Home / Opinião

OPINIÃO

A execução de Marielle e os indignados de Mineiros-GO

A exe­cu­ção epi­gra­fa­da é a que ocor­reu com as mor­tes da ve­re­a­do­ra Ma­ri­el­le Fran­co (PSOL-RJ) e do seu mo­to­ris­ta An­der­son Pe­dro Go­mes (por “ta­be­la” da ir­res­pon­sa­bi­li­da­de pú­bli­ca), no dia 14 de mar­ço cor­ren­te no Rio de Ja­nei­ro. Es­te fa­to cru­el mos­tra que to­do dia se po­de ma­tar e exe­cu­tar po­bre, ne­gro e ho­mos­se­xu­al no Bra­sil. So­mos es­sa trá­gi­ca re­a­li­da­de, se­cu­la­ri­za­da, dis­far­ça­da pe­las men­ti­ras da his­tó­ria ofi­ci­al e da tal de­mo­cra­cia ra­ci­al, ve­tus­tos es­con­de­ri­jos do ódio e do ra­cis­mo, ora mui­to em vo­ga, ten­do Ma­ri­el­le co­mo uma das “en­co­men­das”, a ser mor­ta pe­lo Es­ta­do do Cri­me ou cri­mi­no­so, cer­ta­men­te por ser mi­li­tan­te de di­rei­tos hu­ma­nos. De­fen­so­ra de di­rei­tos de ne­gros e de fa­ve­la­dos on­de as exe­cu­ções es­tão ba­na­li­za­das, são as­sun­to in­sig­ni­fi­can­te até da mí­dia ve­nal, con­tu­do, ca­da dia mais mo­ti­van­do e apro­fun­dan­do o nos­so sen­ti­men­to de re­vol­ta e in­dig­na­ção pú­bli­ca, al­gu­mas ve­zes aflo­ra­da no Bra­sil, co­mo ocor­reu em 2013, ain­da sem o re­sul­ta­do es­pe­ra­do, que não po­de ser me­ra as­tú­cia ou en­go­do ma­qui­a­vé­li­co. Che­ga de opi­ni­ão ou ju­í­zo de eli­te es­cra­vo­cra­ta.

No ano de 2013 ma­ni­fes­ta­mos a nos­sa in­dig­na­ção, pu­bli­ca­da em jor­nal, mos­tran­do que o sig­ni­fi­ca­do des­se sub­stan­ti­vo fe­mi­ni­no, do­mi­cí­lio da rai­va, do des­pre­zo e da frus­tra­ção, es­tá na jun­ção de su­as mais tor­pes e ab­je­tas ca­te­go­ri­as: có­le­ra, fú­ria, frus­tra­ção, ódio, ira, des­con­ten­ta­men­to, aver­são, agas­ta­men­to, ran­cor, en­fu­re­ci­men­to, en­ra­i­ve­ci­men­to, ir­ri­ta­ção, re­vol­ta e zan­ga. Eis o que acon­te­ceu, re­pe­tin­do-se em to­das as di­ás­po­ras. À épo­ca, es­cre­ví­a­mos, sem as­pas. As­sim co­mo pe­lo Bra­sil e o mun­do afo­ra, em Mi­nei­ros, ex­tre­mo Su­do­es­te Go­i­a­no, tam­bém exis­tem in­dig­na­dos, in­sur­gin­do-se con­tra os des­man­dos pú­bli­cos no pa­ís, na re­gi­ão e de­mais “de­su­ma­ni­da­des” do Uni­ver­so, mos­tran­do que por aqui o po­vo não es­tá dor­min­do em ber­ço es­plên­di­do. O ve­lho de­se­jo la­ten­te aflo­rou, tor­nou-se im­pac­tan­te e agi­ta­do, avi­san­do às au­to­ri­da­des e ao pa­ís, que ago­ra a ma­ni­fes­ta­ção pú­bli­ca é pra va­ler, não tem re­tor­no ou in­tui­to de cau­sar so­men­te um sus­to, já que to­dos os mei­os po­li­dos de bus­car so­lu­ções es­tão es­go­ta­dos, vi­ra­ram pa­ro­xis­mo, fa­zen­do-me lem­brar, à gui­sa de ilus­trar, a opor­tu­na sa­be­do­ria dei­xa­da por Ber­tolt Brecht, em “No Ca­mi­nho com Mai­ako­vski”, ad­ver­tin­do aos que abu­sam da pa­ci­ên­cia do po­vo:

“Na pri­mei­ra noi­te, eles se apro­xi­mam e rou­bam uma flor do nos­so jar­dim: não di­ze­mos na­da. Na se­gun­da, já não se es­con­dem. Pi­sam as flo­res, ma­tam o nos­so cão e não di­ze­mos na­da. Até que um dia o mais frá­gil de­les en­tra so­zi­nho em nos­sa ca­sa rou­ba-nos a luz e, co­nhe­cen­do o nos­so me­do, ar­ran­ca-nos a voz da gar­gan­ta. E já não po­de­mos fa­zer na­da”.

Cer­ta­men­te, os in­dig­na­dos de Mi­nei­ros che­ga­ram ao fun­do do po­ço; no­tan­do-se que não são ape­nas as mil pes­so­as que ou­sa­ram par­ti­ci­par de uma ma­ni­fes­ta­ção po­lí­ti­ca no dia 20 de ju­nho do ano de 2013, li­de­ra­da pe­lo aca­dê­mi­co de di­rei­to Fe­li­pe Sil­va Ma­gro, Laís Qua­dro, Már­cia, Igor Lu­ca­ro­ni e al­guns pou­cos que nem apa­re­ce­ram com re­ceio de se­rem re­ta­li­a­dos pe­las som­bras do co­ro­ne­lis­mo ain­da de plan­tão na ci­da­de, sem omi­tir o mo­ra­lis­mo da clas­se mé­dia, sem­pre pre­sen­te, sem re­ve­lar com lim­pi­dez a quem ser­ve. Os ou­tros ira­dos, ain­da mais in­jus­ti­ça­dos, mais ve­zes si­len­ci­a­dos e até es­que­ci­dos, es­tão, so­bre­tu­do nos bair­ros dis­tan­tes e mais po­bres da ur­be mi­nei­ren­se: Ta­ni­nho, Pe­ro­bei­ra, Ce­dro, a irô­ni­ca Vi­la da Paz, ina­de­qua­dos ca­se­bres à bei­ra de cór­re­gos, exi­bin­do o in­dis­cu­tí­vel ra­cis­mo eco­ló­gi­co e os dos as­sen­ta­men­tos pú­bli­cos, mal­tra­ta­dos, sem po­der es­que­cer - den­tre ou­tros, os des­lem­bra­dos nos des­ca­mi­nhos da sa­ú­de pú­bli­ca, na pe­re­gri­na­ção in­to­le­rá­vel por um te­to pra mo­rar e os pa­ren­tes dos que mor­rem por aci­den­te, de trân­si­to, por exem­plo, en­quan­to aguar­dam, ho­ras a fio, a pe­rí­cia téc­ni­ca que vem de fo­ra, ora um tan­to ali­vi­a­da, sen­do as­sim que to­dos es­tão in­dig­na­dos quan­do su­i­ci­dam ou quan­do mor­rem por do­en­ças que não ti­ve­ram tra­ta­men­to, no mo­men­to ade­qua­do, as­sun­to só um tan­to aper­fei­ço­a­do. E os das fi­las si­nu­o­sas? Por que Mi­nei­ros é uma ci­da­de com tan­tos su­i­cí­di­os, ain­da de­pen­den­do de apro­fun­da­dos es­tu­dos, mais ve­zes de in­dig­na­ção si­len­ci­a­da? Ou so­men­te pre­con­cei­to?

De to­do mo­do, a ma­ni­fes­ta­ção po­lí­ti­ca de Mi­nei­ros é im­por­tan­te, his­tó­ri­ca, fi­lo­só­fi­ca, vis­lum­bran­do o fu­tu­ro, ain­da se re­pe­tin­do. Mi­nei­ros aju­dou a acor­dar o gi­gan­te, di­zen­do que vem pra rua com­ba­ter a cor­rup­ção e ou­tras ma­ze­las pú­bli­cas do Bra­sil, lo­ca­is e do mun­do. Foi as­sim que che­gou às ru­as, pos­tu­lan­do seus di­rei­tos, al­guns ain­da meio con­fu­sos ou di­fu­sos. As emis­so­ras, Ver­de Va­le e El­do­ra­do, além de no­ti­ci­ar o fa­to, fi­ze­ram en­tre­vis­tas atra­vés das re­pór­te­res Erô e Ta­ti­a­ne e Plan­tão Po­li­ci­al.  As re­des so­ci­ais di­vul­ga­ram. O po­vo viu e aplau­diu.  O jor­nal lo­cal, Fo­lha do Pla­nal­to, Ano II, edi­ção 21, ju­nho de 2013, di­re­ção da jor­na­lis­ta Adri­a­ne Stein­metz, re­gis­trou o fa­to, com des­ta­que de pri­mei­ra pá­gi­na: “Em Mi­nei­ros a po­pu­la­ção tam­bém saiu de ca­sa e cer­ca de mil pes­so­as par­ti­ci­pa­ram da ma­ni­fes­ta­ção”, des­cre­ven­do al­guns re­sul­ta­dos que já co­me­ça­vam a ser vis­tos no Bra­sil, pros­se­guin­do o jor­nal:

“O re­pre­sen­tan­te da ma­ni­fes­ta­ção no mu­ni­cí­pio, o aca­dê­mi­co de di­rei­to Fe­li­pe Sil­va Ma­gro, co­men­tou so­bre a quan­ti­da­de de pes­so­as no mo­vi­men­to. De acor­do com a po­lí­cia mi­li­tar, es­ti­ve­ram pre­sen­tes cer­ca de mil ma­ni­fes­tan­tes, en­tre­tan­to em con­ver­sa com vá­ri­as pes­so­as que ob­ser­va­ram o ma­ni­fes­to, acre­di­to te­rem com­pa­re­ci­do cer­ca de 1.400 pes­so­as no de­cor­rer da ca­mi­nha­da. Va­le res­sal­tar que ti­ve­mos apro­xi­ma­da­men­te 2.000 pes­so­as con­fir­ma­das no fa­ce­bo­ok, e cer­ca de 600 que tal­vez com­pa­re­ce­ri­am”. No de­poi­men­to fei­to à jor­na­lis­ta, Fe­li­pe in­for­ma que “as rei­vin­di­ca­ções da ma­ni­fes­ta­ção fo­ram pe­las me­lho­ri­as nas di­ver­sas es­fe­ras pú­bli­cas. Ou se­ja, ao mu­ni­cí­pio de Mi­nei­ros, ao es­ta­do de Go­i­ás e ao Go­ver­no Na­ci­o­nal”, acres­cen­tan­do que a prin­ci­pal rei­vin­di­ca­ção é uma mu­dan­ça de pos­tu­ra da clas­se po­lí­ti­ca co­mo um to­do, o po­vo an­seia por uma mai­or se­ri­e­da­de na ges­tão do pa­tri­mô­nio pú­bli­co, que­re­mos que os go­ver­nan­tes lu­tem pe­los an­sei­os da so­ci­e­da­de, pois atu­al­men­te não nos sen­ti­mos re­al­men­te re­pre­sen­ta­dos, che­ga de go­ver­nan­tes tra­ba­lhan­do por in­te­res­ses pes­so­ais ou de ter­cei­ros. Um bas­ta na im­pu­ni­da­de, o bra­si­lei­ro es­tá can­sa­do de tan­ta cor­rup­ção! “Que­re­mos que os nos­sos im­pos­tos re­tor­nem co­mo be­ne­fí­ci­os, o bra­si­lei­ro pre­ci­sa ur­gen­te­men­te de sa­ú­de, edu­ca­ção, se­gu­ran­ça, es­ta­mos can­sa­dos de vi­ver em um pa­ís que apa­ren­ta ser o que não é”, fi­na­li­zan­do:

“Nos­sos go­ver­nan­tes tem que en­ten­der que é di­rei­to do po­vo fis­ca­li­zar e co­brar sem­pre que for ne­ces­sá­rio. Te­nho cer­te­za que a par­tir de ago­ra, os po­lí­ti­cos vão pen­sar du­as ve­zes an­tes de to­mar uma de­ci­são, pois sa­bem que o po­vo es­tá de olho! No âm­bi­to mu­ni­ci­pal foi mui­to im­por­tan­te de­mons­trar que os mi­nei­ren­ses po­dem se unir in­de­pen­den­te­men­te de par­ti­do po­lí­ti­co, e sem fes­ta! Pre­sen­ci­a­mos pes­so­as de vá­ri­as op­ções par­ti­dá­ri­as uni­das por uma só cau­sa, um fu­tu­ro me­lhor pa­ra a nos­sa ci­da­de!”

O mo­vi­men­to era con­si­de­ra­do apar­ti­dá­rio, ha­ven­do pes­so­as que ten­ta­ram des­vir­tuá-lo ou de­le se apro­vei­tar, que­ren­do “cres­cer” po­li­ti­ca­men­te, fa­to re­pu­di­a­do, di­fí­cil de ser com­pre­en­di­do na sua es­sên­cia pe­los mi­nei­ren­ses e a pró­pria so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, on­de ain­da são mui­tos os con­ser­va­do­res, de men­te co­lo­ni­za­da, alie­na­dos, nés­cios, achan­do que são do­nos do pe­da­ço. Ci­da­de ex­tre­ma­men­te par­ti­dá­ria, tra­di­cio­nal, Mi­nei­ros pre­ci­sa dei­xar pa­ra trás dé­ca­das e dé­ca­das de ri­xas po­lí­ti­cas. Que­re­mos uma ci­da­de de to­dos pa­ra to­dos. Che­gou a ho­ra de ama­du­re­cer. O cos­mo­po­li­tis­mo, in­clu­si­ve po­lí­ti­co, es­tá por aqui. As ve­lhas ri­xas po­lí­ti­co-par­ti­dá­ri­as pre­ju­di­cam so­bre­mo­do a ci­da­de.  Se­rá que nin­guém per­ce­be?  A “nos­sa re­vol­ta não se re­su­me ao par­ti­do X ou Y”, já foi di­to. “Que­re­mos se­ri­e­da­de e efi­ci­ên­cia, se­ja lá quem es­te­ja in­ves­ti­do no car­go po­lí­ti­co”, ad­ver­te Fe­li­pe. Mos­tran­do to­da iro­nia da in­dig­na­ção, tran­scre­vo as fra­ses que se se­guem:

“En­quan­to a bo­la ro­la, fal­ta sa­ú­de e fal­ta es­co­la. Sa­ú­de pú­bli­ca faz mal à sa­ú­de. Nós vi­bra­mos nou­tra fre­quên­cia. Ja­pão, eu tro­co o nos­so fu­te­bol pe­la sua edu­ca­ção. O po­vo uni­do, não pre­ci­sa de par­ti­do”. A úl­ti­ma fra­se pre­ci­sa ser ex­pli­ca­da pois, só em par­te, re­tra­ta a re­a­li­da­de. O fa­to dos par­ti­dos po­lí­ti­cos bra­si­lei­ros, com ên­fa­se os de alu­guel, es­ta­rem de­fa­sa­dos, ana­crô­ni­cos e de­sa­cre­di­ta­dos, por fal­ta de ide­o­lo­gia, fun­da­men­to pro­gra­má­ti­co e ou­tros re­qui­si­tos es­sen­ci­ais, não sig­ni­fi­ca que não são im­pres­cin­dí­veis à de­mo­cra­cia, ao Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to, co­mo ali­ás, exi­ge o Di­rei­to Cons­ti­tu­ci­o­nal em vi­gor. As­sim, ou se re­ci­clam ou de­sa­pa­re­cem, na emer­gên­cia de ou­tros. Seus di­ri­gen­tes, se con­ti­nu­a­rem co­mo seus “do­nos”, con­fun­din­do li­de­ran­ça com che­fia, tam­bém tem mor­te anun­ci­a­da.

Ma­ni­fes­ta­ção no­tur­na, pa­cí­fi­ca, sem in­ci­den­te, ba­fa­fá e nin­guém pou­sar nu, tí­pi­ca de clas­se mé­dia, re­pre­sen­ta­da pe­la gran­de mai­o­ria da mo­ci­da­de e só uns ga­tos pin­ga­dos dos mais ve­lhos. Tra­ta-se de ge­ra­ção se­qui­o­sa, com cer­to sta­tus eco­nô­mi­co-so­ci­al, exi­gin­do ur­gen­te me­lho­ria no ser­vi­ço pú­bli­co, de Mi­nei­ros e do pa­ís, qua­se sem­pre dis­tri­bu­í­do aos ali­a­dos de quem es­tá in­ves­ti­do no po­der po­lí­ti­co, aí se ven­do um dos pi­o­res ví­ci­os da prá­xis po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, que o mo­vi­men­to dos in­dig­na­dos cá da ur­be tam­bém quer er­ra­di­car. Foi as­sim que se ar­ti­cu­lou e se re­u­niu na Pra­ça do Bau­haus, Ave­ni­da Jo­sé Jo­a­quim de Re­zen­de, ape­li­da­da “Jar­dim”, on­de não ad­mi­tia a pre­sen­ça de po­lí­ti­co, hi­po­cri­sia e ci­nis­mo, ali co­me­çan­do o seu pro­tes­to na en­to­a­ção do Hi­no Na­ci­o­nal, na re­za do Pai Nos­so, na sus­pen­são da Ban­dei­ra Bra­si­lei­ra e no de­bo­che e de­sa­ba­fo de car­ta­zes e fa­chas car­re­ga­dos por mo­ças e mu­lhe­res do ros­to pin­ta­do; da­li des­cen­do pe­la Sex­ta Ave­ni­da, an­ti­ga Rua Go­i­â­nia, até a Pra­ça Jo­sé de As­sis, na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, on­de o des­ta­que foi uma for­te vaia con­tra o des­ca­so dos po­lí­ti­cos; se­guin­do pa­ra a Pre­fei­tu­ra, na Pra­ça Co­ro­nel Jo­a­quim Car­ri­jo, on­de o re­al­ce foi ou­tra vaia, ver­da­dei­ra­men­te ba­ra­ré, com o mes­mo ob­je­ti­vo, a pon­to do pre­fei­to Age­nor Re­zen­de, dois di­as de­pois, ter ido a uma emis­so­ra de rá­dio lo­cal fa­zer ex­pli­ca­ções; re­tor­nan­do pe­la Ave­ni­da ci­ta­da, até a es­qui­na com Ave­ni­da An­tô­nio Car­los Pa­ni­a­go, na Ro­ta­tó­ria da “In­dia Amé­ri­ca”, mo­nu­men­tal re­lí­quia ar­tís­ti­co-his­tó­ri­ca do ar­tis­ta plás­ti­co Sin­val de Car­va­lho, de on­de se dis­per­sou, ain­da re­vol­ta­da, pro­me­ten­do mais pro­tes­tos, os que vêm se re­pe­tin­do dois anos e meio de­pois.

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, es­cri­tor, ad­vo­ga­do, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, Ubego, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias