Home / Opinião

OPINIÃO

Narrativas falsas

Dois mil e de­zes­se­te foi o ano em que o mun­do des­co­briu o po­der e o ris­co das “fake news”, mas há dé­ca­das os bra­si­lei­ros têm si­do ví­ti­mas de nar­ra­ti­vas fal­sas que cor­rom­pem nos­sa ma­nei­ra de pen­sar. Uma nar­ra­ti­va fal­sa ge­ne­ra­li­za­da diz que o go­ver­no po­de gas­tar o quan­to qui­ser, com Co­pa do Mun­do e es­co­las, au­men­tar sa­lá­ri­os dos que re­ce­bem pe­lo to­po e da­que­les que re­ce­bem sa­lá­rio mí­ni­mo. Pa­ra cor­rom­per a ver­da­de da arit­mé­ti­ca, fi­ze­mos a fal­sa nar­ra­ti­va da mo­e­da, com a in­fla­ção dan­do-lhe um va­lor me­nor do que o in­di­ca­do na cé­du­la.

Quan­do a ver­da­de sur­giu, cri­a­mos a fal­sa nar­ra­ti­va de que a in­dus­tri­a­li­za­ção en­ri­que­ce­ria to­dos os bra­si­lei­ros. Acre­di­tou-se que bas­ta­va es­pe­rar o PIB cres­cer pa­ra to­dos te­rem bons em­pre­gos e al­tos sa­lá­ri­os e o Bra­sil che­gar ao Pri­mei­ro Mun­do. O re­sul­ta­do foi o cres­ci­men­to da ri­que­za nas mãos dos pou­cos ri­cos e a per­sis­tên­cia da po­bre­za na vi­da da mul­ti­dão de po­bres.

No mo­men­to em que es­sa nar­ra­ti­va mos­trou sua ca­ra per­ver­sa, no lu­gar de re­o­ri­en­tar o pro­gres­so, op­tou-se pe­la fa­lá­cia de que a trans­fe­rên­cia de R$ 170 em mé­dia por mês se­ria su­fi­ci­en­te pa­ra ti­rar uma fa­mí­lia da po­bre­za e le­vá-la pa­ra a clas­se mé­dia. De­cre­tou-se o fim da po­bre­za, in­de­pen­den­te da ver­da­de.

O fal­so dis­cur­so da as­cen­são dos po­bres à clas­se mé­dia se es­pa­lhou pe­lo mun­do, ao pon­to de que o im­pe­achment le­gal, em­bo­ra dis­cu­tí­vel se cor­re­to po­li­ti­ca­men­te, é vis­to no ex­te­ri­or sob a fal­sa nar­ra­ti­va de gol­pe. To­das as pres­cri­ções cons­ti­tu­ci­o­nais fo­ram se­gui­das, to­das as re­gras de­mo­crá­ti­cas se man­têm, as ins­ti­tu­i­ções con­ti­nuam fun­cio­nan­do, o no­vo pre­si­den­te ti­nha si­do es­co­lhi­do co­mo vi­ce du­as ve­zes pe­la pre­si­den­te im­pe­di­da (mes­mo sa­ben­do en­tão das sus­pei­tas de cor­rup­ção que pe­sa­vam so­bre ele).

Além dis­so, os no­vos mi­nis­tros co­la­bo­ra­vam com o go­ver­no de­la e a ex-pre­si­den­te man­tém to­das as prer­ro­ga­ti­vas cons­ti­tu­ci­o­nais dos pre­si­den­tes que con­clu­í­ram seus man­da­tos. Ela po­de ser can­di­da­ta já es­te ano (ima­gi­ne se o gol­pe ti­ves­se dei­xa­do Gou­lart ser can­di­da­to dois anos de­pois de 1964?), mas a fal­sa nar­ra­ti­va de gol­pe se man­tém no ima­gi­ná­rio dos apoi­a­do­res de­la e de seus sim­pa­ti­zan­tes no ex­te­ri­or.

A mes­ma fa­lá­cia que im­pe­dia ver os pro­ble­mas já anun­ci­a­dos des­de 2011 (ve­ja o li­vro de mi­nha au­to­ria “A eco­no­mia es­tá bem, mas não vai bem”), ago­ra mos­tra os pro­ble­mas her­da­dos co­mo sen­do cri­a­dos pe­lo no­vo go­ver­no que, por seu des­pre­zo à opi­ni­ão pú­bli­ca, sua fal­ta de cre­di­bi­li­da­de, sua imer­são na cor­rup­ção, con­tri­bui pa­ra for­ta­le­cer a fal­sa nar­ra­ti­va de que ele é o cul­pa­do do de­sas­tre, mes­mo quan­do a eco­no­mia mos­tra re­cu­pe­ra­ção.

Da mes­ma for­ma, es­tá pre­va­le­cen­do a fal­sa nar­ra­ti­va de que a La­va Ja­to vai sal­var o Bra­sil es­que­cen­do-se que um ju­iz po­de pren­der po­lí­ti­co cor­rup­to, mas não ele­ge po­lí­ti­co ho­nes­to; e que o fim da cor­rup­ção no com­por­ta­men­to de po­lí­ti­cos não eli­mi­na­rá a cor­rup­ção nas pri­o­ri­da­des da po­lí­ti­ca. De­pois da La­va Ja­to, os po­lí­ti­cos po­de­rão con­ti­nu­ar a cons­tru­ir obras de lu­xo, des­de que não re­ce­bam pro­pi­na.

Cri­ou-se a nar­ra­ti­va da Lei da Fi­cha Lim­pa de que a po­lí­ti­ca aca­bou com a cor­rup­ção, mes­mo dei­xan­do sol­tos e ele­gí­veis os po­lí­ti­cos e ju­í­zes que cons­tro­em edi­fí­ci­os pa­la­cia­nos, ain­da que rou­ba­dos de es­co­las, de sa­ne­a­men­to, de te­a­tros, da ci­ên­cia, des­de que sem des­vio pa­ra bol­sos pri­va­dos.

É tam­bém fal­sa a nar­ra­ti­va de que a cas­sa­ção do di­rei­to po­lí­ti­co de um cor­rup­to a can­di­da­tar-se vai edu­car o elei­tor, quan­do po­de­rá até aco­mo­dá-lo. To­dos que não fo­rem con­de­na­dos se­rão vis­tos co­mo igual­men­te bons. De­pois do “rou­ba, mas faz”, cai­re­mos no “se não rou­ba, já é bom”, não im­por­tan­do su­as pri­o­ri­da­des e com­pe­tên­cia. O Bra­sil vai con­ti­nu­ar igual se não nos edu­car­mos co­mo elei­to­res.

Quan­do se dis­cu­tia a Lei da Fi­cha Lim­pa, de­fen­di que o fi­cha-su­ja de­ve­ria po­der ir à cam­pa­nha, co­mo os ci­gar­ros vão à ven­da, com o avi­so de que “es­te can­di­da­to foi con­de­na­do co­mo cor­rup­to, é la­drão de di­nhei­ro pú­bli­co; ele faz mal à sa­ú­de na­ci­o­nal”. A Jus­ti­ça con­de­na­ria, mas ca­be­ria ao elei­tor cas­sá-lo nas ur­nas. Não se ti­ra­ria a so­be­ra­nia do po­vo e, cer­ta­men­te, edu­car-se-ia me­lhor o elei­tor.

Mas, não foi as­sim que a lei foi apro­va­da, com apoio dos que não acei­ta­ram a su­ges­tão, e ho­je re­cla­mam de­la. A Lei da Fi­cha Lim­pa deu à Jus­ti­ça o po­der de con­de­nar e cas­sar. Va­mos ter de con­vi­ver com ela es­pe­ran­do edu­car o elei­tor por ou­tros mei­os, mas aler­tan­do que acre­di­tar ple­na­men­te em nar­ra­ti­vas fal­sas não edu­ca.

(Cris­to­vam Bu­ar­que, se­na­dor pe­lo PPS-DF e pro­fes­sor emé­ri­to da Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia (UnB))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias