Home / Opinião

OPINIÃO

Nossa crônica insalubridade básica

O que fa­zer com nos­sos ex­cre­men­tos e se­cre­ções or­gâ­ni­cas ?  . Nos­so co­cô, nos­so xi­xi po­dem ser fon­tes de ener­gia ( elé­tri­ca , bi­o­gás) e até , acre­di­tem, de pro­teí­nas. Bas­tam pa­ra tan­to ter tec­no­lo­gia e pro­fis­si­o­nais ha­bi­li­ta­dos. Co­mo é fei­to na In­gla­ter­ra e Es­ta­dos Uni­dos.

Eu me ins­pi­rei pa­ra es­cre­ver es­te tex­to quan­do es­ta­va, ago­ri­nha há pou­co, bem con­for­tá­vel, em meu wc. Pa­ra as ge­ra­ções mais jo­vens eu tra­du­zo, wc é a si­gla pa­ra wa­ter clo­set, um an­gli­cis­mo, en­tre mi­lha­res, que se in­crus­ta­ram em nos­so idi­o­ma. O nos­so ba­nhei­ro ou sa­ni­tá­rio em Por­tu­gal é cha­ma­do ca­sa de ba­nho; na Grã-Bre­ta­nha re­ce­be o sim­pá­ti­co ape­li­do de wa­ter clo­set (wc).

No ca­so aqui em dis­cus­são o ba­nhei­ro en­trou co­mo um mo­te. Tra­go à bai­la a gra­ve e mui­tas ve­zes es­que­ci­da ques­tão de sa­ne­a­men­to. Quan­do se fa­la em sa­ú­de pú­bli­ca ele é tão sig­ni­fi­ca­ti­vo que re­ce­be o ad­je­ti­vo bá­si­co.

E bá­si­co, co­mo su­ge­re o ter­mo, por­que de­ve­ria ser pri­o­ri­tá­rio, fun­da­men­tal e pre­o­cu­pa­ção pri­mei­ra de ca­da go­ver­nan­te, de to­das as es­fe­ras po­lí­ti­co-ad­mi­nis­tra­ti­vas des­se pa­ís. Ou se­ja, de pre­fei­tos, go­ver­na­do­res e pre­si­den­te da re­pú­bli­ca. Não é!

Va­mos pe­gar co­mo pi­lo­to, em tão sen­sí­vel ques­tão, a ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro. Afi­nal, ela é nos­sa ca­pi­tal tu­rís­ti­ca, vi­si­ta­da por tu­ris­tas e de­le­ga­ções do mun­do in­tei­ro. Ali ti­ve­mos a co­pa de fu­te­bol Fifa 2014, e as olim­pía­das- COI 2016. Fo­ram bi­lhões de in­ves­ti­men­tos em marke­ting, es­tra­das, es­tá­di­os, are­nas de es­por­tes, gi­ná­sios, vi­la olím­pi­ca en­tre ou­tras obras de in­fra­es­tru­tu­ra. Os in­ves­ti­men­tos em sa­ne­a­men­to bá­si­co fo­ram pí­fios ou mí­ni­mos. Enor­me fo­ram as ver­bas pa­ra a cor­rup­ção.

O des­ca­so é bru­tal. Tan­to as­sim que as pai­sa­gens de in­sa­lu­bri­da­de, li­xos e es­go­tos, a céu aber­to, con­ti­nuam as mes­mas de an­tes des­ses re­fe­ri­dos even­tos. Fi­cam a im­pres­são e o vi­su­al de que na­da foi mo­di­fi­ca­do no que con­cer­ne aos crô­ni­cos e ana­crô­ni­cos pro­ble­mas com os ex­cre­men­tos e re­sí­duos pro­du­zi­dos pe­las pes­so­as.

Cal­cu­la-se que ali na ca­pi­tal flu­mi­nen­se se­jam lan­ça­dos, a ca­da dia,  nos rios, ma­nan­cia­is e mar cer­ca de 5000 pis­ci­nas olím­pi­cas de es­go­to sem tra­ta­men­to. Ou se­ja, têm-se com is­to um ce­ná­rio de ab­so­lu­ta de­gra­da­ção sa­ni­tá­ria.

Não se tra­ta ape­nas de um im­pac­to ne­ga­ti­vo na sa­ú­de hu­ma­na. Den­tre as do­en­ças des­sa pu­tre­fa­ção po­dem-se des­ta­car as he­pa­ti­tes, di­sen­te­rias, pa­ra­si­to­ses, vi­ro­ses e mui­tas ou­tras in­fes­ta­ções e in­to­xi­ca­ções ad­vin­das de li­xo do­més­ti­co e in­dus­tri­al.

A par dos da­nos à sa­ú­de hu­ma­na, há uma de­gra­da­ção am­bien­tal, com aco­me­ti­men­to da flo­ra e fau­na e de­te­rio­ra­ção da pai­sa­gem na­tu­ral. Quan­ta fei­u­ra e mal-es­tar aos sen­ti­dos cau­sa um am­bi­en­te pú­tri­do e in­sa­lu­bre. É o com­ple­to ado­e­ci­men­to da na­tu­re­za, dos rios e ma­res, das flo­res­tas e at­mos­fe­ra.

Não bas­tas­se vi­ver­mos tem­pos me­do­nhos na po­lí­ti­ca na­ci­o­nal, te­mos que as­sis­tir aos hor­ro­res que têm si­do as po­lí­ti­cas com o sa­ne­a­men­to da na­tu­re­za, com to­das as fon­tes na­tu­ra­is de re­cur­sos que a ter­ra nos pro­por­ci­o­na. E des­ses, a água, co­mo re­cur­so mi­ne­ra, ela  tem si­do a mais mal­tra­ta­da e de­gra­da­da. É sa­bi­do que o Bra­sil é o pa­ís mais ri­co em aquí­fe­ros de água do­ce. E que tris­te iro­nia! So­mos a na­ção que mais des­per­di­ça, que mais con­ta­mi­na e mais do­en­ças pro­duz com águas po­luí­das.

A ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro ser­ve co­mo mo­de­lo, tris­te exem­plo do que ocor­re Bra­sil a fo­ra. Cer­ta­men­te com al­guns exem­plos mais me­lan­có­li­cos . A re­gi­ão nor­te é a mais abun­dan­te em água do­ce. As es­ta­tís­ti­cas re­cen­tes do IB­GE re­ve­lam que a fal­ta de água po­tá­vel e tra­ta­men­to de es­go­to che­ga a qua­se 80% em re­gi­ões do in­te­ri­or. As ca­pi­tais Ma­naus (AM) e Be­lém (PA) pa­de­cem da mes­ma de­gra­da­ção am­bien­tal do Rio de Ja­nei­ro. Pa­ra­le­la a es­sa gra­ve ques­tão de sa­ne­a­men­to bá­si­co, exis­te uma igual­men­te gra­ve, a sa­ú­de pú­bli­ca das do­en­ças en­dê­mi­cas. Den­tre es­sas po­de-se des­ta­car a ma­lá­ria, que tem em seu ci­clo o mos­qui­to ve­tor anó­fe­les, cu­jo ro­tei­ro re­pro­du­ti­vo de­pen­de do cli­ma (tro­pi­cal) e água.

Em con­clu­são o que se po­de afir­mar é que sa­ú­de hu­ma­na e sa­ne­a­men­to am­bien­tal (bá­si­co por ob­je­ti­vo e fi­na­li­da­de) cons­ti­tu­em mar­ca­do­res e pre­di­to­res ci­vi­li­za­tó­rios. Tal as­ser­ti­va e pro­pos­ta têm va­li­da­de tan­to no âm­bi­to in­di­vi­dual co­mo co­le­ti­vo. Tais ín­di­ces se mos­tram re­ve­la­do­res de nos­so de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al, edu­ca­cio­nal, éti­co, e de res­pei­to ,  tan­to na es­fe­ra pri­va­da ou pú­bli­ca.

Uma pes­soa, uma ci­da­de, uma na­ção, uma so­ci­e­da­de são mais ci­vi­li­za­das, ou me­nos, na exa­ta pro­por­ção de sua con­di­ção de hi­gi­e­ne de sa­ú­de pes­so­al e nos cui­da­dos e sa­ne­a­men­to do am­bi­en­te e es­pa­ços à sua vol­ta.

Tais ini­ci­a­ti­vas ca­bem a ca­da um, em sua ca­sa, no tra­ba­lho, na na­tu­re­za, nos am­bi­en­tes pú­bli­cos, nas es­co­las; não só os go­ver­nan­tes têm res­pon­sa­bi­li­da­de.

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM. fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com - What­sApp)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias