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OPINIÃO

Barbáries nas prisões são meros espetáculos para uma sociedade sádica

As re­i­te­ra­das mor­tes nos pre­sí­di­os bra­si­lei­ros não po­dem ser de­fi­ni­das co­mo tra­gé­di­as nem ações vi­o­len­tas de “gru­pos ri­vais”. Elas são os sin­to­mas agra­va­dos de uma ne­gli­gên­cia po­lí­ti­ca que en­con­tra gua­ri­da na com­pla­cên­cia de uma so­ci­e­da­de sá­di­ca e se­gre­ga­cio­nis­ta. Em ple­no cli­ma na­ta­li­no e de con­fra­ter­ni­za­ção uni­ver­sal, quan­do tan­tos fa­lam de amor ao pró­xi­mo e de so­li­da­ri­e­da­de hu­ma­na, a re­a­li­da­de bra­si­lei­ra lan­ça su­as nó­do­as so­bre a ba­zó­fia do dis­cur­so ofi­ci­al, es­pe­cia­li­za­do em uti­li­zar-se de eu­fe­mis­mos quan­do o as­sun­to são as crô­ni­cas ma­ze­las que cons­pur­cam o pa­ís di­an­te da co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal e ar­re­mes­sa tre­vas so­bre nos­sas fa­lá­cias ci­vi­li­za­tó­ri­as.

Os mas­sa­cres de pre­sos que o sis­te­ma cha­ma de “ri­va­li­da­des en­tre fac­ções cri­mi­no­sas” de­mons­tram não ape­nas a ne­gli­gên­cia da clas­se po­lí­ti­ca, mas, so­bre­tu­do, que as pri­sões se­quer são co­man­da­das pe­las ins­ti­tu­i­ções de jus­ti­ça cri­mi­nal e es­sas ma­ze­las são, tão so­men­te, o re­fle­xo de um crô­ni­co pro­ble­ma, al­go que já faz par­te da “cul­tu­ra” do sis­te­ma cri­mi­nal e, por­tan­to, a con­fir­ma­ção de uma tra­gé­dia anun­ci­a­da, mas que se re­ve­la in­di­fe­ren­te aos po­de­res pú­bli­cos e à so­ci­e­da­de. Quan­do a mí­dia e as ins­ti­tu­i­ções, no­ta­da­men­te as ins­ti­tu­i­ções de jus­ti­ça cri­mi­nal, sin­cro­ni­zam o dis­cur­so so­bre a exis­tên­cia de uma “atu­al cri­se no sis­te­ma pri­si­o­nal”, tra­ta-se de um eu­fe­mis­mo, uma ter­gi­ver­sa­ção, pa­ra não alu­di­rem às ver­da­dei­ras cri­ses que nos as­so­lam co­mo po­vo, co­mo so­ci­e­da­de, co­mo na­ção.

Na ver­da­de, os lí­de­res de fac­ções con­tro­lam o cri­me tan­to den­to dos pre­sí­di­os quan­to fo­ra. A gran­de mai­o­ria da cri­mi­na­li­da­de vi­o­len­ta que ocor­re nas ru­as par­te de den­tro dos pre­sí­di­os, en­quan­to os re­tró­gra­dos in­sis­tem em de­fen­der a cons­tru­ção de mais pri­sões, que se pren­dam mais pes­so­as, in­clu­si­ve os au­to­res de de­li­tos me­no­res e os usu­á­rios de dro­gas, que te­ve um au­men­to do nú­me­ro de en­car­ce­ra­dos, ape­nas no ano de 2014, de 349%. O que es­tá acon­te­cen­do nos pre­sí­di­os tra­ta-se de um re­fle­xo, no su­per­la­ti­vo, de uma fa­lên­cia ab­so­lu­ta da cul­tu­ra do en­fren­ta­men­to ao cri­me em ab­so­lu­to des­pre­zo às su­as cau­sas. Os epi­só­di­os dan­tes­cos que ocor­rem nas pri­sões tra­tam-se de um exem­plar da es­pé­cie que com­pro­va o nos­so fra­cas­so co­mo ci­vi­li­za­ção. O afo­ris­mo do Fi­ó­dor Dos­toi­o­évski, se­gun­do o qual “é pos­sí­vel jul­gar o grau de ci­vi­li­za­ção de uma so­ci­e­da­de vi­si­tan­do as su­as pri­sões”, é mui­to atu­al e per­fei­ta­men­te ajus­tá­vel à so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra que, nes­se que­si­to, re­ve­la-se bár­ba­ra, sel­va­gem. Os sis­te­mas po­lí­ti­cos, ju­rí­di­co, bem co­mo os con­tras­tes so­ci­ais se­gre­ga­cio­nis­tas, são o re­fle­xo de nos­sa so­ci­e­da­de, uma so­ci­e­da­de de­ca­den­te, ca­rac­te­ri­za­da pe­lo ódio de clas­se, pe­la hi­po­cri­sia. É uma so­ci­e­da­de cor­rup­ta e le­nien­te com cor­rup­tos e cor­rup­to­res, des­de que es­tes se­jam clas­si­fi­ca­dos co­mo in­te­gran­tes da mes­ma cas­ta, uma cas­ta in­tran­spo­ní­vel, in­to­le­ran­te e im­pla­cá­vel, con­tra aque­les que são con­si­de­ra­dos os “in­de­se­já­veis” Há uma sim­bi­o­se so­ci­al de uma eli­te mar­ca­da pe­lo ci­nis­mo e que se es­tru­tu­ra na cri­mi­na­li­da­de, tra­ves­ti­dos de “ci­da­dã­os de bem”.

A obra de Franz Kafka bem ilus­tra o ti­po de so­ci­e­da­de que pre­do­mi­na no Bra­sil: Hou­ve uma épo­ca, é cla­ro, em que nós cin­co não co­nhe­cí­a­mos um ao ou­tro... Ain­da não co­nhe­ce­mos um ao ou­tro, mas aqui­lo que é pos­sí­vel e to­le­rá­vel pa­ra nós cin­co pos­si­vel­men­te não se­rá to­le­ra­do por um sex­to. Em to­do ca­so, so­mos cin­co e não que­re­mos ser seis… lon­gas ex­pli­ca­ções po­de­ri­am re­sul­tar que o acei­tás­se­mos em nos­so cír­cu­lo, de mo­do que pre­fe­ri­mos não ex­pli­car e não acei­tá-lo…”

Es­se des­pre­zo ao “não de­se­ja­do” con­fe­re es­pe­ci­al re­le­vo à for­ma­ta­ção so­ci­al e po­lí­ti­ca da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra e, pa­ra sa­tis­fa­zê-la, o sis­te­ma de jus­ti­ça cri­mi­nal atua de for­ma sis­te­ma­ti­ca­men­te se­le­ti­va, vi­san­do o “ex­pur­go” so­ci­al. As pri­sões no Bra­sil re­fle­tem com mui­to re­a­lis­mo es­sa “as­sep­sia” so­ci­al pro­mo­vi­da pe­lo sis­te­ma pe­nal.

O so­ci­ó­lo­go fran­cês Loïc Wac­quant, em seu li­vro “As Pri­sões da Mi­sé­ria”, diz que a cons­tru­ção de um Es­ta­do pe­nal obe­de­ce ao des­mon­te das po­lí­ti­cas so­ci­ais. Se­gun­do ele, hou­ve uma re­de­fi­ni­ção das mis­sões do Es­ta­do que se re­ti­ra da are­na eco­nô­mi­ca e afir­ma a ne­ces­si­da­de de re­du­zir seu pa­pel so­ci­al e de am­pli­ar, en­du­re­cen­do-a, sua in­ter­ven­ção pe­nal.

Sur­gi­do em No­va Ior­que, a dou­tri­na do “To­le­rân­cia Ze­ro”, ins­tru­men­to de le­gi­ti­ma­ção da ges­tão po­li­ci­al e ju­di­ci­á­ria da po­bre­za que in­co­mo­da – a que se vê, a que cau­sa in­ci­den­tes e de­sor­dens no es­pa­ço pú­bli­co, ali­men­tan­do, por con­se­guin­te, uma di­fu­sa sen­sa­ção de in­se­gu­ran­ça, ou sim­ples­men­te de in­cô­mo­do te­naz e de in­con­ve­ni­ên­cias –, pro­pa­gou-se atra­vés do glo­bo a uma ve­lo­ci­da­de alu­ci­nan­te. E com ela a re­tó­ri­ca mi­li­tar da “guer­ra” ao cri­me e da “re­con­quis­ta” do es­pa­ço pú­bli­co, que com­pa­ra os de­lin­quen­tes, ain­da que os pe­que­nos – re­ais e ima­gi­ná­rios – sem-te­to, men­di­gos, au­to­res de cri­mes de ba­ga­te­las, usu­á­rios de dro­gas, fur­tos fa­mé­li­cos, a in­vas­ores es­tran­gei­ros – o que fa­ci­li­ta o amál­ga­ma com o ódio so­ci­al, de clas­se, in­ci­ta­do pe­lo dis­cur­so ofi­ci­al e pe­la mí­dia sen­sa­ci­o­na­lis­ta, sem­pre elei­to­ral­men­te ren­tá­vel.

Pa­ra Wac­quant, con­tra­ri­a­men­te ao dis­cur­so po­lí­ti­co e mi­di­á­ti­co do­mi­nan­te, as pri­sões es­tão re­ple­tas não de cri­mi­no­sos pe­ri­go­sos e vi­o­len­tos, mas de vul­ga­res con­de­na­dos pe­lo di­rei­to co­mum por re­la­ção com dro­gas, cri­mes con­tra o pa­tri­mô­nio ou sim­ples aten­ta­dos à “or­dem pú­bli­ca”, eu­fe­mis­mo cri­a­do pa­ra se cri­mi­na­li­zar os mo­vi­men­tos so­ci­ais rei­vin­di­ca­tó­rios de po­lí­ti­cas pú­bli­cas, em ge­ral ori­un­dos das par­ce­las pre­ca­ri­za­das da clas­se tra­ba­lha­do­ra e, so­bre­tu­do, das fa­mí­lias atin­gi­das di­re­ta­men­te pe­las trans­for­ma­ções so­ci­ais pro­mo­vi­das pe­la se­gre­ga­ção em ra­zão das con­di­ções eco­nô­mi­cas, prin­ci­pal­men­te aque­las ali­ja­das das po­lí­ti­cas pú­bli­cas de pro­te­ção so­ci­al.

Es­sa par­ce­la de in­de­se­já­veis so­ci­ais é aqui­lo que o so­ci­ó­lo­go po­lo­nês Zygmunt Bau­man de­no­mi­na de “re­fu­go hu­ma­no”, en­ten­di­do co­mo os se­res hu­ma­nos re­fu­ga­dos, os “ex­ces­si­vos”, os “re­dun­dan­tes”, os que não pu­de­ram ou não qui­se­ram ser re­co­nhe­ci­dos ou ob­ter per­mis­são pa­ra fi­car. Os re­fu­ga­dos são um pro­du­to ine­vi­tá­vel e in­se­pa­rá­vel da mo­der­ni­da­de, é um ines­ca­pá­vel efei­to co­la­te­ral da “cons­tru­ção da or­dem” e ca­da or­dem de­fi­ne qua­is as par­ce­las da po­pu­la­ção que são “des­lo­ca­das”, “inap­tas” ou “in­de­se­já­veis”.

Di­an­te de uma cri­se agu­da, o sis­te­ma pe­nal se en­car­re­ga da re­mo­ção dos re­fu­gos hu­ma­nos e o lo­cal de des­pe­jo e de re­ci­cla­gem do li­xo é a in­vi­si­bi­li­da­de so­ci­al a que es­tão con­de­na­dos. Os gue­tos, cor­ti­ços e fa­ve­las são os lo­ca­is de des­pe­jos, uma cla­ra e po­de­ro­sa li­nha de­mar­ca­tó­ria a dis­tan­ci­ar a Ca­sa Gran­de da Sen­za­la.

Aos re­cal­ci­tran­tes e se­di­ci­o­sos, aos que ou­sa­rem tran­spor o blo­queio, o sis­te­ma pe­nal pron­ta­men­te se in­cum­bi­rá de eli­mi­ná-los, sis­te­ma­ti­ca­men­te, sub­ju­gan­do-os ao aná­te­ma mo­ral, so­ci­al, con­de­nan­do-os à fa­ta­li­da­de de um ca­mi­nho sem vol­ta, à ab­so­lu­ta fal­ta de pers­pec­ti­vas, se­não a de trans­for­má-los no azei­ta­men­to ne­ces­sá­rio ao fun­cio­na­men­to das en­gre­na­gens de um sis­te­ma sá­di­co, cru­el e que se ali­men­ta do cor­po e da al­ma dos re­fu­ga­dos, dos des­tro­ços hu­ma­nos.

Co­mo no fil­me La­ran­ja Me­câ­ni­ca, uma me­tá­fo­ra so­bre a im­por­tân­cia da clien­te­la do sis­te­ma pu­ni­ti­vo pe­nal, es­ses la­ran­jas, no sen­ti­do de co­bai­as da vi­da e das cir­cun­stân­cias e con­ve­niên­cias – po­lí­ti­ca, so­ci­al, eco­nô­mi­ca), e, se­res me­câ­ni­cos, pro­gra­ma­dos pe­lo sis­te­ma a se acei­ta­rem, re­sig­na­dos, co­mo in­di­ví­duos pa­ra­le­los, in­cluí­dos pe­la ex­clu­são, ci­en­tes de su­as fi­na­li­da­des co­mo ades­tra­dos, im­pos­si­bi­li­ta­dos ou cer­ce­a­dos da fa­cul­da­de de pen­sar e ques­ti­o­nar. Es­ses re­dun­dan­tes po­dem con­vi­ver en­tre sim, ma­ta­rem en­tre si, des­de que cir­cun­scri­tos aos li­mi­tes de­li­ne­a­dos de seu mun­do pa­ra­le­lo. À me­di­da que pos­sam vir a cau­sar per­tur­ba­ção à cha­ma­da “or­dem pú­bli­ca”, se­rão ro­tu­la­dos de “de­je­tos” e o sis­te­ma se in­cum­bi­rá de dar-lhes a des­ti­na­ção de­vi­da: a eli­mi­na­ção mo­ral (pro­ces­so de ro­tu­la­ção e aná­te­ma so­ci­al) e, nu­ma se­gun­da fa­se, a eli­mi­na­ção fí­si­ca (a mor­te nos pre­sí­di­os, in­tra­mu­ros, bri­ga en­tre fac­ções, exe­cu­ção pe­los agen­tes das for­ças po­li­ci­ais sob o aplau­so da so­ci­e­da­de e das pró­pri­as ins­ti­tu­i­ções de jus­ti­ça). Es­ta úl­ti­ma de­ve ser pre­ce­di­da da pri­mei­ra, pa­ra que não im­pac­te os mais sen­sí­veis ob­ser­va­do­res – ou es­pec­ta­do­res. Pa­ra que não cau­se co­mo­ção ex­ter­na e ve­nha a com­pro­me­ter a “re­pu­ta­ção” do sis­te­ma de jus­ti­ça cri­mi­nal, é pre­ci­so que en­tre em ce­na, na fa­se ini­ci­al da per­se­cu­ção, o di­rei­to pe­nal do es­pe­tá­cu­lo. Ini­ci­a­do o fes­tim di­a­bó­li­co, des­ti­na­do à des­tru­i­ção de qual­quer ves­tí­gio do hu­ma­no, o con­de­na­do – ou mes­mo o pre­so pro­vi­só­rio, sem con­de­na­ção for­mal – é ar­re­mes­sa­do ao ca­la­bou­ço, na zo­na da in­vi­si­bi­li­da­de so­ci­al e da pers­pec­ti­va do hu­ma­no, pa­ra que se­ja sub­me­ti­do à se­gun­da fa­se de sua des­tru­i­ção, a de­fi­ni­ti­va, a eli­mi­na­ção fí­si­ca.

A mor­te, sob o epí­te­to de “pre­so mor­to du­ran­te con­fli­to com ou­tros de­ten­tos”, é a apo­te­o­se da per­ver­si­da­de do sis­te­ma pe­nal, ávi­do em pro­por­ci­o­nar o de­lei­te da so­ci­e­da­de do es­pe­tá­cu­lo que aplau­de de­ca­pi­ta­ções de se­res hu­ma­nos e não vê nis­so ne­nhu­ma bar­bá­rie. É até na­tu­ral, afi­nal, “ban­di­do bom é ban­di­do mor­to, des­de que não se­jam os de seus cír­cu­los so­ci­ais.

Quan­do ocor­re o opos­to, es­pe­tá­cu­lo e bar­bá­rie dei­xam de ser ape­nas uma ques­tão se­mân­ti­ca.

(Ma­no­el L. Be­zer­ra Ro­cha, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta – mlbe­zer­ra­ro­[email protected])

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