Home / Opinião

OPINIÃO

Dia Nacional do Aposentado

...Pro­te­gei, com a vos­sa po­de­ro­sa in­ter­ces­são, os fi­lhos des­ta Ter­ra. Li­vrai-nos de to­da Epi­de­mia Cor­po­ral, Mo­ral e Es­pi­ri­tual. Fa­zei que se con­ver­tam aque­les que, por que­rer ou sem que­rer, são ins­tru­men­tos de in­fe­li­ci­da­de pa­ra os ou­tros. E que o jus­to per­se­ve­re na sua fé e pro­pa­gue o amor de Deus, até o tri­un­fo fi­nal. Amém”. (Ora­ção a São Se­bas­ti­ão)

Ini­cio es­te tex­to re­fle­tin­do nes­te frag­men­to da ora­ção a São Se­bas­ti­ão por dois mo­ti­vos, o pri­mei­ro é que on­tem, dia 20 de ja­nei­ro co­me­mo­ra­mos o “Dia de São Se­bas­ti­ão”; o se­gun­do é ro­gar a es­te San­to, pa­ra que di­an­te das de­ci­sões tão im­por­tan­tes pa­ra o nos­so pa­ís, em um pe­rí­o­do po­lê­mi­co, ele pos­sa in­ter­ce­der por to­dos nós, bra­si­lei­ros.

São Se­bas­ti­ão é co­nhe­ci­do pe­la sua per­se­ve­ran­ça por ter de­fen­di­do os cris­tã­os fren­te ao Im­pe­ra­dor ro­ma­no Di­o­cle­ci­a­no, sen­do con­de­na­do à mor­te por de­so­be­de­cer os seus co­man­dos.  São Se­bas­ti­ão mor­reu em 20 de ja­nei­ro de 288 d.C, sen­do a da­ta de sua mor­te es­co­lhi­da pe­la igre­ja ca­tó­li­ca pa­ra ho­me­na­ge­ar o már­tir pe­las su­as ações de co­ra­gem e fi­de­li­da­de ao Cris­tia­nis­mo. Nor­mal­men­te, as co­me­mo­ra­ções do Dia de São Se­bas­ti­ão reú­nem di­ver­sos de­vo­tos em pro­cis­sões e ro­ma­ri­as pe­las ru­as das ci­da­des. É o pa­dro­ei­ro da ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro.

Sen­do as­sim, não pos­so me fur­tar a ho­me­na­ge­ar tam­bém, os apo­sen­ta­dos pe­lo ”Dia Na­ci­o­nal dos Apo­sen­ta­dos”  co­me­mo­ra­do to­dos os anos em 24 de ja­nei­ro e que co­in­ci­de com um pe­rí­o­do em que se dis­cu­tem os nor­tes da Pre­vi­dên­cia So­ci­al.  Os apo­sen­ta­dos são pro­fis­si­o­nais que se de­di­ca­ram a vi­da in­tei­ra ao tra­ba­lho. De acor­do com a le­gis­la­ção bra­si­lei­ra, exis­tem cin­co ca­te­go­ri­as es­pe­cí­fi­cas de apo­sen­ta­do­ria: a com­pul­só­ria, a es­pe­ci­al, por ida­de, por in­va­li­dez ou por tem­po de con­tri­bui­ção. Es­ta da­ta foi cri­a­da em ho­me­na­gem à ins­ti­tu­i­ção da pri­mei­ra lei bra­si­lei­ra des­ti­na­da à pre­vi­dên­cia so­ci­al, em 24 de ja­nei­ro de 1923. O De­cre­to de Lei nº 6.926/81 de­ter­mi­nou o dia 24 de ja­nei­ro co­mo o Dia Na­ci­o­nal dos Apo­sen­ta­dos no Bra­sil. Es­se dia é mui­to es­pe­ci­al e dig­no de lou­vor, pois, nos re­me­te às his­tó­ri­as de nos­sos an­te­pas­sa­dos que en­ve­lhe­ci­am sem re­co­nhe­ci­men­to e sem am­pa­ro de as­sis­tên­cia so­ci­al. O ido­so, ain­da que de­mos­tras­se vi­ta­li­da­de es­ta­va fa­da­do a vi­ver no ano­mi­ma­to da so­ci­e­da­de, por­que não pro­du­zia mais, era o fim do vi­ver. A pa­la­vra “apo­sen­ta­do” é per­me­a­da de es­tig­mas por­que  nos re­me­te à ideia de ido­so, mas fe­liz­men­te a so­ci­e­da­de mu­dou de con­cep­ção, ten­do em vis­ta que a ex­pec­ta­ti­va de vi­da hu­ma­na, se­gun­do o IB­GE,  dos atu­ais 75,2 anos de ida­de de es­pe­ran­ça de­vem su­bir a 81 anos até 2060.

Se­gun­do da­dos da Sín­te­se re­cen­te de In­di­ca­do­res So­ci­ais do IB­GE, os apo­sen­ta­dos re­pre­sen­ta­rão 33% de to­da a po­pu­la­ção re­si­den­te no pa­ís em 2060. Atu­al­men­te, es­sa par­ce­la gi­ra em 13%, por­tan­to o au­men­to po­pu­la­cio­nal es­tá es­ti­ma­do em mais de 150%.  A pre­vi­são es­tá ba­se­a­da em da­dos já di­vul­ga­dos pe­lo ins­ti­tu­to no es­tu­do “Pro­je­ção da Po­pu­la­ção do Bra­sil por se­xo e ida­de pa­ra o pe­rí­o­do 2000/2060”, que afir­ma tam­bém que o bra­si­lei­ro te­rá um au­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo da ex­pec­ta­ti­va de vi­da e tam­bém de qua­li­da­de de vi­da. Em­bo­ra a  ida­de que iden­ti­fi­ca a pes­soa co­mo ido­sa é es­ta­be­le­ci­da por Lei em 60 anos,  ida­de  re­fe­rên­cia pa­ra se apo­sen­tar, es­tas pes­so­as ain­da têm mui­to o que vi­ver. Por is­so, O Dia do apo­sen­ta­do é um sim­bo­lis­mo pa­ra lem­brar que a vi­da tem his­tó­ri­as pa­ra se­rem con­ta­das, pa­ra lem­brar que a vi­da é per­me­a­da de so­nhos e de de­sa­fi­os a ca­da dia, que a cri­a­ti­vi­da­de é o re­go­zi­jo do bem vi­ver. E que ain­da há tem­po pa­ra fa­lar dos ami­gos e com os ami­gos; dos com­pa­nhei­ros de to­das as ba­ta­lhas; dos cúm­pli­ces de to­dos os so­nhos; de quem fi­cou pe­lo ca­mi­nho; de quem dei­xa­mos pe­la es­tra­da; de quem nos li­ga­mos pe­la uni­ão pro­fis­si­o­nal e afe­ti­va.

Di­an­te do que es­sas pes­so­as ho­je, apo­sen­ta­das e pen­si­o­nis­tas, re­pre­sen­tam pa­ra nos­sa vi­da e pa­ra a so­ci­e­da­de, pe­las ex­pe­ri­ên­cias de vi­da e pe­las con­tri­bui­ções dei­xa­das por on­de elas pas­sa­ram, atu­an­do em su­as di­ver­sas fun­ções, pa­ra­be­ni­zo ca­da apo­sen­ta­do de nos­sa ci­da­de e do nos­so pa­ís. Con­vi­do a to­dos a re­fle­ti­rem so­bre tu­do o que eles fi­ze­ram e con­tri­bu­í­ram pa­ra o cres­ci­men­to de seus fa­mi­lia­res, de sua co­mu­ni­da­de, de seu es­ta­do e de seu pa­ís. Es­sas pes­so­as de­vem se or­gu­lhar de po­de­rem des­pir-se da ves­ti­men­ta da le­tar­gia, não per­mi­tin­do, pois, se es­con­de­rem na som­bra do pas­sa­do, nas pol­tro­nas da exis­tên­cia, so­no­len­tos es­pe­ran­do mais um dia se des­pon­tar no tem­po que ain­da não dor­miu. Tem­po es­te, que pa­ra a mai­o­ria dos ido­sos re­pre­sen­ta um no­vo ci­clo, por­que a vi­da se eter­ni­za a ca­da ins­tan­te. A no­ção de tem­po faz par­te do ser hu­ma­no, pois to­dos nós so­mos ca­pa­zes de ad­mi­nis­trar o que nos­sos sen­ti­dos sen­tem, pa­ra nor­te­ar os even­tos da nos­sa vi­da em re­la­ção ao que fa­ze­mos ou co­mo vi­ve­mos. Vi­ve­mos o tem­po. O tem­po cro­no­ló­gi­co, o tem­po psi­co­ló­gi­co e te­mos sem­pre a ideia de que ele, às ve­zes, pas­sou rá­pi­do, ou até não pas­sou em ou­tras si­tu­a­ções da vi­da. Tu­do é sen­sa­ção, pois o tem­po por si só de­ter­mi­na o ca­mi­nhar de nos­sas vi­das, ten­do em vis­ta que,  na con­cep­ção ci­en­tí­fi­ca, o tem­po não flui, o tem­po sim­ples­men­te é. Pois bem, a vi­da tem his­tó­ri­as que se ini­ciam e se eter­ni­zam quan­do re­co­me­ça um no­vo ci­clo no tem­po, ao se apo­sen­tar.

É com gran­de ale­gria que ho­me­na­geio ca­da pes­soa apo­sen­ta­da de nos­sa ci­da­de e de nos­so Es­ta­do di­zen­do a elas que apo­sen­tar-se é ga­nhar o prê­mio da so­bre­vi­vên­cia; en­ve­lhe­cer faz par­te da vi­da, mas o gran­de mé­ri­to é vi­ver to­das as si­tu­a­ções com dig­ni­da­de, em to­dos os tem­pos e ter bons mo­ti­vos pa­ra co­me­mo­rar ca­da acon­te­ci­men­to, com ale­gria, ener­gia e equi­lí­brio. Pa­ra­béns!

(Cé­lia Va­la­dão. Se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, Can­to­ra e Ba­cha­rel em Di­rei­to)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias