Home / Opinião

OPINIÃO

Dependência, perdão e abraço

É bom sa­ber, que em­bo­ra tar­di­a­men­te, a me­di­ci­na re­co­nhe­ce to­da de­pen­dên­cia (ob­ses­são e com­pul­são),  se­ja pe­lo que for: ál­co­ol, ali­men­ta­ção, ou­tras dro­gas, jo­go, se­xo, con­su­mo...) tu­do is­to é uma do­en­ça.  Tu­do que é do­en­ça não nos de­ve tra­zer or­gu­lho.

To­do do­en­te me­re­ce res­pei­to e tra­ta­men­to. A do­en­ça se agra­va quan­do o seu por­ta­dor é ta­xa­do com qual­quer ad­je­ti­vo pe­jo­ra­ti­vo. Ain­da a ci­ên­cia da neu­ro­lo­gia e  psi­co­lo­gia  es­tá en­ga­ti­nhan­do na des­co­ber­ta das cau­sas des­ta do­en­ça.

Os por­ta­do­res da de­pen­dên­cia, nor­mal­men­te so­frem com o des­pre­zo da­que­les que se con­si­de­ram for­tes e ven­cem com fa­ci­li­da­de a ob­ses­são e com­pul­são. Pa­ra mui­tos, ou qua­se to­dos, o gor­di­nho e o vi­ci­a­do, pre­ci­sam é de “ver­go­nha na ca­ra”, ou for­ça de von­ta­de.

Não sou ci­en­tis­ta e nem psi­có­lo­go. Mas pe­lo que ob­ser­vo, con­vi­vo e leio, to­do de­pen­den­te é de uma ri­que­za de sen­si­bi­li­da­de.  So­fre mais do que os ou­tros, com a dor do vi­ver, da de­cep­ção,  do des­pre­zo, da frus­tra­ção, da an­sie­da­de, da con­cor­rên­cia,  do fra­cas­so, da in­jus­ti­ça, da de­si­gual­da­de, da se­pa­ra­ção, da di­fi­cul­da­de ou in­ca­pa­ci­da­de de mu­dan­ça ....

Nós, “sa­di­os”,  co­mo ja­man­tas pe­sa­das, car­re­gan­do nos­sas in­di­fe­ren­ças, nos­sa “dor de vi­ver” pas­sa­mos por ci­ma de seus sen­ti­men­tos, exi­gin­do uma per­fei­ção, uma cor­re­ção, uma pro­du­ti­vi­da­de, um oti­mis­mo  sem res­pei­to al­gum ao seu mo­men­to psi­co­ló­gi­co.

Vi­ve­mos pre­sos na re­do­ma do tra­ba­lho, da tec­no­lo­gia, do de­ver e do pra­zer,  sem con­se­guir com­pre­en­der  que o so­fri­men­to sen­ti­do pe­lo ou­tro tem sua ori­gem nu­ma do­en­ça que se de­sen­vol­ve no am­bi­en­te pro­vo­ca­ti­vo ou fa­ci­li­ta­dor que nós cri­a­mos.

Lem­bro-me dos três “c”: eu não cau­sei, eu não con­tro­lo, eu não cu­ro, mas acres­cen­to um quar­to “c”:  é pre­ci­so  com­pre­en­der o do­en­te pa­ra amar e exi­gir.  Bom se­ria co­me­çar pe­lo per­dão e abra­ço.

(Jo­sé Va­nin Mar­tins, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias