Home / Opinião

OPINIÃO

Direitos Humanos – Conhecer Mais e Agir Sempre

“Di­rei­tos Hu­ma­nos não se pe­de de jo­e­lhos, exi­ge-se de pé”

Dom To­más Bal­du­i­no

Re­a­li­za­mos em de­zem­bro de 2017 a se­ma­na dos di­rei­tos hu­ma­nos em Go­i­ás co­or­de­na­da co­le­ti­va­men­te pe­lo Co­mi­tê Go­i­a­no de Di­rei­tos Hu­ma­nos Dom To­más Bal­du­i­no. Es­te Co­mi­tê é for­ma­do por mais de 70 en­ti­da­des de uni­ver­si­da­des (UFG, PUC, IFG, UEG), es­co­las, cen­tra­is sin­di­cais e po­pu­la­res, mo­vi­men­tos so­ci­ais ur­ba­nos e ru­ra­is, es­tu­dan­tis e pas­to­ra­is de ju­ven­tu­des, igre­jas, ongs, ins­ti­tu­tos. Mo­vi­men­tos, e cen­tros e co­mis­sões le­gis­la­ti­vas de di­rei­tos hu­ma­nos. E de mí­di­as al­ter­na­ti­vas, CDH/Câ­ma­ra, li­de­ran­ças po­lí­ti­cas, so­ci­ais, cul­tu­ra­is e re­li­gi­o­sas do Bra­sil Cen­tral. É um es­for­ço de di­vul­ga­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos uni­ver­sais da ONU (1948/2017). E des­te anún­cio e de­nún­cias das gra­ves vi­o­la­ções, ne­ga­ções, ma­ni­pu­la­ções, omis­sões e co­ni­vên­cias his­tó­ri­cas e atu­ais fa­ces as exi­gên­cias de re­a­li­za­ção de am­pli­a­ções de po­lí­ti­cas pú­bli­cas, co­mu­ni­tá­rias e so­ci­ais.

Fa­ce as gra­ves vi­o­la­ções dos di­rei­tos e de­ve­res hu­ma­nos mun­di­ais e lo­ca­is. Es­tas vi­o­la­ções ho­je atin­gem mi­gran­tes, do­en­tes, pre­sos, cri­an­ças e ado­les­cen­tes, jo­vens, mu­lhe­res, mo­ra­do­res de rua, de­sem­pre­ga­dos. E de mar­gi­na­li­za­ções cres­cen­tes e con­ti­nu­as de ne­gros , in­dí­ge­nas, par­dos, bran­cos, ver­me­lhos de ori­en­te a oci­den­te. E mui­to re­cru­des­ci­da nes­ta amé­ri­ca la­ti­na in­con­clu­sa, so­fri­da por po­lí­ti­cas re­ces­si­vas, au­to­ri­tá­rias, gol­pes, ex­clu­sões e per­das de di­rei­tos a vi­da. E de­fi­ne de fa­mí­lias , as co­mu­ni­da­des, tra­ba­lhos, la­ze­res, cul­tu­ras. E de mo­ra­dia, tran­spor­te, co­mu­ni­ca­ção, aces­si­bi­li­da­de,  mo­bi­li­da­de. Di­rei­tos a fe­li­ci­da­de, a es­pe­ran­ça de vi­er, bem vi­ver e me­lhor con­vi­ver nes­te pa­ís e no mun­do do pla­ne­ta azul de Deus? E a água, a ter­ra, o ar? E a ci­da­de?

As­sim nos di­as 30 de no­vem­bro até 14 de de­zem­bro re­a­li­za­mos ati­vi­da­des pa­ra uma mai­or con­sci­ên­cia crí­ti­ca, a cer­ca de nos­sos di­rei­tos, mes­mo por­que os nos­sos de­ve­res es­ta­mos sem­pre cum­prin­do eles. Ago­ra vem re­for­mas e con­tra re­for­mas tra­ba­lhis­tas, pre­vi­den­ci­á­rias. E con­ge­la­men­to de gas­tos pú­bli­cos? E a dis­cus­são de gê­ne­ros no cam­po re­li­gi­o­so con­for­me pro­pos­ta de de re­for­ma cur­ri­cu­lar na­ci­o­nal?. E a por­ta­ria do tra­ba­lho es­cra­vo? E a des­va­lo­ri­za­ção e mu­dan­ça re­pe­ti­ti­va na de mem­bros de con­se­lhos re­pre­sen­ta­ti­vos ofi­ci­ais? E as re­nún­cias fis­cais (um tri­lhão) de so­ne­ga­ção e des­con­tos em mul­tas am­bien­tais e tra­ba­lhis­tas de mais de oi­ten­ta por cen­to? E a cri­mi­na­li­za­ção dos mo­vi­men­tos so­ci­ais nas lu­tas por ter­ra e mo­ra­dia? E os ar­bí­trios dos agen­tes de se­gu­ran­ça pú­bli­ca nos ca­sos da UFMG E UFSC? E a pa­ra­li­sa­ção dos re­cur­sos pú­bli­cos pa­ra obras de mo­bi­li­da­de ur­ba­na ini­ci­a­das pe­lo pre­si­den­te Lu­la e Dil­ma? E o au­men­to das der­ru­ba­das e quei­ma­das dos bi­o­mas bra­si­lei­ros/ Cha­pa­da dos Ve­a­dei­ros/Cer­ra­dos? Pri­va­ti­za­ções dos bens pú­bli­cos co­mo pré-sal, Ele­tro­bras? E a in­se­gu­ran­ça pú­bli­ca? E a re­for­ma agrá­ria pa­ra­li­sa­da? Cor­rup­ção de ma­las e ma­las? E a ten­ta­ti­va de aca­bar com o SUS com con­ge­la­men­to de gas­tos pú­bli­cos de­nun­ci­a­do pe­lo CFM na CDHu­ma­nos/ Bra­sí­lia? E a re­pres­são às ma­ni­fes­ta­ções so­ci­ais pú­bli­cas? E a fal­ta de in­ves­ti­men­tos em água e es­go­tos ur­ba­nos? E a fal­ta de con­tro­le pú­bli­co so­bre o uso de águas pa­ra in­dus­tri­as e agro­ne­gó­ci­os co­mo nos ca­sos do rio Meia Pon­te/Go­i­ás e rios Cor­ren­ti­na/Ba­hia por gru­pos ja­po­nes­es obre três rios do su­do­es­te ba­i­a­no? E a au­sên­cia de re­cur­so de ma­te­ri­ais e so­ci­ais pa­ra fun­cio­na­men­to dos con­se­lhos tu­te­la­res? E as de­sa­pro­pria­ções ur­ba­nas pa­ra que, pa­ra quem? Te­mos um de­fi­cit ha­bi­ta­cio­nal de se se­te mi­lhões de ca­sas e te­mos qua­se se­te mi­lhões de de pré­di­os, ca­sas, apar­ta­men­tos fe­cha­dos no Bra­sil, SP, Rio, Go­i­â­nia, BH, Re­ci­fe, Cu­ri­ti­ba, Sal­va­dor, Be­lém?

O que fa­zer? Con­ti­nu­ar re­sis­tir e lu­tar pe­los di­rei­tos hu­ma­nos po­lí­ti­cos. E mais de­mo­cra­cia, li­ber­da­de, fra­ter­ni­da­de, so­li­da­ri­e­da­de, éti­ca. E mais di­ver­si­da­de, dig­ni­da­de, edu­ca­ção, sa­ú­de, for­ma­ção, qua­li­fi­ca­ção, con­sci­en­ti­za­ção, or­ga­ni­za­ção plu­ral por uma ci­da­de mais jus­ta e mais fra­ter­na. E mais sus­ten­ta­bi­li­da­de, de­sen­vol­vi­men­to, par­ti­ci­pa­ção e tran­spa­rên­cia. Di­rei­tos só­cias e cul­tu­ra­is com in­cen­ti­vos aber­tos e con­tí­nuos pa­ra pes­so­as, gru­pos, co­mu­ni­da­des, ongs, uni­ver­si­da­des, e es­co­las pa­ra e prin­ci­pal­men­te nos­sas cri­an­ças, ado­les­cen­tes, e ju­ven­tu­de es­tu­dan­til e tra­ba­lha­do­ra do meio po­pu­lar? É ho­ra de ver, jul­gar, ava­li­ar, agir e bus­car mu­dan­ças po­lí­ti­cas e só­cio-eco­nô­mi­cas e am­bien­tais pa­ra o Bra­sil do sé­cu­lo XXI com de­mo­cra­cia, tra­ba­lho, di­rei­tos hu­ma­nos, de es­ta­do de di­rei­to, elei­ções li­vres, al­ter­nân­cias de­mo­crá­ti­cas. E mais li­ber­da­de de pen­sar e fa­zer pe­lo Bra­sil? Es­tá vin­do aí o par­la­men­ta­ris­mo bas­tar­do, pa­ra mu­dar re­gi­me de go­ver­no sem na­da mu­dar pa­ra o po­vo. Al­guém acre­di­ta no po­vo de­pois das elei­ções? Nós acre­di­ta­mos e pre­ci­sa­mos co­brar de to­dos os par­ti­dos po­lí­ti­cos, ins­ti­tu­tos, fun­da­ções, ongs, igre­jas, em­pre­sas, mo­vi­men­tos so­ci­ais e cul­tu­ra­is e eco­nô­mi­cos com­pro­mis­sos por uma no­va hu­ma­ni­da­de de to­dos os gê­ne­ros, ida­des, co­res, ori­gens, idei­as. E cren­ças ru­mo a pre­ve­nir e pre­ser­var o pla­ne­ta meu, seu, nos­so e sua exis­tên­cia, cri­a­ção e evo­lu­ção no uni­ver­so de to­das ga­la­xi­as co­nhe­ci­da e des­co­nhe­ci­da. Oxa­lá a luz do sol e o amor de Deus nos guie a to­dos nós por ca­mi­nhos, aven­tu­ras, fe­li­ci­da­des, es­pe­ran­ças cres­cen­tes e as­cen­den­tes da his­tó­ria que veio pa­ra a his­tó­ria que vai pa­ra to­das on­das da­qui e além mas sem­pre do bem, da paz, da jus­ti­ça e de­mo­cra­cia.

Um dia vi­rá e ve­rá con­quis­tas de um mun­do no­vo mun­do. Vi­va a a vi­da vi­va. Be­la, ope­ro­sa, ale­gre, amo­ro­sa, plu­ral, di­ver­sa. E sem­pre dig­na, sem me­do de ser fe­liz ho­je e ama­nhã. Mãos a obra. E se pos­sí­vel com o olhar do ou­tro, da ou­tra, ou­tros fa­ce ne­ces­si­da­des e as­pi­ra­ções no tem­po e es­pa­ço da­dos por nós, pe­lo po­vo, pe­la hu­ma­ni­da­de ca­mi­nhan­te de Deus, da­rá. Eia, pois.

(Pe­dro Wil­son Gui­ma­rã­es, pro­fes­sor da UFG e da PUC-Goiás – So­ci­o­lo­gia e Po­lí­ti­ca 1968-2010. Foi se­cre­tá­rio de Di­rei­tos Hu­ma­nos e Po­lí­ti­cas Afir­ma­ti­vas da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia 2015/2016. Foi ve­re­a­dor, de­pu­ta­do fe­de­ral e pre­fei­to de Go­i­â­nia – 1994 a 2011/PT. Co­or­de­na­ção do Co­mi­tê Go­i­a­no de Di­rei­tos Hu­ma­nos Dom To­más Bal­du­i­no)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias