Home / Opinião

OPINIÃO

Indústria 4.0 e a qualificação do profissional do futuro

A In­dús­tria 4.0 vi­ve um pe­rí­o­do de de­sen­vol­vi­men­to ini­ci­al no Bra­sil. Se­gun­do pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria (CNI), a di­gi­ta­li­za­ção do pro­ces­so pro­du­ti­vo in­dus­tri­al de­ve atin­gir 21,8% das em­pre­sas bra­si­lei­ras até 2027. Ho­je em dia, so­men­te 1,6% das em­pre­sas ou­vi­das afir­mam já ope­rar no cam­po tec­no­ló­gi­co co­nhe­ci­do co­mo in­dús­tria 4.0.

A in­dús­tria bra­si­lei­ra pre­ci­sa de uma di­re­triz bem de­fi­ni­da e pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e ama­du­re­ci­men­to des­sa no­va era tec­no­ló­gi­ca. A ca­deia de pro­du­ção, as­sim co­mo o mo­de­lo de ne­gó­cio, de­ve­rá ser re­pen­sa­da, con­si­de­ran­do que mui­tos dos pro­ces­sos se­rão al­te­ra­dos exi­gin­do no­vas ca­pa­ci­da­des téc­ni­cas e com­por­ta­men­tais e a qua­li­fi­ca­ção do no­vo pro­fis­si­o­nal se­rá um ele­men­to cha­ve pa­ra vi­a­bi­li­zar es­sa mu­dan­ça.

De olho nes­se ce­ná­rio, de­sen­vol­ve­mos o pri­mei­ro cur­so que abor­da a in­dús­tria 4.0 em es­pe­cí­fi­co que tra­ta so­bre o per­fil do no­vo pro­fis­si­o­nal, os no­vos pa­no­ra­mas dos pro­ces­sos pro­du­ti­vos da In­dús­tria, sua evo­lu­ção e im­pac­tos so­ci­o­e­co­nô­mi­cos. O mai­or ob­je­ti­vo com es­se cur­so é apre­sen­tar de uma for­ma prá­ti­ca os con­cei­tos, tec­no­lo­gi­as e no­vos mo­de­los de ne­gó­ci­os da in­dús­tria 4.0, ten­do em vis­ta que é ex­tre­ma­men­te im­por­tan­te com­pre­en­der e apren­der em de­ta­lhes es­sa no­va re­a­li­da­de pa­ra adap­tar-se às mu­dan­ças que es­tão por vir.

Há mui­to tra­ba­lho pe­la fren­te. É pre­ci­so de um fo­co es­pe­cí­fi­co pa­ra per­mi­tir que a in­dús­tria con­si­ga im­ple­men­tar es­se no­vo con­cei­to tec­no­ló­gi­co, mas acre­di­ta­mos que a for­ma­ção pro­fis­si­o­nal irá sus­ten­tar es­sa trans­for­ma­ção.

As em­pre­sas pre­ci­sa­rão in­cor­po­rar o de­sen­vol­vi­men­to des­sas tec­no­lo­gi­as, e fa­zê-las com re­la­ti­va agi­li­da­de a fim de evi­tar que o gap de com­pe­ti­ti­vi­da­de en­tre o Bra­sil e al­guns de seus prin­ci­pa­is com­pe­ti­do­res au­men­te. É ne­ces­sá­rio tor­nar a In­dús­tria 4.0 uma re­a­li­da­de no Bra­sil.

(Cé­sar Gai­tan, di­re­tor ge­ral do Clus­ter Amé­ri­ca do Sul da Fes­to)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias