Home / Opinião

OPINIÃO

Veneno nosso de cada dia

Se­gun­do a As­so­cia­ção Na­ci­o­nal da Agro­e­co­lo­gia, o Bra­sil é o mai­or con­su­mi­dor de agro­tó­xi­cos do mun­do. Em 2015, mais de um tri­lhão de li­tros de agro­tó­xi­cos fo­ram pul­ve­ri­za­dos nas la­vou­ras do pa­ís.

Se­gun­do o Fó­rum Ga­ú­cho de Com­ba­te aos Im­pac­tos dos Agro­tó­xi­cos, o bra­si­lei­ro con­so­me de 7,5 a 8 li­tros de agro­tó­xi­co por ano. Cer­ca de 75% dos ali­men­tos con­su­mi­dos no Bra­sil pos­su­em agro­tó­xi­cos.

As in­dús­tri­as des­sas sub­stân­cias tó­xi­cas ge­ram gran­des pres­sões de­vi­do ao lu­cro men­sal. Seu po­der eco­nô­mi­co e a fal­ta de con­sci­ên­cia po­lí­ti­ca to­le­ra gran­des quan­ti­da­des de sub­stân­cias em nos­sas la­vou­ras, con­ta­mi­nan­do nos­sos ali­men­tos: nos­sos ve­ne­nos de ca­da dia.

Cân­cer, in­to­xi­ca­ção ali­men­tar, mor­te, do­res de ca­be­ça, pres­são al­ta, de­pres­são, su­i­cí­dio, al­te­ra­ções re­pro­du­ti­vas (co­mo es­te­ri­li­za­ção), má for­ma­ção fe­tal, efei­tos so­bre os sis­te­mas imu­no­ló­gi­co e ner­vo­so cen­tral, mu­ta­ções ge­né­ti­cas, en­tre inú­me­ros itens já fo­ram apon­ta­dos co­mo con­se­quên­cias des­sas prá­ti­cas.

Não sa­be­mos de fa­to qua­is con­se­quên­cias as ge­ra­ções fu­tu­ras en­fren­ta­rão. Prin­ci­pal­men­te pe­lo fa­to de ha­ver vá­ri­as com­bi­na­ções de agro­tó­xi­cos que são uti­li­za­dos na pro­du­ção de ali­men­tos e não são sin­te­ti­za­das nas pes­qui­sas. Por­tan­to, não se sa­be seu ver­da­dei­ro efei­to na sa­ú­de da po­pu­la­ção.

Um dos gra­ves pro­ble­mas é que não há ori­en­ta­ções pa­ra os agri­cul­to­res. Mui­tos de­les usam es­sas sub­stân­cias e is­so atin­ge a mai­or par­te da po­pu­la­ção. Não há um in­cen­ti­vo go­ver­na­men­tal pa­ra que os pro­du­to­res mu­dem seu mo­de­lo de pro­du­ção.

Os ca­sos de con­ta­mi­na­ção por agro­tó­xi­cos não são no­ti­fi­ca­dos ofi­ci­al­men­te, mes­mo atin­gin­do a mai­or par­te da po­pu­la­ção. Cer­ca de 70% das sub­stân­cias tó­xi­cas usa­das são des­ti­na­das à cul­tu­ra de mi­lho, so­ja e ca­na-de-açú­car. O mi­lho e a so­ja são usa­dos em inú­me­ros ali­men­tos, in­clu­si­ve co­mo ra­ção de ani­mais, que em tem­po fu­tu­ro se­rão as car­nes con­su­mi­das pe­la po­pu­la­ção.

No dia 13 de agos­to de 2016 foi pu­bli­ca­da es­sa no­tí­cia em vá­rios jor­nais do pa­ís: “agro­tó­xi­cos dei­xam ras­tro de cân­cer e mor­te pe­lo in­te­ri­or de São Pau­lo. Agro­tó­xi­cos usa­dos na mo­no­cul­tu­ra da ca­na em SP ele­vam ín­di­ces de ado­e­ci­men­to en­tre os agri­cul­to­res e to­da a po­pu­la­ção”.

Em se­tem­bro, ou­tra no­tí­cia: “a uti­li­za­ção con­ti­nu­a­da de agro­tó­xi­cos na pro­du­ção agrí­co­la au­men­ta as chan­ces de cam­po­nes­es de­sen­vol­ve­rem qua­dro de­pres­si­vo e, com o de­sen­vol­vi­men­to da do­en­ça, co­me­te­rem su­i­cí­dio. A pro­du­ção de ta­ba­co no Rio Gran­de do Sul, es­ta­do com for­te pre­sen­ça da in­dús­tria de ci­gar­ros, é uma das si­tu­a­ções em­ble­má­ti­cas des­se fe­nô­me­no... O es­ta­do do Rio Gran­de do Sul apre­sen­ta o mai­or nú­me­ro de ca­sos de su­i­cí­di­os no pa­ís: 10 a ca­da 100 mil ha­bi­tan­tes – o do­bro da mé­dia na­ci­o­nal”.

O Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de ad­ver­te que os agro­tó­xi­cos es­tão em se­gun­do lu­gar co­mo os mai­o­res cau­sa­do­res de in­to­xi­ca­ção no Bra­sil. Dos 200 ti­pos de agro­tó­xi­cos di­fe­ren­tes, mui­tos des­ses com­pos­tos são pro­i­bi­dos em ou­tros paí­ses, mas no Bra­sil são uti­li­za­dos em lar­ga es­ca­la sem uma pre­o­cu­pa­ção em re­la­ção aos ma­les que po­dem cau­sar.

A aba­mec­ti­na (cau­sa to­xi­ci­da­de re­pro­du­ti­va) é usa­da, en­tre ou­tros ali­men­tos, na ba­ta­ta, er­vi­lha, man­ga, fei­jão, me­lão, me­lan­cia, mo­ran­go, to­ma­te, ci­tros. O ace­fa­to (au­men­ta cé­lu­las car­ci­no­gê­ni­cas) é uti­li­za­do, en­tre ou­tros, em plan­ta­ções de cou­ve, amen­do­im, bró­co­lis, re­po­lho, to­ma­te, so­ja. O gli­fo­sa­to (al­ta­men­te tó­xi­co, de efei­tos neu­ro­ló­gi­cos) é uti­li­za­do em nec­ta­ri­na, ma­çã, ba­na­na, pê­ra, pês­se­go, ca­cau, ca­fé, tri­go, en­tre ou­tros.

En­tre os in­se­ti­ci­das, os or­ga­no­clo­ra­dos (ex­tre­ma­men­te pe­ri­go­sos) dei­xam re­sí­duos per­ma­nen­tes nos te­ci­dos gor­du­ro­sos de ma­mí­fe­ros, aves e pei­xes. O ve­ne­no é ca­paz de per­ma­ne­cer por mais de 100 anos no meio am­bi­en­te. Os or­ga­no­fos­fo­ra­dos e os car­ba­ma­tos são lar­ga­men­te uti­li­za­dos no Bra­sil.

Se­ria óti­mo se to­dos ti­vés­se­mos aces­so e es­tí­mu­lo a uma pro­du­ção or­gâ­ni­ca, isen­ta de sub­stân­cias tó­xi­cas. Mas, pe­lo vis­to, is­to ain­da es­tá lon­ge de acon­te­cer! Até a pró­xi­ma pá­gi­na!

(Le­o­nar­do Tei­xei­ra.  É pós-gra­du­a­do em di­rei­to, es­cri­tor, com se­te li­vros pu­bli­ca­dos, mem­bro da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res e ilu­sio­nis­ta. Con­ta­to: es­cri­tor­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias