Home / Opinião

OPINIÃO

Rachas, rixas e o lado satírico da história política- IV

Age­nor con­ti­nuou per­se­guin­do o po­der, que­ren­do ser pre­fei­to de Mi­nei­ros, úl­ti­mo car­go que fal­ta­va em sua ain­da tí­mi­da bi­o­gra­fia na his­tó­ria po­lí­ti­ca do Es­ta­do, on­de foi go­ver­no por nove mes­es, po­rém sem a le­gi­ti­mi­da­de un­gi­da pe­lo vo­to, que um dia, cer­ta­men­te, com ou sem aju­da da sor­te, po­de­rá ob­tê-la; en­quan­to o co­bi­ça­do e dis­pu­ta­do car­go de pre­fei­to pe­lo PMDB mi­nei­ren­se só foi con­se­gui­do a par­tir de 2012, após lon­go tem­po bri­guen­to e de ir­ri­tan­te es­pe­ra, quan­do Nei­ba Ma­ria Mo­ra­es Bar­ce­los já fin­da­va seu se­gun­do man­da­to de pre­fei­ta, co­me­ça­do na dis­pu­ta­da e ri­xen­ta elei­ção de 2008, ven­cen­do jus­ta­men­te Age­nor Re­zen­de, já  mais ar­ti­cu­la­do,  por pe­que­na mar­gem de vo­tos, co­lhi­dos, por cer­to, se­gun­do mi­nha per­cep­ção, dos seg­men­tos so­ci­ais mais po­bres, fi­eis ad­mi­ra­do­res e se­gui­do­res de Nei­ba. A apu­ra­ção de vo­tos nes­sa elei­ção cau­sou mui­to so­fri­men­to.

É pre­ci­so afir­mar que Age­nor foi e con­ti­nua sen­do uma pes­soa pri­vi­le­gi­a­da pe­la sor­te em sua car­rei­ra po­lí­ti­ca, co­mo já de­mons­tra­mos nou­tra pá­gi­na. Na elei­ção de 2012 não foi di­fe­ren­te. Te­ve a  sor­te, quem sa­be o des­ti­no, de ter si­do be­ne­fi­ci­a­do em sua elei­ção jus­ta­men­te  pe­lo se­gun­do ra­cha de um par­ti­do po­lí­ti­co na his­tó­ria  de ci­da­de, tal­vez co­bi­ça ou uru­cu­ba­ca do pró­prio PMDB, pas­sa­da ao sem­pre in­de­ci­so PSDB, ali­a­dos de alu­guel e ao seu far­to Di­re­tó­rio Po­lí­ti­co que, num mo­men­to des­ven­tu­ra­do de sua his­tó­ria, sem per­ce­ber o atroz im­bró­glio em que se me­tia, re­jei­tou a can­di­da­ta na­tu­ral do par­ti­do a pre­fei­ta, a ve­re­a­do­ra Flá­via Re­zen­de Oli­vei­ra Vi­le­la, que che­gou a Se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal da Sa­ú­de, vi­si­vel­men­te que­ri­da e acei­ta pe­la po­pu­la­ção da ci­da­de, com re­i­te­ra­das pes­qui­sas mos­tran­do o seu ine­gá­vel pres­tí­gio e a sua  for­te pos­si­bi­li­da­de de dis­pu­tar e até ga­nhar a elei­ção. O in­di­to­so ra­cha, den­tre ou­tros in­cô­mo­dos, pa­ra não di­zer per­das, até o pre­sen­te cau­san­do efei­tos ru­ins ao par­ti­do e ao mu­ni­cí­pio, nun­ca mais ga­nhan­do uma elei­ção, foi ma­qui­la­do de le­gí­ti­mo nu­ma es­qui­si­ta con­ven­ção par­ti­dá­ria, de­cer­to car­tas mar­ca­das, dú­bia, bas­tar­da, on­de  a vi­tó­ria  de Ju­ni­nho da Ci­tro-5, can­di­da­to ofi­ci­al do PSDB, con­tra Flá­via Oli­vei­ra Vi­le­la, trans­for­ma­da  em dis­si­den­te,  não pas­sou de um as­tu­to e ma­qui­a­vé­li­co ato for­mal, pa­ra não di­zer, ine­quí­vo­co pre­nún­cio de uma der­ro­ta ali anun­ci­a­da, fun­da­da na for­te di­vi­são do par­ti­do, que efe­ti­va­men­te ocor­reu, fa­ci­li­tan­do a elei­ção do sor­tu­do Age­nor Re­zen­de, que ain­da ti­nha a can­di­da­tu­ra de Iva­ne Men­don­ça (PT), a be­ne­fi­ciá-lo e, se não bas­tas­se, já ha­via se or­ga­ni­za­do e ar­ti­cu­la­do me­lhor o seu gru­po po­lí­ti­co, jus­ti­fi­can­do boa van­ta­gem e ges­tão, a pon­to de al­can­çar vi­tó­ria  e ter si­do re­e­lei­to pre­fei­to na úl­ti­ma elei­ção.

Re­e­lei­to con­tra a can­di­da­ta Flá­via Oli­vei­ra Vi­le­la, ví­ti­ma do ra­cha do PSDB que, se não bas­tas­se, tro­ca­ra de par­ti­do, es­co­lhen­do o pe­que­no So­li­da­ri­e­da­de (SD), com al­guns ade­ren­tes, co­mo o De­mo­cra­tas, do qual ob­te­ve o can­di­da­to a vi­ce-pre­fei­to, em­pre­sá­rio Sér­gio Mar­chiò. Con­tra tam­bém o ve­re­a­dor e can­di­da­to a pre­fei­to, Er­nes­to Vi­le­la, ou­tro imo­la­do pe­lo ra­cha do PMDB. Ape­sar do seu ta­len­to po­lí­ti­co e vi­sí­vel li­de­ran­ça, ob­ten­do qua­se 12 mil vo­tos, Flá­via te­ve con­tra si um can­di­da­to bem ar­ti­cu­la­do e mui­to for­te, do­ta­do de vá­ri­as ex­pe­ri­ên­cias. Se não bas­tas­se, te­ve con­tra sua di­fí­cil can­di­da­tu­ra, além das fe­ri­das, in­cu­rá­veis, por ve­zes ar­ro­gan­tes e odi­o­sas  do mal-aven­tu­ra­do ra­cha en­tre ami­gos, a can­di­da­tu­ra fun­da­da num par­ti­do no­vo, pou­co co­nhe­ci­do, on­de va­leu mais o seu pres­tí­gio pes­so­al de pos­tu­lan­te co­ra­jo­sa; as di­fi­cul­da­des de ser da opo­si­ção num mo­men­to em que a le­gis­la­ção elei­to­ral foi mais exi­gen­te, so­bre­tu­do con­tra os que se ini­ci­a­vam; a ine­gá­vel fal­ta de re­cur­sos fi­nan­cei­ros e ain­da o fa­to co­nhe­ci­do  de ser mu­lher, num pa­ís es­sen­cial­men­te ma­chis­ta, con­for­me de­mons­tro num ca­pí­tu­lo des­te “A ci­da­de na his­tó­ria”.

Al­guns efei­tos no­ci­vos dos ra­chas par­ti­dá­rios me­re­cem re­gis­tro, mos­tran­do as su­as se­que­las, às ve­zes gra­ves e pro­fun­das, co­mo as so­ber­bas e in­so­len­tes, ini­mi­gas fi­da­gais da paz, do amor e da es­pe­ran­ça. Às ve­zes, apa­ren­te­men­te su­per­fi­ci­ais, de to­do mo­do, ino­por­tu­nas. Pri­mei­ro do la­do do PMDB. O que acon­te­ceu? Den­tre ou­tras, di­fí­ceis de se­rem es­que­ci­das, ain­da re­per­cu­tin­do, con­si­de­ro a bai­xa dos ve­re­a­do­res Er­nes­to Re­zen­de Vi­le­la e Jo­sé Sá­vio Cos­ta, ve­lhos fi­li­a­dos e tra­di­cio­nais de­fen­so­res do par­ti­do. Uma per­da sig­ni­fi­ca­ti­va. Não há ve­re­a­do­res mais com­ba­ti­vos, so­bre­tu­do na pes­soa de Er­nes­to Vi­le­la, ho­mem sem freio na lín­gua, não man­da re­ca­do, apa­ren­te­men­te agres­si­vo, car­re­ga a va­len­tia dos Vi­le­la, o es­ti­lo ru­de das fa­zen­das e a cis­ma e des­con­fi­an­ça dos Car­ri­jo de Re­zen­de, de on­de vem pe­la ge­ne­a­lo­gia e os ata­vis­mos cul­tu­ra­is. De to­do mo­do, con­tu­do, pres­tou um bom ser­vi­ço à de­mo­cra­cia de Mi­nei­ros nos seus vá­rios man­da­tos de des­te­mi­do e atre­vi­do ve­re­a­dor. As­sim tam­bém Jo­sé Sá­vio, to­da­via de fa­la man­sa, pau­sa­da, en­ge­nho­sa, ca­rac­te­rís­ti­ca dos Cos­ta Li­ma, on­de Bi­nô­mi­no, o “Me­co”, é a re­fe­rên­cia. Co­mo Er­nes­to, foi for­ça­do a dei­xar o PMDB, dis­pu­ta­do por vá­rios se­nho­res, co­mo o do Es­ta­do, sem dar chan­ces aos mais jo­vens. As­sim, fi­li­a­ram-se a ou­tro par­ti­do, o pe­que­no De­mo­crá­ti­co Tra­ba­lhis­ta – PDT, pe­lo qual Er­nes­to saiu can­di­da­to a pre­fei­to nas úl­ti­mas elei­ções, ten­do co­mo vi­ce-pre­fei­to, Ade­ral­do Cu­nha Bar­ce­los, in­tran­si­gen­te de­fen­sor da ba­se do PSDB, tam­bém ato­pe­ta­do de al­guns do­nos, sem chan­ces aos mais mo­ços. Er­nes­to não con­se­guiu su­ces­so, co­mo se pre­via, ob­ten­do vo­ta­ção inex­pres­si­va de me­nos de três mil vo­tos; en­quan­to Jo­sé Sá­vio, can­di­da­to a ve­re­a­dor, al­can­çou ex­pres­si­va vi­tó­ria.

No la­do do PSDB, além do ra­cha con­ti­nu­ar di­vi­din­do a cú­pu­la e os elei­to­res do par­ti­do, gran­de par­te de ori­gem ude­nis­ta, o fa­to con­si­de­ra­do ino­por­tu­no e chu­fa, pro­vo­can­do de­bo­che e ou­tras im­pre­ca­ções da sa­be­do­ria po­pu­lar, que não per­do­am, foi o Ade­ral­do Bar­ce­los, apoi­a­do por Nei­ba e ou­tras li­de­ran­ças, ter se can­di­da­ta­do a vi­ce-pre­fei­to na cha­pa de Er­nes­to Vi­le­la, seu an­ti­go e mor­daz ad­ver­sá­rio po­lí­ti­co, si­tu­a­ção que o po­vo con­si­de­ra ina­cei­tá­vel. Em po­lí­ti­ca, ini­mi­go é ini­mi­go. Quer di­zer: nor­ma cris­tã, éti­ca ou mo­ral, é bom que se di­ga, apo­dre­ci­da e aco­ber­ta­da pe­la hi­po­cri­sia, não se apli­ca. Não há per­dão. As­sim, a so­ci­e­da­de pas­sou a cha­mar o fa­to de fi­as­co, ab­sur­do, aber­ra­ção, pia­da e ou­tras mes­qui­nha­ri­as ou fra­cas­sos. Ri­sos irô­ni­cos e de­bo­cha­dos não fal­ta­ram. Cer­ta­men­te não en­ten­deu que o di­rei­to de pos­tu­lar (iu­ris pos­tu­lan­dum), so­bre­tu­do em po­lí­ti­ca, de to­do mo­do re­si­dên­cia fi­lo­só­fi­ca da de­mo­cra­cia e da iso­no­mia, não de­ve e não po­de con­ta­mi­nar-se das no­ci­vas e odi­o­sas mal­da­des hu­ma­nas, do­mi­cí­lio po­dre da hi­po­cri­sia, das qua­is o po­vo con­ti­nua re­fém ou pre­sa fá­cil pe­lo que ou­ve em co­mí­cios, prá­xis po­lí­ti­ca cor­rup­ta, seu no­jen­to no­ti­ci­á­rio e ou­tras “ins­tân­cias” ou di­ás­po­ras da Re­pú­bli­ca, ago­ra sim, das brun­zun­dan­gas, des­cri­ta por Li­ma Bar­re­to. As­sim, creio que in­tri­gas, ra­chas e ou­tras ini­qui­da­des, não ve­dam o sa­gra­do di­rei­to de al­guém pos­tu­lar no ofí­cio po­lí­ti­co. É pos­sí­vel, por­tan­to, que a ob­sti­na­ção de Ade­ral­do, ou­sa­dia de Nei­ba, va­len­tia de Er­nes­to e mo­de­ra­ção de Jo­sé Sá­vio, se­jam lu­zes pró­pri­as, da per­for­man­ce de ca­da um.

A gen­te vê que o la­do jus­to ou equâ­ni­me da vi­da so­ci­al, em qual­quer âm­bi­to e lu­gar, não vem sen­do le­va­do em con­ta, so­bre­tu­do nes­se tem­po sem ru­mo, es­tres­sa­do e ine­bri­a­do da vi­da, on­de, se­gun­do o so­ci­ó­lo­go Zig­munt Bau­man, a mo­der­ni­da­de “só­li­da” e pe­sa­da” já vi­rou mo­der­ni­da­de “lí­qui­da”, “le­ve”. Há um li­vro in­tei­ri­nho cha­ma­do “Mo­der­ni­da­de Lí­qui­da”. O amor vi­rou pu­ra li­qui­dez, so­bre­tu­do em fes­ta de car­na­val.  Até o me­do es­tá lí­qui­do! Co­mo a “na­ção mi­nei­ren­se” vai se de­fen­der? As­sim, co­mo fi­ca o la­do sa­tí­ri­co e de­bo­cha­do da his­tó­ria po­lí­ti­ca, do mes­mo mo­do que co­mo a de âm­bi­to so­ci­al, as­sun­to mui­to ri­co e ami­u­da­do por aqui? Co­mo se de­fen­de­ria? Te­ria de­sa­pa­re­ci­do? Não acre­di­to. É pre­ci­so ve­ri­fi­cá-lo com al­gum des­pren­di­men­to, ou­vin­do o po­vo.

No­tem que já acon­te­ceu de tu­do por aqui, de si­no to­ca­do por ca­chor­ro em por­ta de igre­ja à inau­gu­ra­ção de ca­pe­la por pa­dre e pre­fei­to, na Moi­ta Re­don­da, sem a pre­sen­ça das ima­gens! Ca­chor­ro to­can­do si­no de igre­ja! Pre­fei­to con­ver­sar dei­ta­do com go­ver­na­dor! Co­bran­ça de mis­sa de sé­ti­mo dia! Não são no­vi­da­de. Al­va­rá de cons­tru­ção de mo­tel tam­bém não. Ci­da­de sa­ú­de, sem ser, é o que mais se pro­pa­ga!  Ne­po­tis­mo? Ca­da ad­mi­nis­tra­dor, tem o seu, es­can­ca­ra­do. Co­mo po­de? As­sim, não pre­ci­so con­vo­car os po­de­res do Céu e da Ter­ra pa­ra sa­ber que es­tas coi­sas, por su­tis ou dis­far­ça­das que es­te­jam, ter­mi­nam des­co­ber­tas. Apoio-me so­men­te na for­ça má­gi­ca da bo­a­ta­ria, sol­ta nas ru­as, mos­tran­do que on­de há fu­ma­ça, há fo­go e que a sa­be­do­ria po­pu­lar, já no dia se­guin­te, con­ver­te em luz ou cla­rão do ri­dí­cu­lo, do de­bo­che e da de­la­ção, na­da fi­can­do es­con­di­do e sem res­pos­ta.

Ve­jam um ca­so. Quan­do Jâ­nio Qua­dros es­te­ve em Mi­nei­ros, em 1960, por ser a ci­da­de uma das mais ude­nis­tas do Bra­sil, pos­tu­lan­do can­di­da­tu­ra à pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, trou­xe sua mu­lher, do­na Eloá, com a qual dor­miu  na be­la re­si­dên­cia do ex­pe­ri­en­te e for­te ude­nis­ta Jo­sé Fe­li­ci­a­no de Mo­ra­es, on­de con­tou com o aba­li­za­do apoio de An­tô­nio Pa­ni­a­go, Ra­ul Bran­dão de Cas­tro, Jo­a­quim Te­o­do­ro Mar­tins, Dr. Ze­ca e ou­tras li­de­ran­ças do par­ti­do, ali ocor­ren­do um es­pe­ci­al e mag­ní­fi­co al­mo­ço, ar­te e tem­pe­ro do­na Al­mery, au­xí­lio téc­ni­co He­le­na Pa­ni­a­go e ou­tras se­nho­ras, ude­nis­tas, da mais fi­na-flor da so­ci­e­da­de lo­cal, não fal­tan­do nem o fa­mo­so tu­tu, mui­to apre­ci­a­do por Jâ­nio Qua­dros.

O po­vo es­ta­va aten­to, as­sis­tin­do a de­ze­nas de bo­a­tos, fo­fo­cas e ou­tros mal­di­ze­res, ofen­den­do a vi­da alheia, num acon­te­ci­men­to po­lí­ti­co que, por cer­to, aju­da­va a cons­tru­ir a his­tó­ria po­lí­ti­ca da ci­da­de, atra­vés de ani­ma­do fu­xi­co, tal­vez sem per­ce­ber que os po­lí­ti­cos da UDN, par­ti­do en­tão mui­to for­te em Mi­nei­ros, se­ri­am os vi­lões des­sa his­tó­ria ca­ri­ca­ta. Se­gun­do as más lín­guas, tu­do par­tia das for­ças eco­no­mi­ca­men­te mais fra­cas, pa­ra não di­zer bran­das, re­pre­sen­ta­das pe­los elei­to­res do ve­lho PSD, que vi­rou PMDB, ma­trei­ro ini­mi­go. Foi de­mais! Re­al­men­te o de­bo­che po­lí­ti­co não dei­xou por me­nos. No dia se­guin­te apa­re­ceu es­cri­to nos mu­ros:

“Fe­li­ci­a­no e Pa­ni­a­go, não que­rem vo­to dos po­bres...

A pro­va é que no ban­que­te... só fo­ram con­vi­da­dos os tu­ba­rões.”

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGG, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias