Home / Opinião

OPINIÃO

As virtudes nos laços familiares atuais

“As nu­vens es­tão a dis­si­par-se e o Sol es­tá a rom­per. Es­ta­mos a sa­ir das tre­vas pa­ra a luz. Es­ta­mos a en­trar num no­vo mun­do. Um no­vo ti­po de mun­do on­de os ho­mens vão su­bir aci­ma do seu ódio e da sua bru­ta­li­da­de. A al­ma do ho­mem ga­nhou asas e, fi­nal­men­te, ele es­tá a co­me­çar a vo­ar. Ele es­tá a vo­ar pa­ra o ar­co íris, pa­ra a luz da es­pe­ran­ça, pa­ra o fu­tu­ro, es­se fu­tu­ro glo­ri­o­so que te per­ten­ce, que me per­ten­ce e per­ten­ce a to­dos nós”.

(Char­les Cla­plin).

O nos­so pla­ne­ta Ter­ra co­lhe os fru­tos dos pre­ju­í­zos cau­sa­dos pe­la hu­ma­ni­da­de que se apre­sen­tam em for­ma de ca­tás­tro­fes na­tu­ra­is e trans­for­ma­ções in­ten­sas no ecos­sis­te­ma. Tan­tos­paí­ses mar­ti­ri­za­dos pe­las guer­ras, vi­o­lên­cias e in­jus­ti­ças, dos qua­is a  Pá­tria do Evan­ge­lho des­ta­ca-se­pe­la de­sor­dem po­lí­ti­ca, eco­nô­mi­ca e so­ci­al que de­cep­cio­na e traz de­ses­pe­ran­ça a inú­me­ros bra­si­lei­ros. Im­bu­í­do pe­los de­sa­jus­tes o Co­ra­ção do Mun­do ca­re­ce­do le­ma da sua ban­dei­ra, Or­dem e Pro­gres­so, edo me­lhor de ca­da ci­da­dão que que vi­ve e acre­di­ta nes­sa na­ção: as su­as vir­tu­des.

Em ca­da ser hu­ma­no ha­bi­ta as su­as po­ten­ci­a­li­da­des e a ca­pa­ci­da­de de fa­zer o bem de acor­do com a sua evo­lu­ção mo­ral. Na­da ob­stan­te, pre­en­chi­dos pe­las pro­vas e ex­pi­a­ções en­fren­ta­das di­a­ria­men­te, es­sas fa­cul­da­des são re­pri­mi­das a pon­to de dei­xar o ego gui­ar as im­per­fei­ções. Fa­to com­ple­men­ta­do­pe­la ques­tão 895 de O Li­vro dos Es­pí­ri­tos ao afir­mar que o in­te­res­se pes­so­al se tra­ta do si­nal mais ca­rac­te­rís­ti­co de im­per­fei­ção. Ques­ti­o­na-se, en­tão, quan­tos tê­mop­ta­do pe­los ca­mi­nhos re­gi­dos pe­lo ego­ís­mo?“As qua­li­da­des mo­ra­is são, fre­quen­te­men­te, co­mo o ba­nho de ou­ro so­bre um ob­je­to de co­bre que não re­sis­te à pe­dra de to­que”, as­sim acres­cen­ta em con­cor­dân­cia a re­pos­ta da mes­ma ques­tão de O Li­vro dos Es­pí­ri­tos. Afi­nal, é mui­to fá­cil ca­mi­nhar com as vir­tu­des quan­do não há som­bra, mas bas­ta a pe­dra de to­que pa­ra que as con­quis­tas mo­ra­is de­sa­pa­re­çam co­mo o ou­ro a co­brir o co­bre e se trans­for­mem em es­cu­ri­dão.

Pa­ra o es­pi­ri­to Jo­an­na de Ân­ge­les, no seu li­vro Cons­te­la­ção Fa­mi­liar, psi­co­gra­fa­do por Di­val­do Fran­co, vi­ve-se na Ter­ra in­jus­ti­fi­cá­vel agres­são às fa­mí­lias re­sul­ta­dos de tor­men­tos ir­res­pon­sá­veis e ima­tu­ros da­que­les en­car­re­ga­dos pe­lo bem es­tar dos seus ge­ni­to­res. Des­de a es­co­lha pe­la ma­ter­ni­da­de ou pa­ter­ni­da­de fei­ta, mui­tas ve­zes, de for­ma in­con­se­quen­te até a edu­ca­ção dos fi­lhos jo­vens adul­tos, a so­ci­e­da­de ne­ces­si­ta que os pa­is re­fli­tam so­bre os seus com­por­ta­men­tos, que es­te­jam pre­sen­tes, fa­mí­lias que se de­di­quem uns aos ou­tros e con­vi­vam di­a­ria­men­te. A hu­ma­ni­da­de re­quer o des­per­tar das vir­tu­des em be­ne­fí­cio des­sa cé­lu­la de amor, pois as­sim ca­mi­nha­rá em co­e­rên­cia com a evo­lu­ção que se en­con­tra o pla­ne­ta Ter­ra.

Con­quan­to, o que se vê atu­al­men­te são fa­mí­lias que per­de­ram a ca­pa­ci­da­de de con­vi­vên­cia a pon­to de ca­dain­te­gran­te en­vol­to nas su­as ta­re­fas e com­pro­mis­sos pes­so­ais ape­nas co­a­bi­ta­rem o mes­mo es­pa­ço. Di­vi­dem o tem­po em al­mo­ços aos fi­nais de se­ma­na ou em en­con­tros di­á­rios ao fi­nal do dia, mas se per­dem no seu es­pa­ço in­di­vi­dual e não con­vi­vem ver­da­dei­ra­men­te. A exem­plo dos pa­is e ca­sais que se es­for­çam pa­ra per­ma­ne­ce­rem uni­dos fi­si­ca­men­te na ho­ra do jan­tar mas fe­cham-se psi­qui­ca­men­te e emo­cio­nal­men­te em seus apli­ca­ti­vos de ce­lu­la­res, re­des so­ci­ais, as­sis­tin­do te­le­vi­são, ao te­le­fo­ne, ou, sim­ples­men­te, en­gol­fa­dos no si­len­cio dos seus pró­prios pen­sa­men­tos.

A con­vi­vên­cia cons­ti­tui-se­pe­lo di­á­lo­go, pe­lo in­te­res­se de­di­ca­do a vi­da do com­pa­nhei­ro e dos fi­lhos, pe­la edu­ca­ção di­á­ria, pe­lo tem­po e sua qua­li­da­de do­a­dos aos fa­mi­lia­res. Ati­tu­des que vão con­tra o ego­ís­mo, ra­zão de in­can­sá­veis de­sen­ten­di­men­tos e re­sul­ta­do do re­la­xa­men­to dos la­ços de fa­mí­lia, de acor­do com a per­gun­ta 775 de O Li­vro dos Es­pí­ri­tos. Afi­nal, quão ár­duo é olhar pa­ra o de­vi­do quar­to in­ter­no, re­co­nhe­cer os er­ros e de­ve­ras per­ce­ber que a vi­da vai além do pró­prio um­bi­go?

Em con­cor­dân­cia com a ques­tão, a te­o­ria psi­ca­na­lí­ti­ca sa­li­en­ta o quan­to a au­sên­cia da con­vi­vên­cia en­tre os mem­bros da fa­mí­lia po­de ser se­ri­a­men­te pre­ju­di­cial na cons­tru­ção psí­qui­ca do ser hu­ma­no. Pa­ra o psi­ca­na­lis­ta Win­ni­cott, a au­sên­cia da fi­gu­ra ma­ter­na, do pon­to de vis­ta afe­ti­vo, sub­sti­tu­í­da pe­la mãe “pres­ta­do­ra de ser­vi­ço”, ou se­ja, pe­la mãe pre­sen­te fi­si­ca­men­te, mas au­sen­te afe­ti­va­men­te, po­de ter co­mo con­se­quên­cia a não in­te­gra­ção ou de­sin­te­gra­ção psí­qui­ca do fi­lho. O que sig­ni­fi­ca que a cri­an­ça po­de­rá so­frer com tra­ços au­tís­ti­cos na sua per­so­na­li­da­de, por exem­plo. Por ou­tro la­do, a au­sên­cia da fi­gu­ra pa­ter­na, im­po­si­to­ra de re­gras e li­mi­tes ou re­pre­sen­ta­do­ra de um mun­do que vai além da fi­gu­ra ma­ter­na, po­de le­var as di­fi­cul­da­des de in­gres­são des­sa cri­an­ça a so­ci­e­da­de, além de dis­túr­bi­os de com­por­ta­men­to na ado­les­cên­cia, pe­rí­o­do em que to­das as re­gras e li­mi­tes são tes­ta­das pe­los jo­vens.

Ain­da sob o pon­to de vis­ta psi­co­ló­gi­co, além dos com­pro­me­ti­men­tos psí­qui­cos es­pe­cí­fi­cos, a não con­vi­vên­cia fa­mi­liar po­de le­var a pre­ju­í­zos na for­ma­ção de vín­cu­los ao lon­go da vi­da do in­di­ví­duo. Is­to é, uma cri­an­ça cu­ja a vin­cu­la­ri­da­de com os seus ge­ni­to­res fo­ram da­ni­fi­ca­das po­de ter sé­rias di­fi­cul­da­des de re­la­ci­o­na­men­tos in­ter­pes­so­ais ou con­ju­gais. Is­to se dá pe­lo fa­to das fi­gu­ras pa­ter­nas e ma­ter­nas não te­rem si­do in­ter­na­li­za­das de ma­nei­ra sa­lu­tar.Vis­to que, em to­das as su­as es­co­lhas, o adul­to pro­je­ta o exem­plo dos seus pa­is.

A es­te res­pei­to, a Dou­tri­na Es­pi­ri­ta as­se­ve­ra o quan­to os exem­plos dos pa­is são fun­da­men­tais pa­ra a edu­ca­ção dos fi­lhos. De mo­do que, a to­do o mo­men­to os ge­ni­to­res ne­ces­si­tem sem­pre de ven­cer os seus ví­ci­os e aper­fei­ço­ar as su­as vir­tu­des. Da­do que, mes­mo que não es­te­jam agin­do di­re­ta­men­te na edu­ca­ção, os seus fi­lhos o es­tão ob­ser­van­do em ca­da uma de su­as ati­tu­des, as qua­is, so­ma­das com o seu li­vre ar­bí­trio e as ten­dên­cias tra­zi­das de ou­tras vi­das de­ter­mi­na­rão qual se­rá o fu­tu­ro des­sa cri­an­ça ou ado­les­cen­te.

O bom exem­plo do re­la­ci­o­na­men­to en­tre o ca­sal tam­bém é de­ter­mi­nan­te em vá­rios as­pec­tos da edu­ca­ção dos fi­lhos, o que exi­ge dos pa­is a aten­ção re­do­bra­da ao se es­for­çar em guar­dar as dis­cus­sões pa­ra mo­men­tos opor­tu­nos. Sem cri­ar é cla­ro a fan­ta­sia en­tre os re­ben­tos de que os re­la­ci­o­na­men­tos são sem­pre co­mo um con­to de fa­das. O im­por­tan­te é não ex­por o des­ne­ces­sá­rio, co­mo por exem­plo, de­ne­grir a ima­gem do com­pa­nhei­ro ou a sus­pei­ta de in­fi­de­li­da­de. O que diz res­pei­to aos dois, as­sim de­ve per­ma­ne­cer.

Ao ca­sal é ele­men­tar man­ter ro­ti­nei­ra­men­te um es­pa­ço na agen­da pa­ra a con­vi­vên­cia a dois, a fim de res­ga­ta­rem os la­ços afe­ti­vos que po­dem se per­der com a cor­re­rias, as res­pon­sa­bi­li­da­des pro­fis­si­o­nais e fa­mi­lia­res do dia a dia. Tor­nan­do cos­tu­me os mo­men­tos de­di­ca­dos a tro­cas afe­ti­vas e di­á­lo­gos amo­ro­sos. As­sim acres­cen­ta Mér­cia Aguiar em seu li­vro Fé, Es­pe­ran­ça e Ale­gria ao di­zer que: “ser na­mo­ra­dos não é uma pri­o­ri­da­de da­que­les que ain­da não con­tra­í­ram o ma­tri­mo­nio. Os pa­is são mais na­mo­ra­dos por­que o na­mo­ro se di­vi­diu e deu fru­tos, for­man­do uma fa­mí­lia. São mais apai­xo­na­dos por­que ti­ve­ram lu­tas e ex­pe­ri­ên­cias vi­vi­das em co­muns”.

In­dis­pen­sá­vel nes­se tem­po de trans­for­ma­ção do Pla­ne­ta o re­en­con­tro com as vir­tu­des em to­das as es­fe­ras da vi­da, cru­ci­al­men­te na fa­mí­lia, cé­lu­la de amor da qual os fi­lhos re­ce­bem as se­men­tes que de­ter­mi­na­rão os fru­tos de fra­ter­ni­da­de ou de ego­ís­mo que co­lhe­rão no fu­tu­ro. É tem­po de mu­dar, dis­si­par as nu­vens das im­per­fei­ções pa­ra que o Sol bri­lhe des­per­tan­do o me­lhor que ha­bi­ta em ca­da ci­da­dão, uma vez que o fu­tu­ro glo­ri­o­so per­ten­ce a to­dos nós.

(Thaís Lú­cia Ma­cha­do da Sil­va Ra­mos – Psi­có­lo­ga, es­cri­to­ra, po­e­ti­sa, Mem­bro do Gru­po de Edi­fi­ca­ção Es­pí­ri­ta e da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, ocu­pan­do a ca­dei­ra 23)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias