Home / Opinião

OPINIÃO

Araguatins: encontro no presente para resgatar o passado (8)

Ara­gua­tins é a jun­ção de Ara­gu­aia e To­can­tins. O mu­ni­cí­pio com­põe o Bi­co do Pa­pa­gaio no Es­ta­do do To­can­tins. Con­for­me o Sis­te­ma de In­for­ma­ções Ter­ri­to­ri­ais, o Bi­co do Pa­pa­gaio é com­pos­to por 25 mu­ni­cí­pios e po­pu­la­ção de 196.389 ha­bi­tan­tes, dos qua­is 66.533 vi­vem na área ru­ral, o que cor­res­pon­de a 33,88% do to­tal. Pos­sui 7.201 agri­cul­to­res fa­mi­lia­res, 5.732 fa­mí­lias as­sen­ta­das e du­as ter­ras in­dí­ge­nas.

E um fa­to cha­ma a aten­ção. É nes­sa re­gi­ão que mu­lhe­res trans­for­mam re­cur­sos na­tu­ra­is em pro­du­tos ar­te­sa­nais e ge­ram ren­da pa­ra sus­ten­tar su­as fa­mí­lias. Es­sas ações fo­ram re­a­li­za­das unin­do a in­clu­são so­ci­al e a ge­ra­ção de tra­ba­lho e ren­da à pre­ser­va­ção am­bien­tal. Em um pri­mei­ro mo­men­to, fo­ram con­tem­pla­dos os mu­ni­cí­pios de Aguiar­nó­po­lis, To­can­ti­nó­po­lis, Na­za­ré, Lu­zi­nó­po­lis, São Ben­to e Ara­gua­tins

Con­for­me o Se­brae To­can­tins, das ca­pa­ci­ta­ções re­a­li­za­das com de­sig­ners, ar­qui­te­tos e fo­tó­gra­fos, a co­mu­ni­da­de de ar­te­sã­os e que­bra­dei­ras de co­co trans­for­mou o ba­ba­çu e o car­vão em mais de 100 pro­du­tos co­mo to­a­lhas de me­sa, al­mo­fa­das, aces­só­rios de mo­da (co­la­res, bol­sas) e uten­sí­li­os do­més­ti­cos (lu­mi­ná­ri­as, ve­las, ar­ran­jos flo­ra­is), e lan­ça­ram a “Co­le­ção Ba­ba­çu”, que ga­nhou os gran­des cen­tros e mu­dou a re­a­li­da­de de mui­tas fa­mí­lias to­can­ti­nen­ses.

A di­re­to­ra téc­ni­ca do Se­brae To­can­tins, Mi­la Ja­ber, diz que após a “Co­le­ção Ba­ba­çu” em 2010, foi ini­ci­a­do um no­vo ci­clo de tra­ba­lhos atra­vés do pro­je­to “Ar­te­sa­na­to Sus­ten­tá­vel Ba­ba­çu Bra­sil”, o que ex­pan­diu o aten­di­men­to pa­ra mais se­te mu­ni­cí­pios, “on­de foi opor­tu­ni­za­do a in­clu­são de apro­xi­ma­da­men­te 60 no­vos ar­te­sã­os da re­gi­ão do Bi­co do Pa­pa­gaio”.

Ho­je, cer­ca de 150 mu­lhe­res ar­te­sãs, em­pre­en­de­do­ras in­di­vi­dua­is e po­ten­ci­ais em­pre­en­de­do­ras li­ga­das à ati­vi­da­de ar­te­sa­nal es­tão sen­do aten­di­das pe­lo Se­brae na re­gi­ão nor­te do To­can­tins, co­mo é o ca­so de Do­emy Araú­jo, 49 anos, de To­can­ti­nó­po­lis. Há seis anos tra­ba­lhan­do com o ba­ba­çu e o car­vão ati­va­do do ba­ba­çu, Do­emy foi uma das fi­na­lis­tas do prê­mio Top 100. “O ar­te­sa­na­to é a úni­ca coi­sa que sei fa­zer, que­ro con­ti­nu­ar fa­zen­do e mor­rer fa­zen­do”, diz em tom ale­gre.

Ali­ne Cu­nha, 33 anos, mo­ra­do­ra de Ara­gua­tins tam­bém dei­xou o tra­ba­lho do lar pa­ra in­ves­tir no ar­te­sa­na­to. Ho­je, ela é te­sou­rei­ra da As­so­cia­ção dos Ar­te­sã­os de Ara­gu­a­çu - Ba­ba­çu Ar­te. “Até en­tão, olhá­va­mos pa­ra a pal­mei­ra e en­xer­gá­va­mos só o azei­te e o car­vão. Ago­ra te­mos a vi­são do ar­te­sa­na­to mais ela­bo­ra­do, com de­sign. Es­se foi o di­fe­ren­ci­al”, afir­ma. Ali­ne ain­da afir­ma que o tra­ba­lho com o ba­ba­çu trans­for­mou as mu­lhe­res en­vol­vi­das. “Não só na ques­tão fi­nan­cei­ra, hou­ve um de­sen­vol­vi­men­to pes­so­al, as pes­so­as não são mais as mes­mas.”

O tra­ba­lho tem da­do tão cer­to que ou­tros pro­du­tos de­vem ser lan­ça­dos no se­gun­do se­mes­tre. Es­tá em fa­se de cri­a­ção a co­le­ção “Ba­ba­çu Bra­sil”, que vi­sa va­lo­ri­zar a mar­ca que re­pre­sen­ta o ar­te­sa­na­to da re­gi­ão do Bi­co do Pa­pa­gaio.

Em­bo­ra os pro­du­tos já te­nham re­co­nhe­ci­men­to e mer­ca­do, ain­da fal­ta es­tru­tu­ra pa­ra que os ar­te­sã­os tra­ba­lhem. Do­emy con­ta que em To­can­ti­nó­po­lis, não há uma se­de pa­ra os ar­te­sã­os tra­ba­lha­rem. “Ain­da te­mos mui­ta di­fi­cul­da­de, con­ta­mos ape­nas com o apoio do Se­brae. Não te­mos ca­sa, sem­pre que sur­ge um tra­ba­lho nos di­vi­di­mos e ca­da um faz em sua pró­pria ca­sa.”

Em Ara­gua­tins, as mu­lhe­res ex­põ­em os tra­ba­lhos na fei­ra e aten­dem en­co­men­das. “Ain­da fi­nan­cei­ra­men­te não es­ta­mos co­mo que­rí­a­mos. Que­re­mos que me­lho­re ca­da vez mais”, diz Ali­ne Cu­nha.

Se­gun­do Mi­la Ja­ber, a par­tir de 2006, foi pos­sí­vel abrir no­vas pos­si­bi­li­da­des pa­ra os ar­te­sã­os in­se­ri­dos na re­gi­ão do Bi­co do Pa­pa­gaio e “com ino­va­ção e de­sign o mer­ca­do co­nhe­ceu as ha­bi­li­da­des de nos­sa gen­te e a ri­que­za do co­co ba­ba­çu”, o que vem trans­for­man­do his­tó­ri­as de vi­das.

“Du­ran­te es­ses anos a ins­ti­tu­i­ção opor­tu­ni­zou a par­ti­ci­pa­ção dos ar­te­sã­os da re­gi­ão do Bi­co do Pa­pa­gaio em fei­ras na­ci­o­nais e in­ter­na­cio­nais, com is­so, foi pos­sí­vel pros­pec­tar no­vos ne­gó­ci­os e par­ce­rias efe­ti­vas tan­to em âm­bi­to na­ci­o­nal quan­to es­ta­du­al pa­ra for­ta­le­cer o ar­te­sa­na­to em co­co de ba­ba­çu”, des­ta­ca.

No­me de vá­ri­as es­pé­ci­es da fa­mí­lia das Pal­má­ce­as, es­pe­ci­al­men­te Orbygnia ar­ti­a­na e Orbygnia spe­ci­o­sa, com lon­gas fo­lhas, pe­na­das, en­con­tra­das na re­gi­ão ama­zô­ni­ca, no Bra­sil cen­tral e no Nor­des­te. Seus co­cos ole­a­gi­no­sos for­ne­cem um óleo que se em­pre­ga co­mo lu­bri­fi­can­te, com­bus­tí­vel ou ali­men­to, em sub­sti­tui­ção à man­tei­ga ou ao azei­te, e co­mo ba­se pa­ra sa­bo­ne­tes. Su­as fo­lhas for­ne­cem pa­lha bran­ca pa­ra co­brir te­tos de ran­chos e ca­sas.

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro, ba­cha­rel em Di­rei­to e Eco­no­mia pe­la PUC-Go­i­ás, ex-bol­sis­ta em co­o­pe­ra­ti­vis­mo agro­pe­cu­á­rio pe­la His­ta­drut, em Tel Aviv, Is­ra­el. Au­tor do li­vro: O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias