Home / Opinião

OPINIÃO

O herdeiro de Sobral Pinto

O jul­ga­men­to do re­cur­so de Lu­la foi um bai­le de más­ca­ras. To­das elas ar­ran­ca­das. Ne­nhu­ma sur­pre­sa. Pa­ra quem, co­mo eu, acom­pa­nha es­ses jul­ga­men­tos, que bus­ca co­nhe­cer os au­tos – ou as pe­ças prin­ci­pa­is – a de­ci­são de con­de­nar Lu­la es­ta­va to­ma­da des­de o mo­men­to em que um Jor­nal pau­lis­ta pu­bli­cou nu­ma re­por­ta­gem men­ti­ro­sa so­bre o tal Tri­plex.

De que ser­vi­ram to­dos os es­for­ços da de­fe­sa, não epe­nas re­ba­ten­do as acu­sa­ções, mas, ain­da, pro­van­do a ino­cên­cia do acu­sa­do? Ser­vi­ram pa­ra des­le­gi­ti­mar a sen­ten­ça. O mun­do to­do es­tá zom­ban­do do ju­di­ci­á­rio bra­si­lei­ro. De­pois da con­de­na­ção de Mo­ta Co­quei­ro e da con­de­na­ção dos ir­mãos Na­ves, es­te é o mais es­can­da­lo­so er­ro ju­di­cial da his­tó­ria bra­si­lei­ra.

Mas não vou aqui fa­lar des­te bi­zar­ro pro­ces­so em que três anões de fa­la fi­na en­fren­ta­ram um gi­gan­te. Vou fa­lar de ou­tro gi­gan­te, que não tem re­ce­bi­do os en­cô­mios que me­re­ce.

Vou fa­lar do Dr. Cris­ti­a­no Za­nin, o bra­vo de­fen­sor de Lu­la. Do pon­to de vis­ta da téc­ni­ca pro­ces­su­al, Lu­la não po­de­ria rer es­ta­do em me­lho­res mãos.

Mas es­te jo­vem ad­vo­ga­do não mos­trou ape­nas com­pe­tên­cia. Ele te­ria ab­sol­vi­do tran­qui­la­men­te seu cli­en­te se exis­tis­sem ju­í­zes sé­rios abai­xo do tró­pi­co de ca­pri­côr­nio. Za­nin lu­tou o tem­po to­do con­tra for­ças que ope­ram à mar­gem do Di­rei­to. Jo­gou um jo­go de car­tas mar­ca­das e com o ba­ra­lho do ad­ver­sá­rio. Não te­ria co­mo ga­nhar.

Mas o seu mé­ri­to es­tá em que ele lu­tou, fez aqui­lo que Krishna acon­se­lhou a Ajur­na, no Ba­ga­vath Gi­ta: Lu­te, não se im­por­te com o re­sul­ta­do. Ven­cer ou per­der é con­tin­gên­cia da lu­ta. es­sen­cial é lu­tar.

O que es­te mo­ço foi in­sul­ta­do nas re­des so­ci­ais não foi brin­ca­dei­ra. A di­rei­ta re­lin­chan­te e zur­ran­te o ata­ca­ram da ma­nei­ra mais tor­pe, mais co­var­de. A im­pren­sa re­a­ci­o­ná­ria mui­tas ve­zes fez car­ga con­tra ele, acu­san­do-o de ex­ce­der-se em ze­lo na de­fe­sa de seu cli­en­te.

Sem­pre só­brio, sem­pre ar­gu­men­tan­do com ri­gor ló­gi­co, sem­pre se­re­no, o dr. Za­nin foi, ao mes­mo tam­po, va­len­te e for­mi­dá­vel. Em mo­men­to al­gum se in­ti­mi­dou pe­ran­te as agres­sões. Foi hos­ti­li­za­do o tem­po to­do por Mo­ro, e ja­mais abai­xou a ca­be­ça. Em mo­men­to al­gum abriu mão das prer­ro­ga­ti­vas que a lei con­fe­re aos ad­vo­ga­dos.

Na pes­soa de Za­nin pros­se­gue a tra­di­ção dos gran­des ad­vo­ga­dos bra­si­lei­ros. Uma tra­di­ção que vem de Eva­ris­to de Mo­ra­is. Zai­nin hon­rou o le­ga­do dos he­rói­cos ad­vo­ga­dos que de­fen­de­ram pre­sos po­lí­ti­cos dur­fan­te a di­ta­du­ra, al­guns dos quyais tor­nar-se-iam pre­sos po­lí­ti­cos tam­bém, pa­gan­do pe­lo cri­me de exer­cer com co­ra­gem e hon­ra­dez a pro­fis­são que es­co­lhe­ram, e sem a qual não há flar em re­gi­me de­mo­crá­ti­co.

Lem­bro-me de no­mes co­mo Mo­es­to da Sil­vei­ra, Ge­or­ge Ta­va­res, He­le­no Fra­go­so, Ader­bal Pi­ve­ta, Rô­mu­lo Gon­sal­ves, Jo­sé Car­los Di­as, Wel­ling­ton Can­tal, Sig­ma­rin­ga Sei­xas, Eny Mo­rei­ra, Wag­ner Ba­tis­ta, Le­ô­ni­das Ar­ru­da.... tan­tos!

Dei­xei por úl­ti­mo o no­me de So­bral Pìn­to, o mo­de­lo do ad­vo­ga­do per­fei­to, nos­so ins­pí­ra­dor, nos­so or­gu­lho. So­bral, um ca­tó­li­co pra­ti­can­te, meio ca­ro­la, em mo­men­to al­gum va­ci­lou em de­fen­der, com o má­xi­mo em­pe­nho, o lí­der co­mu­nis­ta Lu­iz Car­los Pres­tes, du­ran­te o Es­ta­do No­vo. Nos tem­pos da di­ta­du­ra de l964, ele con­sa­grou to­da sua ex­pe­ri­ên­cia, co­ra­gem e va­lor sa­ber em de­fen­der pre­sos po­lí­ti­cos, e em lu­tar pe­la vol­ta da de­mo­cra­cia. Ho­mem sim­ples, mo­des­to, não afe­ta­va su­pe­ri­o­ri­da­de. Quan­do com­ple­tou 90 anos, uma re­por­te lhe per­gun­tou so­bre seus pro­je­tos pa­ra o fu­tu­ro. So­bral res­pon­deu-lhe, com to­da a do­çu­ra: “Pre­ten­do con­ti­nu­ar sen­do o que sem­pre fui: um sim­ples ad­vo­ga­do de por­ta de ca­deia”.

Com es­ta de­cla­ra­ção, o mes­tre de to­dos nós hon­rou to­da uma ca­te­go­ria que se de­di­ca à ad­vo­ca­cia cri­mi­nal, e res­ga­tou do opró­brio os cau­sí­di­cos anô­ni­mos que, mal ga­nhan­do pa­ra o de co­mer, exer­cem dig­na­men­te a pro­fis­são que abra­ça­ram.

O dr. Cris­ti­a­no Za­nin é um lí­di­mo her­dei­ro do le­ga­do de So­bral Pin­to. Um pro­fis­si­o­nal que não ape­nas hon­ra e dig­ni­fi­ca a ad­vo­ca­cia bra­si­lei­ra, mas que de­ve ins­pi­rar os jo­vens que quei­ram abra­çar es­ta que é a mais es­pi­nho­sa das pro­fis­sões li­be­ra­is. Os ad­vo­ga­dos de to­do o pa­ís tem o de­ver de cer­rar fi­lei­ras em tor­no de­le.

(Hel­vé­cio Car­do­so, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias