Home / Opinião

OPINIÃO

A deposição de Vargas e as lições da História recente

No agos­to fin­do com­ple­ta­ram-se 64 anos da de­po­si­ção e su­i­cí­dio de Ge­tú­lio Var­gas. Mal ha­ví­a­mos tran­si­ta­do da di­ta­du­ra do Es­ta­do No­vo pa­ra a de­mo­cra­cia pro­me­ti­da pe­la Cons­ti­tu­i­ção li­be­ral de 1946. Era ain­da uma de­mo­cra­cia tí­mi­da, que não com­por­ta­va par­ti­dos de es­quer­da ou vo­to do anal­fa­be­to.

Nos­so pa­ís ha­via ade­ri­do, uni­la­te­ral­men­te, à Guer­ra Fria, e os mi­li­ta­res exer­ci­am, na­que­le en­tão, um pa­pel de pro­e­mi­nên­cia e in­ter­ven­ção na vi­da ci­vil. Fa­la­vam so­bre to­das as coi­sas, in­ter­vi­nham nas ques­tões de Es­ta­do, na po­lí­ti­ca so­ci­al, e ain­da se jul­ga­vam os de­po­si­tá­rios ex­clu­si­vos dos va­lo­res da Pá­tria, por eles pri­va­ti­za­da.

Ha­vi­am par­ti­ci­pa­do da Re­vo­lu­ção de 1930 e da im­plan­ta­ção do Es­ta­do No­vo (1937) e, sem qual­quer au­to­crí­ti­ca, ha­vi­am de­pos­to (1945) o di­ta­dor cu­jo po­der as­se­gu­ra­ram por lar­gos e pe­no­sos oi­to anos. Nas pri­mei­ras elei­ções pós-re­de­mo­cra­ti­za­ção ha­via si­do elei­to pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca o ma­re­chal Eu­ri­co Du­tra, mi­nis­tro da Guer­ra do Es­ta­do No­vo e tam­bém co­man­dan­te da de­po­si­ção de Var­gas, que,  no en­tan­to, o apo­i­a­ria e o ele­ge­ria na pri­mei­ra elei­ção do Bra­sil de­mo­cra­ti­za­do.

Por obra e gra­ça do pro­ces­so his­tó­ri­co – uma es­fin­ge que os his­to­ri­a­do­res não con­se­guem de­ci­frar – o pri­mei­ro go­ver­no ci­vil, de ba­ses po­pu­la­res e de­mo­crá­ti­cas, se­ria o de Var­gas (elei­to em 1950, su­ce­den­do ao seu an­ti­go mi­nis­tro de Guer­ra), der­ro­tan­do nas ur­nas o bri­ga­dei­ro Eduar­do Go­mes, can­di­da­to do es­ta­men­to mi­li­tar, da di­rei­ta ur­ba­na e do gran­de em­pre­sa­ri­a­do.

O pre­si­den­te, co­man­dan­do o pa­ís nos es­tri­tos  ter­mos da or­dem de­mo­crá­ti­ca de en­tão – nes­se pla­no ins­cri­ta ab­so­lu­ta li­ber­da­de de im­pren­sa –, in­ten­ta­va re­to­mar as ba­ses po­lí­ti­cas e ide­o­ló­gi­cas da­qui­lo que se con­ven­cio­nou iden­ti­fi­car ora co­mo ‘tra­ba­lhis­mo’, ora co­mo ‘var­guis­mo’, uma vi­são an­ti­li­be­ral de pa­ís e de mun­do, mais ou me­nos re­su­mi­da em dois  pon­tos: o Es­ta­do co­mo in­du­tor do de­sen­vol­vi­men­to e a so­be­ra­nia na­ci­o­nal (con­di­cio­na­da pe­lo de­sen­vol­vi­men­to) co­mo prin­cí­pio.

O var­guis­mo não se al­te­ra no pe­rí­o­do de­mo­crá­ti­co: per­sis­te no pro­je­to de or­ga­ni­za­ção do Es­ta­do, na in­ter­ven­ção em áre­as fun­da­men­tais pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e a se­gu­ran­ça na­ci­o­nal, co­mo a si­de­rur­gia, a ener­gia elé­tri­ca e o pe­tró­leo, sem cu­jos re­cur­sos se­ria im­pen­sá­vel a in­dus­tri­a­li­za­ção tar­dia.

Fi­nal­men­te, com vis­tas a in­se­rir o pa­ís atra­sa­do na eco­no­mia ca­pi­ta­lis­ta que se mon­ta­va lá fo­ra a par­tir de Bret­ton Wo­ods, a cri­a­ção de um gran­de mer­ca­do de con­su­mo, pa­ra o que vi­nha a ca­lhar sua ‘op­ção pe­los po­bres’, a de­fe­sa e am­pli­a­ção  dos di­rei­tos tra­ba­lhis­tas e a cor­re­ção dig­na do sa­lá­rio mí­ni­mo co­mo ins­tru­men­to de dis­tri­bui­ção de ren­da.

(Lu­la ne­ga es­sa in­flu­ên­cia, mas as pre­mis­sas do var­guis­mo, aci­ma enun­ci­a­das em bre­ve re­su­mo,  se­ri­am  o pon­to de re­fe­rên­cia dos go­ver­nos pe­tis­tas, e de­la não se li­vra­rá o pro­gra­ma cos­tu­ra­do por Fer­nan­do Had­dad, pro­vá­vel sub­sti­tu­to do can­di­da­to es­co­lhi­do pe­lo po­vo e pro­va­vel­men­te ve­ta­do pe­la or­dem ju­di­ci­á­ria).

Es­sa po­lí­ti­ca, po­rém, não agra­dou ao gran­de em­pre­sa­ri­a­do na­ci­o­nal, na­que­la al­tu­ra – qua­se tan­to quan­to ho­je – des­vin­cu­la­do do de­sen­vol­vi­men­to na­ci­o­nal,  pois seus in­te­res­ses, na ro­ta de sua ma­triz ide­o­ló­gi­ca, es­ta­vam nos EUA.

São Pau­lo, o úni­co es­ta­do in­dus­tri­a­li­za­do, to­da­via, re­sis­te; fra­cas­sa­ra a po­lí­ti­ca de ali­an­ça com a bur­gue­sia ur­ba­na. Re­sis­te  o Con­gres­so, on­de o go­ver­no é mi­no­ri­tá­rio, re­sis­te a gran­de im­pren­sa em unâ­ni­me opo­si­ção. As For­ças Ar­ma­das, que ha­vi­am as­se­gu­ra­do a po­lí­ti­ca do go­ver­no da di­ta­du­ra, re­sis­tem ago­ra ao pre­si­den­te de­mo­crá­ti­co.

Fo­ge-lhe a clas­se mé­dia, mo­bi­li­za­da pe­la gran­de im­pren­sa, e não acor­rem em sua de­fe­sa as mas­sas po­pu­la­res e sin­di­cais, de­sor­ga­ni­za­das e per­di­das, quan­do os co­mu­nis­tas do PCB sa­em às ru­as pa­ra, vo­ca­li­zan­do o dis­cur­so da opo­si­ção gol­pis­ta, pe­dir a  re­nún­cia do pre­si­den­te que per­de­ra a bur­gue­sia por de­fen­der os in­te­res­ses dos tra­ba­lha­do­res.

(Re­cor­do-me da re­sis­tên­cia de se­to­res do PT atu­an­tes na Fren­te  Bra­sil Po­pu­lar con­di­cio­nan­do a de­fe­sa do man­da­to de Dil­ma Rous­seff à pré­via au­to­crí­ti­ca da pre­si­den­te à po­lí­ti­ca eco­nô­mi­ca  que ado­ta­ra.)

O aten­ta­do frus­tra­do ao prin­ci­pal lí­der opo­si­cio­nis­ta ci­vil, o jor­na­lis­ta Car­los La­cer­da, é o imã que vai uni­fi­car as For­ças Ar­ma­das e a mon­ta­gem do que se con­ven­cio­nou cha­mar de Re­pú­bli­ca do Ga­le­ão, tan­tos anos an­tes da Re­pú­bli­ca de Cu­ri­ti­ba.

Um IPM co­man­da­do por co­ro­néis da Ae­ro­náu­ti­ca, a pre­tex­to de apu­rar um cri­me co­mum (no aten­ta­do mor­re­ra  seu guar­da-cos­tas, um ca­pi­tão da FAB), ras­ga a Cons­ti­tu­i­ção e as Leis, com o cla­ro pro­pó­si­to de hu­mi­lhar o pre­si­den­te e trans­for­má-lo em pre­sa de su­as ma­qui­na­ções, ata­pe­tan­do o ca­mi­nho pa­ra o gol­pe de Es­ta­do que es­ta­va mar­ca­do pa­ra a noi­te de 24 de agos­to, quan­do o pre­si­den­te se des­co­bre ab­so­lu­ta­men­te in­de­fe­so. Seu pró­prio mi­nis­tro da Guer­ra, ge­ne­ral Ze­nó­bio da Cos­ta, é um dos in­sur­gen­tes.

Tan­cre­do Ne­ves, jo­vem mi­nis­tro da Jus­ti­ça, é voz iso­la­da quan­do su­ge­re a re­sis­tên­cia. Os lí­de­res da opo­si­ção es­tão no Co­pa­ca­ba­na Pa­la­ce fes­te­jan­do a vi­tó­ria (o gol­pe se­ria apre­sen­ta­do co­mo pe­di­do de li­cen­ça sem re­tor­no de Var­gas) quan­do as rá­di­os anun­ci­am o su­i­cí­dio do pre­si­den­te.

As gran­des mas­sas são des­per­ta­das de seu tor­por, os tra­ba­lha­do­res sa­em às ru­as, a dor ex­plo­de em gri­tos, mas não há mais um go­ver­no por de­fen­der. Res­ta­va ape­nas pran­te­ar a mor­te de um pre­si­den­te so­li­tá­rio.

A his­to­ri­o­gra­fia de su­per­fí­cie re­duz a opo­si­ção a Var­gas à pre­ga­ção da UDN (o PSDB de en­tão), apre­sen­tan­do à so­ci­e­da­de co­mo cor­rup­to um pre­si­den­te hon­ra­do. Es­sa for­ma po­bre de re­du­zir a his­tó­ria ao me­ra­men­te apa­ren­te tem por ob­je­ti­vo es­con­der as ra­zões re­ais, pro­fun­das, que ra­di­cam no sem­pre con­tes­ta­do pro­je­to de de­sen­vol­vi­men­to na­ci­o­nal au­tô­no­mo, as­so­cia­do com a emer­gên­cia so­ci­al e eco­nô­mi­ca das gran­des mas­sas.

Es­ta con­tra­di­ção, de sem­pre, opõe os in­te­res­ses da ca­sa gran­de aos in­te­res­ses da avas­sa­la­do­ra mai­o­ria, os in­te­res­ses do 1% do to­po da pi­râ­mi­de so­ci­al aos 99% res­tan­tes. E a mas­sa, o ´po­vão`, sem­pre as­sus­ta a pe­que­na-bur­gue­sia quan­do ou­sa dei­xar a co­xia pa­ra se apre­sen­tar no cen­tro do pal­co, quan­do aban­do­na o pa­pel de fi­gu­ran­te pa­ra exi­gir as lu­zes que ilu­mi­nam os ato­res. Quan­do en­fim de­ci­de es­cre­ver, ele mes­mo, a sua His­tó­ria.

Tal­vez es­ta li­ção nos aju­de a com­pre­en­der o Bra­sil de ho­je. Mas há ou­tros en­si­na­men­tos a co­lher. A der­ro­ta das for­ças po­pu­la­res é a con­se­quên­cia ine­lu­tá­vel da di­vi­são das  for­ças de es­quer­da. Ela foi de­ci­si­va na cons­tru­ção do 24 de agos­to de 1954, ali­men­ta­da pe­la di­fi­cul­da­de, per­du­ran­te ain­da ho­je, de com­pre­en­der o sig­ni­fi­ca­do do var­guis­mo nos es­trei­tos li­mi­tes da­que­la cri­se.

Es­sa li­ção tam­bém po­de ser li­da pe­lo seu in­ver­so; a uni­da­de das for­ças po­pu­la­res as­se­gu­ra­ram, no ano se­guin­te ao gol­pe, ou se­ja, em 1955, a vi­tó­ria de Jus­ce­li­no-Jan­go e, em se­gui­da, o con­tra­gol­pe de no­vem­bro da­que­le ano, que ga­ran­tiu a pos­se dos elei­tos, con­tes­ta­da pe­los agen­tes do gol­pe de 1954, co­mo foi con­tes­ta­do – tam­bém sem ba­se qual­quer – o plei­to de 2014 pe­lo in­con­for­mis­mo tu­ca­no. Foi ain­da es­sa uni­da­de, am­pli­a­da com o apoio de cor­ren­tes de­mo­crá­ti­cas e li­be­ra­is, que as­se­gu­rou, na cri­se de 1961, a pos­se de Jo­ão Gou­lart, frus­tran­do a ten­ta­ti­va de mais um gol­pe mi­li­tar.

Ain­da há tem­po, nes­sas elei­ções, de os par­ti­dos e or­ga­ni­za­ções de es­quer­da olha­rem me­nos pa­ra seus res­pec­ti­vos um­bi­gos e mais pa­ra o in­te­res­se mai­or do pa­ís e de seu po­vo, ame­a­ça­dos pe­los con­ser­va­do­res, pe­lo re­a­ci­o­na­ris­mo, pe­la di­rei­ta, e pe­la pro­mes­sa de um go­ver­no pro­to­fas­cis­ta.

Me­mó­ria (1) - Há 38 anos, em 27 de agos­to de 1980, nos es­ter­to­res da di­ta­du­ra mi­li­tar, D. Lyda Mon­tei­ro mor­reu em um aten­ta­do a bom­ba pra­ti­ca­do por agen­tes do Exér­ci­to Bra­si­lei­ro. Ti­nha 59 anos e era se­cre­tá­ria da OAB/RJ. A ex­plo­são ar­ran­cou seu bra­ço e quei­mou me­ta­de de seu cor­po. Lyda mor­reu a ca­mi­nho do hos­pi­tal. No mes­mo dia, ou­tra bom­ba ex­plo­diu na Câ­ma­ra dos Ve­re­a­do­res do Rio da Ja­nei­ro, atin­gin­do o fun­cio­ná­rio Jo­sé Ri­ba­mar de Frei­tas, que per­deu um bra­ço e uma vis­ta.

Me­mó­ria (2) - Há 37 anos, em abril de 1981, dois ter­ro­ris­tas, um ofi­ci­al e um sar­gen­to, am­bos do Exér­ci­to e em mis­são, ten­ta­ram ex­plo­dir o Ri­o­cen­tro (cen­tro de con­ven­ções do Rio de Ja­nei­ro), quan­do lá uma mul­ti­dão de mi­lha­res de jo­vens par­ti­ci­pa­va de um es­pe­tá­cu­lo mu­si­cal. Even­tos som­bri­os, que pre­ci­sa­mos lem­brar pa­ra ja­mais per­mi­tir que se re­pi­tam.

Ma­ri­el­le, ain­da – Quan­do a po­lí­cia flu­mi­nen­se e a for­ça mi­li­tar in­ter­ven­to­ra anun­ci­a­rão os no­mes dos man­dan­tes e dos exe­cu­to­res do as­sas­si­na­to da ve­re­a­do­ra Ma­ri­el­le Fran­co? Fi­ca­re­mos es­pe­ran­do, as­sim de bra­ços cru­za­dos, até que cha­ci­na caia no es­que­ci­men­to?

(Ro­ber­to Ama­ral, ci­en­tis­ta po­lí­ti­co, ex-mi­nis­tro da Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia e ex-pre­si­den­te do PSB. Au­tor de So­ci­a­lis­mo, mor­te e res­sur­rei­ção (ed. Vo­zes))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias