Home / Opinião

OPINIÃO

A Iurd conversou com o Salve Jóquei. Há salvação!!

Atra­vés do ga­bi­ne­te da ver Dra. Cris­ti­na, foi re­a­li­za­da, em 21/12, uma Au­diên­cia Pú­bli­ca que dis­cu­tiu a si­tu­a­ção do Jó­quei Clu­be de Go­i­ás, na emi­nên­cia de ser ven­di­do pa­ra a Igre­ja Uni­ver­sal.

A me­sa de dis­cus­sões foi com­pos­ta pe­lo ver Ro­gé­rio Cruz - re­pre­sen­tan­do a Iurd, a ar­qui­te­ta Ma­ria Es­ter, Pre­si­den­te do CAU­GO, Be­a­triz San­ta­na - Co­or­de­na­do­ra do Iphan, Ma­ria Aba­dia Sil­va - re­pre­sen­tan­do a Se­cre­tá­ria Ra­quel Tei­xei­ra, Hen­ri­que Al­ves - co­or­de­na­dor ge­ral da re­vi­são do Pla­no Di­re­tor de Go­i­â­nia e Su­pe­rin­ten­den­te de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão Sus­ten­tá­vel da Se­planh e Ce­le­ocy Co­trim, tam­bém da Se­planh. No au­di­tó­rio, a pre­sen­ça de só­ci­os jo­que­a­nos, pas­to­res, vá­ri­as pes­so­as do po­vo, as­ses­so­res de Ve­re­a­do­res, ar­qui­te­tos, fun­cio­ná­rios pú­bli­cos, den­tre ou­tros. Con­ta­mos tam­bém, com as pre­sen­ças dos ve­re­a­do­res Pau­lo Ma­ga­lhã­es e Vi­ní­ci­us Cer­quei­ra.

Nós, do Mo­vi­men­to Sal­ve Jó­quei, que­re­mos a pro­te­ção des­te pa­tri­mô­nio, que é his­tó­ri­co, cul­tu­ral, so­ci­al e ar­qui­te­tô­ni­co. Pa­ra tan­to, pre­ci­sa­re­mos do apoio do po­der pú­bli­co, atra­vés de par­ce­rias e da ne­go­ci­a­ção das dí­vi­das em im­pos­tos, jun­to ao mu­ni­cí­pio.

Res­sal­ta­mos, to­do o tem­po, que ape­sar das dí­vi­das, o Jó­quei nun­ca es­te­ve à ven­da, de acor­do com jo­que­a­nos. O que hou­ve fo­ram ges­tões que en­tra­ram pa­ra sa­nar os pro­ble­mas e que, no en­tan­to, os dei­xa­ram se avo­lu­mar. Ora, um clu­be é pa­ra o des­fru­te e não pa­ra ar­ru­mar con­fu­são, co­mo ob­ser­vou o ami­go Is­sam Mu­nif's, jo­que­a­no das an­ti­gas, jus­ti­fi­can­do a au­sên­cia de mais jo­que­a­nos nes­ta lu­ta, já que as pes­so­as es­tão des­cren­tes, de­sen­can­ta­das com a po­li­ti­ca­gem que ora re­i­na, em nos­so pa­ís.

Uma coi­sa é cer­ta. Pou­cas pes­so­as es­tão fi­si­ca­men­te nes­ta lu­ta. Mas se per­der­mos e per­der­mos o Jó­quei, as crí­ti­cas aos po­lí­ti­cos que aí es­tão en­vol­vi­dos, vi­rão for­tes. A go­i­a­ni­da­de tem tra­di­ção, tem his­tó­ria. Es­ses po­lí­ti­cos não mais, pas­sa­rão.

Nos úl­ti­mos 10 anos, vá­ri­as pes­so­as ten­ta­ram in­ter­vir jun­to às di­re­ções, mas não con­se­gui­mos nos re­u­nir, nos or­ga­ni­zar em um gru­po. Is­to foi pos­sí­vel, gra­ças ao CAU­GO, o Con­se­lho de Ar­qui­te­tu­ra e Ur­ba­nis­mo de Go­i­ás, que já pro­to­co­lou no Iphan, pe­di­do de tom­ba­men­to do pré­dio, o que evi­ta a de­mo­li­ção e a mo­di­fi­ca­ção es­tru­tu­ral do imó­vel, mas não ga­ran­te re­cur­sos pa­ra sua ma­nu­ten­ção. Di­ga-se de pas­sa­gem, há a pers­pec­ti­va de uma pes­qui­sa de uma pro­fes­so­ra da Ar­qui­te­tu­ra, que po­de­rá tra­zer re­cur­sos de or­ga­nis­mos in­ter­na­cio­nais, pa­ra es­te pro­pó­si­to. A pes­qui­sa abor­da­rá o es­pa­ço fí­si­co e tam­bém, a ques­tão so­ci­al e eco­nô­mi­ca que en­vol­veu o Jó­quei, de sua cri­a­ção, até aqui.

O fa­to de ter­mos con­ta­do com a pre­sen­ça do ver Ro­gé­rio Cruz, foi mui­tís­si­mo re­le­van­te, pois ele é o agen­te ne­go­cia­dor, da Iurd, nes­ta ques­tão. Ele nos con­tou que é pas­tor da Igre­ja Uni­ver­sal há mais de 30 anos, já mo­rou em di­ver­sas ci­da­des, in­clu­si­ve da Àfri­ca. Con­tou-nos que es­ta­va em Go­i­â­nia há um ano, quan­do se tor­nou ve­re­a­dor, com mais de 7 mil vo­tos e que es­tá no 2º man­da­to, pa­ra o qual re­ce­be­ra mais de 9 mil vo­tos. Dis­se tam­bém, que por on­de pas­sou e mo­rou, sem­pre pro­cu­rou co­nhe­cer a his­tó­ria do lu­gar, res­pon­den­do-nos, por ter se sen­ti­do pro­vo­ca­do so­bre a pre­ser­va­ção da cul­tu­ra go­i­a­ni­en­se.

En­ten­di que en­tre co­nhe­cer e res­pei­tar, exis­te uma lon­ga dis­tân­cia...

Ou­vi­mos ali, que a Igre­ja Uni­ver­sal es­tá em mais de 180 paí­ses e que aqui em Go­i­â­nia tem 55 mil fi­éis, dis­tri­bu­í­dos em 150 igre­jas. Ou­vi­mos tam­bém, de ou­tro pas­tor da igre­ja, que so­mos pou­cos e que a igre­ja con­se­gue fa­zer um abra­ço com 4 vol­tas, ao re­dor do Jó­quei, di­fe­ren­te­men­te de nós. Fo­mos, co­mo só­ci­os, ques­ti­o­na­dos so­bre “o es­ta­do de aban­do­no do clu­be”. Che­gou a ser di­to por um ou­tro pas­tor da IURD, que já que lu­ta­mos pe­lo Jó­quei, de­ve­rí­a­mos pe­gar umas vas­sou­ras e bal­des e ir lá, lim­par, cu­i­dar do clu­be, que es­tá cheio de li­xo e mos­qui­tos da den­gue e chikun­gu­nha... Ve­xa­tó­rio!

Nos fo­ra di­to tam­bém, que a Iurd res­pei­ta e tra­ba­lha den­tro da lei. O CAU­GO res­sal­tou que se cons­trói leis con­for­me con­ve­niên­cias e pe­diu, so­le­ne­men­te, que is­to não se­ja fei­to, co­mo ar­ran­jo, pa­ra que a ne­go­ci­a­ção se efe­ti­ve, em de­tri­men­to da ci­da­de.

O bom, foi que o ver Ro­gé­rio Cruz, dis­se que a Igre­ja es­tá aber­ta a to­dos os ques­ti­o­na­men­tos e que, se re­al­men­te, a As­sem­bleia que “op­tou’ pe­la ven­da clu­be, foi vi­ci­a­da, a Iurd re­cua. Te­mos pro­vas dis­to, em pes­so­as, fo­tos, fil­me e Ata, já que de on­ze vo­tos a fa­vor, dois fo­ram de pes­so­as que não eram só­cias. A As­sem­bleia foi con­vo­ca­da nos trâ­mi­tes le­gais, pe­la sua pu­bli­ca­ção em jor­nal. Mas não hou­ve di­vul­ga­ção e, ten­do si­do con­vo­ca­da pa­ra as 13 ho­ras, às 13:10, quem che­gou en­con­trou um ca­de­a­do, no por­tão.

Ti­ve­mos uma si­tu­a­ção que con­si­de­ro re­le­van­te: O fi­lho do ex-se­cre­tá­rio da Amma, que au­to­ri­zou a der­ru­ba­da do bos­que do Jó­quei, na vi­ra­da do ano de 2007 pa­ra 2008, es­ta­va à me­sa, re­pre­sen­tan­do a Seg­planh. Dis­se - nos que tam­bém é jo­que­a­no e tem vá­ri­as me­mó­ri­as afe­ti­vas, mas que te­ria que ana­li­sar a ma­té­ria sob o pon­to de vis­ta da lei e que o Jó­quei ain­da não es­tá tom­ba­do.

Em­ble­má­ti­co. O se­cre­tá­rio da Amma, àque­la épo­ca, pas­sou por pro­ces­so de im­pro­bi­da­de, por, en­tre ou­tros fa­tos, ques­tões re­la­ti­vas à li­cen­ças am­bien­tais. É cla­ro que o pa­tri­mô­nio eco­ló­gi­co do Jó­quei fo­ra des­tru­í­do cri­mi­no­sa­men­te. Ten­tei im­pe­dir con­ver­san­do com po­lí­ti­cos que tra­ba­lha­va, com a di­re­ção do clu­be; de­nun­ci­ei até ao Gre­en­pe­a­ce, mas na­da foi fei­to. Hou­ve in­clu­si­ve, pro­ces­so tam­bém por re­gis­tro de ata fal­sa na Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res, pa­ra a efe­ti­va­ção de fa­cul­da­de na área do Jó­quei. E lá es­tá o con­cre­tão aban­do­na­do, no lu­gar do bos­que.

Co­mo foi mui­to bem di­to pe­la com­pa­nhei­ra San­dra Fleury, “a lei é uma coi­sa a mo­ral é ou­tra”. Es­se pro­ces­so de ven­da es­tá ei­va­do de ví­ci­os e en­ga­na­ções. São 1.700 só­ci­os re­mi­dos. Ou­tros tan­tos, pro­pri­e­tá­rios. De mi­nha par­te, es­cre­vi pro­je­to so­ci­al há 10 anos atrás. Pa­guei e en­trei en­quan­to o clu­be es­te­ve aber­to e te­nho com­pro­van­tes.

Pre­ci­sei di­zer que há mui­to, o clu­be es­tá tran­ca­do e que o Sr. Lu­iz Car­los Tei­xei­ra Ba­hia, ne­to de Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co e só­cio no 01 do clu­be, pre­ci­sou de au­to­ri­za­ção ju­di­cial pa­ra con­se­guir en­trar lá. É pa­ten­te que o Jó­quei es­tá es­tra­te­gi­ca­men­te aban­do­na­do, pa­ra jus­ti­fi­car sua “in­vi­a­bi­li­da­de”. Is­to vem sen­do cons­tru­í­do há mais de 15 anos e so­men­te ago­ra, nos uni­mos à pes­so­as re­al­men­te in­te­res­sa­das na pro­te­ção do nos­so pa­tri­mô­nio.

Di­an­te do ar­gu­men­to de que a Iurd aju­da o go­ver­no, pois a re­gi­ão cen­tral é vi­o­len­ta e a igre­ja tem “tra­ba­lho so­ci­al” e re­ti­ra pes­so­as das dro­gas, in­for­mei que quem faz “tra­ba­lho so­ci­al” é As­sis­ten­te So­ci­al, pro­fis­si­o­nal for­ma­do no Ser­vi­ço So­ci­al, em en­si­no su­pe­ri­or. Que o que vai re­sol­ver a ques­tão so­ci­al são as po­lí­ti­cas so­ci­ais, o po­der pú­bli­co, que de­ve efe­ti­var os di­rei­tos so­ci­ais. Con­tei tam­bém, que quan­do as Ong's, igre­jas e pes­so­as bon­do­sas atuam pa­ra “aju­dar” pes­so­as, es­sa “aju­da” es­ca­mo­teia a ques­tão so­ci­al, amor­te­ce as lu­tas, apla­i­nan­do a ne­ces­si­da­de dos di­rei­tos ga­ran­ti­dos na CF/88. Uma boa opor­tu­ni­da­de pra di­zer is­to. O Ser­vi­ço So­ci­al e por­tan­to, as­sis­ten­tes so­ci­ais, não “aju­dam’ nin­guém e sim, ga­ran­tem di­rei­tos.

Ma­ria Es­ter, pre­si­den­te do CAU­GO, res­sal­tou a fal­ta de edu­ca­ção pa­tri­mo­ni­al, lem­bran­do que “mi­lha­res de pes­so­as pas­sam di­a­ria­men­te pe­la Av. Anhan­gue­ra e não têm co­nhe­ci­men­to do as­sun­to”. A fal­ta de in­ves­ti­men­tos na re­gi­ão cen­tral ad­vém do pro­ces­so de es­va­zia­men­to pro­vo­ca­do pe­las po­lí­ti­cas ur­ba­nas de ex­pan­são das ci­da­des, sen­do que so­men­te com in­ter­ven­ções ur­ba­nas vol­ta­das ao in­cen­ti­vo da fre­quên­cia e per­ma­nên­cia no lo­cal, por meio de ati­vi­da­des re­la­ci­o­na­das à cul­tu­ra, ao co­mér­cio e à mo­ra­dia, as áre­as de­gra­da­das e su­bu­ti­li­za­das se­rão re­qua­li­fi­ca­das.

Ora, a re­gi­ão cen­tral é uma área do­ta­da de ex­ce­len­te in­fra­es­tru­tu­ra e pos­sui gran­de im­por­tân­cia his­tó­ri­ca pa­ra a ci­da­de. As­sim sen­do, o po­der pú­bli­co de­ve, de acor­do com es­tu­di­o­sos do as­sun­to, ga­ran­tir a iden­ti­da­de des­sa área, que faz par­te da ocu­pa­ção ori­gi­nal da ci­da­de e por­tan­to, da iden­ti­da­de de seu po­vo. Di­ga-se de pas­sa­gem, são inú­me­ras, as pes­so­as ido­sas, mo­ra­do­ras da re­gi­ão cen­tral e seu en­tor­no, que po­de­rão se be­ne­fi­ci­ar de uma par­ce­ria en­tre o po­der pú­bli­co e o Jó­quei. Não se pen­sa aqui, ape­nas em la­zer e es­por­tes pa­ra cri­an­ças e jo­vens.

Ca­í­que, es­tu­dan­te de ar­qui­te­tu­ra, res­sal­tou o va­lor do de­ba­te pa­ra o es­cla­re­ci­men­to da po­pu­la­ção. Fa­la da im­por­tân­cia da pre­ser­va­ção pe­lo pa­tri­mô­nio e que há vá­rios mo­vi­men­tos de es­tu­dan­tes de ar­qui­te­tu­ra a fa­vor da pre­ser­va­ção do pré­dio.

Ma­ria Es­ter foi ta­xa­ti­va, afir­mou que o pré­dio não foi aban­do­na­do e que o es­ta­do de de­pre­da­ção em que se en­con­tra, é pro­po­si­tal pa­ra des­va­lo­ri­zar o imó­vel e que não se­rão no­vas cons­tru­ções no lu­gar que irão di­mi­nu­ir a vi­o­lên­cia nes­se lo­cal, e sim po­lí­ti­cas pú­bli­cas efi­ci­en­tes, que re­sol­vam as ques­tões so­ci­ais.

Ex­ce­len­te, a fa­la do Sr. Jo­sé Car­los, do Sin­di­lo­jas, afir­man­do o in­te­res­se do em­pre­sa­ri­a­do em re­vi­ta­li­zar o cen­tro de Go­i­â­nia, di­zen­do en­ten­der que ali de­ve ser um es­pa­ço de la­zer e cul­tu­ra, o que po­de­rá atra­ir pes­so­as pa­ra a re­gi­ão. Fa­lou da im­por­tân­cia de ter­mos um pro­je­to so­ci­al e eu in­for­mei, jun­to à Ma­ria Es­ter, que o te­mos. Já o en­ca­mi­nha­mos, pa­ra apre­cia­ção.

Ou­vi­mos da Sra. Ma­ria Aba­dia, da Se­du­ce, que o Go­ver­na­dor se ofe­re­ceu co­mo me­di­a­dor, na cons­tru­ção de uma me­lhor so­lu­ção. A Profª Ra­quel Tei­xei­ra, des­de o iní­cio, se co­lo­cou co­mo nos­sa par­cei­ra, na de­fe­sa des­te pa­tri­mô­nio.

O ve­re­a­dor Pau­lo Ma­ga­lhã­es, que há mes­es cri­ti­cou, via im­pren­sa, a si­tu­a­ção do Jó­quei, cri­ti­cou o lu­xo das igre­jas, as gran­des cons­tru­ções dos tem­plos. Pe­diu res­pei­to à his­tó­ria da ci­da­de, ao ne­to de Pe­dro Lu­do­vi­co pre­sen­te na Au­diên­cia, con­tan­do so­bre al­guns dos gran­des even­tos re­a­li­za­dos no Jó­quei, des­de quan­do ele era me­ni­no e acom­pa­nha­va Pe­dro Lu­do­vi­co, di­zen­do que era en­gra­xa­te, mas par­ti­ci­pa­va dos even­tos, no Jó­quei. Com­pro­me­teu-se a con­ver­sar com o pre­fei­to pa­ra bus­ca­rem ou­tra área, no par­que Lo­zan­des, por exem­plo.

O ou­tro pas­tor da igre­ja, que nos ori­en­tou a ir la­var o Jó­quei, di­zen­do que não gos­ta de hi­po­cri­sia, ar­gu­men­tou que não en­ten­de o pre­con­cei­to con­tra a Igre­ja, se di­zen­do in­dig­na­do com o mo­vi­men­to de per­se­gui­ção re­li­gi­o­sa que es­ta­mos pro­mo­ven­do, mas pen­so que dei­xa­mos cla­ro, que nos­so Mo­vi­men­to é pa­ra sal­var o Jó­quei, não tem na­da a ver com a igre­ja.

A es­tra­nhe­za do dia fi­cou por con­ta do ver Vi­ni­ci­us Cir­quei­ra, que, por ter si­do elei­to após ter si­do con­se­lhei­ro tu­te­lar, de­ve­ria en­ten­der a im­por­tân­cia do Jó­quei pa­ra a ci­da­de, pa­ra cri­an­ças e ado­les­cen­tes, mas che­gou no fim, de­bo­chou do de­ba­te e dis­se que a Igre­ja po­de mui­to aju­dar, che­gan­do tam­bém, à con­clu­são de que há pre­con­cei­to nos­so con­tra a Iurd e se co­lo­can­do “fa­vo­rá­vel” à ven­da do Jó­quei.

Ex­ce­len­te, a fa­la emo­cio­na­da e con­tun­den­te, do Sr. Ni­co­la Li­mon­gi Ne­to, jo­que­a­no. Fa­lou da his­tó­ria do clu­be com seus cam­pe­o­na­tos de bas­que­te e na­ta­ção, fa­lou da his­tó­ria de Go­i­â­nia. Ro­gou apoio aos ve­re­a­do­res, pa­ra a re­vi­ta­li­za­ção do cen­tro de Go­i­â­nia, re­a­fir­mou que a ven­da do Jó­quei não re­sol­ve­rá os pro­ble­mas do cen­tro de Go­i­â­nia e res­sal­tou que o Jó­quei é dos jo­que­a­nos.

Em su­as con­si­de­ra­ções fi­nais, o pas­tor, ver Ro­gé­rio Cruz, dis­se que con­tra a “von­ta­de de Deus nin­guém po­de” e que se ele “ti­ver que cri­ar leis pa­ra a ci­da­de, que vai cri­ar, con­for­me o en­ten­di­men­to que ele tem”, “sem o me­nor pro­ble­ma”. Mas tam­bém, os pas­to­res mes­mo dis­se­ram que, “se não for da von­ta­de de Deus, não vão com­prar o Jó­quei”.

Es­pe­ra­mos sin­ce­ra­men­te que não ha­jam, nes­te pro­ces­so, ar­ran­jos hu­ma­nos a fa­vor do po­der eco­nô­mi­co e es­pú­ri­os à pa­la­vra de Deus.

Im­pe­cá­vel, a con­du­ção da ver Dra. Cris­ti­na. De­mo­crá­ti­ca, ele­gan­te e im­par­ci­al, em­bo­ra tam­bém des­de o iní­cio, na lu­ta co­nos­co, pe­la pre­ser­va­ção do nos­so pa­tri­mô­nio, que co­mo já foi di­to, ain­da é his­tó­ri­co, cul­tu­ral, so­ci­al e ar­qui­te­tô­ni­co, em­bo­ra não se­ja mais, eco­ló­gi­co. Pre­ten­de­mos re­ar­bo­ri­zar a área con­cre­ta­da e re­cu­pe­rar as mi­nas d'água, ali su­fo­ca­das.

A lu­ta con­ti­nua. Sal­ve Jó­quei!!

(Ale­xan­dra Ma­cha­do Cos­ta, po­e­ti­sa, as­sis­ten­te so­ci­al, ser­vi­do­ra mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias