Home / Opinião

OPINIÃO

Nós somos a polícia civil

Com­ple­ta­mos ago­ra em fe­ve­rei­ro exa­tos dois anos à fren­te da Po­lí­cia Ci­vil de Go­i­ás. Foi um pe­rí­o­do for­te e mar­can­te, de de­di­ca­ção má­xi­ma de to­da nos­sa equi­pe. Con­se­gui­mos inú­me­ras con­quis­tas pa­ra nos­sa ins­ti­tu­i­ção, em su­as di­ver­sas áre­as.

Na área de ges­tão e fi­nan­ças or­ga­ni­za­mos a ca­sa no que­si­to fi­nan­cei­ro, equa­cio­nan­do dí­vi­das, re­gu­la­ri­zan­do con­tra­tos, re­for­çan­do o con­tro­le in­ter­no e pri­o­ri­zan­do in­ves­ti­men­tos. Não te­mos mais pro­ble­mas com ma­te­ri­al bá­si­co de car­tó­rio, al­mo­xa­ri­fa­do e lim­pe­za. En­tre­ga­mos co­le­tes ba­lís­ti­cos em nú­me­ro su­fi­ci­en­te pa­ra to­dos os nos­sos po­li­ci­ais mas­cu­li­nos e fe­mi­ni­nos, ar­ma­men­tos di­fe­ren­ci­a­dos pa­ra uni­da­des es­pe­cia­li­za­das, uni­for­mes e ou­tros bens e in­su­mos.

Na se­a­ra dos tran­spor­tes vi­a­bi­li­za­mos no­vos ve­í­cu­los, que em bre­ve se­rão en­tre­gues, re­for­ma­mos a ofi­ci­na da ins­ti­tu­i­ção e fir­ma­mos con­tra­to de ma­nu­ten­ção da fro­ta.

Em 2017 en­tre­ga­mos o pri­mei­ro Pla­ne­ja­men­to Es­tra­té­gi­co da Po­lí­cia Ci­vil, um mar­co em nos­sa his­tó­ria, cons­tru­í­do de for­ma par­ti­ci­pa­ti­va por to­dos os nos­sos ser­vi­do­res, e que ga­ran­te fo­co, me­tas e con­ti­nui­da­de de ações. Hou­ve tam­bém for­te in­ves­ti­men­to nas se­ções de En­ge­nha­ria e Tec­no­lo­gia da In­for­ma­ção.

Ou­tro pon­to a se des­ta­car foi a apro­va­ção em lei do so­nha­do Fun­do da Po­lí­cia Ci­vil, que pos­si­bi­li­ta­rá ob­ten­ção de re­cur­sos es­pe­cí­fi­cos pa­ra a nos­sa ins­ti­tu­i­ção, fa­vo­re­cen­do for­tes in­ves­ti­men­tos nos pró­xi­mos anos.

Ado­ta­mos, ain­da, pro­ces­sos me­ri­to­crá­ti­cos de se­le­ção de po­li­ci­ais pa­ra tra­ba­lhar na ad­mi­nis­tra­ção, de for­ma que pri­vi­le­gi­a­mos o co­nhe­ci­men­to téc­ni­co es­pe­cí­fi­co em de­tri­men­to de in­di­ca­ções e apa­dri­nha­men­tos. Por is­so, ti­ve­mos um sal­to gi­gan­tes­co na pro­fis­si­o­na­li­za­ção da par­te de ges­tão. Ho­je tra­ba­lha­mos com pla­ne­ja­men­to, tec­ni­cis­mo e vi­são es­tra­té­gi­ca.

A sa­ú­de e bem es­tar do ser­vi­dor me­re­ceu de nos­sa par­te aten­ção es­pe­ci­al. Am­pli­a­mos to­do o efe­ti­vo da Co­or­de­na­ção de Pro­te­ção à Sa­ú­de do Ser­vi­dor, agre­gan­do pro­fis­si­o­nais de di­ver­sos se­to­res: psi­co­lo­gia, as­sis­tên­cia so­ci­al, fi­si­o­te­ra­pia, edu­ca­ção fí­si­ca, nu­tri­ção e en­fer­ma­gem. Es­ta­mos dei­xan­do di­nhei­ro em cai­xa pa­ra a com­ple­ta re­for­ma da es­tru­tu­ra pre­di­al e aqui­si­ção de equi­pa­men­tos da Co­or­de­na­ção, pois te­mos cer­te­za de que, nes­te ca­so, não es­ta­mos tra­tan­do de des­pe­sas, mas sim de in­ves­ti­men­tos.

Ou­tro pro­je­to que ela­bo­ra­mos e co­me­ça­mos a im­ple­men­tar foi o de re­gu­la­men­ta­ção da iden­ti­da­de vi­su­al da Po­lí­cia Ci­vil, tra­zen­do por nor­ma to­das as re­gras e di­re­tri­zes pa­ra a va­lo­ri­za­ção e pa­dro­ni­za­ção de nos­sas mar­cas e sím­bo­los.

Na par­te ope­ra­ci­o­nal tam­bém de­sen­vol­ve­mos ações de des­ta­que. Ob­ti­ve­mos re­cor­des de pro­du­ti­vi­da­de e efi­ci­ên­cia. Nos­sos ín­di­ces de re­so­lu­ti­vi­da­de al­can­ça­ram mar­cas ex­pres­si­vas nun­ca an­tes vis­ta e sen­do des­ta­que até mes­mo em ní­vel na­ci­o­nal.

Nos­sos po­li­ci­ais, nas di­ver­sas De­le­ga­cias de Po­lí­cia on­de atuam, de­sen­ca­de­a­ram uma se­quên­cia his­tó­ri­ca de ope­ra­ções: so­men­te em 2017 fo­ram mais de 4 mil. Vá­ri­as de­las re­la­ci­o­na­das a cri­mes gra­ves e ca­sos de re­per­cus­são. Fri­se-se que a pro­pó­si­to de elu­ci­da­ção des­tes de­li­tos de gran­de re­per­cus­são, não dei­xa­mos um ca­so se­quer sem res­pos­ta. Nas mí­di­as so­ci­ais, te­le­vi­si­va e es­cri­ta nos­sos po­li­ci­ais se des­ta­ca­ram atra­vés da apre­sen­ta­ção de inú­me­ros ca­sos re­sol­vi­dos.

O ser­vi­ço de in­te­li­gên­cia da Po­lí­cia Ci­vil tam­bém cres­ceu mui­to, atra­vés de aqui­si­ção de no­vas so­lu­ções tec­no­ló­gi­cas, ca­pa­ci­ta­ção e atu­a­ção mais pró­xi­ma das De­le­ga­cias de Po­lí­cia.

No que se re­fe­re às ques­tões mo­ti­va­cio­nais e ins­ti­tu­ci­o­nais, re­gis­tra­mos o for­te tra­ba­lho de vi­si­tas nas De­le­ga­cias e pre­mia­ção de uni­da­des des­ta­que. Tam­bém es­ti­ve­mos jun­tos das en­ti­da­des clas­sis­tas na lu­ta pe­la ga­ran­tia dos di­rei­tos dos po­li­ci­ais e bus­ca por mai­or va­lo­ri­za­ção. Pro­cu­ra­mos ain­da in­cen­ti­var a in­te­gra­ção in­ter­na, re­a­pro­xi­man­do po­li­ci­ais no­vos e an­ti­gos, De­le­ga­dos, Agen­tes e Es­cri­vã­es.

Além dos des­ta­ques ora men­ci­o­na­dos de­sen­vol­ve­mos ou­tras inú­me­ras ações à fren­te da Po­lí­cia Ci­vil, co­mo, por exem­plo, o pro­je­to “Ci­da­de da Po­lí­cia”, que de­ve con­cen­trar uni­da­des em um mes­mo es­pa­ço, am­plo e de fá­cil aces­so, de mo­do a tor­nar o ser­vi­ço po­li­ci­al e o aten­di­men­to ao pú­bli­co ca­da vez mais efi­ci­en­tes. Por ób­vio, tu­do is­so não foi fru­to de uma só pes­soa, mas sim do com­pro­mis­so e de­di­ca­ção de to­dos os nos­sos po­li­ci­ais, quer se­jam da ad­mi­nis­tra­ção, quer se­jam das uni­da­des ope­ra­ci­o­nais.

Há 37 anos, quan­do in­gres­sei na Po­lí­cia Ci­vil de Go­i­ás no car­go de Agen­te de Po­lí­cia não ima­gi­na­va que po­de­ria che­gar ao car­go de De­le­ga­do-Ge­ral, pos­to má­xi­mo da ins­ti­tu­i­ção. Ter exer­ci­do tal mis­são me dei­xa or­gu­lho­so, to­da­via não mais que o pe­rí­o­do de­di­ca­do às fun­ções de agen­te de po­lí­cia e De­le­ga­do de Po­lí­cia, pois em to­das elas pro­cu­rei me de­di­car ao má­xi­mo em prol de tão no­bre de­si­de­ra­to: ga­ran­tir uma se­gu­ran­ça pú­bli­ca de qua­li­da­de pa­ra nos­sa po­pu­la­ção.

Co­mo sem­pre di­go, a Po­lí­cia Ci­vil de­ver ser una e in­di­vi­sí­vel, de­ven­do to­dos os seus ser­vi­do­res se­rem res­pei­ta­dos e va­lo­ri­za­dos, de igual ma­nei­ra. Ali­ás, em mes­mo sen­ti­do, nos­so hi­no, com be­lís­si­ma le­tra e me­lo­dia de au­to­ria do Agen­te de Po­lí­cia Jo­sé Ca­lix­tra­to, bra­da em seu pri­mei­ro ver­so: nós so­mos a po­lí­cia ci­vil de Go­i­ás e des­sa na­ção!

(Ál­va­ro Cás­sio dos San­tos, de­le­ga­do de Po­lí­cia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias