Home / Opinião

OPINIÃO

Cientistas que mudaram a história do mundo

Nes­ta fa­se his­to­ri­o­grá­fi­ca, ten­to des­ven­dar e as­si­mi­lar as 100 gran­des coi­sas que aju­da­ram a mu­dar a His­tó­ria do mun­do, ora pre­o­cu­pan­do-me os fa­mo­sos ci­en­tis­tas, ho­mens e mu­lhe­res, fas­ci­nan­tes, al­guns bra­si­lei­ros, on­de já se no­ta a pre­do­mi­nan­te ten­dên­cia ma­chis­ta, mos­tran­do evi­den­te dis­cri­mi­na­ção de gê­ne­ro, aflo­ran­do a ra­ci­al, con­tra o seg­men­to ét­ni­co ne­gro, já que, por in­crí­vel que pa­re­ça, dos cem ci­en­tis­tas bi­o­gra­fa­dos, so­men­te Ge­or­ge Was­hing­ton Car­ver é ne­gro, nas­ci­do es­cra­vo, nos Es­ta­dos Uni­dos, du­ran­te a guer­ra ci­vil ame­ri­ca­na. Ga­nhou bol­sa pa­ra a uni­ver­si­da­de Highland, em Kan­sas, lo­go re­cu­sa­do por ser ne­gro. Mas que im­por­ta? Per­sis­ten­te, ta­len­to­so, sa­bia o que que­ria. As­sim, com o tra­ba­lho ár­duo e per­sis­ten­te, pre­o­cu­pa­do com os es­tu­dos dos so­los, na dé­ca­da de 1930, Car­ver já era re­co­nhe­ci­do co­mo um dos mai­o­res ci­en­tis­tas bo­tâ­ni­cos do mun­do, cer­ta­men­te aju­dan­do a mu­dá-lo.

Te­nho co­mo fun­da­men­tal as con­tri­bui­ções ci­en­tí­fi­cas de ca­da ci­en­tis­ta, ou os avan­ços e des­co­ber­tas às ve­zes anun­ci­a­dos a um mun­do cé­ti­co e des­cren­te. O cer­to, po­rem, é que mui­tas des­co­ber­tas, co­mo a do mé­di­co, Hi­pó­cra­tes, com jus­ti­ça, cha­ma­do “pai da me­di­ci­na” que, além de re­jei­tar a cren­ça de seus con­tem­po­râ­ne­os de que as do­en­ças eram cau­sa­das por deu­ses vin­ga­ti­vos, foi a pri­mei­ra pes­soa no uni­ver­so a se­pa­rar me­di­ci­na de su­per­sti­ção. Dis­se que to­da do­en­ça tem uma cau­sa na­tu­ral, che­gan­do a ad­mi­tir que “al­guns pa­ci­en­tes re­cu­pe­ram a sa­ú­de ao fi­ca­rem sa­tis­fei­tos com a bon­da­de do mé­di­co”, fa­to ain­da pre­sen­te em nos­sos di­as, jus­ti­fi­can­do se po­der di­zer que a ori­gem his­tó­ri­ca de Hi­pó­cra­tes, em ter­ras gre­gas, se­gun­do John Hud­son Ti­ner, ilus­tre au­tor do li­vro epi­gra­fa­do, per­de-se na noi­te dos tem­pos (7580 a.C. – 7500 a.C.).

Com os 100 ci­en­tis­tas pru­den­te­men­te es­co­lhi­dos, en­tre tan­tos con­sis­ten­tes en­si­na­men­tos se­cu­la­res, fi­cou cla­ro que um avan­ço em um cam­po ci­en­tí­fi­co “sem­pre” cau­sou uma en­xur­ra­da de ati­vi­da­des nos ou­tros ra­mos da ci­ên­cia, de­ven­do ser por is­so, cer­ta­men­te, que nin­guém po­de ti­rar da his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de, so­bre­tu­do do mun­do oci­den­tal, as mais vi­vas re­a­li­za­ções dos gre­gos, dei­xan­do “eras” de gran­de pro­gres­so, co­mo a que ocor­reu na Gré­cia An­ti­ga (580 a.C. – 200 d.C.). Fe­liz­men­te, com a que­da de Ro­ma em 476 d.C., os ci­en­tis­tas ára­bes man­ti­ve­ram vi­vas as re­a­li­za­ções dos gre­gos, “en­quan­to a Eu­ro­pa caia na es­cu­ri­dão da Ida­de Mé­dia.” Em que pe­se, foi as­sim que sur­giu a pri­mei­ra re­vo­lu­ção ci­en­tí­fi­ca, evi­den­ci­an­do o pe­rí­o­do de 1450 a 1650, exi­bin­do ao mun­do a in­tri­gan­te e re­vo­lu­ci­o­ná­ria pren­sa ti­po­grá­fi­ca de Gu­ten­berg e o opor­tu­nís­si­mo “abri­dor de ca­mi­nhos” ape­li­da­do en­ci­clo­pe­dis­mo, pro­por­ci­o­nan­do gran­des avan­ços na his­tó­ria da cul­tu­ra hu­ma­na.

Pi­tá­go­ras, es­tu­di­o­so da Gré­cia an­ti­ga, apai­xo­na­do pe­lo co­nhe­ci­men­to, que acre­di­ta­va que o mun­do é ma­te­má­ti­ca por na­tu­re­za e que, de tão lou­co, pa­ra não di­zer ta­len­to­so, prin­ci­pal­men­te em âm­bi­to po­lí­ti­co, mor­reu no exi­lo em ci­da­de ita­li­a­na. Ima­gi­nem, Aris­tó­te­les, fi­ló­so­fo, ci­en­tis­ta, edu­ca­dor, mes­tre e mons­tro dos que sa­bem e que, alu­no em aca­de­mia de Pla­tão, de­cer­to apren­deu ser es­sen­cial en­si­nar amor por al­gu­ma coi­sa. Pen­sem, quan­tos sé­cu­los is­so faz! Eu­cli­des, gre­go (7325 a.C. – 270 a.C.), que es­cre­veu fa­mo­so li­vro so­bre ge­o­me­tria, di­dá­ti­co, cha­ma­do “Os Ele­men­tos”, que tem si­do usa­do con­ti­nua­men­te por mais de dois mil anos, nos en­si­nan­do a to­dos que não bas­ta co­le­tar fa­tos. Ar­qui­me­des (7287 a.C. – 7212 a.C.) que tal­vez te­nha si­do o mais mo­der­no en­tre os di­ver­sos ci­en­tis­tas da an­ti­gui­da­de e que usou con­cei­tos ma­te­má­ti­cos in­ves­ti­gan­do o mun­do fí­si­co de for­ma se­me­lhan­te a Isa­ac Newton e ou­tros ci­en­tis­tas do ilu­mi­nis­mo. Eras­tó­te­nes, Ga­le­no, tam­bém gre­gos.

No­tem, Sig­mund Freud, um dos pen­sa­do­res mais in­flu­en­tes dos tem­pos mo­der­nos, pi­o­nei­ro do es­tu­do do in­con­sci­en­te, com sua téc­ni­ca de psi­ca­ná­li­se, dei­xan­do três En­sai­os so­bre a te­o­ria da se­xu­a­li­da­de, com emo­ções se­xu­ais re­pri­mi­das, tor­nan­do-se mun­di­al­men­te fa­mo­so. Quan­to avan­ço no âm­bi­to se­xu­al e psi­ca­na­lí­ti­co! Jo­seph John Thom­son, o pri­mei­ro a des­co­brir uma par­tí­cu­la me­nor que o áto­mo. Fi­lho de um ven­de­dor de li­vros. Al­bert Eins­tein, con­si­de­ra­do o mai­or ci­en­tis­ta do sé­cu­lo XX, en­tre ou­tros avan­ços, su­as te­o­ri­as, a es­pe­ci­al e a ge­ral da re­la­ti­vi­da­de. Ale­xan­der Fle­ming, ex­tra­or­di­ná­rio, des­co­briu a pe­ni­ci­li­na, o pri­mei­ro an­ti­bi­ó­ti­co, cau­san­do quan­to pro­gres­so! O bo­tâ­ni­co Ale­xan­der Von Hum­boldt, que fi­nan­ciou to­tal­men­te uma ex­pe­di­ção ci­en­tí­fi­ca à Amé­ri­ca do Sul, co­le­tan­do es­pé­ci­mes de plan­tas. La­voi­sier (An­to­i­ne Lau­rent), que de­cla­rou a lei de con­ser­va­ção da mas­sa, fi­can­do a te­o­ria ou sa­be­do­ria se­gun­do a qual “na­da se per­de, na­da se cria” e que, após pri­são, jul­ga­men­to e con­de­na­do à mor­te, no mes­mo dia, foi le­va­do à gui­lho­ti­na. O cor­po jo­ga­do em uma va­la co­mum. Iro­ni­ca­men­te, dois anos de­pois, os fran­ces­es cons­tru­í­am es­tá­tuas em sua ho­me­na­gem.

Os bra­si­lei­ros, Adolpho Lutz, mé­di­co, sa­ni­ta­ris­ta que, co­mo co­baia, em pe­ri­go­sa ex­pe­ri­ên­cia, com­pro­vou que a trans­mis­são da fe­bre ama­re­la se da­va atra­vés do mos­qui­to Ae­des Aegypti, tor­nan­do-se as­sim, bas­tan­te co­nhe­ci­do; Vi­tal Bra­sil, com o pri­mei­ro so­ro an­tio­fí­di­co po­li­va­len­te, até o pre­sen­te tra­ta­men­to mais efi­caz pa­ra as pi­ca­das de co­bras; Os­val­do Cruz, que er­ra­di­cou a fe­bre ama­re­la, a ma­lá­ria e a pes­te bu­bô­ni­ca; Car­los Cha­gas, sa­ni­ta­ris­ta, com bem-su­ce­di­da cam­pa­nha de er­ra­di­ca­ção da ma­lá­ria em São Pau­lo; Ma­nu­el de Abreu, com a ra­di­o­gra­fia em 35 mm do pul­mão pa­ra o di­ag­nós­ti­co pre­co­ce da tu­ber­cu­lo­se; Má­rio Schen­berg, pi­o­nei­ro da fí­si­ca e as­tro­fí­si­ca no Bra­sil, des­co­brin­do o cha­ma­do “efei­to Ur­ca”, fe­nô­me­no li­ga­do às es­tre­las su­per­no­vas; o pa­dre e ci­en­tis­ta bra­si­lei­ra Ro­ber­to Lan­dell de Mou­ra, com as pri­mei­ras trans­mis­sões ra­dio­fô­ni­cas do mun­do; o jo­vem fí­si­co no­tá­vel Ce­sar Lat­tes, des­co­bri­dor da par­tí­cu­la mé­son-pi, mar­can­do o sur­gi­men­to da fí­si­ca das par­tí­cu­las, im­pul­si­o­nan­do a pes­qui­sa no Bra­sil.

Pou­co im­por­ta co­mo es­ses de­di­ca­dos au­to­res as­si­mi­la­ram e avan­ça­ram no co­nhe­ci­men­to. Ou­çam: Gil­ber­to Ama­do (1887 – 1969), em “De­pois da po­lí­ti­ca”, XXVI, es­cre­veu que “A sa­be­do­ria é a ar­te de su­bir ao mais al­to de si mes­mo”. Que­ria pen­sar as­sim. Ima­gi­nem se in­clu­ís­sem nes­sa in­qui­e­ta­ção in­te­lec­tu­al, os 100 ho­mens, 100 ar­tis­tas, 100 in­ven­ções e as 100 mu­lhe­res que aju­da­ram a mu­dar a his­tó­ria do mun­do! Com su­as múl­ti­plas uti­li­da­des. Com cer­te­za, ve­ria a enor­me de­di­ca­ção e tra­ba­lho que ti­ve­ram es­ses ilus­tres his­to­ri­a­do­res, au­to­res des­ses li­vros ra­ros, me­re­cen­do re­gis­tro: Bil Yen­ne, com du­as bi­o­gra­fi­as, Bar­ba­ra Krystal e Gail Meyer Rolka.

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, IHGGO, Ubego, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias