Home / Opinião

OPINIÃO

Próximo aos próximos

Con­tar his­tó­ria da pró­pria vi­da é fá­cil, di­fí­cil é fa­zer a pró­pria his­tó­ria prá­ti­ca, co­mo fez a por­ta­do­ra da “sín­dro­me da so­li­da­ri­e­da­de hu­ma­na”, Ma­dre Te­re­za de Cal­cu­tá, de­fen­so­ra e mãe dos po­bres in­di­a­nos. Gos­ta­ria, de­pois de­la, tam­bém con­tar um pou­co de mi­nha his­tó­ria, e que ela sir­va de exem­plo a quem ler es­te ar­ti­go. Há al­gum tem­po, na mi­nha vi­da pro­fis­si­o­nal de ele­tro­téc­ni­co, sem­pre que ga­nha­va al­gum ob­je­to uti­li­tá­rio (rá­di­os, fo­gões, rou­pas, cal­ça­dos etc) pa­ra do­ar ou mes­mo uma TV ve­lha e es­tra­ga­da, eu a con­ser­ta­va e fa­zia do­a­ção a quem não pos­sui (e já fo­ram mais de mil), ação que en­che de ca­lor o meu co­ra­ção. Sin­to que a vi­da e a es­pe­ran­ça re­nas­ce pa­ra o pró­xi­mo. Cen­te­nas de ve­zes sen­ti e vi­vi es­sa re­la­ção en­tre du­as pes­so­as, que no mo­men­to se tor­nam hu­ma­na­men­te so­li­dá­ri­as.

Tu­do co­me­çou as­sim: De­fron­te à mi­nha ofi­ci­na, sem­pre pas­sa­va um ca­ta­dor de pa­pel, e um dia, ele me pe­diu uma TV, en­tão res­pon­di que da­ria-lhe. Nes­se mo­men­to, pen­sei na pos­si­bi­li­da­de de con­se­guir es­sa TV nas mi­nhas idas e vin­das até a rua 68 no Cen­tro da ci­da­de de Go­i­â­nia (lo­cal bem co­nhe­ci­do pa­ra com­pra, ven­da e con­ser­to de ele­trô­ni­cos e su­as pe­ças), en­tão, um co­le­ga de pro­fis­são te­ve a cu­ri­o­si­da­de de sa­ber o que eu gos­ta­ria de fa­zer com vá­ri­as te­le­vi­sões ve­lhas e es­tra­ga­das, pois ele que­ria es­va­ziar a sua ofi­ci­na pa­ra ter mais es­pa­ço, des­sa for­ma, vis­lum­brei a sua in­ten­ção de do­ar vá­ri­as Tvs, quan­do na ver­da­de, eu pre­ci­sa­va de ape­nas uma. Nes­se ins­tan­te, ti­ve a com­pre­en­são que es­ta­va sen­do cha­ma­do pa­ra cum­prir a mis­são de do­ar uma te­le­vi­são à aque­le ca­ta­dor de pa­pel e tam­bém, a ou­tras pes­so­as po­bres e hu­mil­des. Con­so­an­te a es­te fa­to, no dia se­guin­te, re­tor­nei à ofi­ci­na do co­le­ga, re­ce­bi mais se­te te­le­vi­sões com de­fei­to (to­das co­lo­ri­das). E vol­tan­do ao ca­so do ca­ta­dor de pa­pel, com mui­to cus­to, con­se­gui pro­vi­den­ci­ar o con­ser­to de uma TV Phil­co co­lo­ri­da, as­sim, fui até o Se­tor Vi­la Mo­ra­is pa­ra en­tre­gá-la, e ao en­trar num bar­ra­cão mui­to bai­xo, ti­ve até que me aga­char, mas con­se­gui ins­ta­lar o apa­re­lho em fren­te a uma pa­re­de en­tre mui­to li­xo de pa­peis pa­ra re­ci­cla­gem. Na­que­le lu­gar hu­mil­de, eu vi a fe­li­ci­da­de e a es­pe­ran­ça bri­lhar nos olhos de um pai e um fi­lho, que ali mo­ra­vam.

As ou­tras seis Tvs, con­ser­tei e dis­tri­buí a quem não ti­nha, es­pe­ci­al­men­te, aos mo­ra­do­res da par­te po­bre da Vi­la Co­ro­nel Cos­me. Foi as­sim que co­me­cei a pe­dir e pro­cu­rar Tvs ve­lhas ou quei­ma­das nas ofi­ci­nas e na co­mu­ni­da­de, e sem­pre, gra­ças a Deus, ob­ten­do êxi­to. Mas um dia, eu re­ce­bi uma car­ta cheia de sen­ti­men­to vin­do de uma jo­vem re­si­den­te na ci­da­de go­i­a­na de Ita­be­raí, e me dis­se que era po­bre e nun­ca te­ve uma te­le­vi­são. Foi uma bên­ção, pois no dia se­guin­te, ga­nhei uma TV Tos­hi­ba de 14 po­le­ga­das! Con­ser­tei-a ime­di­a­ta­men­te e fui até a sua ci­da­de jus­ta­men­te pa­ra en­tre­gá-la. Lá, es­sa jo­vem me re­ce­beu mui­to emo­cio­na­da, nu­ma ca­sa de pau-a-pi­que, era uma mo­ça de vin­te e dois anos em es­ta­do ve­ge­ta­ti­vo, ora es­ta­va na ca­ma e ora es­ta­va na re­de. E no­va­men­te me sen­ti re­a­li­za­do ao ver a fe­li­ci­da­de e a es­pe­ran­ça es­tam­pa­da nos seus olhos.

Uma cer­ta vez, do­ei uma Tv a uma se­nho­ra, mas di­as de­pois pe­diu ou­tra. Ques­ti­o­nei com ela so­bre a pri­mei­ra, e ela me dis­se que te­ve de ven­dê-la pa­ra com­prar co­mi­da aos fi­lhos pa­ra sa­ciá-los da do­lo­ro­sa fo­me. Num sá­ba­do, apa­re­ceu na mi­nha ofi­ci­na uma se­nho­ra com três fi­lhos, se­gu­ran­do um sa­co de la­ti­nhas e olhan­do as fo­tos es­tam­pa­das pa­ra re­cor­da­ção de al­gu­mas do­a­ções re­a­li­za­das, e na­que­le ins­tan­te, ela me pe­diu uma TV, mas co­mo no mo­men­to eu não ti­nha, ano­tei o seu en­de­re­ço e fiz a pro­mes­sa de do­ar. À noi­te, con­tei a his­tó­ria à mi­nha es­po­sa e a con­ven­ci do­ar uma das te­le­vi­sões de nos­sa re­si­dên­cia, des­sa for­ma, no do­min­go de ma­nhã, pu­s a Tv no meu sa­u­do­so Che­vet­te 78 e fui até a Vi­la Vi­a­na. Ao che­gar no lo­cal, me de­pa­rei com uma fa­mí­lia de dez pes­so­as, em sua mai­o­ria, es­ta­vam dor­min­do no chão frio e du­ro, e ha­via na ca­sa ape­nas um fo­gão ve­lho, uma pia e mui­tos sa­cos de la­ti­nha pa­ra re­ci­cla­gem. Con­fes­so que sen­ti uma tris­te­za pro­fun­da, jul­gan­do-me res­pon­sá­vel so­ci­al­men­te e re­vol­ta­do com es­sa si­tu­a­ção de ver os me­ni­nos mal­tra­pi­lhos, des­nu­tri­dos, su­jos e de­sam­pa­ra­dos. Na­que­le mo­men­to, to­dos ali le­van­ta­ram do chão es­pe­ran­do que ins­ta­las­se a TV em ci­ma de 8 ti­jo­los fu­ra­dos. Es­ta ce­na não sai da mi­nha men­te. Mas en­tão, quan­do con­se­gui ma­nu­al­men­te atin­gir a ní­ti­da ima­gem da fre­quên­cia do ca­nal, as cri­an­ças fi­ca­ram ale­gres e fe­li­zes, chei­as de gra­ti­dão co­mi­go no meio de tan­ta po­bre­za.

A li­ção é que com pou­co do que nos so­bra, po­de­mos dar ale­gria a mi­lhões de la­res sem na­da, po­bres e fa­min­tos, que na­ve­gam até o fi­nal da Ave Ma­ria em bus­ca da men­di­cân­cia e do li­xo pa­ra so­bre­vi­ve­rem pe­la vi­da. Ho­je, aco­me­ti­do pe­lo Mal de Parkin­son, te­nho a es­pe­ran­ça de ser cu­ra­do pa­ra con­ti­nu­ar a mis­são na so­li­da­ri­e­da­de hu­ma­na.

(Jo­ão Ca­e­ta­no de Al­mei­dafo­ne: 62 3202-4547)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias