur­pre­en­den­te é que se tra­ta de de­li­ca­das pe­ças ar­te­sa­nais cri­a­das pe­la ar­tis­ta Wal­di­ra Ma­ria. Nas­ci­da no in­te­ri­or de Mi­nas Ge­ra­is, mas cri­a­da em Go­i­ás, ela con­vi­ve des­de sem­pre com a be­le­za na­tu­ral dos ipês, que pas­sa­ram a ser uma de seus prin­ci­pa­is ma­ni­fes­ta­ções ar­tís­ti­cas.

Wal­di­ra é uma mu­lher sim­ples, sim­pá­ti­ca, que traz a po­e­sia na al­ma. Seus so­nhos vêm sen­do cons­tru­í­dos a mão. A ale­gria e a es­pe­ran­ça são mo­de­la­dos no bar­ro e no te­ci­do e co­lo­ri­dos com car­vão e tin­ta. A me­ni­na ar­te­sã se des­co­briu ar­tis­ta ain­da cri­an­ça. E ela re­la­ta: “Eu já nas­ci com o dom da ar­te. E eu amo meu tra­ba­lho, mi­nha his­tó­ria. Acho que a na­tu­re­za fez tu­do o que pô­de pa­ra que eu me des­co­bris­se. Era eu mes­ma quem fa­zia meus brin­que­dos, as ca­si­nhas, as pa­ne­li­nhas, os bo­ne­qui­nhos”.

As ru­gas que car­re­ga nas mãos e no sem­blan­te tra­zem con­si­go uma his­tó­ria de mais de 40 anos de ar­te, cu­jo re­sul­ta­do es­tá es­pa­lha­do por to­do o Bra­sil. As lá­gri­mas que es­cor­rem pe­los olhos de Wal­di­ra ca­em por res­pei­to a to­das as di­fi­cul­da­des que a mi­nei­ra de Pa­tos de Mi­nas já en­fren­tou. “Eu fa­zia os pin­céis com pe­na de ga­li­nha e ra­bo de ca­va­lo”, ela con­ta e cho­ra, re­la­tan­do uma vi­da de su­pe­ra­ção. “O ar­te­são tem de tra­ba­lhar com o que es­tá ao seu al­can­ce, e eu não ti­nha na­da. Ho­je en­ten­do o va­lor que eu e meu tra­ba­lho te­mos. Só eu sei o quão é di­fí­cil, mes­mo as­sim tam­bém re­co­nhe­ço que eu ja­mais fa­ria ou­tra coi­sa. Eu sem­pre quis mo­rar em uma ca­sa ci­men­ta­da, en­tão apren­di a fa­zer ci­men­to de bar­ro”. E, des­de en­tão, Wal­di­ra nas­ce e re­nas­ce do bar­ro to­dos os di­as.

Do bar­ro, a ar­tis­ta al­çou ou­tros vo­os. De­sen­vol­veu, so­zi­nha, cin­co ti­pos de mas­sas de ar­te­sa­na­to di­fe­ren­tes que en­chem de de­ta­lhes su­as obras. Tra­zen­do to­da a re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de do cer­ra­do, Wal­di­ra se de­di­cou à flo­ra e à fau­na do bi­o­ma. Ho­je é co­nhe­ci­da co­mo o no­me que re­pre­sen­ta os ipês do cer­ra­do atra­vés do ar­te­sa­na­to.

“Eu nas­ci com es­se dom”, em­po­de­ra-se a ar­tis­ta. Além de ga­lhos de ár­vo­res se­cas, Wal­di­ra uti­li­za ca­nas pa­ra a ba­se dos ipês. As flo­res são fei­tas ora com te­ci­dos, ora com TNT, EVA e até com ma­te­ri­al plás­ti­co. As obras já le­va­ram a mi­nei­ra a di­ver­sos es­ta­dos bra­si­lei­ros, on­de for­ta­le­ce a im­por­tân­cia da ar­te e do cer­ra­do bra­si­lei­ro. Ela re­cla­ma da re­cep­ti­vi­da­de em Go­i­â­nia, com­pa­ran­do com ou­tras ci­da­des on­de já vi­veu, co­mo Jau­pa­ci, São Lu­is de Mon­tes Be­los, San­ta Fé (RR) e Ma­naus (AM). “Aqui nós, ar­te­sã­os, so­mos mui­to en­ga­ve­ta­dos, é mui­to di­fí­cil, ven­de-se pou­co, mas eu sou mui­to fe­liz”, afir­ma.

Das ale­gri­as que a sim­pli­ci­da­de lhe pro­por­ci­o­nou ex­pe­ri­men­tar, Wal­di­ra sor­ri ao se lem­brar das pri­mei­ras obras que ven­deu. “Com o di­nhei­ri­nho que ga­nhei, com­prei coi­sa gos­to­sa pa­ra os meus ir­mãos. Eram coi­sas que a gen­te não ti­nha: um re­fri­ge­ran­te, uma ros­ca, um bo­lo...” Ela emo­cio­na-se ao se lem­brar da pri­mei­ra obra ven­di­da: “Foi pin­ta­da com cin­zas, pas­ta Kolynos e car­vão. Eu fui na égua ma­gre­la do vi­zi­nho pra ci­da­de e lá eu ven­di”. A ar­te ven­ceu.

Mes­mo com to­das as di­fi­cul­da­des na ca­pi­tal go­i­a­na, Wal­di­ra par­ti­ci­pou de pro­je­tos co­mo o de va­lo­ri­za­ção do ar­te­sa­na­to na Pra­ça do Ar­te­são, no Jar­dim Zo­o­ló­gi­co e na fei­ra hip­pie. Nos úl­ti­mos anos, seu tra­ba­lho ar­te­sa­nal tem con­ta­do ain­da com a for­ça da sua ex­pres­são te­a­tral. A ar­tis­ta cri­ou vá­rios per­so­na­gens do Cer­ra­do pa­ra ale­grar fes­tas e so­le­ni­da­des. En­tre ou­tras fi­gu­ras do seu re­per­tó­rio es­tão a Bo­ne­ca Val, o Chi­cão, Ro­se­ta e a Me­ni­na do Su­búr­bio.

Pa­ra quem se apro­xi­ma de­la, fi­ca cla­ro: Wal­di­ra só re­pro­duz o que há den­tro de si. As flo­res dos ipês da ar­te­sã que en­fei­tam to­da a ci­da­de só mos­tram as co­res que ela traz den­tro do pei­to.

(Ja­que­li­ne Gon­çal­ves do Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta e pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias