Home / Opinião

OPINIÃO

Solidariedade e esperança

Mais uma vez vi­ve­mos o pe­rí­o­do na­ta­li­no, du­ran­te o qual ga­nham for­ças nas pes­so­as os sen­ti­men­tos mais hu­ma­ni­tá­rios, es­pe­ci­al­men­te a so­li­da­ri­e­da­de. Se­gue-se, no nos­so ca­len­dá­rio, o ano no­vo, jun­tan­do, em to­dos nós, dois sen­ti­men­tos. Pri­mei­ro o Na­tal, ins­pi­ran­do a so­li­da­ri­e­da­de, e, o se­gun­do, a re­pre­sen­ta­ção da es­pe­ran­ça que se re­no­va.

Se­ja qual for o cre­do re­li­gi­o­so, a co­lo­ra­ção po­lí­ti­ca e/ou a for­ma­ção aca­dê­mi­ca, a clas­se so­ci­al, não há co­mo não re­co­nhe­cer que o Na­tal tem a sua im­por­tân­cia na cons­tru­ção de um mun­do mais hu­ma­no e con­sci­en­te da ne­ces­si­da­de de uma aju­da aos mais ne­ces­si­ta­dos.

O Na­tal, que sim­bo­li­za no cris­tia­nis­mo o nas­ci­men­to de Je­sus Cris­to, é ce­le­bra­do há mais de 1600 anos no dia 25 de de­zem­bro. O dia 25 foi es­ti­pu­la­do pe­la Igre­ja Ca­tó­li­ca no ano de 350 (sé­cu­lo IV), atra­vés do Pa­pa Jú­lio I, sen­do mais tar­de ofi­ci­a­li­za­do co­mo fe­ri­a­do.

A Bí­blia, em si, na­da diz so­bre o dia exa­to em que Je­sus nas­ceu. Por is­so, o Na­tal não fa­zia par­te das tra­di­ções cris­tãs. Mas a da­ta co­me­çou a ser ce­le­bra­da pa­ra a sub­sti­tu­ir a fes­ta pa­gã cha­ma­da Sa­tur­ná­lia, que por tra­di­ção acon­te­cia en­tre os di­as 17 e 25 de de­zem­bro. A co­me­mo­ra­ção do Na­tal pas­sou a ocor­rer em sub­sti­tui­ção a es­sa ce­le­bra­ção com o ob­je­ti­vo de fa­ci­li­tar a acei­ta­ção do cris­tia­nis­mo en­tre os pa­gã­os.

Den­tre os sím­bo­los de Na­tal, o mais des­ta­ca­do é a ár­vo­re de Na­tal que, no Bra­sil, nor­mal­men­te, é re­pre­sen­ta­da por um pi­nhei­ro. Den­tre as ver­sões so­bre a as­so­cia­ção da ár­vo­re ao Na­tal, uma de­las é que o for­ma­to tri­an­gu­lar do pi­nhei­ro re­pre­sen­ta a San­tís­si­ma Trin­da­de. O cos­tu­me de en­fei­tar as ár­vo­res de Na­tal sur­giu em 1510, em Ri­ga, na Le­tô­nia. Mais tar­de um pou­co, com a in­flu­ên­cia de Mar­ti­nho Lu­te­ro, o cos­tu­me foi ado­ta­do em 1539, em Es­tras­bur­go, na Ale­ma­nha. Aqui, na Amé­ri­ca La­ti­na, es­sa tra­di­ção te­ve iní­cio no sé­cu­lo XX, por in­flu­ên­cia es­pa­nho­la.

Após a ce­le­bra­ção da Pás­coa, a co­me­mo­ra­ção mais ve­ne­ra­da é cer­ta­men­te o Na­tal, que é en­ca­ra­do, uni­ver­sal­men­te, por pes­so­as de cre­dos di­ver­sos, co­mo o dia con­sa­gra­do à re­u­ni­ão da fa­mí­lia, à paz, à fra­ter­ni­da­de e à so­li­da­ri­e­da­de.

Pe­lo me­nos as apa­rên­cias in­di­cam que um sen­ti­men­to de so­li­da­ri­e­da­de in­va­de os co­ra­ções, do­a­ções são fei­tas, re­con­ci­li­a­ções se con­cre­ti­zam e de­se­jos de paz e fe­li­ci­da­de eco­am em meio a mú­si­cas an­ge­li­cais. Os ne­ces­si­ta­dos são mais lem­bra­dos e, com pro­xi­mi­da­de de mais uma vi­ra­da do ano, pro­mes­sas de uma no­va vi­da são fei­tas. É co­mo se a mal­da­de dei­xas­se de exis­tir, pois a amor é ma­ni­fes­ta­do em ca­da ges­to e re­fle­ti­do em ca­da sem­blan­te.

Um dia após a da­ta na­ta­li­na, tu­do vol­ta à nor­ma­li­da­de: os mi­se­rá­veis dei­xam de ser olha­dos, as pro­mes­sas são es­que­ci­das e, co­mo num pas­se de má­gi­ca, dei­xa­mos de la­do a es­sên­cia do amor.

Con­tu­do, se­ria im­por­tan­te que as pes­so­as agis­sem as­sim du­ran­te to­do o ano, dei­xan­do pre­do­mi­nar os sen­ti­men­tos de so­li­da­ri­e­da­de e amor ao pró­xi­mo, ma­ni­fes­tan­do-se sem hi­po­cri­sia.

Evi­den­te­men­te que, nes­se cli­ma de har­mo­nia, to­dos pen­sa­mos num mun­do on­de não hou­ves­se vi­o­lên­cia, as de­si­gual­da­des de­sa­pa­re­ces­sem, não hou­ves­sem guer­ras. En­fim, um mun­do de paz e amor, em que ca­da um fa­ça a sua par­te, a co­me­çar por nós.

Cer­ta­men­te foi ins­pi­ra­do num so­nho de du­ra­bi­li­da­de mai­or do cli­ma na­ta­li­no que o gru­po Rou­pa No­va com­pôs a mú­si­ca com o tí­tu­lo “Na­tal to­do dia” e em um dos ver­sos es­cre­veu: “Se a gen­te é ca­paz de es­pa­lhar ale­gria / Se a gen­te é ca­paz de to­da es­sa ma­gia / Eu te­nho cer­te­za que a gen­te po­dia / Fa­zer com que fos­se Na­tal to­do dia”.

Pois é em fun­ção de um Go­i­ás me­lhor to­dos os di­as e, por con­se­quên­cia, de um Bra­sil me­lhor não ape­nas es­po­ra­di­ca­men­te, que a ati­vi­da­de po­lí­ti­ca de­ve ser exer­ci­da com tran­spa­rên­cia, com res­pon­sa­bi­li­da­de e com lar­ga vi­são de po­lí­ti­cas pú­bli­cas con­se­quen­tes, que re­sul­tem em vi­da me­lhor pa­ra to­da a nos­sa po­pu­la­ção. Em to­dos os di­as de ca­da ano!

Nes­te fi­nal de 2017 va­mos co­me­mo­rar o Na­tal de um ano que foi ex­tre­ma­men­te vi­o­len­to: um am­bi­en­te be­li­co­so en­tre a Co­reia do Nor­te e os Es­ta­dos Uni­dos pai­ra, li­te­ral­men­te, com os ex­pe­ri­men­tos de bom­bas atô­mi­cas cru­zan­do os ares da Ásia, so­bre as nos­sas ca­be­ças; os acon­te­ci­men­tos po­lí­ti­cos aqui no Bra­sil nos man­ti­ve­ram em so­bres­sal­to cons­tan­te; ata­ques ter­ro­ris­tas, pa­ra nós sem­pre inex­pli­cá­veis, ma­tam mi­lha­res de pes­so­as ao re­dor do mun­do; in­ter­na­men­te, no Bra­sil, vi­ve­mos ain­da as con­se­quên­cias de uma cri­se eco­nô­mi­ca sem pa­ra­le­lo. Não só nes­te fi­nal de ano, mas sem­pre, cres­ce em mim a cer­te­za de que fa­zer po­lí­ti­ca é pen­sar em ca­da dia e em to­dos os di­as.

Ao di­ri­gir-me à po­pu­la­ção de Go­i­ás com es­sa me­di­ta­ção, rei­te­ro meus vo­tos de que, em 2018, es­te­ja­mos ca­da vez mais pró­xi­mos de uma so­ci­e­da­de equi­li­bra­da po­lí­ti­ca, eco­nô­mi­ca e so­ci­al­men­te. Bo­as fes­tas de fim de ano pa­ra to­do o nos­so po­vo.

(Lú­cia Vâ­nia é Se­na­do­ra da Re­pú­bli­ca, pre­si­den­te da Co­mis­são de Edu­ca­ção do Se­na­do e jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias