diario da manha

A fes­ta dos Ázi­mos e a Pás­coa es­ta­vam pró­xi­mas e se­ri­am da­li a dois di­as. E acon­te­ceu que, ten­do Je­sus con­cluí­do to­dos es­ses en­si­na­men­tos, dis­se aos seus dis­cí­pu­los:

“Sa­beis que da­qui a dois di­as acon­te­ce­rá a Pás­coa e o Fi­lho do Ho­mem se­rá en­tre­gue pa­ra ser cru­ci­fi­ca­do”.

Os prin­ci­pa­is sa­cer­do­tes e os es­cri­bas pro­cu­ra­vam co­mo pren­der Je­sus, à trai­ção, pa­ra ma­tá-lo, mas te­mi­am o po­vo.

En­tão se re­u­ni­ram os prin­ci­pa­is sa­cer­do­tes e os an­ci­ã­os do po­vo, no átrio do pa­lá­cio do Su­mo Sa­cer­do­te, que se cha­ma­va Cai­fás, e de­li­be­ra­ram pren­der Je­sus as­tu­cio­sa­men­te e ma­tá-lo. Mas di­zi­am:

“Não du­ran­te a fes­ta, pa­ra que não ha­ja tu­mul­to no meio do po­vo”. (Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 26, vv. 1 a 5 – Mar­cos, cap. 14, vv. 1 e 2 – Lu­cas, cap. 22, vv. 1 e 2).

 

Ao ter­mi­no do Ser­mão Pro­fé­ti­co, os Evan­ge­lhos ini­ciam as nar­ra­ti­vas vin­cu­la­das ao mar­tí­rio do Mes­tre Je­sus. Es­te é o pri­mei­ro epi­só­dio. Ele sa­bia a res­pei­to do pla­no ma­ca­bro que o le­va­ria à pri­são, ao si­mu­la­cro de jul­ga­men­to e à cru­ci­fi­ca­ção e tor­tu­ras hu­mi­lhan­tes.

A fes­ta dos Ázi­mos ou as­mos, pa­la­vra que sig­ni­fi­ca “pã­es sem fer­men­to”, era dis­tin­ta da Pás­coa. Du­ran­te se­te di­as, os ju­deus co­mi­am pã­es ázi­mos, ou se­ja, pã­es fei­tos so­men­te de fa­ri­nha e água e ali­men­tos sem sal nem azei­te. Es­sa fes­ta agrí­co­la era co­me­mo­ra­da nos fins de mar­ço ou iní­cio de abril, iní­cio da pri­ma­ve­ra ou no iní­cio da co­lhei­ta da ce­va­da e do tri­go, épo­ca da Pás­coa, em lem­bran­ça da fu­ga do Egi­to, quan­do não hou­ve tem­po pa­ra le­ve­du­ra do pão, prin­ci­pal ali­men­to fa­bri­ca­do (Êxo­do, 12:1-20 e 39). O sen­ti­do fi­gu­ra­do des­sa fes­ta re­pre­sen­ta que na an­ti­gui­da­de a le­ve­da­ção era um fe­nô­me­no de cor­rup­ção e por is­to sim­bo­li­za­va a in­flu­ên­cia mo­ral cor­rup­to­ra.

A fes­ta da Pás­coa, no he­brai­co pa­sach, pa­la­vra que sig­ni­fi­ca “sal­tar por ci­ma”, “pas­sar por so­bre”, li­ber­ta­ção. Es­sa prin­ci­pal fes­ta ju­dai­ca sur­giu de­vi­do a lem­bran­ça de que o “an­jo da mor­te”, ou “an­jo des­tru­i­dor”, “pas­sou por so­bre” as ca­sas dos he­breus mar­ca­das com o san­gue do cor­dei­ro, quan­do to­dos os pri­mo­gê­ni­tos dos egíp­cios fo­ram mor­tos. Is­to fez com que o fa­raó au­to­ri­zas­se a sa­í­da do po­vo he­breu do Egi­to, de­pois de sé­cu­los de es­cra­vi­dão, em di­re­ção à “Ter­ra Pro­me­ti­da”, Ca­naã. Tam­bém há uma cren­ça de que a Pás­coa ju­dai­ca ori­gi­nal­men­te era pas­to­ril, e que o seu no­me, “sal­tar por ci­ma”, cor­res­pon­de ao há­bi­to das ove­lhas de sal­tar por ci­ma das coi­sas, quan­do brin­cam (Êxo­do, 12).

A Pás­coa dos Cris­tã­os é co­me­mo­ra­da na mes­ma da­ta da Pás­coa dos Ju­deus, no do­min­go de­pois de 14 de Ni­sã, pri­mei­ro mês do ca­len­dá­rio ju­dai­co (Le­ví­ti­co, 23:5 e Nú­me­ros, 28:16). A mor­te e o res­sur­gi­men­to de Je­sus ocor­ri­da na Pás­coa dos Ju­deus, re­pre­sen­ta a li­ber­ta­ção de­fi­ni­ti­va da Hu­ma­ni­da­de.

O Mes­tre re­ve­la: “Sa­beis que da­qui a dois di­as acon­te­ce­rá a Pás­coa e o Fi­lho do Ho­mem se­rá en­tre­gue pa­ra ser cru­ci­fi­ca­do”. Je­sus fez es­se anún­cio em 4 de abril de 30, noi­te de ter­ça-fei­ra. No dia 6 de abril, por vol­ta da meia noi­te, no Get­sê­ma­ni, Jar­dim no so­pé do Mon­te das Oli­vei­ras, o Mes­tre se­ria pre­so. No dia se­guin­te, 7 de abril, se­ria cru­ci­fi­ca­do, de­pois de um jul­ga­men­to su­má­rio e te­a­tral. No dia 9 de abril de 30, do­min­go, an­tes do des­pon­tar do sol, o Mes­tre re­a­pa­re­ce­ria do tú­mu­lo.

Ve­ri­fi­ca-se que Je­sus era ama­do e res­pei­ta­do pe­lo po­vo, por is­so os sa­cer­do­tes e os es­cri­bas, que pro­cu­ra­vam pren­dê-lo, te­mi­am o po­vo. Quan­tos dis­cí­pu­los, sim­pa­ti­zan­tes, ex-en­fer­mos e seus res­pec­ti­vos fa­mi­lia­res o de­fen­de­ri­am di­an­te da agres­são imi­nen­te… Je­sus se­ria pre­so du­ran­te a noi­te, lon­ge dos olha­res e da cu­ri­o­si­da­de do po­vo.

Na­que­les di­as, os prin­ci­pa­is sa­cer­do­tes, es­cri­bas e os an­ci­ã­os do po­vo se re­u­ni­ram no pá­tio do pa­lá­cio do Su­mo Sa­cer­do­te Cai­fás e de­ci­di­ram pren­der e ma­tar o Mes­si­as, mas não du­ran­te a fes­ta da Pás­coa pa­ra evi­tar a re­a­ção im­pre­vis­ta do po­vo.

Cai­fás ou Jo­sé Cai­fás, do gre­go “de­pres­são”, era sa­du­ceu e por is­to era con­trá­rio ao en­si­no da res­sur­rei­ção e da imor­ta­li­da­de da al­ma. Foi Su­mo Sa­cer­do­te de 18 a 36 d.C. no­me­a­do pe­lo pro­côn­sul ro­ma­no Va­le­ri­us Gra­tus e de­mi­ti­do pe­lo pro­côn­sul Vi­tel­li­us. Foi ca­sa­do uma fi­lha de Anás, que era Su­mo Sa­cer­do­te “de ju­re”, por di­rei­to, en­quan­to Cai­fás era “de fac­to”. Anás foi Su­mo Sa­cer­do­te in­flu­en­te en­tre 6 e 25 d.C., no­me­a­do por Qui­ri­no, go­ver­na­dor da Sí­ria. Anás tam­bém se des­ta­cou no pro­ces­so de con­de­na­ção de Je­sus, mas Cai­fás pre­si­diu o Si­né­drio du­ran­te o pro­ces­so de Je­sus, co­la­bo­ran­do com sua con­de­na­ção (Atos 4:6; Jo­se­fo An­tiq. xx.10 e xxi­ii 2,1).

Os an­ci­ã­os, ou no­tá­veis, eram mem­bros de di­rei­to do Si­né­drio e che­fes das fa­mí­lias pa­trí­cias. Ori­gi­nal­men­te os an­ci­ã­os eram lí­de­res das igre­jas de Je­ru­sa­lém.

Os es­cri­bas eram tam­bém cha­ma­dos “le­gis­tas” ou “dou­to­res da Lei”. Jun­to aos an­ci­ã­os e prin­ci­pa­is sa­cer­do­tes for­ma­vam o Gran­de Si­né­drio, com­pos­to de 71 mem­bros. Os es­cri­bas eram os in­tér­pre­tes ofi­ci­ais da le­gis­la­ção mo­sai­ca. No prin­ci­pio fo­ram os co­pis­tas ou es­cri­vã­es pú­bli­cos, os se­cre­tá­rios dos reis de Ju­dá, de­pois, mes­tres ou dou­to­res da Lei.

Je­sus sa­bia que se apro­xi­ma­va o mo­men­to pre­nun­ci­a­do em mui­tas oca­si­ões. Aler­ta­va os dis­cí­pu­los sis­te­ma­ti­ca­men­te pa­ra que o im­pac­to de seu mar­tí­rio não os afe­tas­se ver­ti­gi­no­sa­men­te. Ain­da as­sim, o Mes­si­as te­ria ple­no con­tro­le de to­das as si­tu­a­ções que vi­ven­cia­ria pa­ra aten­der aos pro­pó­si­tos de Deus.

Os so­fri­men­tos de Je­sus re­pre­sen­tam a re­a­ção ne­ga­ti­va da ig­no­rân­cia e do de­sa­mor, da in­jus­ti­ça e da cru­el­da­de dos que re­sis­tem aos di­ta­mes do pro­gres­so es­pi­ri­tual. Je­sus na­da ti­nha do que res­ga­tar pe­ran­te a Lei por­que era o “ra­mo ver­de”, mas os re­cal­ci­tran­tes do mal, os “ra­mos se­cos” pas­sam por do­res atro­zes in­des­cri­tí­veis. Ele so­freu pa­ra dar as li­ções de Amor mai­or, de Per­dão in­con­di­ci­o­nal e de Com­pai­xão in­fi­ni­ta. Por is­so, do al­to da cruz o di­vi­no Ra­bi so­li­ci­tou o per­dão de Deus aos en­lou­que­ci­dos pe­la ig­no­rân­cia e pe­la am­bi­ção ma­te­ri­al (Lu­cas, 23:34).

So­mos os “ra­mos se­cos” que ne­ces­si­ta­mos de mui­to tra­ba­lho mo­ral pa­ra o de­vi­do res­ga­te das in­jus­ti­ças pra­ti­ca­das pe­ran­te a Lei e evi­tar­mos no­vas ações in­jus­tas por­que, co­mo dis­se Je­sus, nes­ta re­fle­xão: “Se ao ra­mo ver­de fa­zem is­to, que se fa­rá ao ra­mo se­co?” (Lu­cas, 23:31).

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é Mes­tre em Edu­ca­ção, Au­tor de vá­ri­as obras, Dou­tor em Di­rei­to e Pós-Dou­tor em Ci­ên­cias da Re­li­gi­ão. Au­tor do li­vro Sa­be­do­ria da AB Edi­to­ra. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

 

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