Home / Opinião

OPINIÃO

Há senadores, deputados honestos no Congresso Nacional?

Ques­ti­o­na­men­to per­ti­nen­te, lei­tor, mor­men­te, no ago­ra, ano de elei­ções em to­do o pa­ís, pa­ra re­no­var, re­no­var sim se­nhor, a al­ter­nân­cia, tro­ca da­que­les que es­tão ma­man­do, nas te­tas do erá­rio pú­bli­co, Es­ta­do, há bas­tan­te tem­po, agra­va­da pe­la ga­ma de cor­rup­tos, cons­ti­tui im­pe­ra­ti­vo. De for­ma que, ne­nhum ci­da­dão a ela se po­de fu­gir, fa­zen­do, mes­mo, cam­pa­nha pa­ra a oxi­ge­na­ção da de­mo­cra­cia, de­mo­cra­cia, ora, um tan­to de­sa­cre­di­ta­da por cul­pa má­xi­ma cul­pa de­les. De­les e de to­dos os 80 mi­lhões de elei­to­res ha­bi­li­ta­dos a vo­tar nas elei­ções, des­te ano. En­tre­tan­to, pa­ra que vo­cê se­ja co­e­ren­te com a lí­di­ma ci­da­da­nia, além de vo­tar, de for­ma con­sci­en­te, ab­ju­ran­do o vo­to de ca­bres­to, vo­to de com­pa­drio, mer­can­ti­li­za­do, sub­ser­vi­en­te le­nien­te, te­rá que fa­zer cor­ren­te, for­mar opi­ni­ão. O que vem a ser is­to? Ora, vo­cê con­ver­sa com seu, sua ami­ga, in­du­zin­do um e ou­tra, a que con­ver­se com to­da sor­te de pes­so­as co­nhe­ci­das, e, mes­mo, des­co­nhe­ci­das, in­cen­ti­van­do, tan­to as bo­as pes­so­as a se can­di­da­ta­rem, co­mo aos elei­to­res a es­co­lhe­rem me­lhor os can­di­da­tos, re­pre­sen­tan­tes, se­ja pa­ra o po­der exe­cu­ti­vo, se­ja pa­ra o po­der le­gis­la­ti­vo.

Oxa­lá, vo­cê acre­di­te! Não ob­stan­te, acre­di­tan­do ou não, na­que­la Cor­te, creio, mais al­ta Cor­te, se­não, a mais nu­me­ro­sa em tor­no da me­ta­de, em­bo­ra não es­te­ja imis­cu­í­da no pro­ces­so de cor­rup­ção, tam­bém, sen­do nu­me­ro­sa não mo­bi­li­za o Con­gres­so con­tra ta­ma­nha su­jei­ra. As­sim, po­de­ria, mui­to ade­qua­da­men­te, ser ba­ti­za­da de ban­ca­da do sos­se­go, ban­ca­da da to­le­rân­cia, ban­ca­da dos que ao fa­ze­rem ou­vi­do mou­co aos cor­rup­tos e cor­rup­to­res, con­sen­tem, des­sa for­ma, cons­ti­tui pe­so mor­to, na lu­ta con­tra ta­ma­nha pou­ca ver­go­nha, de­cor­ren­te da fal­ta de éti­ca na po­lí­ti­ca. A to­le­rân­cia, in­di­fe­ren­tis­mo de­la, ban­ca­da dos omis­sos, sos­se­go, mas­ca­ra, de­sa­cre­di­ta a ima­gem da re­pú­bli­ca, tan­to no âm­bi­to in­ter­no, co­mo lá fo­ra, co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal. Ín­cli­ta ban­ca­da, se­rá que re­al­men­te é? Mes­mo sen­do, po­de­ria ser dis­pen­sa­da, sem ne­nhum de­ba­que que ve­nha ofus­car a ima­gem da na­ção. Ao con­trá­rio, ele­va­ria a ima­gem do Con­gres­so, à al­tu­ra, tor­nan­do-o bem vis­to pe­ran­te o mun­do, po­den­do vir a ser ad­mi­ra­do, pe­las ge­ra­ções do ama­nhã.

Ali­ás, a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra po­de­ria, ela que pa­ga a con­ta, tu­do sus­ten­ta fi­nan­cei­ra­men­te, de for­ma al­ti­va, pa­tri­ó­ti­ca, em ges­to sin­gu­lar, re­du­zi-lo, a me­ta­de, co­mo nos EUA. Em­bo­ra, mai­or re­pú­bli­ca do pla­ne­ta, tem ele, EUA, um Con­gres­so pro­por­ci­o­nal­men­te, ao nú­me­ro de ha­bi­tan­tes, à me­ta­de, re­bai­xan­do, o nos­so, de 513 pa­ra 256 de­pu­ta­dos, Se­na­do­res, de 3 pa­ra dois, por es­ta­do e DF. De mo­do que, su­bli­ma­da, pe­la ope­ra­ção La­va Ja­to, con­ti­nu­a­da por cam­pa­nha de mo­ra­li­za­ção na­ci­o­nal, con­quis­ta­ria o sta­tus de qua­li­da­de, des­se mo­do, ad­mi­ra­ção das no­vas ge­ra­ções. A re­du­ção, ex­tre­ma­men­te pa­tri­ó­ti­ca, além de aju­dar a equi­li­brar as fi­nan­ças, o Es­ta­do en­con­tra-se, em in­sol­vên­cia, eco­no­mi­za­ria ver­bas no âm­bi­to na­ci­o­nal, es­ta­du­al e mu­ni­ci­pal, que da­ria pa­ra ro­bus­te­cer, qua­li­fi­car a edu­ca­ção, sa­ú­de e se­gu­ran­ça. Quem sa­be, na edu­ca­ção, um Big Fun­do, des­ti­na­do a in­te­grar o me­nor aban­do­na­do, me­ni­no de rua, na cor­ren­te de pro­gres­so do pa­ís. Eman­ci­pá-lo, de fa­to, e não de con­ver­sa, co­mo o dis­cur­so de­ma­go­go do ex-pre­si­den­te Lu­la, na con­fe­rên­cia de Mi­lão, on­de, em mais he­di­on­da ver­bor­reia, ale­ga­va ter aca­ba­do com a fo­me no Bra­sil, ten­do co­mo ins­tru­men­to, ca­va­lo de ba­ta­lha, seu pro­gra­ma “Fo­me Ze­ro” re­pro­du­zi­do, na ín­te­gra, na épo­ca, pe­la re­vis­ta Ve­ja.

Pa­ra fa­zer o es­ta­do fun­cio­nar bem, apro­xi­mar, em es­pe­ci­al, da ex­ce­lên­cia, a so­ci­e­da­de man­te­ne­do­ra, que pa­ga a con­ta dos go­ver­nan­tes, tem que co­me­çar, por meio de dis­po­si­ti­vo es­pe­ci­al, do­ta­do de von­ta­de, von­ta­de, um tan­to so­be­ra­na, de que fa­la Han­na Arendt, as­so­cia­da a de Rous­se­au, pri­va­ti­va do ci­da­dão, na atu­a­li­da­de, ci­da­dã, tam­bém, te­rá que cri­ar mei­os es­pe­ci­ais des­ti­na­dos a con­tro­lá-los, tor­nan­do a po­lí­ti­ca, ins­tru­men­to, fer­ra­men­ta, dis­po­si­ti­vo, ca­paz de fa­zer, di­to es­ta­do, fun­cio­nar, fun­cio­nar mes­mo! Re­a­li­zan­do o bem-es­tar de to­da a fa­mí­lia bra­si­lei­ra, pu­nin­do, ao mes­mo tem­po, to­do po­lí­ti­co per­du­lá­rio, lo­bo em pe­le de cor­dei­ro, ini­mi­go da de­mo­cra­cia.

A to­le­rân­cia, ao lon­go da his­tó­ria re­pu­bli­ca­na foi sem­pre uma cons­tân­cia, no que diz res­pei­to a prá­ti­ca de abu­sos, fal­ta de de­co­ro de ges­to­res pú­bli­cos. Com efei­to, nos pri­mór­di­os da no­va ca­pi­tal, Bra­sí­lia já ha­via to­le­rân­cia, em de­ma­sia. Ago­ra mes­mo, em ce­na, apu­ra­ção, ques­ti­o­na-se o re­ce­bi­men­to in­de­vi­do de au­xí­lio mo­ra­dia, jus­ta­men­te, pe­los que ga­nham sa­lá­ri­os pol­pu­dos do po­vo. Ima­gi­ne lei­tor, to­dos que re­ce­bem pro­ven­tos es­pe­ci­ais, no ca­so, no po­der le­gis­la­ti­vo: Se­na­do­res, de­pu­ta­dos fe­de­ra­is e es­ta­du­ais, ve­re­a­do­res das ca­pi­tais, ci­da­des po­pu­lo­sas, acres­ce, a es­ses, o Ju­di­ci­á­rio, com po­der de le­gis­lar, em cau­sa pró­pria, des­se mo­do, vo­tan­do seus pró­prios sa­lá­ri­os! Hou­ves­se mi­na de ou­ro do Es­ta­do jor­ran­do, em quan­ti­da­de es­pan­to­sa, ou seu equi­va­len­te, de to­do jei­to, es­se po­der de le­gis­lar em cau­sa pró­pria é in­de­cen­te, fe­re a Éti­ca, pe­ca­do ca­pi­tal, por­quan­to, gu­la es­fai­ma­da. Co­mo na de­mo­cra­cia, quem sus­ten­ta o Es­ta­do, e, por ila­ção, os ges­to­res pú­bli­cos é a so­ci­e­da­de con­tri­buin­te, ca­be à ela, por di­rei­to, de for­ma le­gal, por meio do ar­ti­go 14 e sub­se­quen­tes alí­neas, ana­li­sar, pro­por, le­gi­ti­mar, di­tos pro­ven­tos.

Ve­ja só, lei­tor elei­tor, foi a mi­na idí­li­ca, no ca­so, a des­co­ber­ta das ja­zi­das de pe­tró­leo que le­vou o ex-pre­si­den­te Lu­la a mul­ti­pli­car, de for­ma as­tro­nô­mi­ca, o pro­ces­so cor­rup­ti­vo, por­quan­to já exis­tia, fu­me­gan­do, des­de tem­pos idos, a des­co­ber­ta co­bri­ria imen­so bu­ra­co ne­gro, cor­rup­ção gi­gan­tes­ca, ace­le­ran­do a ban­car­ro­ta: in­sol­vên­cia, ato­lei­ro eco­nô­mi­co ta­ma­nho, que nem o Hen­ri­que Mei­re­les que, no go­ver­no de­le foi bom pre­si­den­te do BC, es­tá dan­do con­ta de me­lho­rar, equi­li­brar as fi­nan­ças na­ci­o­nal. A dí­vi­da pú­bli­ca vem au­men­tan­do in­ces­san­te­men­te, atin­gin­do ago­ra, 74% do pro­du­to in­ter­no bru­to. Não bas­tas­se o de­ba­que: in­sol­vên­cia, Pe­tro­lão, dí­vi­da pú­bli­ca, ou­tros es­cân­da­los pi­po­cam, pa­ís afo­ra, co­mo es­sa man­che­te de jor­nal: jus­ti­ça põe 22 no ban­co dos réus por frau­de no INSS, lo­go ele, INSS, já in­sol­ven­te, res­pon­sá­vel pe­lo de­se­qui­lí­brio fi­nan­cei­ro do Es­ta­do pa­pão: des­pe­sa mui­to mai­or do que re­cei­ta ou ar­re­ca­da­ção. Ma­lan­dra­gem, co­mo a de um “ju­ni­nho”, que de ju­ni­nho acu­mu­la do­se ca­va­lar de pi­ca­re­ta, en­ci­ma­da pe­lo de­se­jo in­fin­do de pa­ra­si­tar a so­ci­e­da­de la­bo­rio­sa, ta­pe­an­do a jus­ti­ça. Es­se an­jo de ca­ra lam­bu­za­da, au­men­ta, em mi­lha­res, mi­lhão. Ela, jus­ti­ça, que no tem­po do bo­om In­dus­tri­al, aos pou­cos, aca­bou com qua­se to­do abu­so do em­pre­ga­dor con­tra o em­pre­ga­do, ho­je faz o con­trá­rio, tor­nou-se, na era da tran­si­to­ri­e­da­de, a pro­te­to­ra de ma­lan­dros.

Com o per­pas­sar do tem­po, o mun­do mu­dou, o em­pre­ga­do ho­nes­to, sé­rio, cum­pri­dor de seu de­ver, ho­je, ra­ra­men­te pre­ci­sa re­cor­rer à ela, dei­xan­do, so­be­jo es­pa­ço, pa­ra o pre­gui­ço­so, ma­lan­dro, vi­ver, abu­san­do da jus­ti­ça, tor­nan­do pa­ra­si­ta mor­das dos tra­ba­lha­do­res, de fa­to. A pro­pó­si­to, es­sa pe­ro­ra­ção de Pé­ri­cles, gran­de es­tra­te­go Gre­go, em seu dis­cur­so, ho­me­na­ge­an­do, os mor­tos da guer­ra do Pe­lo­po­ne­so... “Ver­go­nha não é ser po­bre, ver­go­nha é não lu­tar pa­ra sa­ir da po­bre­za” vem ao en­con­tro, no lu­gar do pa­ter­na­lis­mo usu­al pe­lo Es­ta­do, de for­ma co­ra­jo­sa, há que se va­ler da­que­le pro­vér­bio mi­le­nar, Chi­nês, no lu­gar de dar o pei­xe de mão bei­ja­da, ao fa­min­to, cons­ti­tui obri­ga­ção do Es­ta­do, en­si­ná-lo a pes­car, fi­nan­cian­do a ele, in­clu­si­ve, a va­ra de pes­car. Di­a­ria­men­te, um ma­lan­dro so­be ao pó­dio, ex­tor­quin­do, via jus­ti­ça, tra­ba­lhis­ta in­qui­si­ti­va e to­ta­li­tá­ria, à luz do III mi­lê­nio, o em­pre­ga­dor, an­ver­so do que acon­te­cia no pas­sa­do. A in­qui­si­ção que era re­li­gi­o­sa trans­la­dou pa­ra ju­di­ci­o­sa, pa­ra­do­xal, cam­bi­an­do a ver­da­de em men­ti­ra e a men­ti­ra em ver­da­de, co­mo fa­zia o go­ver­no mi­li­tar, via des­na­tu­ra­do SNI, Sa­gra­da Se­gu­ran­ça do go­ver­no, de en­tão. En­fim, o nos­so sis­te­ma de go­ver­no cha­ma­do de­mo­cra­cia só fun­cio­na­rá, de for­ma sa­lu­tar, pro­du­zin­do har­mo­nia, bem-es­tar so­ci­o­e­co­nô­mi­co a nos­sa gen­te, se vo­cê apren­der a ma­nu­se­ar bem o vo­to. Quan­do bem ma­nu­se­a­do, con­sci­en­te sa­pi­en­te, pas­sa a ser sua ar­ma, fer­ra­men­ta, mais po­de­ro­sa, ge­ni­al, pois, co­mo já di­to, ou­tras ve­zes, por meio de­le, a ca­da elei­ção, de for­ma mais ex­pe­ri­en­te, sá­bia, vo­cê, na con­di­ção de ci­da­dão (ã) vo­tan­te, pas­sa a es­co­lher me­lhor: con­tra­tar e dis­pen­sar, de for­ma pa­cí­fi­ca, os go­ver­nan­tes.

Sal­vo ra­ras ex­ce­ções, o ide­al pa­ra a co­mu­ni­da­de é are­jar bem, sub­sti­tuin­do o que ter­mi­na o man­da­to, por ou­tro di­fe­ren­te, qui­çá, ad­ver­sá­rio do que es­tá sa­in­do do car­go, des­de que te­nha bo­as qua­li­da­des mo­ra­is. As­sim, pro­ce­den­do, vo­cê tur­bi­na­rá, de for­ma um tan­to su­bli­me, seu vo­to, co­mo di­to, con­sci­en­te sa­pi­en­te. Vo­to es­se en­gran­de­ci­do, pe­lo sen­so co­mum, nes­te ca­so, sub­si­di­a­do pe­la cor­ren­te for­ma­do­ra de opi­ni­ão, au­da­cio­sa, po­si­ti­vis­ta. O que, ilu­mi­na­do pe­lo ci­vis­mo mo­bi­li­za­rá a so­ci­e­da­de elei­to­ra, pro­mo­ven­do a der­ro­ca­da da fa­mi­li­o­cra­cia, fa­mi­li­o­cra­cia en­quis­ta­da, co­mo aves de ra­pi­na, na re­pú­bli­ca, ora, de unhas e den­tes, bus­can­do con­so­li­dar a co­bi­ça­da oli­gar­quia, as­pi­ran­do a con­so­li­da­ção ple­na no po­der, res­quí­cios do cau­di­lhis­mo res­pon­sá­vel, pe­la ima­gem ga­ra­tu­ja do pa­ís, amon­to­a­do de su­jei­ra.

A cau­sa dis­so lei­tor, não há a ne­gar, são as su­ces­si­vas elei­ções frau­du­len­tas per­mi­tin­do a con­cen­tra­ção do po­der nas mãos de pou­cos, pou­cos gru­pe­lhos per­pe­tu­an­do-se, co­mo es­tá a acon­te­cer, nos car­gos, un­gi­dos pe­lo vo­to vi­ci­a­do, de ca­bres­to, mer­can­ti­li­za­do. Res­ta sa­ber, até quan­do a so­ci­e­da­de elei­to­ra con­ti­nu­a­rá to­le­ran­te, com tan­tos re­pre­sen­tan­tes no con­gres­so, omis­sos, de ou­vi­do mou­co, sem co­ra­gem, dis­po­si­ção, pa­ra rom­per com o co­mo­dis­mo rei­nan­te - bo­ca fe­cha­da não en­tra mos­qui­to - só es­tri­lam, em de­fe­sa pró­pria. Di­to gru­po, em­bo­ra, apa­ren­te­men­te, ho­nes­to, nu­ca te­ve co­ra­gem, dis­po­si­ção, pa­ra mo­bi­li­zar a pró­pria Ca­sa, e, ato con­ti­nuo, a na­ção, con­tra tan­ta mor­do­mia, cor­rup­ção.

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias