Home / Opinião

OPINIÃO

A luz no fim do túnel político

Crô­ni­ca pas­sa­da, an­tes da pneu­mo­nia que me fez ver a vó pe­la gre­ta, ter­mi­nei no lu­gar co­mum a di­zer que em ma­té­ria de go­ver­no, fa­li­mos. Con­tu­do, fi­cou a frus­tra­ção de eu não ter des­co­ber­to que o qua­dra­do tem mais um la­do, o que, fa­tal­men­te, me co­lo­ca­ria no guin­ness bo­ok.

Sem­pre achei que a crí­ti­ca não só é ne­ces­sá­ria, co­mo tam­bém é de­mo­crá­ti­ca. Sem ela é sim­ples cho­ro­rô da vi­da.

Po­rém -tu­do na vi­da tem um po­rém-, a crí­ti­ca que su­ge­re al­gu­ma so­lu­ção, me­lhor de­sem­pe­nha a sua fun­ção de cen­su­ra. Lon­ge de mim, no en­tan­to, en­ten­der que não se de­ve cri­ti­car sem apon­tar sa­í­da.

Di­to is­so, no meu na­nis­mo no en­ten­di­men­to das coi­sas, vez por ou­tra, as­su­mo o atre­vi­men­to de “achar”, e em­pur­ro as mi­nhas idei­as.

Vi­ra­ram cha­co­ta os su­jei­tos em­po­de­ra­dos es­ta­be­le­ci­dos e ins­ta­la­dos na Pra­ça dos Três Po­de­res em Bra­sí­lia, com ra­mi­fi­ca­ções em to­dos os Es­ta­dos e mu­ni­cí­pios. Qual­quer de­les que en­trar em ôni­bus, me­trô, bar­co, avi­ão, pas­se­ar pe­las ru­as, é vai­a­do, xin­ga­do, fil­ma­do nas mais va­ri­a­das pos­tu­ras, is­so, quan­do não apa­nha. Mas fi­ze­ram por me­re­cer. O Bra­sil é por­que não que­bra, tam­bém, mais de 200 mi­lhões de al­mas ape­na­das a pa­ga­rem pe­sa­dos im­pos­tos, por­que se­não até o so­lo e o sub­so­lo eles des­vi­a­riam pa­ra al­gum pa­ra­í­so fis­cal. O pa­pel mo­e­da, es­se, já vai em ma­las e si­mi­la­res, não ten­do, ser­vem cu­e­cas, cal­ci­nhas.

Ué, fi­quei só nas crí­ti­cas.

En­tão, lá vai o quin­to la­do do meu qua­dra­do.

Ve­jo o par­la­men­ta­ris­mo co­mo al­ter­na­ti­va pa­ra a si­nu­ca de bi­co que nos en­con­tra­mos po­li­ti­ca­men­te. Em ou­tras épo­cas, den­tro des­te pre­si­den­ci­a­lis­mo ca­pen­ga sem­pre res­ta­vam al­guns ga­tos pin­ga­dos fo­ra da la­ma pa­ra se­rem con­vo­ca­dos pe­lo po­vo. Ago­ra, não so­brou um. Que tris­te­za!

Pen­so num par­la­men­ta­ris­mo rí­gi­do. Sim, por­que no Bra­sil o “jei­ti­nho” sem­pre ter­mi­na por des­mo­ra­li­zar tu­do, quer pe­lo de­bo­che quer pe­la cor­rup­ção des­ca­ra­da mes­mo. A elei­ção dis­tri­tal, com o po­der do elei­tor re­ti­rar a qual­quer mo­men­to o man­da­to de re­pre­sen­ta­ção con­di­cio­nal e tem­po­ra­ria­men­te con­ce­di­do ao seu re­pre­sen­tan­te elei­to. Po­der igual­men­te pa­ra des­ti­tu­ir o ga­bi­ne­te (que no ca­so é o exe­cu­ti­vo) que per­de a con­fi­an­ça do po­vo, e de­ter­mi­nar tan­to elei­ções bem co­mo dis­so­lu­ção do par­la­men­to (le­gis­la­ti­vo).

(Iram Sa­rai­va, mi­nis­tro emé­ri­to do Tri­bu­nal de Con­tas da Uni­ão)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias