Home / Opinião

OPINIÃO

Problemas psiquiátricos na cirurgia bariátrica: redução de peso

A mo­ti­va­ção pa­ra es­te tex­to é va­ri­a­da.

1) Em pri­mei­ro lu­gar , cau­sa mui­ta es­tra­nhe­za o Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na sol­tar uma re­so­lu­ção pa­ra “ci­rur­gia me­ta­bó­li­ca” (tra­ta­men­to de di­a­be­tes) na qual ex­clui a ne­ces­si­da­de de um psi­qui­a­tra. Exi­ge ape­nas psi­có­lo­gos.

2) En­tão, es­sa pri­mei­ra mo­ti­va­ção é a de per­ple­xi­da­de. Mas mi­nha ou­tra mo­ti­va­ção é a de in­dig­na­ção mes­mo. Va­mos aos fa­tos : no mo­men­to em que es­cre­vo es­te ar­ti­go, o hos­pi­tal psi­qui­á­tri­co on­de tra­ba­lho es­tá às vol­tas com na­da me­nos do que 13 pa­ci­en­tes com com­pli­ca­ções psi­qui­á­tri­cas das ci­rur­gi­as ba­ri­á­tri­cas/me­ta­bó­li­cas. É um pro­ble­ma se­rís­si­mo – vou ex­pli­car abai­xo -, ca­da vez mais co­mum, que dá um enor­me tra­ba­lho pa­ra o psi­qui­a­tra, enor­me es­tres­se hos­pi­ta­lar (pois há ris­co in­clu­si­ve de vi­da), e é mui­to ru­im ver as­sim o des­pres­tí­gio de nos­so tra­ba­lho sen­do pro­ta­go­ni­za­do na­da mais na­da me­nos pe­la En­ti­da­de Mé­di­ca mais im­por­tan­te que exis­te.

3) As com­pli­ca­ções psi­qui­á­tri­cas dos tran­stor­nos ali­men­ta­res cau­sa­do­res de di­a­be­tes e obe­si­da­de são enor­mes. Por exem­plo, gran­de par­te dos pa­ci­en­tes pa­de­cem de : bu­li­mia ner­vo­sa, bin­ge ea­ting, con­du­tas pur­ga­ti­vas/res­tri­ti­vas, bi­po­la­ri­da­de, de­pres­são, hi­pe­ra­ti­vi­da­de, al­co­o­lis­mo/to­xi­co­ma­ni­as, im­pul­si­vi­da­des, ten­ta­ti­vas de su­i­cí­dio, per­so­na­li­da­de bor­der­li­ne, etc, etc.

4) As ci­rur­gi­as ba­ri­á­tri­cas/me­ta­bó­li­cas cau­sam vá­rios tran­stor­nos ab­sor­ti­vos que com­pli­cam ex­tre­ma­men­te o tra­ba­lho psi­qui­á­tri­co. Por exem­plo, mui­tos pa­ci­en­tes bu­lí­mi­cos (des­con­tro­la­dos em ali­men­ta­ção, com im­pul­si­vi­da­de, con­du­tas pur­ga­ti­vas), sim­ples­men­te pri­va­dos me­ca­ni­ca­men­te da pos­si­bi­li­da­de de co­mer mui­to (pa­ra apla­car sua an­gús­tia atra­vés do efei­to “se­da­ti­vo” da ple­ni­tu­de pós-pran­di­al e dos neu­ro­pep­tí­de­os) pas­sam su­ma­ri­a­men­te pa­ra o al­co­o­lis­mo ou pa­ra a to­xi­co­ma­nia....

5) As ci­rur­gi­as ba­ri­á­tri­cas/me­ta­bó­li­cas tran­stor­nam o ba­lan­ço neu­ro­pep­tí­deo di­ges­ti­vo nor­mal, le­van­do, por es­te úni­co mo­ti­vo, a pi­o­ra ou emer­gên­cia de qua­dros psi­qui­á­tri­cos. Neu­ro­pep­tí­de­os são sub­stân­cias que tem efei­to cen­tral, têm ação psi­co­a­ti­va no sis­te­ma ner­vo­so cen­tral, e são li­be­ra­das du­ran­te o pro­ces­so di­ges­ti­vo/sa­ci­e­da­de/fo­me nor­mal. Es­ta “ba­gun­ça” neu­ro­pep­tí­di­ca-di­ges­ti­va re­per­cu­te em sin­to­mas psi­qui­á­tri­cos, as ve­zes de di­fí­cil clas­si­fi­ca­ção/di­ag­nós­ti­co/tra­ta­men­to.

6) As ci­rur­gi­as me­ta­bó­li­cas/di­ges­ti­vas al­te­ram a ab­sor­ção de ali­men­tos, po­den­do ge­rar emer­gên­cia/pi­o­ra de sin­to­mas psi­qui­á­tri­cos. Por exem­plo, di­mi­nu­i­ção de B12 po­dem ge­rar qua­dros cog­ni­ti­vos/de­pres­si­vos, di­mi­nu­i­ções de ni­a­ci­na, ti­a­mi­na, pi­ri­do­xi­na, etc, igual­men­te.

7) Pro­ble­mas di­sab­sor­ti­vos da di­ges­tão po­dem “ba­gun­çar” mui­to o uso de me­di­ca­ções psi­qui­á­tri­cas im­pres­cin­dí­veis pa­ra o con­tro­le das do­en­ças psi­qui­á­tri­cas que es­tes pa­ci­en­tes já ti­nham an­tes das ci­rur­gi­as (e que não fo­ram cor­re­ta­men­te di­ag­nos­ti­ca­dos por psi­qui­a­tras) e que fo­ram pi­o­ra­dos de­pois da ci­rur­gia.

8) Por exem­plo, há me­di­ca­ções que pre­ci­sam de uma ab­sor­ção es­to­ma­cal/du­o­de­nal (p.ex., car­bo­na­to de lí­tio) e que são enor­me­men­te pre­ju­di­ca­das por al­gu­mas ci­rur­gi­as. Ou­tras me­di­ca­ções, de ab­sor­ção mais in­tes­ti­nal, p.ex., val­pro­a­to, são igual­men­te pre­ju­di­ca­das por ou­tros ti­pos de ci­rur­gia.

9) Des­te mo­do, mui­tas ve­zes, quan­do as ci­rur­gi­as não são bem pla­ne­ja­das, do pon­to de vis­ta psi­qui­á­tri­co, o mé­di­co psi­qui­a­tra, de­pois da ci­rur­gia, fi­ca nas mãos com ca­sos gra­ves, pa­ra os qua­is, in­clu­si­ve, não tem nem co­mo dar me­di­ca­ções vi­tais, pois não são cor­re­ta­men­te ab­sor­vi­das/me­ta­bo­li­za­das pe­lo or­ga­nis­mo.

10) As an­sie­da­des não-di­ag­nos­ti­ca­das, não-tra­ta­das, por par­te des­tes pa­ci­en­tes, mui­tas ve­zes, re­dun­dam na as­sun­ção de ou­tros com­por­ta­men­tos com­pul­si­vos/im­pul­si­vos de ris­co, p.ex., al­co­o­lis­mo, dro­gas, se­xu­a­li­da­de des­vai­ra­da, com­por­ta­men­tos su­i­ci­das or­dá­li­cos, vi­go­re­xi­as, or­to­re­xi­as, com­pras com­pul­si­vas, jo­go pa­to­ló­gi­co, etc.

11) Is­so sem con­tar a ga­ma enor­me de pa­ci­en­tes cu­ja obe­si­da­de/di­a­be­tes não ne­ces­si­ta­ria de ci­rur­gia se ti­ves­sem re­ce­bi­do um di­ag­nós­ti­co/tra­ta­men­to psi­qui­á­tri­co cor­re­to em tem­po há­bil.

12) Pa­ra “tra­ta­men­to cor­re­to”, em psi­qui­a­tria, in­cluo a psi­co­te­ra­pia fei­ta pe­lo mé­di­co psi­qui­a­tra bem-for­ma­do, pois os tran­stor­nos ali­men­ta­res não se re­sol­vem sim­ples­men­te com “me­di­ca­ção psi­qui­á­tri­ca”, por mais bem in­di­ca­das pos­sam ser.

13) Bom, pa­ra não trans­for­mar is­so aqui em um “jor­nal”, ou um “li­vro”, acho que fi­cou bem cla­ra a ne­ces­si­da­de im­pres­cin­dí­vel do psi­qui­a­tra nu­ma equi­pe de ci­rur­gia me­ta­bó­li­ca, coi­sa in­fe­liz­men­te des­pre­za­da por quem de­ve­ria pre­zar pe­la boa prá­ti­ca mé­di­ca em ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal.

(Mar­ce­lo Cai­xe­ta é mé­di­co, es­pe­cia­lis­ta em psi­qui­a­tria pe­la Uni­ver­si­da­de de Pa­ris XI (Bi­cê­tre))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias