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OPINIÃO

Na estrada da emancipação quem vai de táxi é elite

A ló­gi­ca cí­cli­ca do ca­pi­tal avi­sa aos lei­gos que sem­pre ha­ve­rá um gru­po do­mi­nan­te, uma so­ci­e­da­de di­vi­di­da em clas­ses, um va­lor de tro­ca a so­bre­por o va­lor de uso, o tra­ba­lho e seu pro­du­to ta­xa­dos tão so­men­te co­mo mer­ca­do­ri­as. So­mos uma “so­ci­e­da­de das mer­ca­do­ri­as”, den­tre elas, os tra­ba­lha­do­res - ar­ti­gos de com­pra e ven­da – eu, vo­cê e o co­le­ti­vo su­bor­di­na­do aos de­ten­to­res dos mei­os de pro­du­ção. Es­tes, mais do que su­prir as ne­ces­si­da­des hu­ma­nas, bus­cam o acú­mu­lo da ri­que­za so­ci­al­men­te pro­du­zi­da ao ex­plo­rar, es­pre­mer, ma­ce­rar e ex­pro­pri­ar a for­ça de tra­ba­lho, além de for­jar a com­pe­ti­ção do­en­tia por meio da no­ção do mé­ri­to da or­dem e pro­gres­so, do con­tro­le so­ci­al.

Ao ca­rac­te­ri­zar ob­je­to de se­gre­ga­ção a me­ri­to­cra­cia con­ta com po­si­ções hi­e­rár­qui­cas con­di­cio­na­das, aos que na es­tra­da da eman­ci­pa­ção “fi­ze­ram por me­re­cer”. Há quem de­fen­da, usan­do co­mo exem­plo os “pon­tos fo­ra da cur­va”, que são sim­ples­men­te ex­ce­ções a re­gra. Mas a ques­tão es­co­ra na te­se de que se exis­te me­ri­to­cra­cia a so­ci­e­da­de dei­xa de ser de­si­gual. Sa­be-se que o es­for­ço in­di­vi­dual sem a equi­da­de de di­rei­tos inu­ti­li­za qual­quer ação, fren­te à van­ta­gem des­pro­por­cio­nal que al­gu­mas clas­ses têm em re­la­ção a ou­tras. Co­mo afir­mou o Mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio (STF) so­bre a cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de do sis­te­ma de co­tas ra­ci­ais nas uni­ver­si­da­des pú­bli­cas, no jul­ga­men­to da APDF 186 em 25 de Abril de 2012 “a me­ri­to­cra­cia sem igual­da­de de pon­tos de par­ti­da é ape­nas uma for­ma ve­la­da de aris­to­cra­cia”.

Se­gun­do Ri­car­do An­tu­nes (2012) o pen­sa­men­to mar­xi­a­no traz o tra­ba­lho co­mo o pon­to de par­ti­da do pro­ces­so de hu­ma­ni­za­ção do ser so­ci­al. Po­rém a ação que de­ve­ria dig­ni­fi­car o ho­mem, pro­por­ci­o­nar re­a­li­za­ção e in­te­ra­ção com o mun­do ex­te­ri­or, tor­na no úni­co meio de su­prir as ne­ces­si­da­des mais bá­si­cas - por mui­tas das ve­zes de­su­ma­nas. Es­sa ma­ze­la, de­to­na­da na pro­pos­ta de do­mi­na­ção bur­gue­sa, aze­da o tra­ba­lho tor­na­do “es­tra­nha­do” ao in­di­ví­duo. Quan­to mais o tra­ba­lha­dor pro­duz, me­nos tem por ser uma mer­ca­do­ria, a pro­du­zir a mer­ca­do­ria – tra­ba­lho – e pro­du­zir mer­ca­do­ria. Atra­vés des­sa ex­pres­são so­ci­o­e­co­nô­mi­ca a pre­ca­ri­za­ção do tra­ba­lho é re­ve­la­da. Res­pon­sá­vel ain­da pe­la trans­for­ma­ção de al­go que rou­ba a vi­da e pro­duz a “alie­na­ção da exis­tên­cia”, ca­da vez se cor­re mais, se res­pi­ra me­nos, o que am­plia o que Marx con­cei­tua en­quan­to Exér­ci­to In­dus­tri­al de Re­ser­va - se­gun­da me­ta­de do sé­cu­lo XIX.

O ho­mem mo­der­no vai-se tor­nan­do tra­ba­lha­dor “ocu­pa­do” - in­se­ri­do en­tre os em­pre­ga­dos e os de­sem­pre­ga­dos - que pos­su­em um tra­ba­lho in­for­mal, sem re­gis­tro, me­no­res sa­lá­ri­os, con­di­ções in­dig­nas. Tam­bém pa­ra além des­sa con­di­ção de re­e­fi­ca­ção so­ci­al, aqui­lo que o con­cei­to que Jó­se Lu­is Nun de­fi­ne, ao fi­nal da dé­ca­da de 1960, a “Mas­sa Mar­gi­nal”, ou tra­ba­lha­do­res os qua­is, em es­ta­do de mi­sé­ria ab­so­lu­ta (in­clu­si­ve da ra­zão), não pos­su­em lu­gar nos mei­os de ocu­pa­ção pro­fis­si­o­nal, in­ca­pa­zes de al­gu­ma fa­gu­lha de in­ser­ção, mui­to me­nos rein­ser­ção. Co­mo afir­ma Marx, em O Ca­pi­tal: “pa­ra a acu­mu­la­ção da ri­que­za é ne­ces­sá­rio que se te­nha uma po­pu­la­ção tra­ba­lha­do­ra em ex­ces­so, é is­so que sub­si­dia a exis­tên­cia da pro­du­ção ca­pi­ta­lis­ta” (cap. XXXI­II).

Ao fi­nal da dis­cus­são e de di­as tor­na­dos eter­nos - pe­lo vi­és de ges­tão ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral - o con­cei­to de mé­ri­to não é na­da mais que ou­tra fer­ra­men­ta de “ma­no­bra das mas­sas”. O que sus­ci­tan­do o darwi­nis­mo so­ci­al, quan­do e on­de o gran­de su­pri­me o me­nor, o mais for­te su­pe­ra ao mais fra­co, o pre­ca­ri­za­do pro­duz en­quan­to a eli­te usu­frui do tá­xi ou do ca­vi­ar que “eu nun­ca nem vi, nem co­mi, mas ou­ço fa­lar”.

(Dé­bo­ra Evelyn Di­as, gra­du­an­da em Ser­vi­ço So­ci­al/Fa­cU­nicamps - Uni­da­de Go­i­â­nia, mi­li­tan­te es­tu­dan­til)

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