Home / Opinião

OPINIÃO

General Filipe Antônio Xavier de Barros, um taguatinguense que governou Goiás

De vez em quan­do, meu ami­go Ger­cí­lio Go­di­nho, que foi meu co­le­ga de Gi­ná­sio Jo­ão d´Abreu em Di­a­nó­po­lis nos anos ses­sen­ta e meu lei­tor de to­dos os di­as, co­bra-me ma­té­rias so­bre gen­te e coi­sas do su­des­te to­can­ti­nen­se, ou­tro­ra per­ten­cen­te ao nor­des­te de Go­i­ás.

Ger­cí­lio é um da­que­les fer­re­nhos de­fen­so­res da ter­ra e não me­de es­for­ços pa­ra ver sua ter­ra co­lo­ca­da em seu de­vi­do lu­gar, e vá­ri­as ve­zes me for­ne­ceu ele­men­tos pa­ra pre­en­cher es­tas mi­nhas pá­gi­nas, quan­do, por exem­plo, es­cre­vi so­bre seu pai, Ca­mi­lo Go­di­nho, um pi­o­nei­ro de Go­i­â­nia, que, a pe­di­do de Pe­dro Lu­do­vi­co, an­dou com­pran­do lo­tes e cons­tru­in­do ca­sas pa­ra aju­dar a im­ple­men­tar a jo­vem ca­pi­tal.

Tão ami­gos se tor­na­ram, que deu o fi­lho Ger­cí­lio pa­ra o en­tão in­ter­ven­tor ba­ti­zar.

De uns tem­pos pa­ra cá, ele, vi­si­tan­do o Pa­lá­cio no Cen­tro Ad­mi­nis­tra­ti­vo da Pra­ça Cí­vi­ca, re­ven­do a ga­le­ria dos ex-go­ver­na­do­res, viu que fal­ta­va jus­ta­men­te o re­tra­to de um ilus­tre ta­gua­tin­guen­se, cu­ja pre­sen­ça fo­ra sub­tra­í­da da His­tó­ria pe­la au­sên­cia na re­fe­ri­da ga­le­ria.

E não me­diu es­for­ços pa­ra ten­tar re­por a ver­da­de na His­tó­ria de Go­i­ás: man­dar co­lo­car uma fo­to ofi­ci­al do ilus­tre ta­gua­tin­guen­se, o ge­ne­ral Fi­li­pe An­tô­nio Xa­vi­er de Bar­ros, um im­po­lu­to ge­ne­ral que se sen­tou na ca­dei­ra mai­or do Pa­lá­cio da Es­me­ral­das.

Ia a uma au­to­ri­da­de, to­ma­va “chá de ca­dei­ra” em an­tes­sa­las de ga­bi­ne­tes, sem re­sul­ta­do, pois pa­re­ce que os go­i­a­nos – a co­me­çar dos mais al­tos – não pre­zam sua his­tó­ria, pou­co se im­por­tan­do em pre­ser­var as su­as ori­gens.

De­pois de mui­to ba­ta­lhar, foi ape­lar pa­ra seu ami­go de mui­tos anos, o se­cre­tá­rio Vil­mar Ro­cha, com quem Ger­cí­lio, co­mo há­bil po­lí­ti­co, man­te­ve lon­go e fe­cun­do con­ví­vio des­de que fo­ra pre­fei­to de Ta­gua­tin­ga, e Vil­mar, um atu­an­te de­pu­ta­do es­ta­du­al.

E o se­cre­tá­rio Vil­mar pro­me­teu aju­dá-lo, até in­cum­bin­do al­guns su­bal­ter­nos de vi­a­bi­li­za­rem o pro­je­to de Ger­cí­lio.

De­pois de ver cer­ta má von­ta­de de al­guns co­man­da­dos do se­cre­tá­rio Vil­mar Ro­cha, e ame­a­çan­do-os de co­mu­ni­car a seu che­fe aque­le ges­to re­bel­de, re­sol­ve­ram aten­der cum­prir a or­dem, e Ger­cí­lio pô­de res­pi­rar ali­vi­a­do, quan­do, na pre­sen­ça de sua es­po­sa, Ste­la, de seu fi­lho, Ger­ci­li­nho, do se­cre­tá­rio Vil­mar Ro­cha e ou­tras pes­so­as, viu ser en­tro­ni­za­do o re­tra­to do Ge­ne­ral Fi­li­pe An­tô­nio Xa­vi­er de Bar­ros na Ga­le­ria dos ex-Go­ver­na­do­res, en­tre os re­tra­tos de Elá­dio de Amo­rim (an­te­ces­sor) e Be­lar­mi­no Cru­vi­nel (su­ces­sor), ten­do go­ver­na­do Go­i­ás de 18 de fe­ve­rei­ro a 12 de se­tem­bro de 1946.

Pa­ra fa­zer jus­ti­ça, é mis­ter di­zer que Fi­li­pe An­tô­nio Xa­vi­er de Bar­ros nas­ceu em Ta­gua­tin­ga-TO em 5 de no­vem­bro de 1878, ten­do co­mo pa­is Pa­cí­fi­co An­tô­nio Xa­vi­er de Bar­ros e Fe­li­pa Ro­sa da Cu­nha. Cas­ou-se com Ama­si­les Xa­vi­er de Bar­ros, com quem te­ve umaa fi­lha.

Fez seus pri­mei­ros es­tu­dos em Go­i­ás, ini­ci­an­do sua car­rei­ra mi­li­tar aos de­zoi­to anos, quan­do in­gres­sou na Es­co­la Tá­ti­ca e de Ti­ro de Rio Par­do, no rio Gran­de do Sul. Trans­fe­riu-se de­pois pa­ra a Es­co­la Mi­li­tar da Praia Ver­me­lha, no Rio de Ja­nei­ro, en­tão Fe­de­ral, de on­de saiu em 1904 co­mo al­fe­res-alu­no, ten­do si­do pro­mo­vi­do a se­gun­do-te­nen­te em ja­nei­ro de 1907 e nes­se mes­mo ano con­clu­iu o cur­so de En­ge­nha­ria e Es­ta­do-Mai­or; em se­tem­bro de 1909 foi pro­mo­vi­do a se­gun­do te­nen­te; a ca­pi­tão em fe­ve­rei­ro de 1919 e em maio de 1921 a ma­jor, in­gres­san­do na In­ten­dên­cia de Guer­ra cri­a­da no Bra­sil pe­la Mis­são Mi­li­tar Fran­ce­sa.

Em agos­to de 1922 foi pro­mo­vi­do a te­nen­te-co­ro­nel, e um ano de­pois che­gou a co­ro­nel, em se­tem­bro de 1923, as­cen­den­do o ge­ne­ra­la­to em maio de 1929 co­mo ge­ne­ral-de-bri­ga­da, quan­do as­su­miu o Ser­vi­ço de In­ten­dên­cia do Exér­ci­to.

Co­mo re­sul­ta­do da Re­vol­ta Co­mu­nis­ta de 1935, o ge­ne­ral Fi­li­pe par­ti­ci­pou de uma re­u­ni­ão de ge­ne­ra­is do Exér­ci­to que ma­ni­fes­ta­ram apoio ao mi­nis­tro da Guer­ra, ge­ne­ral Jo­ão Go­mes Ri­bei­ro Fi­lho co­bran­do-lhe pu­ni­ção ri­go­ro­sa aos en­vol­vi­dos na  in­ten­to­na, pro­pon­do que os mi­li­ta­res im­pli­ca­dos fos­sem não só sub­me­ti­dos a jul­ga­men­to, co­mo ex­pul­so das fi­lei­ras.

Em 1937 pre­si­diu o Clu­be Mi­li­tar, pas­san­do à re­ser­va em se­tem­bro de 1940 bo pos­to de ge­ne­ral-de-di­vi­são.

Mui­to li­ga­do ao ge­ne­ral Eu­ri­co Gas­par Du­tra, foi no­me­a­do in­ter­ven­tor em Go­i­ás em ja­nei­ro de 1046, quan­do Du­tra as­su­miu o Pa­lá­cio do Ca­te­te, sub­sti­tuin­do o de­sem­bar­ga­dor Elá­dio de Amo­rim.

Em­pos­sa­do em 18 de fe­ve­rei­ro de 1946, pro­cu­rou im­ple­men­tar o pro­gres­so, atra­vés da aber­tu­ra de es­tra­das no nor­te do Es­ta­do e de­sen­vol­ver a vi­da cul­tu­ral de Go­i­â­nia.

En­tre­tan­to, a for­te opo­si­ção de po­lí­ti­cos lo­ca­is le­vou-o a exo­ne­rar-se em 11 de se­tem­bro de 1946, sen­do sub­sti­tu­í­do por Be­lar­mi­no Cru­vi­nel.

Ho­je, por ini­ci­a­ti­va de Ger­cí­lio Go­di­nho, es­se ilus­tre fi­lho de Ta­gua­tin­ga ho­je fi­gu­ra na Ga­le­ria dos ex-Go­verrna­do­res no Cen­tro Ad­mi­nis­tra­ti­vo  de  Go­i­â­nia.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa - AGI e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas - Abracrim,es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias