Home / Opinião

OPINIÃO

Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?

A pa­la­vra Pás­coa sig­ni­fi­ca pas­sa­gem ou pas­sar por ci­ma. Co­me­mo­rar a Pás­coa no seu sen­ti­do ori­gi­nal sig­ni­fi­ca re­lem­brar­mos a pri­mei­ra Pás­coa que foi ins­ti­tu­í­da pe­lo pró­prio Deus na ter­ra do Egi­to (Êxo­do cap. 12) por meio de al­guns sim­bo­lis­mos que apon­tam pa­ra o sa­cri­fí­cio de Je­sus Cris­to na cruz do cal­vá­rio, pois, Je­sus é o nos­so eter­no cor­dei­ro pas­cal. A dé­ci­ma pra­ga do Egi­to foi a mais do­lo­ro­sa, pois, na ca­sa on­de não ha­via o san­gue de um cor­dei­ro nos um­bra­is das por­tas, a mor­te en­tra­ria e fe­ri­ria o pri­mo­gê­ni­to da­que­la ca­sa: “Acon­te­ceu que, á meia noi­te, fe­riu o Se­nhor to­dos os pri­mo­gê­ni­tos na ter­ra do Egi­to, Des­de o pri­mo­gê­ni­to de Fa­raó, que se as­sen­ta­va no seu tro­no, até o pri­mo­gê­ni­to do ca­ti­vo que es­ta­va na en­xo­via, e to­dos os pri­mo­gê­ni­tos dos ani­mais” ( Exô­do 12,29) por­tan­to, na ca­sa on­de ti­nha a mar­ca do san­gue na en­tra­da, o an­jo da mor­te “pas­sa­va por ci­ma” e não en­tra­va na­que­la ca­sa, es­te é o sig­ni­fi­ca­do es­sen­cial da Pás­coa.

O Ve­lho Tes­ta­men­to é uma fi­gu­ra das coi­sas que acon­te­ce­ri­am de ma­nei­ra li­te­ral no No­vo Tes­ta­men­to, a Pás­coa, por exem­plo, apre­sen­ta-nos um pro­tó­ti­po do sa­cri­fí­cio ex­pi­a­tó­rio e vi­cá­rio de Cris­to, ve­ja­mos al­guns des­ses sim­bo­lis­mos: O cor­dei­ro ti­nha que ser sem de­fei­to ( exô­do 12,5) o Pro­fe­ta Isaí­as pro­fe­riu a se­guin­te pro­fe­cia a res­pei­to de Je­sus: “ co­mo cor­dei­ro foi le­va­do ao ma­ta­dou­ro”, Isaí­as 53,7. Pi­la­tos tam­bém ates­tou a ino­cên­cia de Je­sus pe­ran­te a mul­ti­dão que pe­dia a sua cru­ci­fi­ca­ção: “Que mal fez ele”? Per­gun­tou Pi­la­tos”. Ma­teus 27,23. Ou­tra se­me­lhan­ça em re­la­ção a mor­te do cor­dei­ro e a mor­te Je­sus é o fa­to de Je­sus ter si­do cru­ci­fi­ca­do du­ran­te a Pás­coa: “ ora, por oca­si­ão da fes­ta ( Pás­coa) cos­tu­ma­va  o go­ver­na­dor sol­tar um dos pre­sos con­for­me eles qui­ses­sem, o po­vo en­tão, pe­diu que fos­se sol­to Bar­rá­bas e que cru­ci­fi­cas­se a Je­sus”. Ma­teus 27, 21,22.

Do ca­pí­tu­lo 12 de êxo­do ain­da po­de­mos re­ti­rar al­guns sim­bo­lis­mos da Pás­coa com Je­sus Cris­to: A car­ne do cor­dei­ro ti­nha que ser as­sa­da: “ Co­me­rão a car­ne as­sa­da no fo­go”, Ex. 12, 8. Je­sus pas­sou pe­lo fo­go da pro­va­ção, pois, te­ve o seu cor­po mu­ti­la­do:  “Moí­do pe­las nos­sas ini­qui­da­des”, Isaí­as 53, 5.  O san­gue do cor­dei­ro li­vrou os is­ra­e­li­tas da mor­te, da mes­ma for­ma, se­gun­do a Bí­blia, o san­gue de Je­sus Cris­to é o an­tí­do­to con­tra o pe­ca­do e au­to­ma­ti­ca­men­te li­vra o ho­mem da mor­te eter­na: “Mas pe­lo pre­ci­o­so san­gue, co­mo de cor­dei­ro sem de­fei­to e sem má­cu­la, o san­gue de Cris­to, co­nhe­ci­do, com efei­to, an­tes da fun­da­ção do mun­do, po­rém ma­ni­fes­ta­do no fim dos tem­pos, por amor de vós”. I Pe­dro 1, 19,20.

A Pás­coa fa­la da mor­te do cor­dei­ro que sim­bo­li­za a mor­te de Cris­to mas tam­bém a Pás­coa fa­la-nos da Res­sur­rei­ção Je­sus, pois, Je­sus, se­gun­do a Bí­blia, re­la­ta-nos que Je­sus foi mor­to, mas ao ter­cei­ro dia da se­ma­na ele res­sus­ci­tou: “No fin­dar do sá­ba­do, ao en­trar o pri­mei­ro dia da se­ma­na, Ma­ria Ma­da­le­na e a ou­tra Ma­ria fo­ram ao se­pul­cro”, mat. 28, 1 - “ Ele não es­tá aqui; res­sus­ci­tou, co­mo ti­nha di­to”, mat. 28, 6. A Pás­coa pa­ra nós cris­tã­os re­pre­sen­ta a mor­te de Cris­to que mor­reu pa­ra nos re­di­mir do pe­ca­do e da con­de­na­ção eter­na: “ Eis o Cor­dei­ro de Deus”! Jo­ão 1, 36. “ Fi­lhi­nhos não pe­queis. Se to­da­via, al­guém pe­car, te­mos Ad­vo­ga­do jun­to ao Pai, Je­sus Cris­to o jus­to; e ele é a pro­pi­ci­a­ção pe­los nos­sos pe­ca­dos e não so­men­te pe­los nos­sos pró­prios, mas ain­da pe­los do mun­do in­tei­ro”, I Jo­ão 2, 1,2.  Co­me­mo­rar a Pás­coa é ter­mos con­sci­ên­cia do sa­cri­fí­cio eter­no de Je­sus Cris­to na cruz, re­go­zi­ja­mo-nos por­que o nos­so Je­sus  mor­reu mas res­sus­ci­tou den­tre os mor­tos, su­biu aos céus e  es­tá as­sen­ta­do a des­tra de Deus Pai.

(Gio­va­ni Ri­bei­ro Al­ves, fi­ló­so­fo, pro­fes­sor de Fi­lo­so­fia, es­cri­tor, po­e­ta, ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias