Home / Opinião

OPINIÃO

2017 - ano inspirado na preservação do folclore goiano

O fol­clo­re é a re­pre­sen­ta­ção da cul­tu­ra po­pu­lar de um po­vo. Co­nhe­cen­do o fol­clo­re de um po­vo, de uma na­ção, es­ta­mos co­nhe­cen­do e com­pre­en­den­do a cul­tu­ra po­pu­lar do seu lu­gar e um pou­co da sua his­tó­ria e su­as ma­ni­fes­ta­ções, nes­se sen­ti­do a Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re, cri­a­da em 21 de de­zem­bro de 1948, tem co­mo fi­na­li­da­de de iden­ti­fi­car, “pre­ser­var” e in­cen­ti­var as ma­ni­fes­ta­ções fol­cló­ri­cas do Es­ta­do va­lo­ri­zan­do, as­sim, a me­mó­ria e a ori­gem dos go­i­a­nos.

Com ba­se no Ca­pí­tu­lo XI­II – Subcomissões, Car­ta do Fol­clo­re Bra­si­lei­ro, Sal­va­dor, Ba­hia, 16 de de­zem­bro de 1995,  re­co­men­da-se às Co­mis­sões Es­ta­du­ais es­ti­mu­la­rem a cri­a­ção de co­mis­sões mu­ni­ci­pa­is de fol­clo­re. Se­guin­do es­sa re­co­men­da­ção cri­a­mos a Co­mis­são No­va­ve­ne­zi­na de Fol­clo­re, Co­mis­são San­ta­bar­ba­ren­se de Fol­clo­re, Co­mis­são Itau­çu­en­se de Fol­clo­re, Co­mis­são Apa­re­ci­den­se de Fol­clo­re e Co­mis­são Be­la-vis­ten­se de Fol­clo­re. Re­es­tru­tu­ra­mos a Di­re­to­ria da Co­mis­são San­ta­cru­za­na de Fol­clo­re e a Co­mis­são Ita­gu­a­ri­na de Fol­clo­re.

O mo­sai­co do fol­clo­re go­i­a­no es­tá cres­cen­do, fin­dan­do o ano com sen­ti­men­to de de­ver cum­pri­do e uma sa­tis­fa­ção imen­sa em ter co­nos­co as Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is, tra­ba­lhan­do em con­so­nân­cia.

Atra­vés de nos­sos re­gis­tros fol­cló­ri­cos go­i­a­nos/2017 re­a­li­za­mos al­gu­mas ati­vi­da­des: No mês do fol­clo­re, Agos­to, re­a­li­za­mos um du­plo even­to em co­me­mo­ra­ção a 1ª Se­ma­na do Fol­clo­re Iti­ne­ran­te de Go­i­ás e o 1º En­con­tro de Ca­ti­ra e Vi­o­la de In­hu­mas, com apoio da Co­mis­são In­hu­men­se  sob a pre­si­dên­cia de Cleu­mar Oli­vei­ra. Mar­ca­ram pre­sen­ça vá­ri­as Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is e,  nes­se mo­men­to, fi­cou de­fi­ni­da a re­a­li­za­ção da IIª Se­ma­na do Fol­clo­re Iti­ne­ran­te de Go­i­ás/2018, que se­rá se­di­a­da na Ci­da­de de For­mo­sa/Go, sob a ba­tu­ta da fol­clo­ris­ta Ie­da Vi­las Bo­as, Pre­si­den­te da Co­mis­são For­mo­sen­se.

Re­u­ni­ões pro­du­ti­vas co­mo se deu no dia 16/9/2017, re­a­li­za­da na Ten­da da Se­cult/Gyn, o lan­ça­men­to do XVII En­con­tro de Fo­lia de Reis de Go­i­â­nia que se­rá re­a­li­za­do em 28/01/2018, dia de S. To­más de Aqui­no, mar­ca­ram pre­sen­ças os re­pre­sen­tan­tes das Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is de Ita­gu­a­ri, No­va Ve­ne­za, In­hu­ma­se Mon­te Ale­gre de Go­i­ás. Tam­bém na Ten­da da Se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Cul­tu­ra, no dia 11/11/2017 es­ti­ve­ram pre­sen­tes: Kle­ber Ador­no, se­cre­tá­rio da Se­cult,Ba­ri­a­ni Or­ten­cio, Go­i­a­na Vi­ei­ra, Ja­dir Pes­soa, Pa­trí­cia Lou­res, Taís Lo­pes e nós, com ob­je­ti­vo do Pré-lan­ça­men­to do 3º En­con­tro de Ca­ti­ras em Go­i­â­nia, que se­rá re­a­li­za­do em ja­nei­ro/2018. Se­gun­do Ja­dir Pes­soa, o prin­cí­pio fun­da­men­tal pa­ra a efe­ti­va­ção do 3º En­con­tro de Ca­ti­ra em Go­i­â­nia é o en­con­tro, é o con­gra­ça­men­to, é o es­pa­ço pa­ra que os gru­pos de Ca­ti­ra co­nhe­çam ou­tros gru­pos e apren­dam com as ex­pe­ri­ên­cias. Não ha­ve­rá tro­féu, pre­mia­ção ou clas­si­fi­ca­ção en­tre os gru­pos, ape­nas Cer­ti­fi­ca­do de Par­ti­ci­pa­ção a to­dos os in­te­gran­tes.

Par­ti­ci­pa­mos na noi­te de ho­me­na­gens em17/11/2017 na en­tre­ga dos prê­mios: Tro­féu Ja­bu­ru, Me­da­lhas de Mé­ri­to Cul­tu­ral e Di­plo­mas de Des­ta­que Cul­tu­ra do Ano. A fol­clo­ris­ta Creu­za Ar­ra­is, pre­si­den­te da Co­mis­são Ita­be­ri­na de Fol­clo­re, foi agra­ci­a­da com o Di­plo­ma de Des­ta­que Cul­tu­ral do Ano, que des­ta­cou no fa­zer e pro­mo­ver a cul­tu­ra po­pu­lar em Go­i­ás em sua ci­da­de.

Par­ti­ci­pa­mos tam­bém na ma­nhã do dia 28/11/2017, na Sa­la Do­na Ger­ci­na Bor­ges – Pa­lá­cio das Es­me­ral­das – “Lan­ça­men­to do Bra­são de 200 anos da fes­ta do Di­vi­no Es­pi­ri­to San­to de Pi­re­nó­po­lis”, com o apoio da Co­mis­são Pi­re­no­po­li­na de Fol­clo­re e  a can­to­ra De­bo­ra de Sá.  A pro­pos­ta do even­to é o for­ta­le­ci­men­to das ma­ni­fes­ta­ções fol­cló­ri­cas, vi­san­do pre­ser­var as fes­tas tra­di­cio­nais re­li­gi­o­sas que ga­nham for­ça e se pre­ser­vam.

Tais fes­tas fa­zem par­te do fol­clo­re, não ape­nas por se­rem tra­di­cio­nais e co­le­ti­vas, mas pe­la par­ti­ci­pa­ção re­li­gi­o­sa e pro­fa­na do po­vo, com su­as pro­mes­sas e ex-vo­tos, dan­ças e can­tos ri­tu­ais. Os au­tos, co­mo pas­to­ri­nhas, con­ga­das, fo­li­as de Reis e do Di­vi­no, ca­va­lha­das etc., são pro­fa­nos (não são sa­gra­dos), mas são re­pre­sen­ta­dos por oca­si­ão das fes­tas re­li­gi­o­sas, cons­ti­tu­in­do a par­te fol­cló­ri­ca.

E os fes­te­jos fol­cló­ri­cos em Go­i­ás con­ti­nu­a­ram no “Show de Na­tal Al­deia do Pa­pai No­el”, na Pra­ça Cí­vi­ca, em Go­i­â­nia/GO, com par­ti­ci­pa­ções dos Pre­si­den­tes das Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is ini­ci­a­da por Ira­ci Vi­ei­ra - Pre­si­den­te da Co­mis­são de Da­mo­lân­dia, com os car­ros bois e seus guias con­du­zin­do o Pa­pai No­el na Aber­tu­ra Ofi­ci­al, com a pre­sen­ça do Go­ver­na­dor Dr. Mar­co­ni Pe­ril­lo e a Pri­mei­ra Da­ma D. Va­lé­ria Pe­ril­lo. Na se­quên­cia em di­as al­ter­na­dos ti­ve­mo­sa Fo­lia de Reis Mi­rim de No­va Ve­ne­za, Pa­trí­cia Lou­res - Pre­si­den­te da Co­mis­são No­va­ve­ne­zi­na, Con­tra­dan­ça de San­ta Cruz, Cris­ti­a­no Pe­dro­so – Pre­si­den­te da Co­mis­são San­ta­cru­za­na de Fol­clo­re, As Pas­to­ri­nhas, Sé­fo­ra Pi­na – Pre­si­den­te da Co­mis­são Pi­re­no­po­li­na. Fi­na­li­za­mos nos­sa par­ti­ci­pa­ção dos even­tos na­ta­li­nos no dia 21/12 com apre­sen­ta­ção do Gru­po de Te­a­tro Bar­ra­cão co­man­da­do por Creu­za Ar­ra­is – Pre­si­den­te da Co­mis­são Ita­be­ri­na. Após o even­to na Pra­ça Cí­vi­ca ti­ve­mos uma con­fra­ter­ni­za­ção en­tre al­gu­mas Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is pa­ra co­me­mo­rar os 69 da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re, na re­si­dên­cia do Pre­si­den­te de Hon­ra da CGF o fol­clo­ris­ta Ba­ri­a­ni Or­ten­cio, que nes­se ano com­ple­tou 50 anos de tra­ba­lhos em prol da cul­tu­ra po­pu­lar.

Agra­de­ci­men­to e gra­ti­dão aos nos­sos par­cei­ros fol­clo­ris­tas que es­tão con­tri­buin­do pa­ra o for­ta­le­ci­men­to do nos­so tra­ba­lho.

As­sim foi o ano do nos­so fol­clo­re go­i­a­no re­ple­to de sa­be­res e tra­di­ções.

Cu­re o pas­sa­do, Vi­va o pre­sen­te. So­nhe o fu­tu­ro... 2018!

Sa­u­da­ções fol­cló­ri­cas!

(Iza­bel Sig­no­re­li, his­to­ri­a­do­ra, fol­clo­ris­ta, pre­si­den­te da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re e vi­ce-se­cre­tá­ria da Co­mis­são Na­ci­o­nal de Fol­clo­re)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias