Home / Opinião

OPINIÃO

Opinião: Partidos políticos e profanações da religião - I

Num pa­ís em que os Par­ti­dos Po­lí­ti­cos já vi­ra­ram “si­glas de alu­guel”, ban­ca­das da “ba­la”, do boi e da bí­blia, for­man­do as três fren­tes ou ban­ca­da BBB; que já são fren­te par­la­men­tar evan­gé­li­ca com 74 de­pu­ta­dos, co­me­çan­do a  pro­fa­nar a re­li­gi­ão; par­la­men­tar ru­ra­lis­ta com 198 de­pu­ta­dos, por cer­to con­ser­va­do­res, uns ar­re­li­en­tos; par­la­men­tar da se­gu­ran­ça, jus­ti­fi­can­do a ban­ca­da da “ba­la”, que­ren­do de­fi­nir ru­mos; sem omi­tir a ban­ca­da dos pa­pu­di­nhos dos de­pu­ta­dos fe­de­ra­is de pou­ca ex­pres­são, tam­bém cha­ma­dos do “bai­xo cle­ro”, fi­si­o­ló­gi­cos, que se sen­tem o má­xi­mo com te­le­fo­ne­mas de agra­de­ci­men­tos e ou­tros pa­pa­ri­cos do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer; des­mo­ra­li­za­dos ou não, de ide­o­lo­gia in­de­fi­ni­da, dú­bi­os, de di­rei­ta odi­o­sa ou es­quer­da sem ru­mo, ora não, ora se re­ci­clan­do com a lei­tu­ra do li­vro “Ca­mi­nhos da Es­quer­da”, do fi­ló­so­fo Ruy Faus­to; clan­des­ti­nos, in­for­mais, ve­lhos, no­vos ou con­ve­nien­tes; de to­do mo­do, em­bo­ra o Bra­sil não te­nha tra­di­ção po­lí­ti­co-par­ti­dá­ria, co­mo os Es­ta­dos Uni­dos, por exem­plo, es­tão por aqui des­de o rei­na­do de Ma­ria I (1808), tem­po em que se fa­la­va Par­ti­do Por­tu­guês e Par­ti­do Bra­si­lei­ro.

Con­tu­do, os pri­mei­ros par­ti­dos po­lí­ti­cos bra­si­lei­ros que ti­ve­ram re­al­men­te exis­tên­cia le­gal, pou­co im­por­tan­do se com ori­gem re­mo­ta na Gré­cia ou em Ro­ma, fo­ram o Par­ti­do Con­ser­va­dor e o Par­ti­do Li­be­ral, no se­gun­do rei­na­do (1840-1889), a bem di­zer, na fa­se im­pe­ri­al. Com o Re­pu­bli­ca­no, re­gi­o­na­li­za­do em ca­da Es­ta­do, são os par­ti­dos po­lí­ti­cos de mais lon­ga du­ra­ção no Bra­sil. Com a Re­pú­bli­ca Ve­lha (1889-1930), co­mo or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais, com es­ta­tu­tos e di­re­ções pró­pri­as, che­gam em Go­i­ás e as­sim tam­bém nos mu­ni­cí­pios co­mo Mi­nei­ros, on­de o Co­ro­nel  Jo­a­quim Car­ri­jo de Re­zen­de e fa­mí­lia, após uma cer­ta li­ga­ção com os Bu­lhões des­de fi­nais do sé­cu­lo XIX e pri­mei­ra dé­ca­da do XX, con­se­gue o pri­mei­ro  Di­re­tó­rio Po­lí­ti­co  que se or­ga­ni­za no mu­ni­cí­pio, em 1925, fi­li­a­do ao Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no de Go­i­ás (PRGO), sen­do seu pri­mei­ro pre­si­den­te o pró­prio co­ro­nel Car­ri­jo, fa­le­ci­do lo­go a se­guir, sen­do es­co­lhi­do pa­ra seu su­ces­sor, na pre­si­dên­cia do di­re­tó­rio, o seu fi­lho, Cla­ri­mun­do Jo­a­quim de Re­zen­de, tam­bém gra­du­a­do no sta­tus do pai e com Pra­ça Pú­bli­ca em seu no­me, cog­no­mi­na­da “Co­ro­nel Mun­dim”, que pre­si­diu o di­re­tó­rio do PRO­GO lo­cal até 1930.

Por es­tra­nho que pa­re­ça, o se­gun­do Di­re­tó­rio po­lí­ti­co, ocor­reu em 1932, ain­da fi­li­a­do ao Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no de Go­i­ás (PRGO), sem pros­se­gui­men­to. O ter­cei­ro, de 1935, sur­gi­do por de­ter­mi­na­ção de Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, ain­da fi­li­a­do ao Par­ti­do So­ci­al Re­pu­bli­ca­no de Go­i­ás, ten­do co­mo pre­si­den­te es­co­lhi­do o co­ro­nel Ma­no­el Fran­cis­co Vi­le­la, en­tão prin­ci­pal se­gui­dor da po­lí­ti­ca de Lu­do­vi­co.

A bem di­zer, os pri­mei­ros anos da dé­ca­da de 1930 fo­ram de efê­me­ra e tu­mul­tu­a­da aber­tu­ra po­lí­ti­ca no pa­ís e vi­la­re­jo de Mi­nei­ros, si­tu­a­ção que se agra­vou com o ba­ni­men­to dos par­ti­dos po­lí­ti­cos e ad­ven­to do au­to­ri­tá­rio Es­ta­do No­vo im­pos­to por Ge­tú­lio Var­gas du­ran­te 8 anos (1937-1945). Con­tu­do, as lu­tas li­be­ra­is, con­ser­va­do­ras, trou­xe­ram a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1946, ri­ca de ide­ais li­be­ra­is, con­si­de­ra­da a car­ta de al­for­ria dos mu­ni­cí­pios, tra­zen­do au­to­no­mia e ou­tras con­quis­tas, no­tan­do-se pe­la pri­mei­ra vez na his­tó­ria po­lí­ti­ca lo­cal, a pre­sen­ça e or­ga­ni­za­ção de par­ti­dos Po­lí­ti­cos com es­ta­tu­tos e di­re­ções pró­pri­as, que se ca­rac­te­ri­za­vam co­mo de âm­bi­to na­ci­o­nal: a Uni­ão De­mo­crá­ti­ca Na­ci­o­nal, (UDN), o Par­ti­do So­ci­al De­mo­crá­ti­co (PSD), se­gui­do pe­lo Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta Bra­si­lei­ro, (PTB), me­ni­na dos olhos de Ge­tú­lio Var­gas.

À épo­ca, des­ta­ca­vam-se re­al­men­te a UDN e o PSD. Es­te úl­ti­mo foi sem­pre con­si­de­ra­do um par­ti­do oli­gár­qui­co, li­ga­do ao cam­po, mais ru­ral do que ur­ba­no, cons­ta que pre­so ao pas­sa­do, bus­can­do vo­tos de anal­fa­be­tos e se­mi­a­nal­fa­be­tos, dos mi­se­rá­veis e do­mi­na­dos, se­gun­do o his­to­ri­a­dor Jo­sé Ho­nó­rio Ro­dri­gues, pe­los co­ro­néis e pro­pri­e­tá­rios da ter­ra, vi­san­do ser go­ver­no, es­tar com o go­ver­no ou ade­rir, não im­por­ta mui­to de on­de vi­es­sem os vo­tos, “fe­nô­me­no” ain­da pre­sen­te, com ou­tros no­mes. A UDN, por sua vez, era o par­ti­do da eli­te, dos ri­cos, dos Cai­a­do, tam­bém cha­ma­do dos “len­ços bran­cos” ou do Bri­ga­dei­ro Eduar­do Go­mes, mais ur­ba­no, me­ti­do a cos­mo­po­li­ta, sem­pre mo­ran­do no ce­ti­cis­mo dos mais ri­cos e en­tre­li­nhas dos mais cul­tos, por ve­zes re­ti­cen­te, in­de­ci­so, sem re­for­mas pro­gra­má­ti­cas,  sem ja­mais dei­xar a clas­se mé­dia, atra­vés da qual ale­ga­va – co­mo ain­da faz com ou­tros no­mes – li­ga­ção com os mais po­bres, de cer­to mo­do já pa­re­ci­do com o ve­lho PSD em al­gu­mas de su­as ca­ra­te­rís­ti­cas.

Com es­tes par­ti­dos e al­guns ou­tros de âm­bi­to re­gi­o­nal, Abel Mar­tins Pa­ni­a­go fi­li­a­do à UDN e Edé­sio Or­bi­lon de Cam­pos ao PSD, dis­pu­ta­ram a  elei­ção de 1946, sa­gran­do-se pre­fei­to Abel Mar­tins Pa­ni­a­go, fa­mí­lia po­lí­ti­ca lo­cal, ali co­me­çan­do um lon­go pe­rí­o­do de acir­ra­das dis­pu­tas elei­to­ra­is en­tre os dois par­ti­dos, ora pre­do­mi­nan­do a UDN, ora o PSD, fa­to que só foi  di­fe­ren­te e de pe­rí­o­do mai­or de do­mi­na­ção “ude­nis­ta”, o do Gol­pe ou “re­vo­lu­ção” de 1964, com 16 anos, al­can­çan­do 1982, tem­po em que os mi­li­ta­res ex­tin­gui­ram os par­ti­dos po­lí­ti­cos com atos ins­ti­tu­ci­o­nais au­to­ri­tá­rios, cri­a­ram elei­ções in­di­re­tas, cri­an­do si­glas par­ti­dá­ri­as de sua sus­ten­ta­ção, as­sim sur­gin­do o bi­par­ti­da­ris­mo  da épo­ca,  com a cha­ma­da  Ali­an­ça Re­no­va­do­ra Na­ci­o­nal (Arena), de cla­ros ide­ais ude­nis­tas e o Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro (MDB), ini­ci­al­men­te par­ti­do do “sim se­nhor” pe­ran­te a cú­pu­la mi­li­tar, pos­te­rior­men­te con­ver­ti­do em Par­ti­do do Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro, PMDB, que, já  os­ten­tan­do “sen­ti­do” e pos­tu­ra ide­o­ló­gi­ca de par­ti­do de opo­si­ção, as­sim co­mo a ARE­NA e su­as de­ri­va­ções par­ti­dá­ri­as, nun­ca dei­xou de ser go­ver­no, in­clu­si­ve co­mo for­te ali­a­do do atu­al e des­mo­ra­li­za­do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer.

De to­do mo­do, os par­ti­dos aci­ma ci­ta­dos, pou­co im­por­tan­do as su­as de­ri­va­ções, no­mes, si­glas ou con­ve­niên­cias ide­o­ló­gi­cas, nun­ca mu­da­ram ou de­sa­pa­re­ce­ram da ci­da­de, on­de qua­tro de­les são con­si­de­ra­dos prin­ci­pa­is: PMDB, ora ar­ti­cu­la­do, com ori­gem re­mo­ta no ve­lho PSD, li­de­ra­do pe­lo pre­fei­to Age­nor Re­zen­de, um dos mais ex­pe­ri­en­tes po­lí­ti­cos mi­nei­ren­ses; Par­ti­do So­ci­al De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro, PSDB, on­de es­tão, por es­tra­nho que pa­re­ça, a mai­or par­te dos an­ti­gos ude­nis­tas, li­de­ra­dos pe­la ex-pre­fei­ta Nei­ba Ma­ria Mo­ra­is Bar­ce­los e seu ma­ri­do Ade­ral­do Cu­nha Bar­ce­los, ora en­fren­tan­do os ru­ins re­sul­ta­dos da úl­ti­ma elei­ção em ali­an­ça com o ve­re­a­dor Er­nes­to Vi­le­la (PDT), do an­ti­go  PMDB; Par­ti­do da So­li­da­ri­e­da­de (SD), dos mais re­cen­tes na ci­da­de, pre­si­di­do pe­la ex-ve­re­a­do­ra, Dra. Flá­via Re­sen­de Oli­vei­ra Vi­le­la, uma das prin­ci­pa­is li­de­ran­ças po­lí­ti­cas da ci­da­de; e Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res, PT, co­li­ga­do  ao PMDB, pre­si­di­do pe­la Dra. Iva­ne Cam­pos Men­don­ça, Vi­ce-pre­fei­ta e Se­cre­tá­ria So­ci­al.

Na sua es­sên­cia pro­gra­má­ti­ca e ide­o­ló­gi­ca, são os mes­mos no pa­ís, no Es­ta­do e em Mi­nei­ros, on­de, por ve­zes, são tam­bém cha­ma­dos “de alu­guel”, “de “ca­bres­to”, “na­ni­cos” e ou­tros pe­jo­ra­ti­vos ca­rac­te­rís­ti­cos da má-fa­ma em que vi­ve o ofí­cio po­lí­ti­co no Bra­sil. No­to que já cres­ce apoio a idei­as pró­xi­mas à es­quer­da, con­for­me apon­ta pes­qui­sa Da­ta Fo­lha, ain­da ge­ran­do mui­ta con­fu­são na ca­be­ça dos elei­to­res, ora agru­pa­dos em uma das cin­co po­si­ções  da es­ca­la ide­o­ló­gi­ca (es­quer­da, cen­tro-es­quer­da, cen­tro, cen­tro-di­rei­ta e di­rei­ta), o que mos­tra que a po­pu­la­ção não tem per­fil ide­o­ló­gi­co de­fi­ni­do, pre­do­mi­nan­te, mos­tran­do que os par­ti­dos es­tão pi­o­ra­dos nos ide­ais li­ber­tá­rios, so­ci­a­lis­tas,  con­ser­va­do­res, di­rei­ta e es­quer­da  e nos cos­tu­mes de fa­zer po­lí­ti­ca, so­bre­tu­do na lu­ta pe­la per­ma­nên­cia no po­der, faz-se uso in­clu­si­ve das re­li­gi­ões, fi­gu­ran­do-se co­mo mais cau­te­lo­sas, a Ca­tó­li­ca e o Es­pi­ri­tis­mo, de to­do mo­do, no­tan­do-se que, de 2013 a 2018, a “po­lí­ti­ca”, es­sa “en­tre as­pa”, vem pro­fa­nan­do a re­li­gi­ão, já in­flu­in­do na cri­a­ção de uma “ide­o­lo­gi­za­ção da igre­ja”, no Bra­sil , on­de Go­i­ás e Mi­nei­ros não são ex­ce­ções, in­du­zin­do os po­lí­ti­cos de to­dos os par­ti­dos a pro­cu­rar tem­plos e lí­de­res re­li­gi­o­sos em bus­ca de vo­tos, se­gun­do o jor­na­lis­ta Hel­ton Le­ni­ne, de­for­man­do a de­mo­cra­cia e pro­mo­ven­do des­vi­os  no exer­cí­cio da ati­vi­da­de pú­bli­ca, se­ja no Exe­cu­ti­vo ou no Le­gis­la­ti­vo. Pa­re­ce não ha­ver mais se­pa­ra­ção en­tre re­li­gi­ão e po­lí­ti­ca. O Es­ta­do de­mo­crá­ti­co não se­ria lai­co. O ve­lho de­cre­to de 1890 e o ar­ti­go 5º, in­ci­so VI, da atu­al Car­ta Mag­na não te­ri­am efi­cá­cia. As­sim, ban­ca­das de evan­gé­li­cos au­men­ta­rem no Con­gres­so não é no­vi­da­de. Não é de ho­je que ser ou não ser cris­tão é uma ques­tão cru­ci­al pa­ra o Exe­cu­ti­vo, bas­tan­do ver-se o que ocor­reu com Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so em São Pau­lo , com­por­tan­do-se dú­bio e per­den­do a elei­ção. De tão no­tó­rio, em 2008, o bis­po Edir Ma­ce­do, da Igre­ja Uni­ver­sal do Rei­no de Deus, pu­bli­cou o li­vro “Pla­no de Po­der”, in­sis­tin­do na po­ten­ci­a­li­da­de nu­mé­ri­ca dos evan­gé­li­cos co­mo elei­to­res. Oi­to anos de­pois, seu so­bri­nho Mar­ce­lo Cri­vel­la (PRB) foi elei­to pre­fei­to do Rio, a se­gun­da mai­or ci­da­de do Bra­sil. O tex­to que se se­gue, la­vra do jor­na­lis­ta Le­ni­ne, re­fe­rin­do-se a po­lí­ti­cos go­i­a­nos, di­gi­ta­li­za­dos, é sin­to­má­ti­co:

“Em to­das as cam­pa­nhas, se­ja de go­ve­na­dor, se­na­dor, de­pu­ta­do fe­de­ral, es­ta­du­al, se­ja de pre­fei­to e ve­re­a­dor, a ca­da dois anos os po­lí­ti­cos de pra­ti­ca­men­te to­dos os par­ti­dos cum­prem o ri­tu­al de com­pa­re­cer às igre­jas, par­ti­ci­par de cul­tos e ter seus no­mes ci­ta­dos pe­los pas­to­res. Is­so é ga­ran­tia de vo­tos. Ape­sar da le­gis­la­ção elei­to­ral pro­i­bir o ‘cor­po-a-cor­po’ pe­los tem­plos evan­gé­li­cos e ca­tó­li­cos du­ran­te as cam­pa­nhas elei­to­ra­is.”

Não sa­tis­fei­tos em ape­nas dar apoio aos po­lí­ti­cos co­nhe­ci­dos do Es­ta­do, os pró­prios pas­to­res se lan­çam can­di­da­tos, prin­ci­pal­men­te aos car­gos pro­por­ci­o­nais – de­pu­ta­do fe­de­ral, de­pu­ta­do es­ta­du­al e ve­re­a­dor. Há, por­tan­to, bis­pos, pas­to­res e obrei­ros in­te­gran­do as ban­ca­das go­i­a­nas na Câ­ma­ra Fe­de­ral, As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va e câ­ma­ras mu­ni­ci­pa­is.

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, IHGGO, Ubego, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br, par­te do Ca­pí­tu­lo do Li­vro “Mi­nei­ros: a ci­da­de na His­tó­ria”)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias