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OPINIÃO

Educação é um direito: Base Nacional Comum Curricular

Ter­mi­na­do o ano de 2017, va­mos dar a par­ti­da no de­ci­si­vo ano de 2018. Por to­da a mi­nha ex­pe­ri­ên­cia de mais de 30 anos de vi­da pú­bli­ca, por to­das as mi­nhas con­vic­ções pes­so­ais, na­da me­lhor do que ini­ci­ar­mos o ano fa­lan­do de edu­ca­ção. Mais pre­ci­sa­men­te, que­ro com­par­ti­lhar com os lei­to­res al­gu­mas apre­cia­ções so­bre a Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar que, fi­nal­men­te, co­me­ça a ser apli­ca­da no Bra­sil.

Na área da edu­ca­ção é o as­sun­to do mo­men­to. Mes­mo por­que, se há um as­sun­to que foi, apro­pria­da­men­te, am­pla e de­mo­cra­ti­ca­men­te dis­cu­ti­do foi a BNCC.

A pri­mei­ra ver­são, di­vul­ga­da em mar­ço de 2016, sub­me­ti­da a con­sul­ta pú­bli­ca des­de ou­tu­bro de 2015, re­ce­beu mais de 12 mi­lhões de con­tri­bui­ções de to­dos os seg­men­tos in­te­res­sa­dos. Em maio de 2016 foi pu­bli­ca­da a se­gun­da ver­são, in­cor­po­ran­do os de­ba­tes an­te­rio­res, e sub­me­ti­da à dis­cus­são de 9 mil pro­fes­so­res, pe­lo Fó­rum Na­ci­o­nal dos Se­cre­tá­rios Es­ta­du­ais de Edu­ca­ção (Con­sed) e pe­la Uni­ão Na­ci­o­nal dos Di­ri­gen­tes Mu­ni­ci­pa­is de Edu­ca­ção (Un­di­me).

Hou­ve, por­tan­to, um am­plo de­ba­te, acom­pa­nha­do e di­vul­ga­do por ve­í­cu­los da mí­dia di­gi­tal e im­pres­sa. O do­cu­men­to, que co­me­ça a ser co­lo­ca­do em prá­ti­ca, é, por­tan­to, le­gal e le­gí­ti­mo. Mas, o que é a Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar, ou a BNCC?

“É um do­cu­men­to que vi­sa nor­te­ar o que é en­si­na­do nas es­co­las do Bra­sil in­tei­ro, en­glo­ban­do to­das as fa­ses da edu­ca­ção bá­si­ca, des­de a Edu­ca­ção In­fan­til até o fi­nal do En­si­no Mé­dio”. De fa­to, a Ba­se vai nor­te­ar os cur­rí­cu­los dos sis­te­mas e re­des de en­si­no es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pa­is, co­mo tam­bém as pro­pos­tas pe­da­gó­gi­cas de to­das as es­co­las pú­bli­cas e pri­va­das de edu­ca­ção in­fan­til, en­si­no fun­da­men­tal e en­si­no mé­dio, em to­do o Bra­sil.

Tra­ta-se de uma es­pé­cie de re­fe­rên­cia dos ob­je­ti­vos de apren­di­za­gem de ca­da uma das eta­pas de sua for­ma­ção. Não é um cur­rí­cu­lo, mas uma fer­ra­men­ta que vi­sa ori­en­tar a ela­bo­ra­ção do cur­rí­cu­lo es­pe­cí­fi­co de ca­da es­co­la, sem des­con­si­de­rar as par­ti­cu­la­ri­da­des me­to­do­ló­gi­cas, so­ci­ais e re­gi­o­nais de ca­da uma.

Tal­vez o fa­to mais im­por­tan­te da co­lo­ca­ção em prá­ti­ca da Ba­se, é que a Edu­ca­ção pas­sa­rá a ser tra­ta­da co­mo um di­rei­to, co­mo afir­ma o pró­prio Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção.

Is­so sig­ni­fi­ca que to­do es­tu­dan­te, em to­das as re­gi­ões, te­nha ga­ran­ti­do o “aces­so à apren­di­za­gem de co­nhe­ci­men­tos fun­da­men­tais, pro­mo­ven­do equi­da­de e mai­or co­e­rên­cia em to­do o sis­te­ma edu­ca­cio­nal”. Es­se é o ob­je­to cen­tral a ser al­can­ça­do por meio da BNCC.

O se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção Bá­si­ca do MEC, Ma­nu­el Pa­lá­cios, afir­ma que “a pro­pos­ta tem a in­ten­ção de tra­tar a Edu­ca­ção co­mo um di­rei­to e de­fi­nir com mais cla­re­za co­mo es­se di­rei­to se re­a­li­za ple­na­men­te pa­ra to­dos”.

Se is­so for con­cre­ti­za­do, e acre­di­to que se­rá, a BNCC va­lo­ri­za os sis­te­mas edu­ca­cio­nais co­mo par­te fun­da­men­tal da vi­da das pes­so­as. Pe­la sua am­pli­tu­de a Ba­se im­pac­ta­rá ou­tras po­lí­ti­cas no âm­bi­to edu­ca­cio­nal, co­mo a for­ma­ção de pro­fes­so­res, a ela­bo­ra­ção do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) e a pro­du­ção de ma­te­ri­ais di­dá­ti­cos.

O Pre­si­den­te da Uni­ão Na­ci­o­nal dos Di­ri­gen­tes Mu­ni­ci­pa­is de Edu­ca­ção, Ales­sio Cos­ta Li­ma, dis­se que “a BNCC é um pi­lar pa­ra re­es­tru­tu­rar to­do o sis­te­ma edu­ca­cio­nal do pa­ís, in­do em di­re­ção ao Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção”.

É bom que se di­ga que a cons­tru­ção de uma ba­se na­ci­o­nal co­mum pa­ra sub­si­di­ar os cur­rí­cu­los das uni­da­des es­co­la­res e pa­ra ori­en­tar a prá­ti­ca do­cen­te, não é uma pe­cu­li­a­ri­da­de ou ex­clu­si­vi­da­de do Bra­sil, na­tu­ral­men­te. A In­gla­ter­ra tem o seu do­cu­men­to des­de 1988; a Fin­lân­dia, des­de 1998; Por­tu­gal, des­de 2001, ci­tan­do al­guns paí­ses. O nos­so mo­de­lo é ins­pi­ra­do no mo­de­lo aus­tra­li­a­no.

Vol­tan­do à nos­sa Ba­se, ela da­rá uma con­tri­bui­ção va­li­o­sa pa­ra que o atu­al sis­te­ma edu­ca­cio­nal pos­sa con­tri­bu­ir, efe­ti­va­men­te, no pro­ces­so de cons­tru­ção da ci­da­da­nia dos alu­nos bra­si­lei­ros, ga­ran­tin­do que seus di­rei­tos de apren­di­za­gem e su­as ha­bi­li­da­des, a se­rem per­se­gui­dos nos pró­xi­mos anos, se­jam os mes­mos pro­pos­tos pa­ra a edu­ca­ção mun­di­al.

Cer­ta­men­te, foi pen­san­do nes­sa pers­pec­ti­va uni­ver­sal, tra­zi­da pe­la en­tra­da em vi­gor da BNCC, que a se­cre­tá­ria exe­cu­ti­va do MEC, Ma­ria He­le­na Gui­ma­rã­es, dis­se, com mui­ta fe­li­ci­da­de, que a Ba­se tem co­mo ob­je­ti­vo ga­ran­tir a for­ma­ção in­te­gral dos in­di­ví­duos, por meio do de­sen­vol­vi­men­to das cha­ma­das com­pe­tên­cias do sé­cu­lo XXI.

Li­te­ral­men­te, a se­cre­tá­ria dis­se que “As com­pe­tên­cias do sé­cu­lo XXI di­zem res­pei­to a for­mar ci­da­dã­os mais crí­ti­cos, com ca­pa­ci­da­de de apren­der a apren­der, de re­sol­ver pro­ble­mas, de ter au­to­no­mia pa­ra a to­ma­da de de­ci­sões, ci­da­dã­os que se­jam ca­pa­zes de tra­ba­lhar em equi­pe, res­pei­tar o ou­tro, o plu­ra­lis­mo de idei­as, que te­nham a ca­pa­ci­da­de de   de­fen­der seu pon­to de vis­ta. (…) A so­ci­e­da­de con­tem­po­râ­nea im­põe um no­vo olhar a ques­tões cen­tra­is da edu­ca­ção, em es­pe­ci­al: o que apren­der, pa­ra que apren­der, co­mo en­si­nar e co­mo ava­li­ar o apren­di­za­do”.

Po­de­mos di­zer, ago­ra, que a edu­ca­ção bra­si­lei­ra tem um nor­te e is­so, num pa­ís co­mo o nos­so, é uma con­quis­ta que tem que ser re­al­men­te co­me­mo­ra­da. Pa­ra­béns aos edu­ca­do­res bra­si­lei­ros.

(Lú­cia Vâ­nia, se­na­do­ra da Re­pú­bli­ca, pre­si­den­te da Co­mis­são de Edu­ca­ção do Se­na­do e jor­na­lis­ta)

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