Opinião

Pós-verdade ou mentira contemporânea

Diário da Manhã

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 22:19 | Atualizado há 7 anos

Há al­guns anos, em Bru­xe­las, Bél­gi­ca, eu ou­via aten­ta­men­te pe­la rá­dio lo­cal uma en­tre­vis­ta, ao vi­vo, com o gran­de es­cri­tor ita­li­a­no Um­ber­to Eco, dis­cor­ren­do com ma­es­tria so­bre as gran­des cri­ses hu­ma­nas da mo­der­ni­da­de.

Ao con­tes­tar um dos en­tre­vis­ta­do­res so­bre a “ver­da­de” de um te­ma fun­da­do em da­dos es­ta­tís­ti­cos, Um­ber­to Eco aler­tou pa­ra o que ele cha­ma­va de ar­ti­fí­ci­os de uma “mo­der­na for­ma de men­tir”. Se­gun­do ele, pa­ra to­da men­ti­ra que se de­se­ja dar-lhe con­tor­nos de ver­da­de ir­re­fu­tá­vel bas­ta atri­bu­ir-lhe a “au­to­ri­da­de” de cri­té­rios es­ta­tís­ti­cos, prin­ci­pal­men­te atri­buin­do a au­to­ria a al­gum ins­ti­tu­to de pes­qui­sa que pou­cos ou nin­guém se­quer te­nha ou­vi­do fa­lar. No tem­po da en­tre­vis­ta, por se mais ou me­nos re­cen­te, já exis­tia no meio in­te­lec­tu­al a uti­li­za­ção da pa­la­vra “pós-ver­da­de, que, em­bo­ra te­nha si­do elei­ta só em 2016 co­mo sen­do a “pa­la­vra do ano” pe­lo di­ci­o­ná­rio Ox­ford, fo­ra uti­li­za­da pe­la pri­mei­ra vez em 1992, pe­lo dra­ma­tur­go sér­vio-ame­ri­ca­no Ste­ve Te­sich.

É mui­to pro­vá­vel que Um­ber­to Eco, que além de es­cri­tor e fi­ló­so­fo, era tam­bém lin­guis­ta, se­mi­ó­lo­go e bi­bli­ó­fi­lo, ain­da que não se te­nha no­tí­cia de sua uti­li­za­ção, já ti­nha co­nhe­ci­men­to da pa­la­vra “pós-ver­da­de”, co­mo um ne­o­lo­gis­mo de­sig­na­ti­vo de uma si­tu­a­ção de mo­de­la­gem ou for­ma­ção da opi­ni­ão pú­bli­ca on­de os fa­tos ob­je­ti­vos, re­ais, têm me­nos in­flu­ên­cia, pou­ca im­por­tân­cia, pri­vi­le­gi­an­do-se ape­los emo­ti­vos, mi­tos, bo­a­tos, etc. Em ou­tros ter­mos, a “pós-ver­da­de” não pas­sa de uma de­no­mi­na­ção mo­der­na pa­ra men­tir, frau­dar, fal­se­ar, en­co­ber­tar ou dis­far­çar al­go no­tó­rio, ób­vio, por jar­gões ou ter­mos “po­li­ti­ca­men­te cor­re­tos”.

Faz to­do o sen­ti­do Eco op­tar pe­la ex­pres­são “es­ta­tís­ti­ca” co­mo uma das for­mas mo­der­nas de men­tir. Par­tin­do de uma aná­li­se eti­mo­ló­gi­ca da pa­la­vra, ain­da que per­functo­ria­men­te, per­ce­be-se a as­ser­ti­va do mes­tre ale­xan­dri­no. O sub­stan­ti­vo fe­mi­ni­no “es­ta­tís­ti­ca” sur­ge da ex­pres­são em la­tim “sta­tis­ti­cum col­le­gi­um” que, se­gun­do a en­ci­clo­pé­dia Wiki­pé­dia, de­sig­na pa­les­tra so­bre os as­sun­tos do Es­ta­do, de on­de de­ri­va a pa­la­vra em lín­gua ita­li­a­na “sta­tis­ta”, que sig­ni­fi­ca “ho­mem de es­ta­do”, ou po­lí­ti­co. A par­tir dis­so se­ria pos­sí­vel in­fe­rir que o ter­mo po­de­ria ser de­sig­na­ti­vo de “a ar­te de men­tir”, “co­mo men­tir ofi­ci­al­men­te”, ou coi­sas do ti­po. Afi­nal, a po­lí­ti­ca tem se con­ver­ti­do co­mo “o dom de por­tar-se com pou­co com­pro­mis­so com a ne­ces­sá­ria se­ri­e­da­de”. “Es­ta­tís­ti­ca” apa­re­ce pe­la pri­mei­ra vez co­mo vo­ca­bu­lá­rio na En­ci­clo­pé­dia Bri­tâ­ni­ca em 1797, ad­qui­rin­do um sig­ni­fi­ca­do de co­le­ta e clas­si­fi­ca­ção de da­dos no iní­cio do sé­cu­lo XIX. A in­cur­são so­bre a ori­gem eti­mo­ló­gi­ca e o seu sig­ni­fi­ca­do se­mân­ti­co cor­ro­bo­ram as in­cer­te­zas so­bre a cre­di­bi­li­da­de da­qui­lo que se nos apre­sen­ta co­mo “ver­da­de es­ta­tís­ti­ca”.

Te­nho mui­to re­ceio de ser in­jus­to ou, mais que is­so, de pa­re­cer ofen­si­vo e des­res­pei­to­so com as lu­tas de de­ter­mi­na­dos gru­pos ou seg­men­tos so­ci­ais. Mais ain­da, re­ceio de, ain­da que sem que­rer, de­pre­ci­ar o tra­ba­lho al­heio. To­da­via, não há co­mo não ques­ti­o­nar a abor­da­gem so­bre a vi­o­lên­cia quan­do fei­ta de for­ma sec­tá­ria, se­xis­ta ou cen­tra­da em cri­té­rios ten­den­ci­o­sa­men­te ét­ni­cos ou de gê­ne­ro.

Re­cen­te­men­te, o At­las da Vi­o­lên­cia no Bra­sil de 2017 di­vul­gou que a ca­da 100 pes­so­as as­sas­si­na­das no Bra­sil, 71 são ne­gros. De acor­do com o At­las, os ne­gros pos­su­em chan­ces 23.5% mai­o­res de se­rem as­sas­si­na­dos em re­la­ção a bra­si­lei­ros de ou­tras ra­ças, já des­con­ta­do o efei­to da ida­de, es­co­la­ri­da­de, do se­xo, es­ta­do ci­vil e bair­ro de re­si­dên­cia. Sem­pre que es­ses da­dos se re­fe­rem à mor­te de pes­so­as ne­gras co­mo as prin­ci­pa­is ví­ti­mas, du­as per­gun­tas sur­gem, ime­di­a­ta e co­mo im­pe­ra­ti­vo da ra­zão hu­ma­na: Há, no Bra­sil, uma se­le­ti­vi­da­de sis­tê­mi­ca de eli­mi­na­ção de pes­so­as de et­nia ne­gra? No Bra­sil, da­do à nos­sa vas­ta mis­ci­ge­na­ção, é pos­sí­vel a de­fi­ni­ção se­gu­ra de quem se­ja ne­gro ou par­do, fo­ra dos es­ta­dos co­mo Ma­ra­nhão, Rio de Ja­nei­ro e Ba­hia, on­de exis­te uma pre­do­mi­nân­cia de pes­so­as de pe­le ne­gra em ra­zão de nos­sa for­ma­ção his­tó­ri­ca-po­pu­la­cio­nal? Fo­ram nes­ses es­ta­dos on­de a es­cra­vi­dão ne­gra foi mais pre­pon­de­ran­te em ra­zão da ló­gi­ca po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca da épo­ca pré-abo­li­ção.

Não é ra­zo­á­vel su­por que o ele­va­dís­si­mo ín­di­ce de vi­o­lên­cia que tan­to nos en­ver­go­nha co­mo na­ção es­te­ja as­so­cia­do ao ex­ter­mí­nio de­li­be­ra­do de pes­so­as ne­gras. Não ob­stan­te os fo­cos pon­tu­ais de ra­cis­mo em nos­so pa­ís, não é ho­nes­to afir­mar que exis­ta en­tre nós um se­gre­ga­cio­nis­mo ra­ci­al on­de a so­ci­e­da­de in­tei­ra o pra­ti­ca e a po­lí­cia, em aten­di­men­to aos de­síg­nios pri­mi­ti­vos e in­ci­vi­li­za­dos, atua co­mo ex­ter­mi­na­do­ra sis­te­má­ti­ca de pes­so­as ne­gras co­mo po­lí­ti­ca de es­ta­do. Há uma exa­ge­ra­da ade­são aos dis­cur­sos aca­de­mi­cis­tas, ex­ces­si­va­men­te ro­man­ti­za­dos que op­tam mais vi­as fá­ceis e cô­mo­das da vi­ti­mi­za­ção de de­ter­mi­na­dos se­to­res ou “co­le­ti­vos” – pa­ra se usar uma pa­la­vra da mo­da – sem qua­is­quer com­pro­mis­sos com as ques­tões de fun­do. Não con­si­de­ro que is­so se­ja uma le­al­da­de com as cau­sas da vi­o­lên­cia. Es­sa vi­ti­mi­za­ção ig­no­ra o con­tex­to, as cir­cun­stân­cias, o per­fil sub­je­ti­vo das ví­ti­mas e dos al­go­zes, in­dis­pen­sá­veis pa­ra um es­tu­do mais cri­te­rio­so acer­ca das de­ter­mi­nan­tes do fe­nô­me­no vi­o­len­to.

Pa­ra uma abor­da­gem, di­ga­mos, mais re­a­lis­ta e crí­vel, por que não per­qui­rir so­bre as “mo­ti­va­ções”, cir­cun­stân­cias ou con­di­ções de vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al que en­se­jam a mai­or in­ci­dên­cia do ne­gro no ce­ná­rio da vi­o­lên­cia? O me­do de de­ter­mi­na­das abor­da­gens en­se­jam em la­men­tá­vel es­ca­mo­te­a­men­to de da­dos que po­de­ri­am ser de fun­da­men­tal re­le­vân­cia pa­ra o es­tu­do e pro­fi­la­xia ou pre­ven­ção do fe­nô­me­no cri­mi­nó­ge­no. Por que fu­gir de per­gun­tas ou re­fle­xões do ti­po: Qua­is os fa­to­res so­ci­ais, psí­qui­cos, atá­vi­cos, ge­né­ti­cos, bi­o­ló­gi­cos, cul­tu­ra­is que con­tri­bu­em ou in­flu­en­ciam pa­ra uma mai­or ou me­nor pre­sen­ça do ne­gro no ce­ná­rio vi­o­len­to? O ele­va­do ín­di­ce de mor­te de pes­so­as ne­gras ocor­re ape­nas no Bra­sil ou ele se re­pe­te tam­bém em ou­tras par­tes do mun­do?  Não acre­di­to que es­sa me­to­do­lo­gia pos­sa vir a ser ro­tu­la­da de ra­cis­ta ou se­gre­ga­cio­nis­ta. São ape­nas su­ges­tões co­mo for­ma de uma mai­or con­tri­bui­ção ao es­tu­do da vi­o­lên­cia.

Não é pos­sí­vel ha­ver o en­fren­ta­men­to sé­rio e res­pon­sá­vel da vi­o­lên­cia sem ter-se em mãos da­dos con­fi­á­veis, ver­da­dei­ros, so­bre as su­as mo­ti­va­ções, su­as de­ter­mi­nan­tes. Fa­lar da vi­o­lên­cia uti­li­zan­do-se de re­pe­ti­das su­po­si­ções fi­lo­só­fi­cas ou ro­mân­ti­cas, que tei­mam em ver­gas­tar-se da le­al­da­de por me­ro me­do de se des­vi­ar dos man­da­men­tos do “po­li­ti­ca­men­te cor­re­to”, não de­mons­tra con­tri­bui­ção al­gu­ma as nos­sas as­pi­ra­ções ci­vi­li­za­tó­ria, nem pa­ra a cons­tru­ção de uma cul­tu­ra de paz e se­gu­ran­ça.

En­quan­to não se ti­ver co­ra­gem e ho­nes­ti­da­de pa­ra fa­lar a ver­da­de so­bre os fa­to­res de vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al que con­tri­bu­em pa­ra a eclo­são da cri­mi­na­li­da­de vi­o­len­ta, per­sis­tin­do em re­ser­var ao ne­gro o eter­no pa­pel de ví­ti­ma e não o de, tam­bém, agen­te ati­vo no pro­ta­go­nis­mo cri­mi­no­ló­gi­co, co­mo par­te in­te­gran­te de um com­ple­xo fe­nô­me­no en­glo­ban­te e que não ex­clui ne­nhum ator so­ci­al de uma sig­ni­fi­ca­ti­va par­ce­la de con­tri­bui­ção pa­ra a ocor­rên­cia da vi­o­lên­cia, es­tar-se-á eter­ni­zan­do a men­ti­ra – am­pa­ra­da em da­dos es­ta­tís­ti­cos hi­po­cri­ta­men­te cons­tru­í­dos e re­pe­ti­dos co­mo se fos­se um man­tra.

 

(Ma­no­el L. Be­zer­ra Ro­cha, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta – mlbe­zer­ra­ro­[email protected])

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias