Home / Opinião

OPINIÃO

A princesa do Sudoeste

Por vol­ta da sex­ta dé­ca­da do sé­cu­lo XX, os ja­tai­en­ses de­no­mi­na­vam Ja­taí de “Prin­ce­sa do Su­do­es­te” ou “Prin­ce­si­nha do Su­do­es­te”, e os rio-ver­den­ses di­zi­am o mes­mo so­bre Rio Ver­de. As du­as mais po­pu­lo­sas pra­ças da re­gi­ão se equi­pa­ra­vam em ter­mos po­pu­la­cio­nais. Am­bas de­fi­cien­tes em in­fra­es­tru­tu­ra, ne­nhum me­tro de as­fal­to ha­via em to­do o Su­do­es­te, quer ur­ba­no, quer ro­do­vi­á­rio. Ha­via mo­ças de Rio Ver­de in­ter­nas no co­lé­gio das frei­ras agos­ti­nia­nas e no co­lé­gio pro­tes­tan­te de Ja­taí, mas ha­via mo­ças de Ja­taí que es­tu­da­vam, tam­bém em re­gi­me de in­ter­na­to, na  es­co­la de en­fer­ma­gem da ci­da­de “ri­val”, in­clu­si­ve Adal­gi­sa, Zé­lia e Le­o­nor, mi­nhas ti­as ma­ter­nas. Mui­tos ja­tai­en­ses da  ur­be e do cam­po tra­ta­vam da sa­ú­de no Hos­pi­tal Evan­gé­li­co de Rio Ver­de, on­de  o mé­di­co e mis­si­o­ná­rio(ou mis­si­o­ná­rio e mé­di­co) Dr. Gor­don era a fi­gu­ra de mai­or pres­tí­gio na vas­ta re­gi­ão. Eu mes­mo ne­le fi­quei in­ter­na­do, em 1950(nas­ci em 1944), com pro­ble­mas de as­ma, e  no­va­men­te em 1954 ou 1955 por­que pre­ci­sa­va de Raio-X e o do da mi­nha ter­ra na­tal en­con­tra­va-se es­tra­ga­do. Mui­tas mu­lhe­res da “Ci­da­de Abe­lha” de­ram à luz do la­do de cá do Rio Do­ce, ma­nan­cial que di­vi­de os dois mu­ni­cí­pios. Mi­nha pró­pria mãe o fez. Foi quan­do che­gou meu ir­mão mais no­vo, o Er­nes­to, em 1951(fa­le­ceu em 1976). Jo­vens de Ja­taí co­nhe­ci­am jo­vens de Rio Ver­de e vi­ce-ver­sa, nes­ses es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no, e is­so deu na­mo­ros e ca­sa­men­tos. Mi­nha tia Le­o­nor, por exem­plo, es­po­sou o Lau­rin­do, na­tu­ral de Rio Ver­de.

Na qua­dra de es­por­tes (pi­so de ter­ra) aos fun­dos (no ca­so, re­al­men­te aos fun­dos, não nos fun­dos) da Igre­ja Pres­bi­te­ri­a­na do Bra­sil, na Ave­ni­da Bra­sil, em Ja­taí, ga­ro­tas de Rio Ver­de jo­ga­vam vô­lei con­tra ga­ro­tas  ja­tai­en­ses e pro­va­vel­men­te ha­via re­tri­bu­i­ção das vi­si­tas.Os tor­ce­do­res can­ta­vam as­sim:

“É can­ja, é can­ja de ga­li­nha. Ar­ran­ja ou­tro ti­me pra jo­gar com a nos­sa li­nha” (de­ve­ria ser “con­tra a nos­sa li­nha”, mas di­zi­am “com a nos­sa li­nha!”). Ou en­tão: “É os­so, é os­so, nos­so ti­me é um co­los­so”.

Cé­sar Bas­tos, rio-ver­den­se de 1898, e Jo­sé Fe­li­ci­a­no, ja­tai­en­se de 1916, con­cor­re­ram ao Exe­cu­ti­vo es­ta­du­al em 1958; es­te pe­lo PSD; aque­le, pe­la UDN. In­clu­si­ve na ca­sa do ad­ver­sá­rio, Fe­li­ci­a­no tri­un­fou.  Cé­sar é, por jus­ti­ça, con­si­de­ra­do “O Pa­la­di­no do En­si­no Su­pe­ri­or do Su­do­es­te”. Quem lhe deu es­sa an­to­no­má­sia fui eu, na sua cam­pa­nha pa­ra de­pu­ta­do fe­de­ral, pe­la Are­na, em 1974.

As ge­ra­ções mais no­vas ig­no­ram que Rio Ver­de e Ja­taí se in­ti­tu­la­ram de prin­ce­sas ou prin­ce­si­nhas. Mes­mo na­que­la épo­ca, a Ja­taí se ad­je­ti­va­va de “Ci­da­de Abe­lha”, que se fir­mou pa­ra sem­pre. O ber­ço do Cé­sar Bas­tos, por al­gu­mas pes­so­as ge­ral­men­te mo­ra­do­ras em ou­tros mu­ni­cí­pios, é cha­ma­do de “Rio Ver­de das Abó­bo­ras” (não pe­jo­ra­ti­va­men­te, co­mo no pas­sa­do). Veio Bra­sí­lia, vi­e­ram os su­lis­tas, o as­fal­to al­can­çou nos­sas ro­do­vi­as, ru­as e ave­ni­das. Ex­pan­diu-se o co­mér­cio, ins­ta­lou-se a agro­in­dús­tria. No ter­re­no po­pu­la­cio­nal, Rio Ver­de se ex­pan­diu mais. Aqui re­si­dem 220 mil; em Ja­taí, 100 mil. Am­bas ocu­pam po­si­ção de van­guar­da na­ci­o­nal co­mo pro­du­to­res de grãos. São du­as be­las ci­da­des. Eram e são os dois mais ex­pres­si­vos po­los do su­do­es­te go­i­a­no. São dois cen­tros uni­ver­si­tá­rios. Nós, rio-ver­den­ses e ja­tai­en­ses, te­mos mo­ti­vos de so­bra pa­ra sen­tir or­gu­lho de nos­sas ci­da­des. Sou mui­to pri­vi­le­gi­a­do, pois nas­ci e fui cri­a­do(a par­tir dos seis anos), na se­de da “Col­meia”, e des­de 1973 re­si­do na Rio Ver­de do meu avô pa­ter­no Hi­gi­no An­tô­nio Bor­ges. Ou­tro pri­vi­lé­gio foi o de ter si­do ge­ra­do em Ser­ra­nó­po­lis, on­de vi­vi de 1944 a 1950 (Ser­ra­nó­po­lis se eman­ci­pou de Ja­taí em 1958, mu­ni­cí­pio ins­ta­la­do no pri­mei­ro dia do ano de 1959) e me ca­sei na ter­cei­ra mais po­pu­lo­sa ci­da­de do Su­do­es­te, a bo­ni­ta e ri­ca Mi­nei­ros (filho com Il­sa Re­zen­de Ma­cha­do Li­ma, fi­lha de Isac Ro­dri­gues Ma­cha­do e He­le­na Re­zen­de Ma­cha­do). Mi­nei­ros pos­sui mais ou me­nos 60 mil ha­bi­tan­tes.

(Fi­la­del­fo Bor­ges de Li­ma – fi­la­del­fo­bor­ges­de­li­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias