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OPINIÃO

Ciência e religião: a invenção de 2018

Po­de­rí­a­mos es­tar co­me­mo­ran­do o ano de 2.770, se con­si­de­rás­se­mos o ano um do Im­pé­rio Ro­ma­no, con­ta­do a par­tir da fun­da­ção de Ro­ma (em 753 a.C.). Ou o Ano 5, do Ca­len­dá­rio Maia, que ini­ciou um no­vo ci­clo em 2012. Ou mes­mo nem es­ta­rí­a­mos co­me­mo­ran­do o Ano No­vo, se se­guís­se­mos o Ca­len­dá­rio Is­lâ­mi­co, cu­ja con­ta­gem se ini­cia em 1° Mu­har­ram, do ano 1, cor­res­pon­den­te ao dia 16 de ju­lho do ano de 622 da era cris­tã.

O sis­te­ma de con­ta­gem de tem­po pe­lo Mé­to­do So­lar con­si­de­ra três di­vi­sões: dia, mês e ano, ob­ser­van­do o mo­vi­men­to de ro­ta­ção e trans­la­ção, o tem­po que a Ter­ra le­va pa­ra gi­rar em tor­no de si mes­ma e do Sol, res­pec­ti­va­men­te. Pa­ra o mo­vi­men­to de trans­la­ção a Ter­ra le­va 365 di­as e 6 ho­ras. Da mes­cla da Ci­ên­cia com a Re­li­gi­ão sur­giu nos­so ca­len­dá­rio, sis­te­ma de con­ta­gem dos anos ba­se­a­do no Sis­te­ma So­lar, de­fi­nin­do o ano um co­mo um mar­co re­li­gi­o­so.

O ca­len­dá­rio ofi­ci­al bra­si­lei­ro, cha­ma­do Cris­tão, foi uma cri­a­ção de um mon­ge cha­ma­do Dio­ní­sio Exi­gu­us. A Igre­ja não es­ta­va sa­tis­fei­ta com o mé­to­do de con­ta­gem dos anos do Im­pé­rio Ro­ma­no, no que o mon­ge, tam­bém ma­te­má­ti­co, fez al­guns cál­cu­los que de­fi­ni­ram a con­ta­gem a par­tir do nas­ci­men­to de Je­sus Cris­to. A par­tir do tex­to bí­bli­co, o mon­ge che­ga ao "An­no Do­mi­ni", la­tim de “o ano do nos­so Se­nhor",  con­si­de­ran­do-o o ano 1 e, a par­tir dis­so, de­fi­nin­do a con­ta­gem ten­do o An­no Do­mi­ni co­mo mar­co.  Es­sa de­fi­ni­ção sur­giu no ano de 525 d.C. (há tam­bém re­gis­tros do ano de 532 d.C.), e fo­ram ne­ces­sá­rios cer­ca de no­ve sé­cu­los pa­ra o ca­len­dá­rio ser po­pu­la­ri­za­do pe­lo mun­do, gra­ças à pro­pa­ga­ção da re­li­gi­ão Ca­tó­li­ca. Por­tu­gal, por exem­plo, pas­sa a con­si­de­rar ofi­ci­al­men­te o Ca­len­dá­rio Cris­tão so­men­te em 1.452 d.C. Nas Amé­ri­cas, cu­jos ca­len­dá­rios se­gui­am os po­vos pré-co­lom­bi­a­nos, a ado­ção do no­vo sis­te­ma che­gou com os in­vas­ores, ou co­lo­ni­za­do­res, ou con­quis­ta­do­res eu­ro­peus.

O fa­to é que es­se sis­te­ma de con­ta­gem de anos não tem se­quer 2018 anos.  No má­xi­mo, che­ga a 1.493 anos, dos 4 bi­lhões de anos do pla­ne­ta Ter­ra, ou dos pou­co mais de 6 mil anos do iní­cio da ci­vi­li­za­ção, se­gun­do re­gis­tros his­tó­ri­cos. Ain­da as­sim, é um dos sis­te­mas mais usa­dos no mun­do, par­ti­cu­lar­men­te o mais usa­do nos paí­ses oci­den­tais.

Mas tão re­le­van­te quan­to a con­ta­gem, a in­ven­ção do rei­ní­cio é um acha­do. Rei­ni­ci­ar abre a pers­pec­ti­va de re­no­va­ção, de re­co­me­ço. For­ta­le­ce as men­tes can­sa­das do co­ti­dia­no, pa­ra a re­con­ta­gem dos di­as e mes­es, um con­vi­te pa­ra no­vos pla­nos. E se de fa­to o rei­ní­cio é um fô­le­go no­vo pa­ra a vi­da na Ter­ra, sa­ber que sua de­fi­ni­ção se deu pe­la jun­ção de Re­li­gi­ão e da Ci­ên­cia é, igual­men­te, aca­len­ta­dor.

Nos­so ca­len­dá­rio é, de cer­to mo­do, uma pro­va de que po­de­mos al­can­çar re­sul­ta­dos pro­fí­cuos a par­tir do di­á­lo­go das di­fe­ren­ças e di­fe­ren­tes, mes­mo que es­tes es­te­jam es­tra­te­gi­ca­men­te po­si­cio­na­dos em ex­tre­mos ide­o­ló­gi­cos, mas uni­dos em um só es­pa­ço-tem­po. Fe­liz ano no­vo. Fe­liz 2018.

(Cle­o­mar Ro­cha, se­cre­tá­rio de Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção da Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia @cle­o­mar­ro­cha PPG Ar­te e Cul­tu­ra Vi­su­al | FAV | UFG - pro­fes­sor Me­dia Lab BR, co­or­de­na­dor pes­qui­sa­dor PQ CNPq www.me­di­a­lab.ufg.br)

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