Home / Opinião

OPINIÃO

2018 chega. Que seja um ano feliz

O ano de 2017 che­gou ao fim e creio que pa­ra a mai­o­ria dos bra­si­lei­ros, is­so traz cer­to ali­vio. Afi­nal ti­ve­mos sim um ano mui­to di­fí­cil, cheio de in­cer­te­zas e di­fi­cul­da­des, com um go­ver­no fe­de­ral in­sen­sí­vel e em mui­tos as­pec­tos de­su­ma­no. Pa­re­ce go­ver­nar, di­ri­gir o pa­ís con­for­me os pró­prios in­te­res­ses e de seus apa­ni­gua­dos. De­mons­tra ter co­mo ob­ses­são ar­ran­car o min­gua­do e par­co ca­ra­min­guá do po­vo, in­clu­si­ve dos mais hu­mil­des e apro­var a to­que de cai­xa àqui­lo que acha que se­rá o me­lhor pa­ra o pa­ís. Se­rá mes­mo? Sem de­ba­te, sem es­cla­re­ci­men­tos, sem ho­nes­ti­da­de até.

Vi­ve­mos nos úl­ti­mos di­as de de­zem­bro na gran­de mí­dia o tem­po das re­tros­pec­ti­vas. Re­tros­pec­ti­vas de quê? É cla­ro que o te­ma do­mi­nan­te se­rá a vi­o­lên­cia. Is­so foi cons­ta­ta­do nos te­le­jor­nais do ho­rá­rio do al­mo­ço, que fi­ze­ram ques­tão de va­lo­ri­zar e co­lo­car em evi­den­cia fa­tos tris­tes, la­men­tá­veis de uma par­te da so­ci­e­da­de que se­quer me­re­ce a dá­di­va de vi­ver. Em­bo­ra se­jam se­res hu­ma­nos, são bru­tais e des­co­nec­ta­dos com o bem.

Não que­ro aqui pe­dir que im­por­tan­tes ve­í­cu­los de co­mu­ni­ca­ção dei­xem de cum­prir a sa­gra­do e tão im­por­tan­te mis­são de in­for­mar à so­ci­e­da­de tu­do o que ocor­re. Mas, pon­de­re­mos: o bem tam­bém po­de e de­ve dar au­diên­cia.

Va­mos nos ater en­tão, es­que­cen­do mal­da­des dos go­ver­nan­tes, par­la­men­tos e seus apa­ni­gua­dos, ao bem co­ti­dia­no que nor­teia e nos faz se­guir em fren­te nes­sa jor­na­da fan­tás­ti­ca que é a vi­da.

Sim, a vi­da! Por mais que te­nha­mos mo­men­tos di­fí­ceis, quan­do acre­di­ta­mos ser qua­se im­pos­sí­vel su­pe­rá-los, que na nos­sa re­tros­pec­ti­va in­ti­ma e par­ti­cu­lar, fo­ra da te­li­nha ou das on­das do rá­dio, pos­sa­mos va­lo­ri­zar e so­bre­pu­jar so­bre to­das as ou­tras coi­sas o bem!

Por mais que os man­da­tá­rios do mun­do, mo­ti­va­dos pe­la sa­nha do vil me­tal pro­mo­vam a guer­ra e não a paz – al­go que pen­sa­mos fá­cil se ti­ves­sem co­ra­ção –, que nos­sos ca­mi­nhos se­jam mui­tas ve­zes to­ma­dos pe­lo me­do e pe­la in­se­gu­ran­ça, va­mos acre­di­tar que po­de­mos fa­zer e ter um mun­do me­lhor.

Pre­ci­sa­mos nes­se ano no­vo vo­tar me­lhor, de ma­nei­ra to­tal­men­te con­sci­en­te. Nun­ca, ja­mais vo­tar em cor­rup­tos. Não co­lo­car ou re­co­lo­car nos par­la­men­tos po­lí­ti­cos des­com­pro­mis­sa­dos com a ci­da­da­nia, com a ho­nes­ti­da­de – al­go di­fí­cil em um po­lí­ti­co, né – e com os me­nos fa­vo­re­ci­dos aque­les que de­fi­ni­rão nos­sos des­ti­nos. De­pen­de e mui­to de nós. Na ho­ra do vo­to, so­mos so­be­ra­nos. Mas pre­ci­sa­mos não acei­tar ca­bres­to e nos unir­mos em tor­no de va­lo­res que de­vem ser exi­gi­dos dos re­pre­sen­tan­tes que ele­ge­re­mos.

Pen­so que a par­tir dis­so po­de­mos ter um ano de 2018 me­lhor. Que se­ja um ano on­de ocor­ram en­con­tros e re­en­con­tros com a ale­gria, a fe­li­ci­da­de a har­mo­nia. Ah, não es­que­çam de co­brar tam­bém dos mem­bros do po­der ju­di­ci­á­rio a jus­ta apli­ca­ção da lei a quem de­ve à so­ci­e­da­de por cri­mes pra­ti­ca­dos.

E que a par­tir de nos­sas ati­tu­des te­nha­mos sim um no­vo ano fe­liz. Que ve­nha­mos al­can­çar os so­nhos que es­ti­ve­ram dis­tan­tes e inal­can­çá­veis. Que nes­ses re­en­con­tros se pos­sa abra­çar aque­le ami­go ou ir­mão que es­te­ve au­sen­te e que a paz, a tão so­nha­da paz pre­va­le­ça, ao la­do de jus­ti­ça so­ci­al e do bem co­mum.

Que te­nha­mos um 2018 in­crí­vel e sur­pre­en­den­te. Com a paz, o bem e a ale­gria sen­do nos­sos prin­ci­pa­is com­pa­nhei­ros.

Que des­sa for­ma se­ja um gran­de ano. As­sim, um fe­liz ano no­vo a to­dos.

(Pau­lo Ro­lim, jor­na­lis­ta e pro­du­tor cê­ni­co Twit­ter: @ame­ri­co­ro­lim)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias