Home / Opinião

OPINIÃO

Vamos continuar “catando gravetos” em 2018?

Quan­do ado­les­cen­te, com os pés des­cal­ços, saia ta­tu­an­do as ru­as po­ei­ren­tas de Go­i­â­nia, rin­do de tu­do que via pe­la fren­te, co­mo se eu fos­se um me­ni­no fe­liz, ou ou­tro qual­quer. Não sei por que, mas o ca­ri­nho do ven­to que cor­ta­va as ru­as ame­ni­za­va o meu co­ra­ção de me­ni­no e me dei­xa­va bes­ta! Um ser vi­ven­te, li­vre co­mo a um pás­sa­ro e eu me sen­tia vo­an­do em bus­ca do ima­gi­ná­rio e de so­nhos, tal­vez im­pos­sí­veis. Cer­to dia, can­sa­do de ca­tar gra­ve­tos pa­ra abas­te­cer o fo­gão a le­nha, de jo­gar bo­li­nhas de gu­de, de jo­gar fin­cas e bo­las fei­tas de meia que re­che­a­va de pa­lhas de ar­roz e de em­pi­nar pi­pas em di­as sem ven­to, fui a um par­que de di­ver­são e mor­di uma ma­çã do amor, e aí, lam­bi os bei­ços e o seu sa­bor che­gou ao co­ra­ção. Achei que es­ta­va do­en­te. Tão de­sa­cos­tu­ma­do com a ale­gria que cho­rei de fe­li­ci­da­de. Lá­gri­mas do­ces. Não é coi­sa de po­e­ta, eram do­ces mes­mo! Na­que­le dia até meu tra­ves­sei­ro cho­rou e mo­lhou o len­çol bran­co on­de fiz ques­tão de der­ra­mar jun­to com ele as mi­nhas lá­gri­mas e suo­res. Ho­je, não lem­bro mais do ros­to da­que­la me­ni­na, mas sei que ti­nha um ros­to an­ge­li­cal, uma bo­ca per­fei­ta de­mais e ti­nha os den­tes bran­qui­nhos co­mo al­go­dão.

Quan­do no pre­âm­bu­lo fa­lei que ca­ta­va gra­ve­tos, eram gra­ve­tos mes­mo! Ho­je aque­la ação po­de ter um al­can­ce mai­or, mais abran­gen­te. E é pos­sí­vel is­so. Sen­do le­tra­do, re­li­gi­o­so ou não pas­sa­mos a co­nhe­cer me­lhor al­guns sig­ni­fi­ca­dos, prin­ci­pal­men­te, da­que­las on­de pes­so­as se es­for­çam pa­ra, pe­lo me­nos, achar uma bre­cha no en­du­re­ci­do co­ra­ção pa­ra fi­car a fa­ce a fa­ce com Deus. Exis­tem pes­so­as que lu­tam e in­ter­ce­dem e que jun­tam le­nha pa­ra que o fo­go con­ti­nue ar­den­do so­bre o al­tar do Se­nhor. Ah! Co­mo Deus an­da pro­cu­ran­do por es­ses “ca­ta­do­res de gra­ve­tos!” Cer­to dia, li um tex­to bí­bli­co, o de Eze­qui­el (Ez 22.30), que pro­cu­ra­va fa­zer en­ten­der es­se sig­ni­fi­ca­do: “Bus­quei den­tre eles um ho­mem que es­te­ja na bre­cha pe­ran­te mim por es­ta ter­ra, pa­ra que eu não des­tru­ís­se; mas a nin­guém achei.” Ve­ja en­tão que nes­te tex­to Deus pro­cu­rou um só ho­mem e não achou, e nós es­ta­mos vi­ven­do es­tes mes­mos di­as de Eze­qui­el on­de po­lí­ti­cos fa­zem o que que­rem e a mai­o­ria dos ad­mi­nis­tra­do­res pú­bli­cos é cor­rup­ta e a jus­ti­ça con­fu­sa; a igre­ja tão so­nha­da por Je­sus es­tá di­vi­di­da e mui­tos dos di­ri­gen­tes fa­lam men­ti­ras e pa­la­vras que agra­dam ou in­te­res­sam so­men­te o ego das pes­so­as sob os seus co­man­dos.

Mas 6 de ja­nei­ro, dia de San­tos Reis, eu que­ro fa­lar dos ser­vos de Deus, ho­mens e mu­lhe­res, pes­so­as di­fe­ren­tes que agem na di­fi­cul­da­de, que lu­tam e são ver­da­dei­ros “ca­ta­do­res de gra­ve­tos” se é que vo­cê me en­ten­de. Mas qua­is são as ca­rac­te­rís­ti­cas, o que po­de­mos en­ten­der da pa­la­vra “ca­ta­do­res de gra­ve­tos?”

Deus mui­tas ve­zes per­mi­te vir tem­pes­ta­des pa­ra que co­nhe­ça­mos quem Ele é re­al­men­te. Se­rá que vi­ve­mos ho­je nu­ma “tem­pes­ta­de” de pen­sa­men­tos e por­que es­ta­mos aqui na Ter­ra? E qual o pro­pó­si­to de tu­do is­so?  Vo­cê en­ten­de o mis­té­rio des­sa pa­la­vra? Quan­do as “tem­pes­ta­des” se avo­lu­mam so­bre a pes­soa hu­ma­na e nós es­qui­va­mos de­las e até de uma pes­soa que con­si­de­ra­mos es­tra­nha sem lhe pres­tar aju­da. Não es­tá dan­do abri­go na gran­de “ar­ca” de Deus e nes­se ins­tan­te per­gun­to: On­de es­tão aque­les que têm ca­pa­ci­da­de pa­ra sa­ir à bus­ca dos ser­vos “ca­ta­do­res de gra­ve­tos”. E quan­do a tem­pes­ta­de pas­sar, os des­cren­tes vão e vol­tam sem agra­de­cer a Deus; po­rém os cren­tes vo­am e vol­tam, tra­zen­do à luz o ha­bi­tat da­que­les que es­tão pre­ci­san­do de nos­sa aju­da. Vol­tam pa­ra agra­de­cer co­mo a um tes­te­mu­nho vi­vo co­mo fez aque­la fo­lha de oli­vei­ra que foi ar­ran­ca­da, mas so­bre­vi­veu a mui­tas tem­pes­ta­des.

E o pi­or, ou que­ro di­zer, me­lhor, quan­do ve­mos a fon­te se­car, Deus ain­da diz “le­van­ta-te e vai”, e com­pa­de­ci­do da si­tu­a­ção en­con­tra al­guém co­mo vo­cê, “ca­tan­do os mes­mos gra­ve­tos” pa­ra aga­sa­lhar com seu ca­lor os mais ca­ren­tes. E aí não ha­ve­rá “tem­pes­ta­des”, não ha­ve­rá es­cas­sez de ali­men­tos, amor e fra­ter­ni­da­de, por­que os dois, com o mes­mo de­si­de­ra­to, es­tão ca­tan­do gra­ve­tos pa­ra acen­der no al­tar do Se­nhor Je­sus. ELE, o oni­po­ten­te, os co­nhe­ce, sa­be de su­as lu­tas pe­la so­bre­vi­vên­cia. E quan­tos pro­cu­ram “ca­ta­do­res de gra­ve­tos” pa­ra ou­vir uma pa­la­vra de âni­mo e de es­pe­ran­ça? Quan­tos es­tão pri­o­ri­zan­do Deus na tua vi­da? São Pau­lo Após­to­lo foi ca­tar gra­ve­tos, pois ele que­ria es­quen­tar aque­les que es­ta­vam fri­os, (Atos 28.3) “E ha­ven­do Pau­lo ajun­ta­do uma quan­ti­da­de de­les e pon­do-as no fo­go, uma ví­bo­ra, fu­gin­do do ca­lor, lhe aco­me­teu a mão”. Mas es­cu­te to­da ar­ma pre­pa­ra­da con­tra ti não pros­pe­ra­rá, o mes­mo fo­go que vo­cê ali­men­ta com a tua le­nha, vai con­su­mir as ví­bo­ras que se le­van­ta­rem na tua vi­da. Deus sus­ten­ta de pé os “ca­ta­do­res de gra­ve­tos!” ”Mui­tas “pes­so­as” es­tão es­pe­ran­do ver vo­cê ca­ir, mas acre­di­tem Deus os irá sur­pre­en­der, mui­tos vão mu­dar de opi­ni­ão ao teu res­pei­to, por­que eles são sus­ten­ta­dos pe­lo Se­nhor. Ho­je, es­pi­ri­tual­men­te fa­lan­do, pas­sei a en­ten­der o por­quê da ale­gria quan­do ca­ta­va gra­ve­tos pa­ra acen­der o fo­gão a le­nha de mi­nha que­ri­da e sa­u­do­sa mãe. En­tão, pas­sei en­ten­der o va­lor de meu ato e o de ca­da gra­ve­to que ca­ta­va. Com o pas­sar dos anos, ob­ser­vei que a ação que eu pra­ti­ca­va em prol de uma pes­soa ca­ren­te me trans­for­ma­va nu­ma pes­soa me­lhor, fe­liz, e tu­do era aque­ci­do pe­las mãos de Deus atra­vés de uma fo­guei­ra ali­men­ta­da por “pe­que­nos gra­ve­tos” que não eram aque­les que eu ca­ta­va quan­do ado­les­cen­te. Deus pro­cu­ra pes­so­as sim­ples da so­ci­e­da­de pa­ra se tor­na­rem “ca­ta­do­res de gra­ve­tos”, abrin­do-lhes as por­tas do céu, fa­zen­do rom­per o Seu si­lên­cio.

(Van­der­lan Do­min­gos de Sou­za, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mis­si­o­ná­rio e am­bien­ta­lis­ta. É mem­bro da Uni­ão Bra­si­lei­ra dos Es­cri­to­res, mem­bro da Aca­de­mia Mor­ri­nhen­se de Le­tras, mem­bro da Alcai – Aca­de­mia de Le­tras, Ci­ên­cia e Ar­tes de In­hu­mas, mem­bro da Conbla – Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Le­tras de Ar­tes de São Pau­lo, con­se­lhei­ro da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re. Foi agra­ci­a­do com Tí­tu­lo Ho­no­rí­fi­co de Ci­da­dão Go­i­a­ni­en­se. Es­cre­ve to­das as quar­tas-fei­ras pa­ra o Diá­rio da Ma­nhã. E-mail: vde­lon@hot­mail.com Blog: van­der­lan­do­min­gos. blog­spot.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias