Home / Opinião

OPINIÃO

Sepúlveda Pertence se esqueceu do que decidiu como ministro

Co­mo as coi­sas an­dam di­fí­ceis pa­ra o ex-pre­si­den­te Lu­la nas su­as aven­tu­ras nos me­an­dros do Ju­di­ci­á­rio, de­ci­diu con­tra­tar, a pe­so de ou­ro (di­zem que por 50 mi­lhões), o ex-mi­nis­tro do STF Se­púl­ve­da Per­ten­ce, de no­tó­rio trân­si­to nas al­tas cor­tes bra­si­li­en­ses. Não bas­tas­se sua in­dis­cu­tí­vel ca­pa­ci­da­de ju­rí­di­ca, seu pres­tí­gio ul­tra­pas­sa to­dos os gran­des ad­vo­ga­dos que por lá mi­li­tam, a pon­to de con­se­guir al­te­rar as fe­cha­das agen­das de mi­nis­tros pa­ra en­cai­xar uma au­diên­cia por ele so­li­ci­ta­da.

Mi­li­tan­do no STF en­tre 1989 e 2007, Se­púl­ve­da Per­ten­ce aju­dou a cons­tru­ir a sú­mu­la 691, que ve­da a con­ces­são de “ha­be­as cor­pus” cu­ja li­mi­nar já te­nha si­do ne­ga­da an­te­rior­men­te por ou­tro tri­bu­nal su­pe­ri­or. E foi ba­se­a­do na­que­la sú­mu­la 691, já con­so­li­da­da e apli­ca­da sem res­tri­ções há mui­tos anos, que o mi­nis­tro Ed­son Fa­chin ne­gou a li­mi­nar pe­di­da pa­ra evi­tar o en­car­ce­ra­men­to de Lu­la, já con­de­na­do em se­gun­da ins­tân­cia pe­lo TRF-4, no ca­so do trí­plex do Gua­ru­já.

Fa­chin não vis­lum­brou o cons­tran­gi­men­to ile­gal ale­ga­do no pro­ces­so de Lu­la, en­ca­mi­nhan­do o pe­di­do pa­ra o ple­ná­rio do Su­pre­mo, que da­rá a pa­la­vra fi­nal.

A ci­ta­da Sú­mu­la 691 traz o se­guin­te enun­ci­a­do: “Não com­pe­te ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral co­nhe­cer de ha­be­as cor­pus im­pe­tra­do con­tra de­ci­são do Re­la­tor que, em ´ha­be­as cor­pus´  re­que­ri­do a tri­bu­nal su­pe­ri­or, in­de­fe­re a li­mi­nar”.

Em 2001, no “ha­be­as cor­pus” nº 80.550-7, de São Pau­lo, im­pe­tra­do por Ale­xan­dre Bas­tos, Per­ten­ce, re­la­tor do ca­so, ne­gou a or­dem àque­le réu, que ha­via si­do con­de­na­do por cri­me se­xu­al, em acór­dão pu­bli­ca­do em 3 de abril de 2001. A sen­ten­ça da ins­tân­cia de pi­so fo­ra con­fir­ma­da pe­lo TJ-SP, que au­to­ri­zou a ex­pe­di­ção da or­dem de pri­são. O con­de­na­do pro­to­co­lou ”ha­be­as cor­pus” no STJ. Ali, ex-mi­nis­tro Gil­son Dipp in­de­fe­ri­ra um pe­di­do de li­mi­nar, e Ale­xan­dre re­cor­reu, en­tão, ao Su­pre­mo, ten­do o pro­ces­so ater­ris­sa­do na me­sa de Per­ten­ce, que, nu­ma pri­mei­ra aná­li­se, de­fe­riu o pe­di­do de li­mi­nar, mas, ao sub­me­ter o ca­so à apre­cia­ção da Pri­mei­ra Tur­ma do Su­pre­mo, que ele in­te­gra­va na épo­ca, Per­ten­ce re­co­nhe­ceu que ha­via co­me­ti­do um er­ro.

Em agos­to de 2005, o en­tão mi­nis­tro e ex-pre­si­den­te do STF Ce­zar Pe­lu­so pro­pôs ao ple­ná­rio do Su­pre­mo o can­ce­la­men­to da sú­mu­la 691. Fez is­so no âm­bi­to de um ca­so em que o pu­bli­ci­tá­rio Ro­ber­to Lu­iz Jus­tus, acu­sa­do de cri­me tri­bu­tá­rio, ten­ta­va ob­ter um “ha­be­as cor­pus” pa­ra tran­car o pro­ces­so. Por mai­o­ria de vo­tos, os mi­nis­tros apro­va­ram a ma­nu­ten­ção dos ter­mos da sú­mu­la. Fi­ca­ram ven­ci­dos ape­nas o re­la­tor Pe­lu­so e o mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio Mel­lo.

No ca­so de Lu­la, ao ne­gar a li­mi­nar pe­di­da pe­la de­fe­sa, o mi­nis­tro do STJ Hum­ber­to Mar­tins ano­tou em seu des­pa­cho que a sen­ten­ça do TRF-4 já ha­via dei­xa­do cla­ro que o con­de­na­do pe­tis­ta não se­ria ime­di­a­ta­men­te pre­so, pos­to que era ne­ces­sá­rio jul­ga­rem-se os em­bar­gos de­cla­ra­tó­rios, não se ob­ser­va aqui­lo que Per­ten­ce, ain­da com a to­ga so­bre os om­bro cha­ma­va de “co­a­ção re­al à li­ber­da­de.”

O no­vo Se­púl­ve­da Per­ten­ce, ago­ra ad­vo­ga­do, es­co­rou sua ar­gu­men­ta­ção nu­ma hi­po­té­ti­ca pres­sa do TRF-4, se­di­a­do em Por­to Ale­gre, afir­man­do que: “É pos­sí­vel [o STF dar li­mi­nar an­tes de um jul­ga­men­to fi­nal no STJ]. Foi ne­ga­da a li­mi­nar [no STJ]. E a li­mi­nar, no ca­so, é im­por­tan­tís­si­ma a ra­pi­dez de­la, da­da a ve­lo­ci­da­de por­to-ale­gren­se da Jus­ti­ça. […] Nós fi­ze­mos um ape­lo, da­da a ve­lo­ci­da­de do tri­bu­nal de Por­to Ale­gre. Es­tá aber­to o pra­zo pa­ra os em­bar­gos de de­cla­ra­ção, e con­se­quen­te­men­te, pró­xi­mo à que­da da sus­pen­são da or­dem de pri­são”.

Não se en­ten­de co­mo se po­de re­be­lar-se con­tra a ce­le­ri­da­de da Jus­ti­ça, quan­do to­do mun­do bus­ca exa­ta­men­te is­to.

Fa­chin foi rá­pi­do no ga­ti­lho,.mas con­tra­riou a de­fe­sa de Lu­la em dois pon­tos: in­de­fe­riu o pe­di­do de li­mi­nar, em res­pei­to à sú­mu­la que Per­ten­ce de­ci­diu ig­no­rar, ape­sar de tê-la apli­ca­do há 17 anos e, tam­bém, ab­ste­ve-se de sub­me­ter sua de­ci­são à Se­gun­da Tur­ma da Su­pre­ma Cor­te, co­mo que­ria Per­ten­ce, e fez is­so por­que sa­be que es­tá em mi­no­ria na­que­la Tur­ma. Pre­fe­riu lan­çar a ba­ta­ta quen­te di­re­ta­men­te so­bre o ple­ná­rio do Su­pre­mo in­te­gra­do por 11 mi­nis­tros

De­ve-se tor­cer pa­ra que Se­púl­ve­da Per­ten­ce se­ja es­ca­la­do pa­ra fa­zer a de­fe­sa oral das pre­ten­sões de Lu­la no ple­ná­rio do Su­pre­mo. Se­rá di­ver­ti­do ob­ser­var o con­tor­cio­nis­mo re­tó­ri­co que o ex-mi­nis­tro te­rá de exi­bir pa­ra se con­tra­por aos ter­mos de uma sú­mu­la que ele pró­prio apro­vou e que de­fen­deu com tan­ta te­na­ci­da­de.

Em si­tu­a­ções as­sim, é es­trei­ta, mui­to es­trei­ta, es­trei­tís­si­ma a fron­tei­ra que se­pa­ra uma ar­gu­men­ta­ção ra­zo­á­vel de uma des­mo­ra­li­za­ção in­con­tor­ná­vel aos ter­mos de uma sú­mu­la que ele pró­prio aju­dou a cons­tru­ir e que sem­pre a de­fen­deu com tan­ta gar­ra.

Va­mos aguar­dar o que o Su­pre­mo vai de­ci­dir, pois por en­quan­to não es­tá pau­ta­do o pro­ces­so, ain­da mais que já exis­te en­ten­di­men­to na­que­la Cor­te de que a con­fir­ma­ção em se­gun­da ins­tân­cia per­mi­te a exe­cu­ção da pe­na.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa - AGI e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas - Abracrim, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias