Home / Opinião

OPINIÃO

Parque das Emas e a carta de Carmo Bernardes

Es­tou es­cre­ven­do Mi­nei­ros: a Ci­da­de na His­tó­ria, em fa­se “fi­nal”, ins­pi­ra­do em dois mo­ti­vos bá­si­cos: Pro­je­to Mi­nei­ros Tem His­tó­ria, com o qual ten­to pre­en­cher la­cu­nas ca­ren­tes des­sa ci­ên­cia, afins etc. Em se­gun­do lu­gar, no li­vro clás­si­co, “A ci­da­de na his­tó­ria: su­as ori­gens, trans­for­ma­ções e pers­pec­ti­vas”, de Lewis Mun­ford, a mai­or au­to­ri­da­de no Es­tu­do da cul­tu­ra ur­ba­na, tra­du­ção Neil R. da Sil­va, Mar­tins Fon­tes, São Pau­lo, 2004, ex­tra­or­di­ná­ria fon­te e de­sa­fio na mi­nha vi­da ten­tan­do as­si­mi­lar e ex­por co­nhe­ci­men­tos, atra­vés de li­vros, por exem­plo. Tem si­do uma pe­le­ja! Nu­ma ci­da­de do in­te­ri­or, se é que ain­da exis­te, tor­nan­do-me uma es­pé­cie de ere­mi­ta, mo­ran­do cá no meu ere­mi­té­rio, on­de o mai­or pro­ble­ma não é só es­cre­ver... ima­gi­nem! É so­bre­tu­do di­fun­dir o que pen­so e es­cre­vo. Co­mo le­var Ra­cis­mo à Bra­si­lei­ra: raí­zes his­tó­ri­ca, reim­pres­so em 4ª edi­ção pe­la Ani­ta Ga­ri­bal­di, aos mais de cin­co mil mu­ni­cí­pios? Den­tre ou­tros, Jo­sé J. Vei­ga, fa­mo­so es­cri­tor, afir­ma ser “tra­ba­lho sé­rio, opor­tu­no, es­sen­cial, im­por­tan­te, que da­rá que pen­sar, se for bem di­vul­ga­do”. Sei que a Edi­to­ra já o dis­tri­bu­iu, no pos­sí­vel, po­rém não foi co­mo pre­ci­sa e cer­ta­men­te me­re­ce.

E os ou­tros li­vros? Em­bo­ra te­nham di­vul­ga­ção, tam­bém co­me­çan­do cá no meu ere­mi­té­rio Mi­nei­ren­se, é in­su­fi­ci­en­te. O Ad­vo­ca­cia: en­ge­nho e ar­te, em 3ª edi­ção, pre­mi­a­do pe­la OAB, in­clu­in­do Sec­ci­o­nal Go­i­a­na, não ra­ro, pre­ci­sa ser me­lhor di­vul­ga­do. E a qua­li­da­de? Te­ri­am es­se re­qui­si­to fun­da­men­tal? De­cer­to, nas mi­nhas li­mi­ta­ções de ser­ta­ne­jo au­tóc­to­ne dos ser­tões, oxa­lá im­preg­na­do de des­con­fi­an­ça e te­lu­ris­mo ru­ral go­i­a­no, ain­da mui­to for­te. Se du­vi­da­rem, não é mi­nha a dú­vi­da. Lei­am a “Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na”, do ca­ro Gil­ber­to Men­don­ça Te­les, a sa­ir em 10ª edi­ção. Se ain­da per­sis­tem, des­con­fi­em. Por que não ler o apra­zí­vel po­e­ma “O li­vro e a Amé­ri­ca”, de Cas­tro Al­ves?

Não sei o que vou fa­zer. Pros­si­go apre­en­si­vo com a tal qua­li­da­de li­te­rá­ria, his­to­ri­o­grá­fi­ca e ou­tros “sa­be­res” ou vi­es­es dos li­vros que es­cre­vo. Co­mo es­ta­ria Uma Pau­sa Pa­ra a Co­lu­na Pas­sar, edi­ção de 2012, con­tan­do a his­tó­ria da pas­sa­gem da “Co­lu­na Pres­tes” em Go­i­ás, so­bre­mo­do no Su­do­es­te de Go­i­ás? E Som­bras do Co­ro­ne­lis­mo na His­tó­ria do Ju­di­ci­á­rio, 2014, nos seus des­cui­dos, já co­lo­ca­dos em xe­que?

Pa­ra os in­te­res­sa­dos, so­bre­tu­do mais cu­ri­o­sos a res­pei­to da pos­sí­vel qua­li­da­de dos meus li­vros, tran­scre­vo car­ta do ines­que­cí­vel Car­mo Ber­nar­des, re­fe­rin­do-se ao li­vro Par­que das Emas: úl­ti­ma Pá­tria do Cer­ra­do, já em 3ª edi­ção, epi­gra­fa­do:

“Go­i­â­nia, no­vem­bro de 1991.

Mar­ti­nia­no,

Es­te tra­ba­lho seu tem que ser pu­bli­ca­do em li­vro com a má­xi­ma ur­gên­cia, pois não po­dem fi­car, o pú­bli­co e os es­tu­di­o­sos, ca­ren­tes, co­mo es­tão, das in­for­ma­ções ju­di­ci­o­sís­si­mas que vo­cê der­ra­ma per­du­lá­rio nes­tas pá­gi­nas.

A va­ri­e­da­de dos te­mas aqui abor­da­dos, to­dos de­sa­guan­do na ver­ten­te cen­tral, que é o Par­que das Emas, me as­som­bra. Co­me­ça re­mon­tan­do a an­ti­gui­da­de, mos­tran­do que já nos tem­pos ar­cai­cos, vul­tos des­ta­ca­dos da his­tó­ria, pre­o­cu­pa­vam com a de­vas­ta­ção da Ter­ra, e con­clui, ao lon­go de mui­tas pá­gi­nas, exa­mi­nan­do a fi­to­ge­o­gra­fia da ve­ge­ta­ção da área es­tu­da­da, apre­sen­ta ma­pas da dis­tri­bui­ção dos ecos­sis­te­mas, e vem aos tem­pos mo­der­nos com fo­tos de sa­té­li­te do Par­que Na­ci­o­nal das Emas, ali­ás, o ob­je­to prin­ci­pal des­sa sua la­bu­ta.

Pro­di­ga­li­da­de ex­tra­or­di­ná­ria a sua, e o que me co­mo­ve até me vir um tra­vo na gar­gan­ta é o seu amor pe­la Na­tu­re­za, é a gar­ra, é a pa­ci­ên­cia com que vo­cê se de­di­ca a tão vas­tos e va­ri­a­dos te­mas.

Até o li­mi­te dos meus par­cos co­nhe­ci­men­tos, os da­dos apre­sen­ta­dos, his­tó­ri­cos, ge­o­grá­fi­cos – ci­en­tí­fi­cos en­fim –, são de me­ri­di­a­na cla­re­za e so­bre­tu­do cor­re­tos. E se aos es­tu­dan­tes, às no­vas ge­ra­ções, o meu aval ao que aqui Mar­ti­nia­no as­se­gu­ra, ti­ver al­gum pe­so, re­co­men­do que con­tem com ele.

Pa­ra dar sub­stân­cia à ma­té­ria re­fe­ren­te aos par­ques na­ci­o­nais, o au­tor es­ca­va ar­que­o­lo­gia, vê se a com­ple­xi­da­de da fi­to­ge­o­gra­fia das re­gi­ões que es­tu­da, re­mon­ta a his­tó­ria an­ti­ga e mo­der­na; e com es­toi­cis­mo, con­so­me noi­tes in­so­nes cis­man­do so­bre vá­rios ou­tros cam­pos da ci­ên­cia. Mai­or tem­po pa­ra nos la­bi­rin­tos da zo­o­lo­gia.

Faz re­ve­la­ções que me sur­pre­en­dem, fa­tos que não es­tão a co­nhe­cer por par­te das me­di­o­cri­da­des em que me in­cluo, co­mo os de que per­so­na­li­da­des ce­le­bres dos pri­mór­di­os da Re­pú­bli­ca, Jo­sé do Pa­tro­cí­nio, já se pre­o­cu­pa­va com a eco­lo­gia, e que foi Re­bou­ças, em 1876, que su­ge­riu a cri­a­ção do Par­que Na­ci­o­nal do Ara­gu­aia e Se­te Que­das.

Mi­nha úl­ti­ma pa­la­vra: sin­to-me ape­que­na­do à som­bra des­te tra­ba­lho mas, de bai­xo pa­ra ci­ma, di­go a Mar­ti­nia­no que se na­da mais ele fa­zer dei­te-se so­bre os lou­ros. Fa­zer mais o quê?

Car­mo Ber­nar­des.”

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, es­cri­tor, ad­vo­ga­do, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGO, Ubego, AGI, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias