Home / Opinião

OPINIÃO

Tributo à guerreira dra. Gisa Almeida Eco

O Bra­sil, jun­ta­men­te com os Mo­vi­men­tos dos Ba­cha­réis em Di­rei­to  e os Di­rei­tos Hu­ma­nos, es­tão de lu­to.

Mor­reu no dia 14/03 p.p. em Por­to Ale­gre-RS, uma das mai­o­res guer­rei­ras con­tem­po­râ­ne­as des­te pa­ís dos de­sem­pre­ga­dos e de apro­vei­ta­do­res, a  mi­nha que­ri­da ami­ga dra. Gi­sa Al­mei­da Eco, ex-pre­si­den­te da As­so­cia­ção Ba­cha­réis em Ação.

Ela era na­tu­ral de Ar­vo­re­zi­nha -RS, gra­duou-se em di­rei­to e há cer­ca de 9 (no­ve) anos e lu­ta­va com per­ti­ná­cia e de­no­do, pa­ra exer­cer a pro­fis­são cu­jo tí­tu­lo uni­ver­si­tá­rio ha­bi­li­ta (ad­vo­ga­da), po­rém im­pe­di­da do li­vre exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal  da ad­vo­ca­cia pe­la ex­tin­ta OAB (1930-1991), di­ga-se de pas­sa­gem que mes­mo ex­tin­ta con­ti­nua a di­tar or­dens nos po­de­res des­sa  na­ção vi­li­pen­di­a­da.

Dra. Gi­sa Eco lu­tou co­mo nin­guém, sa­cri­fi­can­do sua sa­ú­de, sua fa­mí­lia,  pe­lo fim do tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos,  a es­cra­vi­dão con­tem­po­râ­nea da OAB, o fa­mi­ge­ra­do ca­ça-ní­queis exa­me da OAB, en­fim pe­la li­ber­ta­ção de mi­lha­res de ca­ti­vos ou es­cra­vos con­tem­po­râ­ne­os de­vi­da­men­te qua­li­fi­ca­dos pe­lo omis­so  Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção – MEC, jo­ga­dos ao ba­ni­men­to sem di­rei­to ao pri­ma­do do tra­ba­lho.

Tu­do is­so em sin­to­nia com a Car­ta Mag­na Bra­si­lei­ra: “Art. 1º da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral diz:  Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil, for­ma­da pe­la uni­ão in­dis­so­lú­vel dos Es­ta­dos e Mu­ni­cí­pios e do Dis­tri­to Fe­de­ral, cons­ti­tui-se em Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to e tem co­mo fun­da­men­tos: (…) III – a dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na; IV – os va­lo­res so­ci­ais do tra­ba­lho e da  li­vre ini­ci­a­ti­va. Art. 3º Cons­ti­tu­em ob­je­ti­vos fun­da­men­tais da Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil: I – cons­tru­ir uma so­ci­e­da­de li­vre, jus­ta e so­li­dá­ria; III – (…) e re­du­zir as de­si­gual­da­des (…)”

Nes­se ca­riz a Cons­ti­tu­i­ção foi  bas­tan­te cla­ra ao de­ter­mi­nar em seu art. 170 que a or­dem eco­nô­mi­ca es­tá fun­da­da no tra­ba­lho hu­ma­no e na li­vre ini­ci­a­ti­va e tem por fi­na­li­da­de as­se­gu­rar a to­dos uma exis­tên­cia dig­na, con­for­me os di­ta­mes da jus­ti­ça so­ci­al, ob­ser­van­do, en­tre ou­tros, o prin­cí­pio da bus­ca pe­lo ple­no em­pre­go. Ao de­cli­nar so­bre a Or­dem So­ci­al (art. 193), a Cons­ti­tu­i­ção es­ta­be­le­ceu que a or­dem so­ci­al tem co­mo ba­se o pri­ma­do do tra­ba­lho e co­mo ob­je­ti­vo o bem-es­tar e a jus­ti­ça so­ci­ais.

“In ca­su”, a vi­o­la­ção do di­rei­to ao tra­ba­lho dig­no im­pac­ta a ca­pa­ci­da­de da ví­ti­ma de re­a­li­zar es­co­lhas se­gun­do a sua li­vre de­ter­mi­na­ção. Is­so tam­bém sig­ni­fi­ca “re­du­zir al­guém a con­di­ção aná­lo­ga à de es­cra­vo” (STF).

Lu­tou, ou­tros­sim, em sin­to­nia aos Di­rei­tos Hu­ma­nos e à De­cla­ra­ção Uni­ver­sal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos um dos do­cu­men­tos bá­si­cos das Na­ções Uni­das e foi as­si­na­do em 1948. Ne­la es­tão enu­me­ra­dos os di­rei­tos que to­dos os se­res hu­ma­nos pos­su­em.

Es­tá pre­vis­to Ar­ti­go XXI­II -1 – To­da pes­soa tem o di­rei­to ao tra­ba­lho, à li­vre es­co­lha de em­pre­go, à jus­tas e fa­vo­rá­veis con­di­ções de tra­ba­lho e à pro­te­ção con­tra o de­sem­pre­go. Os do­cu­men­tos que o Bra­sil é um dos sig­na­tá­rios, im­põ­em a obri­ga­ção de to­mar me­di­das pa­ra ga­ran­tir o exer­cí­cio do di­rei­to ao tra­ba­lho co­mo meio de pro­ver a pró­pria vi­da e exis­tên­cia. Ha­ja vis­ta que a pri­va­ção do em­pre­go é um ata­que fron­tal aos di­rei­tos hu­ma­nos. As­sis­tir os de­sas­sis­ti­dos e in­te­grar na so­ci­e­da­de os ex­cluí­dos. Afi­nal a fun­ção pri­mor­di­al dos Di­rei­tos Hu­ma­nos é pro­te­ger os in­di­ví­duos das ar­bi­tra­ri­e­da­des, do au­to­ri­ta­ris­mo, da pre­po­tên­cia e dos abu­sos de po­der.

Co­nhe­ci a dra Gi­sa Al­mei­da Eco, an­dan­do nos cor­re­do­res da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e no Egré­gio Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral - STF, ten­tan­do sen­si­bi­li­zar, as nos­sas au­to­ri­da­des  ru­mo abo­lir o tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos, a es­cra­vi­dão con­tem­po­râ­nea, exi­gin­do im­por li­mi­tes aos mer­ce­ná­rios da OAB.

A pro­pó­si­to,  ela ti­nha ide­ais e ar­gu­men­tos  ju­rí­di­cos de so­bras,  pa­ra abo­lir o tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos;  en­quan­to que os mer­ce­ná­rios têm di­nhei­ro  de­mais, não ob­stan­te po­der de in­di­car por meio de lis­tas  apa­dri­nha­dos, via o cha­ma­do Quin­to dos Apa­dri­nha­dos, pa­ra ocu­par va­gas nos Tri­bu­nais Su­pe­ri­o­res, e as­sim, com tais po­de­res, to­do mun­do se cur­va pa­ra os mer­ce­ná­rios. Nin­guém quer con­tra­ri­ar  OAB; e que se da­ne o de­sem­pre­go.

As­sim co­mo uma pu­gi­lis­ta que es­ta­va apa­nhan­do, ago­ni­zan­do, do seu al­goz,  de­pois de no­ve anos en­ri­que­cen­do os co­fres da OAB, com al­tas ta­xas de ins­cri­ções e re­pro­va­ções em mas­sa,  aca­bou no fi­nal do úl­ti­mo round ga­nhan­do a lu­ta e fe­liz­men­te foi  apro­va­da   no úl­ti­mo ca­ça-ní­queis o per­ni­cio­so fa­mi­ge­ra­do ca­ça ní­queis exa­me da OAB. Mas não sei se ela con­se­guiu re­ti­rar tem­pes­ti­va­men­te sua  car­tei­ra da ex­tin­ta OAB.

Ima­gi­ne Se­nho­res se du­ran­te to­do es­se tem­po no­ve anos, se ela jun­ta­men­te mi­lha­res de ca­ti­vos, es­ti­ves­sem in­se­ri­dos no mer­ca­do de tra­ba­lho, ge­ran­do em­pre­go e ren­da. Além de ad­qui­rir mais ex­pe­ri­ên­cias fo­ren­ses, mais con­tri­bui­ções pa­ra Pre­vi­dên­cia So­ci­al, e se­ria uma óti­ma Juí­za Fe­de­ral com­pro­me­ti­da com o bem – es­tar das pes­so­as, com a dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na.

Pre­sen­ci­ei “in-lo­co”, nu­ma das au­diên­cias pú­bli­cas pro­mo­vi­das pe­la Co­mis­são de Edu­ca­ção e Cul­tu­ra da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, a dra. Gi­sa Al­mei­da, no en­cer­ra­men­to da sua fa­la mos­trou aos pá­li­dos e omis­sos De­pu­ta­dos Fe­de­ra­is  ali pre­sen­tes,  co­mo ela es­ta­va so­bre­vi­ven­do pa­ra en­fren­tar as ru­go­si­da­des do ca­ça ní­queis da OAB e abrin­do sua bol­sa, mos­trou em ple­na au­diên­cia pú­bli­ca, qua­se uma ba­cia de re­mé­di­os que ela usa­va  pa­ra tra­ta­men­to de pres­são, al­ta, de­pres­são, sín­dro­me do pâ­ni­co (...) en­fim pa­ra en­fren­tar o “bullying so­ci­al”, a es­cra­vi­dão mo­der­na, a  ex­cres­cên­cia do fa­mi­ge­ra­do exa­me da OAB.

Is­so Se­nho­res, é mais uma pro­va in­con­tes­te e ver­da­dei­ra, que que o exa­me da OAB vem cau­san­do: além de fo­me, de­sem­pre­go, de­pres­são, al­ta, sín­dro­me  do pâ­ni­co, sín­dro­me de Es­to­col­mo, pres­são al­ta, do­en­ças psi­cos­so­ci­ais e ou­tras co­mor­bi­da­des di­ag­nós­ti­cas, uma cha­ga so­ci­al que en­ver­go­nha o pa­ís dos de­sem­pre­ga­dos.

Des­tar­te, nes­se mo­men­to de per­da e dor, con­cla­mo pe­la pro­vi­dên­cia di­vi­na pa­ra re­con­for­tar seus ami­gos e fa­mi­lia­res, re­gis­tran­do meus pê­sa­mes. Es­tou di­gi­tan­do es­sas  hu­mil­des pa­la­vras de re­co­nhe­ci­men­to, com os olhos chei­os de lá­gri­mas e com as nã­os trê­mu­las ten­tan­do enal­te­cer a fi­gu­ra des­sa guer­rei­ra, dra. Gi­sa Al­mei­da Eco.

O pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca o Mi­nis­té­rio dos Di­rei­tos Hu­ma­nos des­te pa­ís tão vi­li­pen­di­a­do por es­sa eli­te sa­bu­ja tem a  obri­ga­ção de ga­lar­do­ar “in-me­mo­ri­am” es­sa guer­rei­ra  que aca­ba de nos dei­xar, a dra. Gi­sa Al­mei­da Eco, com a mais al­ta co­men­da des­te pa­ís,com a Or­dem Na­ci­o­nal do Mé­ri­to (Bra­sil ), pe­los re­le­van­tes ser­vi­ços pres­ta­dos ao pa­ís.

Que mul­ti­pli­quem mu­lhe­res épi­cas, ho­mé­ri­cas, pro­bas, por­ta­do­res dos ca­rac­te­res in­ve­já­veis, co­mo a  sa­u­do­sa dra. Gi­sa Al­mei­da Eco, pa­ra que os ór­gã­os en­ti­da­des e ins­ti­tu­i­ções pos­sam en­con­trar re­mé­di­os, com­ple­men­tos e su­ple­men­tos, ca­pa­zes de en­cur­tar os ca­mi­nhos en­tre o de­se­já­vel e o al­can­çá­vel. Me­re­ce, re­pi­to, ser ga­lar­do­a­da “in-me­mo­ri­am” com a mais al­ta co­men­da do Go­ver­no Bra­si­lei­ro, a Or­dem do Mé­ri­to Na­ci­o­nal, no grau de co­men­da­dor, pe­lo re­le­van­tes ser­vi­ços pres­ta­dos ao pa­ís.

Des­can­se em paz no­bre ami­ga  e co­le­ga ju­ris­ta, Dra. Gi­sa Al­mei­da Eco

(Vas­co Vas­con­ce­los, es­cri­tor e ju­ris­ta, Bra­sí­lia-DF – e-mail:Vas­co.vas­con­ce­los@brtur­bo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias