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OPINIÃO

A escada se lava de cima para baixo

Uma das má­xi­mas na ati­vi­da­de em­pre­sa­ri­al é que "a es­ca­da se la­va de ci­ma pa­ra bai­xo". Ela faz ana­lo­gia ao tra­ba­lho de uma as­ses­so­ria con­tra­ta­da por de­ter­mi­na­da em­pre­sa que pre­ci­sa de uma re­al trans­for­ma­ção pa­ra so­bre­vi­ver, pois o seu mo­de­lo de ne­gó­cio es­tá se de­te­rio­ran­do e ela não con­se­gue, so­zi­nha, se re­er­guer. Ou se­ja a "lim­pe­za" tem de co­me­çar pe­la di­re­to­ria e ir des­cen­do até che­gar à ba­se, de­grau por de­grau. Mui­tas ve­zes, o ges­tor da em­pre­sa, que te­ve su­ces­so no pas­sa­do, não quer per­ce­ber que o seu tem­po pas­sou, que seus mé­to­dos são ul­tra­pas­sa­dos. Con­ti­nua se agar­ra­do ao seu pos­to de ma­nei­ra mo­no­lí­ti­ca. O ges­to po­de até ser no­bre, po­é­ti­co, he­roi­co, mas é inó­cuo e prin­ci­pal­men­te ego­cên­tri­co. Pen­sa em si mas não no bem co­mum.

Nas pró­xi­mas elei­ções de ou­tu­bro, o Bra­sil pre­ci­sa co­me­çar a la­var a es­ca­da de ci­ma pa­ra bai­xo. Uma ver­da­dei­ra lim­pe­za, com pro­du­tos bem for­tes, da­que­les que re­mo­vem to­da a su­jei­ra. Cer­ta­men­te da­rá mui­to tra­ba­lho, se­rá ex­te­nu­an­te e pre­ci­sa­re­mos de mui­tas mãos. A es­ca­da do po­der, cu­jo de­grau mais al­to é sim­bo­li­za­do pe­lo Pa­lá­cio do Pla­nal­to, de­ve­ria ser de lim­pe­za ima­cu­la­da, po­rém, es­tá imun­do de tan­tos de­tri­tos, de tan­tos de­je­tos, de tan­tos res­tos de ma­te­ri­al ve­lho e aban­do­na­do. Olhan­do bem de per­to seu as­pec­to cau­sa no­jo e re­pul­sa. Não adi­an­ta fa­zer uma lim­pe­za as­sim por ci­ma, le­ve, ape­nas pa­ra cons­tar. Te­mos re­al­men­te de nos em­pe­nhar pa­ra eli­mi­nar to­da a su­jei­ra.

O me­lhor de­ter­gen­te pa­ra es­sa lim­pe­za? O vo­to, o seu vo­to, o nos­so vo­to! Quem de­ve lim­par a es­ca­da? Sem dú­vi­da, nós os elei­to­res. Ape­nas pe­la for­ça do vo­to po­de­mos co­me­çar a lim­par a "prin­ci­pal es­ca­da" de nos­so pa­ís. Es­se de­ve ser um tra­ba­lho con­tí­nuo e com a par­ti­ci­pa­ção de to­da a so­ci­e­da­de, não po­de ser re­du­zi­do a al­gu­mas pes­so­as ou gru­pos que se jul­gam "ilu­mi­na­dos".

A em­pre­sa Bra­sil até que co­me­çou com ares de lim­pe­za mas, com o pas­sar do tem­po, pas­sou a ter uma pro­pi­na aqui, um men­sa­lão ali, pe­da­ços de ma­las e rou­pas usa­das pa­ra guar­dar di­nhei­ro, por­cen­ta­gens e no­me­a­ções es­pú­ri­as em qua­se to­dos os de­par­ta­men­tos. Pri­vi­lé­gios, pen­sões, obras fa­ra­ô­ni­cas pa­ra­das, in­di­ca­ções po­lí­ti­cas (ca­bi­des de em­pre­go). Fo­ram tan­tas as in­ge­rên­cias, que a em­pre­sa fi­cou sem cai­xa pa­ra cum­prir com os com­pro­mis­sos as­su­mi­dos. Mas, o ges­tor não de­mi­te nin­guém, ao con­trá­rio, au­men­ta ain­da mais os gas­tos.

O ges­tor, sua di­re­to­ria e seus ge­ren­tes, que­rem man­ter os mes­mos há­bi­tos de sem­pre, não que­rem per­der seus pri­vi­lé­gios e, prin­ci­pal­men­te, não que­rem sal­var a em­pre­sa. Que a nos­sa par­ti­ci­pa­ção nas elei­ções sai­ba ex­pul­sar to­dos es­ses po­lí­ti­cos que in­sis­tem em des­tru­ir a em­pre­sa Bra­sil.

(Cel­so Lu­iz Trac­co, eco­no­mis­ta e au­tor do li­vro Às Mar­gens do Ipi­ran­ga - a es­pe­ran­ça em so­bre­vi­ver nu­ma so­ci­e­da­de de­si­gual)

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