Home / Opinião

OPINIÃO

PTB é o pomo da discórdia

Jo­va­ir Aran­tes es­tá for­çan­do a bar­ra. Ele quer De­mós­te­nes Tor­res na cha­pa ma­jo­ri­tá­riá­ria en­ca­be­ça­da por Zé Eli­ton, cus­te o que cus­tar. E vem su­bin­do o tom de sua can­ti­le­na. Num en­con­tro de mi­li­tan­tes, se­ma­na pas­sa­da, dis­se que na cha­pa da “Ba­se ali­a­da” não po­de ter gen­te que “dá pi­ti em pa­lá­cio”. Ele não dis­se o no­me de Lú­cia Vâ­nia. Pre­ci­sa­va?

Ago­ra ele se saiu com es­sa: quer pré­vi­as na “Ba­se ali­a­da” pa­ra a es­co­lha do do can­di­da­to a Se­na­dor na se­gun­da va­ga.. Ele de­ve achar que es­tá po­den­do.

O que é a “Ba­se ali­a­da”? Não pas­sa de uma en­ti­da­de mís­ti­ca que de vez em quan­do se ma­ni­fes­ta em al­guns ter­rei­ros de um­ban­da. Não exis­te. Não é, nun­ca foi um par­ti­do. Não tem or­ga­ni­ci­da­de. Não tem es­ta­tu­tos. É ape­nas uma ideia eva­ne­cen­te.

Por “Ba­se ali­a­da”, ne­o­lo­gis­mo já ve­lho que al­guns jor­na­lis­tas ba­ju­la­do­res in­ven­ta­ram quan­do Mar­co­ni su­biu ao po­der em l999, é ape­nas uma ali­an­ça in­for­mal, inor­gâ­ni­ca e dis­fun­cio­nal he­ge­mo­ni­za­da pe­lo PSDB. Os ou­tros par­ti­dos, na ver­da­de, nun­ca pas­sa­ram de sa­té­li­tes a gra­vi­tar em tor­no do go­ver­na­dor-sol. E tem uns que es­tão na ór­bi­ta mais ex­ter­na, pres­tes a es­ca­par pa­ra ou­tro sis­te­ma so­lar, o cai­a­dis­ta.

O PSB de Lú­cia Vâ­nia e o PDS de Vil­mar Ro­cha e de­Ti­a­go Pei­xo­to es­tão nes­tes ní­veis. Ali­ás, o par­ti­do de Vil­mar já es­tá li­vre da for­ça atra­ti­va do mar­co­nis­mo faz tem­po e, de­va­gar, com jei­to – por­que com jei­to vai – se ache­ga à cons­te­la­ção cai­a­dis­ta.

Co­mo a “ba­se ali­a­da” não tem or­ga­ni­za­ção, nem es­ta­tu­to nem na­da des­ses lan­ces le­gais, fi­ca-se a per­gun­tar co­mo é que uma pré­via po­de ser fei­ta. Não tem co­mo. Ca­da par­ti­do tem so­be­ra­nia in­ter­na e re­la­ci­o­na-se com o PSDB de igual pa­ra igual. Cer­to, o PTB de Jo­va­ir não pas­sa de li­nha au­xi­li­ar do PSDB, sen­do as­sim que seus fi­li­a­dos ve­em a coi­sa e em con­se­quên­cia dis­so se com­por­tam. Mas é ex­ce­ção.

Do fa­to de nem to­dos os par­ti­dos da ba­se te­rem in­te­res­se em plei­te­ar uma va­ga se­na­to­ri­al, não se in­fe­re ne­ces­sa­ria­men­te que es­te­jam obri­ga­dos a par­ti­ci­par des­ta “pré­via” ape­nas pa­ra sa­tis­fa­zer as pre­ten­sões de De­mós­te­nes e de Jo­va­ir.

A pe­tu­lân­cia dos tu­ca­no-pe­te­bis­tas es­tá, na ver­da­de, em­ba­çan­do a vi­dra­ça e ges­tan­do uma cri­se in­ter­na. Com a má per­for­man­ce de Zé Eli­ton nas pes­qui­sas, com a li­de­ran­ça pre­cá­ria de Mar­co­ni nes­sas mes­mas pes­qui­sas, tu­do de que a“Ba­se ali­a­da” não pre­ci­sa, nes­te mo­men­to, é de uma cri­se in­ter­na.

Em seu úl­ti­mo dia de Go­ver­no, em en­tre­vis­ta con­ce­di­da a es­te Di­á­rio da Ma­nhã, Mar­co­ni de­cla­rou, com to­da so­le­ni­da­de de es­ti­lo – e che­gou a ser re­pe­ti­ti­vo – que uma das va­gas pa­ra o Se­na­do na cha­pa do PSDB é de Lú­cia Vâ­nia.

Até pro­va em con­trá­rio, de­ve-se dar cré­di­to à pa­la­vra do Go­ver­na­dor. E co­mo es­ta fa­la ja­mais foi con­tes­ta­da por Zé-Eli­ton, pre­su­me-se que tam­bém o go­ver­na­dor-can­di­da­to tem a mes­ma opi­ni­ão. E se a tem, até que di­ga pu­bli­ca­men­te que de­la dis­cor­da, o seu com­pro­mis­so é com Lú­cia Vâ­nia. E fim de pa­po.

Mas tan­to De­mós­te­nes co­mo Jo­va­ir es­tão for­çan­do a mão pa­ra des­fa­zer o que foi fei­to. Na ver­da­de, o que eles não acei­tam é a pa­la­vra di­ri­gen­te de Mar­co­ni e o si­lên­cio aqui­es­cen­te de Zé Eli­ton. For­çar a ejec­ção de Lú­cia Vâ­nia, pa­ra co­lo­car no lu­gar de­la o ex-se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res, é que­rer le­var Mar­co­ni a vol­tar atrás em sua pa­la­vra. É que­rer for­çar Jo­sé Eli­ton a se sub­me­ter a uma chan­ta­gem po­lí­ti­ca que vai en­fra­que­cê-lo mais ain­da do que já es­tá.

Pa­ra pi­o­rar as coi­sas, De­mós­te­nes apa­re­ce mui­to mal na pes­qui­sa DM/Gru­pom, ao pas­so que Lú­cia Vâ­nia vem em­pa­ta­da tec­ni­ca­men­te com Mar­co­ni, Se al­guém tem chan­ce de ven­cer a elei­ção, ho­je, é ela, não De­mós­te­nes. E por mais que o ex-se­na­dor se es­for­ce pa­ra ga­nhar a sim­pa­tia da “Ba­se Ali­a­da”, apa­re­cen­do em to­do even­to pro­mo­vi­do pe­lo Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, is­to po­de ape­nas acir­rar a cri­se. A es­tra­té­gia de De­mós­te­nes é ga­nhar apoio in­ter­no pa­ra for­çar Lú­cia Vâ­nia a pu­lar fo­ra da “Ba­se”. Mas, se ela in­sis­tir em per­ma­ne­cer, as in­ves­ti­das agres­si­vas de Jo­va­ir dei­xa­rão Mar­co­ni e Zé Eli­ton em cons­tran­ge­do­ra si­tu­a­ção. Fi­ca­rá pro­va­do que Mar­co­ni já não é se­nhor em sua pró­pria ca­sa.

Mes­mo que se fi­zes­se uma pré­via, ad­mi­tin­do ser is­to pos­sí­vel, ain­da as­sim a si­tu­a­ção de Eli­ton e Mar­co­ni fi­ca­ria de­li­ca­da. Se De­mós­te­nes ga­nhar a pré­via, em prin­cí­pio os dois che­fes es­ta­ri­am de­so­bri­ga­dos mo­ral­men­te de sus­ten­tar Lú­cia Vâ­nia. Mas es­ta­ri­am si­na­li­zan­do que não têm li­de­ran­ça in­ter­na e que qual­quer um po­de­rá exi­gir de­les o que qui­ser, bas­tan­do que se con­vo­que uma “pré­via”. Re­pe­tin­do, já não se­ri­am mais se­nho­res em su­as pró­pri­as ca­sas.

De res­to, não há ga­ran­ti­as de que De­mós­te­nes ven­ce­ria es­ta fan­ta­sio­sa pré­via. Mais fá­cil Lú­cia Vâ­nia ven­cer. Ela tem man­da­to, es­tá con­for­ta­vel­men­te ins­ta­la­da no to­po das pes­qui­sas, tem sua pró­pria le­gen­da ca­so quei­ra sa­ir can­di­da­ta avul­sa. Não pre­ci­sa dos car­to­las da Ba­se Ali­a­da pa­ra na­da. Eles é que pre­ci­sam de­la. Se­ria fá­cil pa­ra ela ar­ti­cu­lar-se aos de­mais par­ti­dos da Ba­se pa­ra ob­ter a vi­tó­ria.

Mas Lú­cia Vâ­nia, cla­ro, não se sub­me­te­rá a ta­ma­nha hu­mi­lha­ção. Ela tem di­to e re­pe­ti­do que não dis­pu­ta a in­di­ca­ção den­tro da “Ba­se”. Ou a “Ba­se” fe­cha com ela... ou, um abra­ço pra quem fi­ca. O PMDB e Cai­a­do a es­pe­ram de bra­ços aber­tos.

(Hel­vé­cio Car­do­so, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias