Home / Opinião

OPINIÃO

Rachas, rixas e o lado satírico da história política- II

O cer­to é que o po­vo não que­ria mais o PMDB no Po­der. Es­ta­va can­sa­do e de­si­lu­di­do. De­cer­to, o Rol­dão não per­ce­bia. Se­gun­do sa­be­do­ria po­pu­lar, era o “tem­po da vi­ra­da”, co­mo se di­zia e re­al­men­te acon­te­ceu. Ade­ral­do ga­nhou a elei­ção, con­si­de­ra­da das mais acir­ra­das, tal­vez a mais ar­re­li­en­ta da his­tó­ria po­lí­ti­ca lo­cal, não ra­ro dei­xan­do si­nais de vi­tó­ria anun­ci­a­da. A cha­ma­da eli­te ou fi­na-flor da so­ci­e­da­de des­de­nha­va, en­go­lia mas não se con­ven­cia. Con­tu­do, o lon­go pe­rí­o­do pe­e­me­de­bis­ta no po­der ha­via ofe­re­ci­do a Ade­ral­do e sua cú­pu­la am­plos e for­tes ar­gu­men­tos, jus­ti­fi­can­do sua vi­tó­ria. As pi­lhe­rias ou chis­tes já es­ta­vam na rua. Uma de­las, pi­to­res­ca, di­zia:

“Há 4 coi­sas na vi­da que não se de­ve fa­zer: ca­sar com mo­ça fa­la­da, fa­zer ne­gó­cio sem ver, ti­rar di­nhei­ro dos ce­gos e vo­tar no PMDB”.

Ade­ral­do, mais ve­zes sem pre­ci­sar dos tais ho­mens li­dos e vi­a­ja­dos, pa­ra não di­zer le­tra­dos, go­ver­nou de 1997 a 2000. Di­zia-se, ali­ás, que a “Na­ção Mi­nei­ren­se”, tão lon­ge da Re­pú­bli­ca dos Es­ta­dos Uni­dos das Brun­zun­dan­gas, cri­a­ção de Li­ma Bar­re­to, ha­via de­ci­di­do, jus­ti­fi­can­do a exis­tên­cia de ou­sa­dos e mor­da­zes pan­fle­tos, ju­di­an­do do PMDB, dis­tri­bu­í­dos na ci­da­de, co­mo o no­mi­na­do que tran­scre­vo:

A “Na­ção
Mi­nei­ren­se” de­ci­diu

Creio que to­do acon­te­ci­men­to é tão his­tó­ri­co co­mo qual­quer ou­tro, sen­do por is­so que des­de os gre­gos a His­tó­ria, em seu me­lhor sen­ti­do, é “co­nhe­ci­men­to de­sin­te­res­sa­do” e não me­ras re­cor­da­ções na­ci­o­nais ou di­nás­ti­cas, as que só glo­ri­fi­cam reis, ra­i­nhas, du­ques, con­des, pa­pas, bis­pos, ma­re­chais, ge­ne­ra­is ou os mais ab­sor­tos co­ro­néis. É por is­so, cer­ta­men­te, que os elei­to­res bra­si­lei­ros es­tão mui­to mais exi­gen­tes e po­li­ti­ca­men­te mais ma­du­ros. Des­co­bri­ram que são su­jei­tos da His­tó­ria e es­tão re­ven­do e re­con­si­de­ran­do o seu pa­pel de in­di­ví­duo na His­tó­ria, ad­mi­tin­do que to­do acon­te­ci­men­to que lhe ocor­ra na vi­da po­de ser dig­no De­la. Foi as­sim que acon­te­ceu na úl­ti­ma elei­ção de ou­tu­bro atra­vés da qual as ur­nas – in­clu­si­ve ele­trô­ni­cas – fo­ram usa­das pe­los ci­da­dã­os nes­tas oli­gar­quias que por dé­ca­das do­mi­na­ram a po­lí­ti­ca nos Es­ta­dos e nas ci­da­des. Foi as­sim tam­bém em Mi­nei­ros, no Su­do­es­te de Go­i­ás. O po­vo de­ci­diu re­jei­tar as for­ças tra­di­cio­nais, an­ti­gos pa­tri­ar­cas, cau­san­do uma der­ro­ta de de­sa­ni­mar.

Va­le di­zer, por­tan­to, que o mi­nei­ren­se es­tá mais con­sci­en­te dos seus di­rei­tos e de su­as con­cep­ções po­lí­ti­cas. Por is­so, re­sol­veu der­ru­bar do po­der na úl­ti­ma elei­ção a em­be­ve­ci­da cú­pu­la “pe­e­me­de­bis­ta”, dan­do-lhe uma sur­ra pa­ra nin­guém bo­tar de­fei­to. O po­vo, com sua sa­be­do­ria, viu o PMDB de Mi­nei­ros dis­tan­te do que dis­se em su­as ori­gens; “ex­pa­tri­a­do de seus com­pro­mis­sos” e afas­ta­do do pen­sa­men­to de su­as per­so­na­li­da­des mais emi­nen­tes: Ulis­ses Gui­ma­rã­es, Tan­cre­do Ne­ves, Ro­ber­to Re­qui­ão, Ci­ro Go­mes, Co­vas, Ser­ra e ou­tras “atu­ca­na­das” no PSDB do Pre­si­den­te. Além dis­so, per­ce­beu que o Par­ti­do foi pa­ra os pa­lan­ques com pro­pos­tas en­ve­lhe­ci­das e in­cri­vel­men­te de­ma­gó­gi­cas, ao po­bre pro­me­ten­do ces­tas bá­si­cas, ter­re­nos e ou­tras “dá­di­vas” ca­rac­te­rís­ti­cas do ve­lho dis­cur­so as­sis­ten­ci­a­lis­ta, en­ga­no­so e cla­ra­men­te ana­crô­ni­co.

Sem se re­ci­clar, por­tan­to, não via a mor­te anun­ci­a­da. Ade­mais, in­ten­sa­men­te pre­o­cu­pa­do com o “po­der”, ar­ran­jou uma bri­ga in­ter­na tão for­te que di­vi­diu a cú­pu­la, a que não con­se­gue re­con­ci­li­ar-se nem atra­vés do se­na­dor Iris Re­zen­de Ma­cha­do. Di­vi­di­do, co­mo ain­da se acha, pas­sou a lan­çar far­pas – las­ti­má­veis – uns nos ou­tros, já di­fun­di­das na im­pren­sa di­á­ria, mos­tran­do sua zan­ga mal ins­pi­ra­da, in­fe­liz; re­ve­lan­do, por as­sim di­zer, seu ape­lo ao “po­der”. Ali­ás, se­gun­do Rui Bar­bo­sa, “há ex­tre­mos no uso do po­der, em pre­sen­ça dos qua­is a in­dig­na­ção trans­bor­da”. Trans­bor­dou mes­mo, omi­tin­do os ver­da­dei­ros e crô­ni­cos pro­ble­mas do lu­gar, dei­xan­do o Par­ti­do à de­ri­va, pre­ci­san­do de al­gum so­cor­ro do céu.

Por ou­tra, es­sa sur­ra no PMDB mi­nei­ren­se emer­ge, so­bre­tu­do, de cau­sas lo­ca­li­za­das, sem mui­to ran­ço ide­o­ló­gi­co: o des­ca­so com a jus­ti­ça, a in­dús­tria, o co­mér­cio, o se­tor ru­ral, o es­por­te, so­man­do-se o ne­po­tis­mo, as obras fa­ra­ô­ni­cas, ina­ca­ba­das etc., fa­tos con­fi­gu­ra­do­res de sua ino­pe­rân­cia, fun­da­da em so­fis­mas e ob­so­le­ta re­tó­ri­ca. Va­le di­zer, as­sim, que re­nun­ciou os com­pro­mis­sos que lhe de­ram vi­da ha­ven­do por is­so de ir em­bo­ra sem gló­rias, res­tan­do cla­ro que o elei­tor, ama­du­re­ci­do e can­sa­do de pro­mes­sas, vo­tou em pro­pos­ta mais iden­ti­fi­ca­da com efi­ci­ên­cia.

É ló­gi­co que o po­vo quer a so­lu­ção dos pro­ble­mas so­ci­ais e eco­nô­mi­cos. As­sim, não vo­tou no con­ti­nuís­mo. Vo­tou, por is­so, nos mais jo­vens, mais sim­ples e mais hu­mil­des, iden­ti­fi­ca­dos com a jus­ti­ça e a His­tó­ria vis­ta “de bai­xo”, mos­tran­do que ain­da tem gen­te con­sci­en­te aqui em­bai­xo. Por que Jú­lio Car­ri­jo e De­o­cli­des fo­ram os mais bem vo­ta­dos can­di­da­tos a ve­re­a­dor? Por que, ali­ás, o do­mí­nio “pe­e­me­de­bis­ta” fi­cou res­tri­to a ci­da­des me­no­res, em Go­i­ás e em to­do o res­tan­te do Bra­sil, to­nan­do-se ca­da vez mais “en­ve­lhe­ci­do”? O que adi­an­ta­ram os ace­nos de­ma­gó­gi­cos de mo­ra­dia, de sa­ne­a­men­to, de co­mi­da e ou­tros mais?

A “na­ção mi­nei­ren­se” de­ci­diu, por mai­o­ria. Bo­tou fo­go na es­pe­ran­ça. Na de­mo­cra­cia é as­sim: quem de­ci­de é a mai­o­ria. Fe­li­ci­da­de!... Fe­li­ci­da­de!...

Re­al­men­te, a si­tu­a­ção pe­e­me­de­bis­ta era com­pli­ca­da, pa­ra não di­zer que­bra­di­ça, che­gan­do a cau­sar a ela­bo­ra­ção de ou­tros pan­fle­tos, um tan­to mais ins­tru­í­dos, con­tun­den­tes, co­mo o cha­ma­do “Der­ro­ta do PMDB”, tam­bém dis­tri­bu­í­do pe­la ci­da­de. Ve­jam:

A Der­ro­ta do PMDB

“É vi­sí­vel a der­ro­ta do PMDB em Mi­nei­ros. Po­de ser vis­ta em qual­quer es­qui­na, em qual­quer bair­ro, na ci­da­de in­tei­ra. Na “zo­na ru­ral”, ain­da é mais vi­sí­vel. Es­sa der­ro­ta, ali­ás, es­tá es­tam­pa­da na in­dig­na­ção da mo­ci­da­de mi­nei­ren­se. No olhar vi­bran­te e na re­pul­sa cí­vi­ca do po­vo. No­te-se que são qua­se quin­ze anos de inér­cia e pi­o­ra do Mu­ni­cí­pio, jus­ti­fi­can­do es­sa der­ro­ta.

O po­vo can­sou-se de dis­cur­so, fa­la­tó­rio e evi­den­tes men­ti­ras. Não to­le­ra mais tan­to ne­po­tis­mo (pa­ren­tes do po­der), tan­to des­per­dí­cio do di­nhei­ro pú­bli­co. Es­se fu­zuê “pe­e­me­de­bis­ta”, que não me­de es­for­ço pa­ra per­ma­ne­cer no po­der, te­rá mor­te cer­ta no dia 3 de ou­tu­bro. A ci­da­da­nia mi­nei­ren­se me­re­ce res­pei­to.

Jus­ti­fi­cam a der­ro­ta do PMDB, es­sen­cial­men­te, os se­guin­tes fa­tos la­men­tá­veis: o di­nhei­ro pú­bli­co en­fi­a­do em obras fa­ra­ô­ni­cas, ina­ca­ba­das, co­mo o tão fa­mo­so “Gi­ná­sio Es­por­ti­vo”, ini­ci­a­do pró­xi­mo ao CTG; a der­ru­ba­da do MEC, clu­be do po­vo; o hos­pi­tal pú­bli­co, aban­do­na­do, sem jus­ti­fi­ca­ti­va; a des­tru­i­ção do Fó­rum, pa­tri­mô­nio his­tó­ri­co do lu­gar; o des­ca­so com a ins­ta­la­ção da Jus­ti­ça do Tra­ba­lho; o li­xão a céu aber­to; o des­lei­xo com o se­tor in­dus­tri­al, cau­san­do gran­de pre­ju­í­zo aos em­pre­sá­rios, tra­ba­lha­do­res, etc.

Ali­ás, por que um hos­pi­tal pú­bli­co po­de fun­cio­nar em Por­te­lân­dia e em Mi­nei­ros não se­ria pos­sí­vel? Por que o go­ver­na­dor não inau­gu­ra obras em Mi­nei­ros? Co­mo iria ter­mi­nar as obras do Fó­rum, se nem as co­me­çou? Por que o atu­al pre­fei­to, em fi­nal de man­da­to, não pros­se­guiu com as obras do hos­pi­tal? Por que o ôni­bus do Ce­dro não cir­cu­la mais? A CELG não to­ma jei­to! E a sub­ser­vi­ên­cia aos po­lí­ti­cos de Ja­taí? As­sim, a der­ro­ta do PMDB é in­dis­cu­tí­vel. O mi­nei­ren­se já de­ci­diu.

Di­re­tó­rio do PPB de Mi­nei­ros

Se não bas­tas­se o vi­sí­vel en­tu­si­as­mo de Ade­ral­do, ine­bri­a­do com as be­nes­ses do po­der, ti­nha a pri­mei­ra da­ma Nei­ba Bar­ce­los, for­te li­de­ran­ça se anun­ci­an­do, re­gen­do Se­cre­ta­ria So­ci­al em con­ta­to di­re­to com os mais hu­mil­des, cres­cen­do na po­lí­ti­ca a olhos vis­tos; en­quan­to o pre­fei­to, seu ma­ri­do, ti­nha o en­tu­si­as­mo de sua mo­ci­da­de e o apoio do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, cu­ja can­di­da­tu­ra ha­via de­fen­di­do em pra­ça pú­bli­ca de  Mi­nei­ros e do Es­ta­do, on­de foi fun­da­men­tal a pro­pa­ga­da es­tra­té­gia ou sim­bó­li­ca e em­pá­ti­ca ca­mi­sa azul, se não va­les­se o ine­gá­vel ca­ris­ma pes­so­al do can­di­da­to, jus­ti­fi­can­do as­sim a der­ro­ta que aca­ba­ra de im­por con­tra o até en­tão in­vic­to Iris Re­zen­de Ma­cha­do e ao seu for­te “iris­mo” no co­man­do po­lí­ti­co do Es­ta­do. Se não era o fim, mos­tran­do um Par­ti­do de ide­o­lo­gia in­de­fi­ni­da, fi­si­o­ló­gi­co, as­sim co­mo o PSDB de ci­ma do mu­ro, creio já sem So­ci­al De­mo­cra­cia e o as­tu­to ou fi­na-flor do PFL (ho­je De­mo­cra­tas), pre­sen­tes em to­dos os go­ver­nos.

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do MNU, Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGG, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio. mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias